Saber como começar um negócio com pouco dinheiro é a dúvida de diversas pessoas que querem empreender no Ecommerce. Afinal, esse mercado não para de crescer e nunca esteve tão positivo para novos empreendimentos, não é verdade? Então, se você quer saber como fazer isso do jeito certo, fique atento que este artigo vai te ajudar!

É como aquela expressão já um tanto conhecida pelas pessoas: “os dados não mentem”. No que diz respeito ao crescimento do Ecommerce nos últimos anos, essa máxima é a mais pura verdade. 

Para você ter uma ideia, segundo levantamento da Neotrust, o setor registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram realizadas 353 milhões de entregas ao longo do período, representando uma alta de 16,9%. 

Mas os dados animadores não param por aí…

De acordo com pesquisa da PayPal Brasil, em 2021 houve um total de 1,59 milhão de lojas online, número 22,05% maior do que o observado em 2020. Isso significa que foram criadas 789 novas lojas online, todos os dias, durante o ano passado. 

Ou seja, os resultados do setor só comprovam o seu crescimento acelerado e como o mercado representa hoje o espaço perfeito para quem quer ser dono do próprio negócio. Para fazer isso, no entanto, é preciso ter o conhecimento certo…

Ao longo deste artigo, nós vamos te mostrar como começar um negócio com pouco dinheiro, que tipo de negócio abrir e outras informações valiosas nesse sentido. E no vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, também explica como começar um Ecommerce do zero com pouco dinheiro.

É possível começar um negócio com pouco dinheiro?

Sim, é totalmente possível começar um negócio com pouco dinheiro. Quando uma pessoa decide empreender, nem sempre ela tem a noção de como uma operação no ambiente digital é mais barata do que no varejo físico. 

Pense por um instante: para uma loja física funcionar bem, é preciso ter um alto investimento inicial e os gastos recorrentes tendem a ser maiores. Também há o fato de que ela precisa ter uma boa localização e as vendas só podem ser realizadas em horário comercial. 

Já no Ecommerce esse cenário é diferente. O investimento para começar é menor e, como não há gastos com aluguel, por exemplo, os custos recorrentes tendem a ser mais baixos. Além disso, é possível vender a qualquer hora e dia da semana. 

Neste ponto, é importante frisarmos que as lojas físicas não deixaram de ser importantes. Pelo contrário, elas ganharam um novo papel, operando em comunhão com o online. Não é à toa que as unidades físicas estão cada vez mais digitalizadas. 

Assim, começar um negócio, o ambiente digital é a melhor escolha. E você pode fazer isso com pouco dinheiro, aproveitando todo o potencial desse mercado que vem crescendo de forma exponencial ao longo dos últimos anos.

Qual negócio posso abrir com pouco dinheiro?

Quando o assunto é qual negócio abrir com pouco dinheiro, saiba que as opções são as mais diversas possíveis. Costumamos dizer que, na internet, é possível vender praticamente tudo, isto é, qualquer tipo de produto.  

O indicado para esta escolha, então, é fazer uma boa pesquisa sobre os mercados e produtos que estão em alta. O Google Trends é um excelente recurso para isso...

Basta que você insira um termo-chave que ela fornece um gráfico com o volume de pesquisas, as regiões do país em que mais existem buscam e outros termos relacionados. 

Além disso, vale a pena consultar o Categorias em Ascensão no Varejo, outra ferramenta fornecida pelo Google. Ela é mais específica para assuntos relacionados a produtos, serviços e nichos ligados ao Empreendedorismo

Dessa forma, combinando essas duas possibilidades, você vai conseguir ter uma boa ideia de quais segmentos e produtos são os mais buscados pelos consumidores no momento… 

Contudo, na hora de escolher qual negócio abrir com pouco dinheiro não vale só observar o que está na preferências dos compradores… Analise também os seus gostos pessoais, afinal, você vai trabalhar nesse mercado todos os dias.

E lembre-se: os gostos dos consumidores e as tendências mudam com frequência, certo?

Qual o negócio que mais dá dinheiro hoje em dia?

É claro que existem nichos de mercados que podem ser mais lucrativos para o empreendedor. Entretanto, é seguro dizer que o negócio que mais dá dinheiro hoje em dia é aquele criado e consolidado da maneira correta

É muito comum hoje encontrarmos empresas recém-criadas que já estão prestes a encerrar suas atividades… E você sabe por quê?

Por causa da falta de conhecimento de seus donos e da ausência de um método adequado para se ter um Ecommerce de Sucesso. Vamos falar mais sobre isso adiante (inclusive, temos uma boa dica nesse sentido).

Por ora, saiba que a base de um negócio próspero, que gere bastante lucro, está nas suas mãos. Isso porque ter uma boa ideia de negócio e saber como criar uma loja virtual são coisas fundamentais... 

Mas o sucesso do empreendimento não depende apenas disso. Vale dizer que a maior parte vai depender do seu esforço e dedicação.

Ou seja, se você é uma daquelas pessoas que acham que vender na internet é moleza e não precisa de esforço, sugerimos tirar essa ideia da cabeça, certo? 

Com certeza começar um negócio com pouco dinheiro no Ecommerce é totalmente viável, mas para que ele dê certo é preciso bastante trabalho! 

Como começar um negócio com pouco dinheiro [passo a passo]

Se você chegou até aqui é porque realmente quer saber como começar um negócio com pouco dinheiro e ter sucesso com ele, correto? Ótimo! A seguir, nós vamos te ensinar exatamente isso… Veja:

1. Crie um plano de negócio

O plano de negócio é o primeiro fator que um empreendedor deve se atentar ao começar um negócio, seja com pouco ou muito dinheiro.

 Ele nada mais é do que um documento em que você vai inserir tudo sobre o seu empreendimento. Segmento de atuação, tipo de produto, de quem você vai comprá-los (ou as matérias primas, em caso de produção própria), etc. 

À primeira vista, ele pode parecer um pouco difícil ou trabalhoso demais, mas não é o caso. Separe um momento do seu dia e se dedique totalmente a isso. 

Um plano de negócio bem-feito é a base de uma empresa bem estruturada. Fique atento a isso!

2. Defina o nicho de mercado em que irá atuar

O primeiro passo na hora de saber como começar um negócio com pouco dinheiro é definir o nicho de mercado em que irá atuar. Ou seja, qual o segmento do mercado você abrirá o seu próprio negócio. 

Para isso, é crucial pensar em algo que você já possua alguma afinidade. Lembre-se que os produtos, os fornecedores, o mercado em si… Todas as atividades do seu dia a dia estarão ligadas a essa escolha

Portanto, dedique um tempinho para pensar nisso, combinado? Sem pressa! A ideia é você trabalhar com algo que você gosta ou, pelo menos, tenha alguma identificação. 

3. Conheça a sua persona

Saber a persona do seu negócio é fundamental para o sucesso dele. Afinal de contas, é a partir dela que você vai entender quais estratégias fazem sentido para os seus consumidores. Isso em relação às iniciativas de marketing, vendas, etc.

Caso o conceito de persona ainda não esteja totalmente claro para você, aí vai uma breve explicação: a persona é a representação do seu cliente ideal. E como você consegue defini-la, afinal? A partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores.

Para você complementar ainda mais seu conhecimento sobre o assunto, vale a pena conferir também o artigo “14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona”.

4. Escolha os produtos a serem vendidos

Tão importante quanto a definição do nicho é a escolha dos produtos que você vai vender. Uma vez que você já sabe qual o segmento que irá investir, a seleção das mercadorias tende a acontecer mais facilmente. 

Por exemplo, se você optou por trabalhar no segmento de Moda e Acessórios, há opções de produtos como: vestidos, camisetas, roupas de banho, sapatos, tênis esportivo e por aí vai…

Nesse contexto, vale a pena lembrar da dica dada no item anterior: escolha um produto que você tenha certa afinidade. E pense em como será positivo trabalhar com uma mercadoria que você goste.

Neste artigo, inclusive, falamos mais sobre isso: Como escolher o Melhor Produto para Vender Online. Leia quando puder!

5. Tenha bons fornecedores

Se você quer saber como começar um negócio com pouco dinheiro, aqui está o segredo: contar com bons fornecedores. Esses parceiros profissionais são importantes, pois são eles que garantem as mercadorias que você vai vender.

Por isso, o ideal é que você trabalhe não com apenas um, mas dois, três, quatro ou mais fornecedores de confiança. Isso é o indicado porque se, por algum motivo, um deles não puder te atender, outro certamente fará isso. E o seu cliente não ficará sem o produto que deseja. 

Para te dar uma ajudinha na hora de encontrá-los, sugerimos a leitura do artigo: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

6. Invista em marketing digital

Quando falamos em venda online, não podemos deixar de citar a importância do marketing digital. Afinal de contas, é preciso atrair as pessoas para a sua loja, certo?

Existem diversas iniciativas que você pode implementar: e-mail marketing, SEO, anúncios pagos, publicações em redes sociais e por aí vai...

O ideal é você combinar o uso dessas estratégias levando em consideração a persona do seu negócio. Isso porque não adianta investir no disparo de e-mails, por exemplo, quando grande parte do seu público está nas redes sociais, concorda?

É preciso direcionar os esforços e os investimentos para os canais certos.

7. Tenha uma boa plataforma de Ecommerce

É verdade que os marketplaces são os canais de venda mais indicados para quem está descobrindo como trabalhar com Ecommerce. Simplesmente pelo fato de já possuírem uma forte audiência.

Contudo, em algum momento do seu negócio, você vai precisar contar com uma boa plataforma de Ecommerce, que te permita ter acesso aos mais variados recursos e serviços. É esse tipo de serviço que vai te auxiliar na hora de executar o gerenciamento dos pedidos, do estoque, dos meios de pagamento, etc. 

Atualmente, há várias opções no mercado. Aqui no EnP, como estamos sempre em busca das melhores soluções para nossos alunos, nós indicamos a Nuvemshop

A plataforma é líder na América Latina e permite um teste gratuito por 30 dias. Além disso, temos um cupom de desconto de 25% no primeiro pagamento (seja mensal, semestral ou anual). Para ter acesso ao benefício, clique aqui

8. Ofereça formas de pagamento

Outro ponto indispensável quando o assunto é saber como começar um negócio com pouco  dinheiro é oferecer boas formas de pagamento. 

Para isso, tente disponibilizar no início de seu negócio pelo menos alguns dos meios de pagamento que as pessoas estão mais habituadas a utilizar hoje em dia. Boleto bancário e cartão de crédito são bons exemplos. Vá liberando outras opções aos poucos e conforme a necessidade dos seus clientes.  

Falamos mais sobre a importância disso e as melhores opções neste artigo: Formas de pagamento online: saiba quais oferecer na sua loja virtual

9. Estabeleça meios de envio

Não é novidade para ninguém que os Correios são grandes aliados dos lojistas, não é mesmo? Sejam eles iniciantes ou não, diga-se de passagem. 

Essa é uma possibilidade válida, pois você pode negociar os valores de envio diretamente nas agências ou por meio de um contrato como pessoa jurídica. A partir disso, você terá acesso a uma tabela de preços mais em conta.

Outra maneira de fazer os envios da sua empresa é por meio de transportadoras particulares. Há opções hoje no mercado como: Kangu, ASAP Log, Total Express, Jadlog, Mandaê e várias outras. 

8 ideias ideias lucrativas para começar um negócio com pouco dinheiro 

Neste ponto do artigo você já sabe bastante sobre como começar um negócio com pouco dinheiro, não é mesmo? Agora, podemos avançar um pouco mais no conteúdo, apresentando algumas ideias lucrativas para isso. 

Vamos conhecê-las, então? Veja a seguir: 

1- Artesanato

Você é habilidoso com trabalhos manuais? Se sim, temos uma boa notícia: o segmento de artesanato é uma excelente opção para começar um negócio na internet com pouco dinheiro. 

Você pode começar fazendo isso por meio de canais voltados para o segmento, como o marketplace Elo7, que conta com uma forte audiência, por exemplo. As redes sociais também são boas pedidas nesse sentido não só para a produção de conteúdo relevante, mas para as vendas diretas também. 

Quer saber mais sobre essa possibilidade de negócio? Leia o artigo: Como montar uma Loja de Artesanato Online

2- Alimentação

Aí está uma opção de negócio que sempre terá demanda, não é verdade? Alimentação é pauta na vida de todos os consumidores. O que você precisa ficar atento, no entanto, é em qual área desse mercado irá atuar. 

Comidas congeladas? Marmitas fit? Alimentação à base de produtos orgânicos? As opções são diversas…

Por conta da ampla adoção do home office nos últimos anos, as pessoas estão muito mais preocupadas e interessadas em ter uma alimentação saudável. Se isso acontecer de maneira prática e rápida para facilitar o dia a dia, então, será o melhor dos mundos… Algo que o Ecommerce pode proporcionar, não é mesmo?  

Você pode começar vendendo em plataformas como iFood e Rappi. Pense nisso!

3- Itens personalizados

Camisetas, bonés, conjunto para cama, mesa e banho, roupas infantis, enxoval de casamento, canecas… Essa lista poderia ficar maior facilmente, pois as opções de itens personalizados para venda são inúmeras. 

Este é um segmento que desperta o muito interesse das pessoas, principalmente na hora de dar presentes, por exemplo. Isso porque os produtos personalizados são uma excelente forma de agradar alguém e os consumidores sabem disso… 

Não é à toa que eles representam uma boa maneira de como começar um produto com pouco dinheiro, não é mesmo? Pense nessa possibilidade!

4- Revenda de produtos

A revenda de produtos é uma das principais escolhas dos novos empreendedores. Ela pode acontecer de diversas maneiras: a partir de mercadorias compradas direto de fábrica, produtos importados, atacado, dropshipping e várias outras formas.

