Quem é que nunca quis saber como abrir o próprio negócio? A independência financeira de ter uma empresa de sucesso é algo que muitas pessoas almejam – mas poucas sabem como colocar em prática. 

Com a popularização do Ecommerce, o sonho de empreender ficou mais fácil para muitos, afinal de contas, hoje, existem diversas ferramentas disponíveis para pessoas que desejam abrir uma loja online.

É possível dizer, portanto, que ter um Ecommerce é uma alternativa para abrir o próprio negócio investindo menos, principalmente quando comparamos com as empresas baseadas em operação física. 

Neste artigo, vamos falar sobre como abrir o próprio negócio com pouco dinheiro, usando o Ecommerce. Vamos começar? 

Logo de cara, queremos compartilhar este vídeo com 5 dicas para abrir o próprio negócio. Nele, nosso CEO, Bruno de Oliveira, compartilha alguns dos conhecimentos que acumulou durante duas décadas de experiência no mercado. Assista: 

Como abrir o próprio negócio na internet pode ser vantajoso? 

Antes de mais nada, precisamos responder a pergunta que não quer calar: “Por que abrir um negócio na internet é mais vantajoso do que um negócio físico?”

Precisamos admitir que este não é um questionamento fácil. Afinal de contas, as estratégias comerciais utilizadas por cada empreendedor podem variar de acordo com a sua experiência de mercado e, acima de tudo, o seu orçamento. 

Neste artigo, estamos partindo do princípio de que você, assim como muitas outras pessoas, quer abrir um negócio próprio sem tomar grandes riscos financeiros, em outras palavras, quer abrir uma empresa com pouco dinheiro. 

Essa é uma estratégia comercial muito inteligente, pois permite que você cresça o seu negócio aos poucos, estruturando-o desde o início. Sendo assim, o Ecommerce surge como a melhor opção porque oferece um mundo de alternativas ao empreendedor e, além disso, é um mercado que está em franca expansão.  

Algumas pesquisas de mercado mostram esse fato. Uma delas é o relatório NuvemCommerce, promovido pela Nuvemshop, que mostra que o comércio eletrônico continua em expansão em 2021, crescendo 16,8% em receita em relação a 2020

E, de acordo com um estudo promovido pela Enext, em nenhum outro lugar do mundo o Ecommerce teve um impacto tão significativo quanto na América Latina. A previsão para 2022 é que o setor local chegue a faturar U$ 104 bilhões. Nada mal, não é? 

Sendo assim, dá para perceber como o mercado de Ecommerce pode ser uma grande fonte de oportunidades para pessoas que estão buscando trabalhar com o que gostam, conquistar a independência financeira e empreender de uma forma geral.

Quais são as características de um bom empreendedor? 

Ao contrário do que muitos podem pensar, empreender não é uma habilidade nata, ou seja, com a qual se nasce. Muito pelo contrário, para ser um empreendedor de sucesso existe muito estudo e dedicação envolvidos… 

Por isso, é importante que você saiba que, para empreender, você não precisa logo de cara de investidores, estoque ou espaço físico. Mas sim de confiança, um bom planejamento e vontade de aprender sempre! Essas são as características de um bom empreendedor.

Agora que você sabe disso, que tal mostrarmos, na prática, como abrir o próprio negócio na internet? Continue com a gente… 

Como abrir o próprio negócio na internet: 10 passos para tirar sua empresa do papel 

Aquele frio na barriga é um sentimento natural, principalmente quando falamos sobre colocar um projeto tão grande em prática. Ter um Ecommerce de sucesso pode, sem dúvidas, mudar sua vida para melhor… 

E, se a experiência nos ensinou uma coisa, foi que a preparação é um dos ingredientes principais de todo negócio bem-sucedido. Por isso, nos próximos tópicos, compartilhamos alguns dos passos mais importantes para você, que deseja saber como abrir o próprio negócio na internet. Confira: 

Conheça o seu mercado

Sabemos que, quando estamos planejando um novo negócio, a ansiedade para colocar a mão na massa pode ser grande, mas antes de qualquer coisa, é preciso um momento de reflexão. 

