Conseguir novos clientes e aumentar o volume de vendas são desafios constantes na vida dos empreendedores. Para isso acontecer, é preciso aplicar algumas estratégias pontuais… e o order bump é uma delas. Quer saber o que é order bump e como aplicá-lo no seu negócio? Leia este artigo!
Segundo dados da Statista, o Brasil está em 1º lugar no ranking de crescimento das vendas online em 2022. A expectativa é, inclusive, de que o país cresça 20% até 2025, superando nações como Japão, Estados Unidos e França.
Esses dados são bastante animadores, pois ressaltam como o Ecommerce tem crescido em território nacional. Além disso, também mostram o quanto os empreendedores precisam estar atentos às melhores estratégias de vendas para aproveitar uma boa parcela desse mercado.
Você, que é dono de um negócio no ambiente digital, conhece boas estratégias para aumentar o seu volume de vendas? Hoje nós vamos falar sobre uma iniciativa crucial nesse sentido: o order bump.
Acompanhe os próximos tópicos para saber o que é order bump, quais são suas vantagens, entre outros pontos. Boa leitura!
Índice:
O que é order bump?
O order bump é uma ferramenta que oferece um produto complementar ao cliente quando ele está na etapa de pagamento de sua compra em um site de vendas. É uma estratégia muito utilizada por empresários para aumentar o ticket médio do negócio, já que estimula o consumidor a comprar mais produtos.
Funciona assim: quando a pessoa estiver fazendo o pagamento do item que adicionou no carrinho de compras, automaticamente, vai aparecer em sua tela a sugestão para adquirir um outro produto que complementa o que ele já está levando.
Todo o processo acontece sem a necessidade de a pessoa inserir os seus dados novamente na página de checkout. Isso, inclusive, é muito importante para que o comprador não precise voltar etapas ou sair da página, evitando que ela esqueça ou desista da compra.
Por que aplicar o order bump no seu negócio?
O order bump é uma excelente estratégia para ajudar as empresas a alcançarem bons resultados em vendas. Ele pode ser aplicado de maneira individual, ou em conjunto com outras ações, como upsell e downsell, por exemplo.
Em meio ao crescimento expressivo das vendas onlines, o order bump surge como uma alternativa valiosa para os lojistas conseguirem chamar a atenção dos consumidores para a compra.
A decisão de utilizar o order bump, ou quando implementá-lo, vai depender muito dos objetivos do negócio e, principalmente, de sua persona. Você precisa refletir a respeito de como os seus clientes reagiriam a essa iniciativa. O que nós sugerimos é que você faça testes, a fim de entender se eles se sentirão motivados a comprar mais ou não.
Leia também: Conheça 17 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente
Qual a diferença entre order bump, upsell e downsell?
Order bump, upsell e downsell são técnicas bastante utilizadas pelos empreendedores. Apesar de todas contribuírem para o aumento das vendas de uma empresa, cada uma delas possui suas respectivas particularidades…
O order bump, como vimos, visa oferecer ao cliente um produto que agrega ainda mais a sua compra, ou seja, complementando-a de alguma maneira.
O upsell, por sua vez, segue a mesma linha de raciocínio, mas com o foco em ofertar ao consumidor um produto de melhor qualidade e maior preço.
Já o downsell, consiste em oferecer ao comprador uma opção de menor valor do que a escolhida originalmente por ele. Para muitos empresários esta estratégia pode ser vista como uma contradição, mas não é. O downsell é excelente para solucionar uma objeção de compra ligada ao preço do produto, por exemplo.
Quais as vantagens de implementar o order bump?
Depois de entender o que é order bump e outros pontos importantes, chegou o momento de falarmos mais sobre as vantagens dessa estratégia.
Já sabemos que o order bump contribui bastante para o aumento do ticket médio, mas existem outros benefícios que podem ser interessantes para o seu negócio.
A experiência de compra no site fica bem mais agradável quando o cliente recebe essas sugestões de produtos que podem agregar à compra que está fazendo, por exemplo. Mas vamos conhecer cada benefício em detalhes a seguir.
Veja:
Diminui o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O custo de aquisição de clientes (CAC) é o investimento médio feito com a finalidade conquistar novos clientes. E quem trabalha no comércio eletrônico sabe o quanto pode ser alto esse gasto voltado para a aquisição de clientes…
Afinal de contas, no ambiente digital é preciso fazer uso de estratégias para atrair os consumidores para o site de vendas.