As opções de mercadorias também são as mais variadas possíveis. O que você precisa ficar atento é que, independentemente do produto escolhido para a revenda, saiba que você vai precisar contar com bons fornecedores…

Sim, já sinalizamos isso. Mas como é algo realmente importante, não custa nada repetir, não é verdade?

Além disso, caso esteja em busca de inspiração, o artigo “Produtos para revenda: tipos lucrativos e como escolher” tem boas dicas. Também há outro conteúdo, mais específico, voltado ao mercado de fragrâncias: Perfumes importados para revenda: saiba onde e como comprá-los. Boa leitura!

5- Dropshipping

O dropshipping é outro ótimo exemplo de como começar um negócio com pouco dinheiro.

Com ele, você pode criar uma loja virtual ou vender em marketplaces, mas a diferença é que o fornecedor é quem fica responsável pelo armazenamento dos produtos e pelos envios para o cliente final. 

Ou seja, você vende produtos online sem a necessidade de manter um estoque.

Esse modelo logístico é interessante principalmente para quem quer começar no Ecommerce, pois não demanda de um investimento muito alto.

6- Cursos online

Você possui alguma formação ou habilidade que pode ser ensinada às outras pessoas? Se a sua resposta for afirmativa, os cursos online podem ser uma boa opção na hora de saber como começar um negócio com pouco dinheiro.

Com o avanço das vendas online, está enganado quem pensa que só produtos físicos podem ser comercializados na internet. Os infoprodutos, como é o caso dos cursos online, por exemplo, também estão em alta - e ao que tudo indica vão continuar assim. 

Assim, você pode ministrar as aulas de duas maneiras: ao vivo ou por meio de gravações. O importante neste ponto é entender o que faz mais sentido para o seu público e focar em disponibilizar um conteúdo de qualidade!

7- Consultorias

As consultorias seguem a mesma premissa do item anterior, pois possibilita que você ofereça um conhecimento adquirido. Entretanto, na consultoria você será o responsável por analisar um negócio online e projetar um plano de para fazê-lo funcionar.

As consultorias de Ecommerce são um bom exemplo disso. Na prática, o consultor faz um diagnóstico da empresa, pontua ao lojista o que precisa ser feito para solucionar determinada questão do negócio e segue acompanhando o desenvolvimento das ações. 

É uma opção interessante na hora de saber como começar um negócio com pouco dinheiro, não é mesmo? Se for viável para você, atualize o seu currículo e elabore uma boa apresentação. Certamente os seus potenciais clientes vão gostar disso.

8-  Aulas particulares

Até atividades mais tradicionais, como as aulas particulares, têm conseguido bons resultados no ambiente digital. 

Antigamente era comum que professores dessem aulas apenas para alunos da mesma região ou cidade, não é verdade? Hoje, com o amplo acesso à internet, as aulas particulares podem ser lecionadas para pessoas de qualquer lugar.

Se essa ideia te agrada, é preciso apenas criar um bom método e divulgar o seu trabalho. Tudo sem sair de casa!

Tire a o seu negócio do papel com o checklist Ecommerce do Zero

Depois de te tantas informações sobre como começar um negócio com pouco dinheiro, temos uma dica de ouro para você tirar a sua ideia do papel de uma vez por todas: Utilize o nosso checklist Ecommerce do Zero!

Com ele, você vai conhecer os passos mais importantes para você criar o seu negócio do jeito certo e fazer vendas todos os dias.

Este é um conteúdo elaborado por especialistas do Ecommerce na Prática e você pode baixá-lo gratuitamente clicando no botão abaixo.

Então… aproveite!

Perguntas Frequentes

É possível começar um negócio com pouco dinheiro?

Sim, é totalmente possível começar um negócio com pouco dinheiro. Quando uma pessoa decide empreender, nem sempre ela tem a noção de como uma operação no online é mais barata do que no varejo físico.

Qual negócio posso abrir com pouco dinheiro?

É possível vender praticamente tudo, isto é, qualquer tipo de produto. As opções são as mais diversas possíveis.

Qual o negócio que mais dá dinheiro hoje em dia?

Existem nichos que podem ser mais lucrativos, mas o negócio que mais dá dinheiro hoje é aquele consolidado da maneira correta.

Como começar um negócio com pouco dinheiro?

1. Defina o nicho de mercado em que irá atuar; 2. Escolha os produtos a serem vendidos; 3. Tenha bons fornecedores; 4. Conheça a sua persona; 5. Tenha uma boa plataforma de Ecommerce; 6. Ofereça formas de pagamento; 7. Estabeleça meios de envio.

7 ideias ideias lucrativas para começar um negócio com pouco dinheiro

1- Artesanato; 2- Alimentação; 3- Itens personalizados; 5- Revenda de produtos; 6- Cursos online; 7- Consultorias.