Saber como gerar um boleto no Mercado Pago é indispensável para os empreendedores. As vendas via boleto são uma forma popular e segura de realizar transações no Ecommerce. E o Mercado Pago, por sua vez, é uma das principais plataformas de pagamento do país. 

Braço financeiro do Mercado Livre, o maior marketplace da América Latina, o Mercado Pago oferece uma variedade de serviços financeiros, incluindo soluções de pagamento, como o boleto bancário. 

E quando se trata de gerar boletos, o Mercado Pago simplifica o processo, oferecendo uma interface intuitiva tanto pelo aplicativo quanto pelo site. Com poucos cliques, os lojistas criam boletos personalizados, definindo valores, datas de vencimento e outras informações relevantes para suas vendas. 

Neste artigo, vamos explorar como funcionam as vendas por boleto no Mercado Pago, como gerar um boleto tanto pelo aplicativo quanto pelo site, as taxas associadas e se a plataforma é uma opção vantajosa para seu negócio.

Boa leitura!

Como funcionam as vendas por boleto bancário no Mercado Pago?

Ao escolher esta opção de pagamento, o comprador recebe um boleto gerado pelo Mercado Pago e efetua o pagamento. Feito isso, o vendedor recebe o valor correspondente na sua conta Mercado Pago, em que pode transferir para sua conta bancária ou utilizar para outras transações dentro da plataforma.

Além disso, no Mercado Pago, também é possível oferecer o parcelamento do pagamento por meio do boleto, a partir do Mercado Crédito, que é a linha de crédito personalizada do Mercado Pago. 

De maneira geral, o Mercado Pago é uma opção segura e prática tanto para os empreendedores, quanto para os consumidores. Para os negócios, é ótima para trabalhar a diversificação dos meios de pagamento e aumentar a satisfação do cliente

Como gerar um boleto no mercado pago

Gerar um boleto no Mercado Pago é bastante simples e o processo pode ser feito de duas formas: pelo aplicativo e pelo site. Veja os detalhes de cada uma das opções a seguir:

Como gerar boleto no Mercado Pago pelo aplicativo

Feito isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo e faça login ou cadastro no Mercado Pago;
  2. Na tela inicial do aplicativo, selecione “Mais” no canto inferior direito;
  3. Selecione a opção "Começar a cobrar";
  4. Toque em “Link” (ou “Link de pagamento”) e forneça o nome da sua loja;
  5. Informe o valor da cobrança e toque em “Continuar”;
  6. Digite o nome de seu link de pagamento e clique em “Continuar”;
  7. Habilite “Configurar este link” e selecione “Continuar”;
  8. Deixe apenas a opção “Boleto” marcada, deslize a tela para baixo e toque em “Criar Link de Pagamento”;
  9. Escolha uma forma de compartilhar o boleto com o seu cliente.

Como gerar boleto no Mercado Pago pelo site

  1. Acesse o site do Mercado Pago e clique em “Iniciar Sessão” para fazer seu login ou “Abrir conta grátis”, fazer o seu cadastro;
  2. No menu na lateral à esquerda, clique em “Link de pagamento“;
  3. Na próxima tela você deverá clicar em “Criar novo” e preencher as informações solicitadas;
  4. Seleciona a alternativa “Meios de pagamento e mais opções” e escolha a opção “Boleto“;
  5. Por fim, selecione a opção “Criar link de pagamento” para gerar o seu boleto.

Qual a taxa do boleto do Mercado Pago?

O Mercado Pago cobra uma pequena taxa de recebimento sobre o boleto bancário, no valor de R$ 3,49. A quantia está dentro do padrão do mercado como um todo, mas deve ser considerada com atenção para não prejudicar o fluxo de caixa do seu negócio.

A opção de boleto pelo Mercado Pago é bastante útil. Você deve trabalhá-la juntamente com outras populares entre os consumidores, como cartões de crédito e débito, PIX, link de pagamento, etc. 

💶 Aproveite para ler também: Como receber pagamentos online? Confira as 10 melhores opções.

Quanto tempo leva para liberar o dinheiro?

A quantia a ser recebida pelo lojista pelas vendas feitas via boleto é creditada em sua conta do Mercado Pago em até três dias úteis, após aprovação.

Como pagar boleto do Mercado Pago?

O consumidor pode pagar o boleto emitido pelo Mercado Pago em qualquer banco, casa lotérica ou a partir de aplicativos bancários. Basta imprimir o boleto ou apresentar o código de barras em um desses locais e efetuar o pagamento dentro do prazo de vencimento estipulado.

O Mercado Pago é bom?

Sim. O Mercado Pago é uma plataforma de pagamento confiável e muito utilizada pelos empresários. Com uma ampla gama de serviços e soluções, ele oferece segurança, praticidade e conveniência nas transações financeiras. 

Para você ter uma ideia de sua popularidade, o Mercado Pago encerrou o 3º trimestre de 2023 com mais de 48,8 milhões de usuários ativos e teve 40% de reconhecimento de marca como banco digital. 

Ele conta com um suporte eficiente e recursos adicionais, como a possibilidade de parcelamento, integração com diversas plataformas de Ecommerce, etc. Não é necessariamente uma necessidade para todos os negócios, mas facilita bastante a vida dos empreendedores, principalmente os donos de pequenos e médios negócios.

Aprenda como faturar ​​​​​​​+ de R$ 18,5 mil por mês no ​​​​​​​Mercado  Livre!

Não podemos deixar de ressaltar que saber como gerar um boleto no Mercado Pago é importante. Mas está longe de ser a única coisa que você precisa saber para ter sucesso vendendo online, principalmente no Mercado Livre.

Dito isto, nós temos um convite a te fazer: participe da aula gratuita Mercado Livre do Zero!

Nela, você vai aprender: 

  • O passo a passo para encontrar produtos com baixa concorrência e alto potencial de lucro, mesmo que você não saiba por onde começar​​​​​​​;
  • Estratégias exclusivas para realizar suas primeiras vendas, ativar a sua reputação e conquistar a confiança do seu cliente;
  • Como criar ofertas atrativas, vender todos os dias e alcançar o status de MercadoLíder em apenas 4 meses.

Preparado para faturar no maior marketplace da América Latina? Clique no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

Como funcionam as vendas por boleto bancário no Mercado Pago?

Ao escolher esta opção de pagamento, o comprador recebe um boleto gerado pelo Mercado Pago e efetua o pagamento. O vendedor recebe o valor correspondente na sua conta Mercado Pago.

Como gerar boleto no Mercado Pago pelo aplicativo?

Na tela inicial, vá em “Mais”, no canto inferior direito e, depois, "Começar a cobrar". Toque em “Link” (ou “Link de pagamento”), forneça o nome da sua loja e informe o valor da cobrança e toque em “Continuar”. Digite o nome do seu link de pagamento e clique em “Continuar”. Em seguida, habilite “Configurar este link” e selecione “Continuar”. Deixe apenas a opção “Boleto” marcada, deslize a tela para baixo e toque em “Criar Link de Pagamento”.