Contudo, a partir do momento em que o empresário implementa o order bump, maiores são as chances de diminuir esse custo. Isso porque torna-se possível vender mais para os clientes já fidelizados.
Ou seja, os consumidores que já fazem compras na sua loja passam a adquirir ainda mais produtos, fazendo com que você não precise direcionar ainda mais esforços para a atração de novos clientes.
Aproveite para ler: Tipos de clientes: veja os 12 principais e como tratá-los
Fideliza os clientes
Outra vantagem do order bump é a de fidelizar os clientes. Isso acontece porque, muitas vezes, ao oferecer um produto complementar, aplica-se um desconto exclusivo, o que chama ainda mais a atenção dos consumidores para fechar a compra.
É preciso lembrar apenas que o oferecimento de descontos precisa ser feito com cautela, pensando sempre em manter a saúde financeira da empresa em dia e sem criar prejuízos no caixa.
Se você quiser entender um pouco mais sobre a parte financeira de um negócio, sugerimos que conheça a Jornada Mestre das Finanças, disponível pela assinatura do Ecommerce na Prática. Para saber mais, clique aqui.
Aumenta o Lifetime Value (LTV)
Cada cliente gera uma quantidade específica de receita para o negócio, o que chamamos de Lifetime Value (LTV). Essa métrica, basicamente, representa o valor total gasto por um cliente enquanto ele é consumidor da loja.
Assim, como o order bump visa oferecer opções complementares de produtos, fazendo com que o cliente gaste mais, automaticamente a estratégia contribui para o aumento do lifetime value.
Falamos mais sobre isso no artigo: Lifetime value (LTV): o que é, como calcular e como aumentar
Melhora a experiência de compra
A experiência de compra é um fator determinante para que um consumidor compre em uma loja. Na prática, os empreendedores precisam desenvolver diversas iniciativas que ajudem a construir uma excelente experiência de compra para os clientes… e o order bump é uma delas.
Imagine que você está interessado em comprar roupas para ir a um casamento e decide visitar uma loja física especializada nisso. Ao decidir comprar uma camisa, a vendedora se aproxima com a sugestão de uma calça que tem o preço equivalente ou superior ao item que você está levando.
Ao fazer isso, ela está oferecendo uma opção que pode não só te ajudar a conseguir o que você precisa, mas também agregar ainda mais a sua compra. Ou seja, ela está contribuindo para uma boa experiência de compra.
O mesmo acontece no ambiente virtual. A única diferença é que não há, necessariamente, a presença de um vendedor. A sugestão por outro produto acontece na página de checkout, de maneira automática.
Outro ponto interessante é que para order bump funcionar no site é preciso configurar essa opção na plataforma de e-commerce utilizada. Vamos falar sobre isso a seguir…
Como configurar o order bump?
Como dito anteriormente, a implementação do order bump acontece a partir da plataforma utilizada para fazer as vendas. Ou seja, se você criou e estruturou a sua loja por meio de uma plataforma de Ecommerce, é preciso verificar se a mesma oferece esse tipo de funcionalidade.
De qualquer maneira, o processo para configurar o order bump costuma ser bastante simples. Basta fazer o login na plataforma que utiliza, acessar a seção de configurações ligadas às vendas e procurar pela opção de implementar order bump.
Se você já tem mais experiência com a plataforma, uma possibilidade é ir na área em que as opções de up sell e downsell, por exemplo. Certamente a opção de order bump estará lá. Caso não encontre nenhum item desses que estamos citando, vale a pena entrar em contato com o atendimento da plataforma.
Essa questão, na verdade, chama a atenção para outro ponto muito importante: o quanto você precisa conhecer as melhores estratégias de venda…
Muitos empreendedores, iniciantes ou não, estruturam seus negócios e deixam tudo pronto para realizar o máximo de vendas possível. Contudo, um dos grandes desafios que surge no meio do caminho é saber qual estratégia é a melhor para alavancar as vendas.
Foi pensando em situações como essa que criamos o treinamento Implantando a Máquina de Vendas, disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Você já conhece?
As aulas são ministradas por Thiago Reis, especialista em vendas e marketing com mais de 12 anos de experiência no mercado.
Ele já ajudou mais de 4 mil empresas ao longo da sua jornada profissional e, neste treinamento exclusivo, mostra tudo o que sabe sobre o assunto.
No treinamento Implantando a Máquina de Vendas você vai aprender:
- Definição de ICP;
- Construção do processo de prospecção;
- Construção do processo de vendas;
- Planejamento;
- E mais!
Para assinar o Ecommerce na Prática e começar o curso, clique aqui: