Atualizado em 05/05/2023 por Vitória Freitas
A boa estratégia de marketing dentro do Ecommerce é aquela que diferencia um negócio de sucesso de um que – provavelmente – não vai deslanchar.
No entanto, ela ainda é vista de forma blasé, em especial por varejistas físicos que já têm público fiel em suas lojas. Mas será que é mesmo verdade que os clientes vão migrar para sua loja online?
E ainda: você vai ignorar os outros milhares de possíveis clientes que navegam na internet todos os dias?
O lojista físico em geral se preocupa mais com a praça, com os produtos, com sua própria clientela. Com o tempo, isso faz com que ele diminua os esforços em marketing, uma vez que considera o negócio consolidado naquele ponto.
O problema é que o pensamento não funciona na internet. Não há uma praça visível, nem um produto que outras pessoas não vendam também. Logo, a premissa é a seguinte: se ninguém te ver, ninguém vai comprar de você.
Como atrair clientes para sua empresa?
Ao falar sobre lojistas, pode-se pensar nos seguintes cenários:
- Percebe facilidade em implementar o Ecommerce porque já tem público, já sabe quais produtos trabalhar e já tem uma empresa estruturada;
- Está começando do zero;
- Tentou montar um Ecommerce e acha que falhou
Estratégias de marketing
A estratégia de divulgação da marca é feita de modo diferente para cada um deles. Porém, mais do que isso, é preciso estar atento às mudanças do mercado para não investir em propaganda em espaços que podem não valer à pena para seu negócio.
O EnP, por exemplo, colocava muito dinheiro no Facebook há 2 anos, mas agora investe mais em Instagram.
Um bônus que tem por ser lojista físico é que se relaciona diretamente com seus clientes. Você provavelmente o conhece bem, sabe seus anseios, sabe do que gosta.
E, finalmente, tem facilidade em pegar o contato deles. Use disto para enviar novidades, conteúdo que possam ser do interesse do cliente, mostre que entende do negócio que se presta a fazer.
Assim o cliente lembrará do seu nome quando precisar ou quando um amigo pedir indicação.
No entanto, o alcance orgânico – gratuito – não é suficiente para o sucesso de vendas na internet. Imagine, por exemplo, que 2 a cada de 10 pessoas que você convida por e-mail (ou na própria loja) vão comprar de você online.
Não é o bastante para o lucro que almeja, certo? É preciso colocar dinheiro em publicidade nas redes sociais e ads para que esse alcance aumente e mais pessoas sejam impactadas.
A estratégia do marketing precisa estar embutida no valor do seu produto. Fazendo isto da maneira correta, irá te trazer retorno.
Além disso, ao divulgar um produto é necessário ter ele em estoque. Na internet, isso significa que é mais interessante, a princípio, ter mais quantidade de um produto do que muita variedade. Ele ficará bem ranqueado nos buscadores e mais pessoas vão chegar à página de compra.
Mas antes de fazer isso tudo, você precisa validar o seu modelo de negócio, e isso pode ser feito mesmo antes da loja ir para o ar. Confira o caso Zappos
Gostou das dicas? Confira no vídeo abaixo o conteúdo completo. Esta é a palestra de Bruno de Oliveira, especialista em Ecommerce, no Ciclo MPE.
Como fazer a Transformação Digital do seu negócio
Para você transformar a sua loja em um negócio digital consistente e que gere resultados, precisa de mais conhecimento…
Por isso, liberamos a Aula Gratuita: Como Criar seu Ecommerce e faturar até 30 mil reais em 90 Dias! Nesta aula, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira.
Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce DO ZERO e faturar seus primeiros 30 mil reais em até 90 dias. Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.
Assista à aula gratuitamente Aqui:

Deixe um comentário