Tire um tempo para estudar o mercado, ou seja, as empresas que mais se destacam no seu segmento de interesse, o tipo de público que mais compra os produtos ou serviços que você deseja vender, quais fornecedores poderiam ser seus parceiros e por aí vai… 

Esse estudo vai te ajudar a ter uma base mais sólida para a criação de sua empresa, o que aumenta as suas chances de sucesso. Algumas das perguntas mais importantes nessa fase do planejamento são as seguintes: 

  • Quem é seu público-alvo?
  • Por que alguém compraria o produto ou serviço que você quer oferecer? 
  • Quais são os seus concorrentes em potencial? 
  • Como é a relação dessas empresas com seus respectivos clientes? 
  • Quais são os riscos envolvidos neste mercado? 
  • O seu produto é escalável, ou seja, pode ser replicado em maior quantidade? 
  • Você tem afinidade com o segmento escolhido? 

Faça um plano de negócios 

Depois deste momento de reflexão é hora de colocar em prática o seu plano de negócios. Este é o momento de colocar todos os seus conhecimentos adquiridos em prática, delimitando informações como: 

  • Objetivos da empresa;
  • Análise de concorrência;
  • Proposta de valor;
  • Definição de orçamento; 
  • E mais!

Este também é um momento de amadurecimento do negócio, ou seja, uma oportunidade para refletir sobre a viabilidade da sua ideia. Não pule esta etapa em hipótese alguma! 

Dica: Baixe agora mesmo o plano de negócios gratuito que pode te levar o seu negócio ao R$ 1 milhão de faturamento.

Pesquise sobre a concorrência e a sua persona

Nós já falamos um pouco sobre pesquisa de concorrência neste artigo, mas este é um assunto tão importante, que merece um tópico próprio. Pesquisar o que os seus concorrentes estão fazendo é uma forma muito boa de refletir sobre como a sua empresa se diferencia das demais, por exemplo… 

E aí é que entra a sua persona. A persona é o seu perfil de cliente ideal, ou seja, o público para o qual todas as comunicações e os produtos estarão voltados. Este é um recurso muito utilizado por empresas de segmentos variados, uma vez que faz toda a diferença na forma como a empresa se posiciona no mercado. 

Saber com quem você está falando pode aumentar – e muito! –a eficiência da sua comunicação, impactando diretamente as pessoas que precisam ser impactadas. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia este artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo.  

Defina o seu mix de produtos

Um erro muito comum de empreendedores inexperientes é tentar oferecer o maior número possível de produtos em sua loja. Afinal, quanto mais opções o cliente tiver, maiores as chances dele fazer negócio, certo? 

Errado!

Na prática, o que acontece é que o seu negócio sofre com a falta de foco, o que pode gerar o desperdício de recursos financeiros em estratégias de Marketing pouco eficientes, por exemplo. 

Opte por um mix de produtos menor, mas que tenha tudo a ver com a sua persona. Nós também aconselhamos que você procure pelo seu produto estrela, ou seja, um item que atraia compradores para sua loja virtual. 

Falamos um pouco mais sobre o assunto neste artigo aqui: Como definir o Mix de Produtos Ideal no Ecommerce

Procure por bons fornecedores 

Todos aqueles que buscam aprender como abrir o próprio negócio precisam saber de um simples fato: sem bons fornecedores, é muito difícil oferecer uma boa experiência de compra para o cliente.

Isso acontece porque são eles que controlam variáveis como o tempo de entrega, qualidade das matérias-primas e por aí vai… 

Isso é ainda mais importante quando estamos falando do modelo logístico de dropshipping, uma modalidade na qual o varejista não fica responsável por armazenar e enviar os produtos que vende.

Escolha os canais de venda apropriados

Agora que você já tem as bases para o seu negócio, é hora de decidir os canais de venda do seu Ecommerce. Existem muitas maneiras de se vender na internet atualmente, mas dentre as mais populares podemos citar: 

Vale lembrar que esses canais não precisam ser usados exclusivamente, ou seja, você pode ter a sua loja operando em todos eles ao mesmo tempo. Apesar disso, quando falamos de negócios que estão começando, os marketplaces são os mais indicados… 

Eles são espaços que grandes varejistas disponibilizam em seus sites para que pequenos lojistas façam suas vendas sem se preocupar em investir na estrutura de Ecommerce ou atrair pessoas para o site. Alguns dos marketplaces mais populares são o Mercado Livre, a Americanas, e a Magazine Luiza. Todos eles cobram uma taxa sobre as vendas feitas em sua plataforma… 

Por outro lado, para negócios mais maduros, uma plataforma de Ecommerce própria é o canal mais indicado. Essa ferramenta permite um grau maior de personalização e controle de processos. 

Aqui no Ecommerce na Prática indicamos a Nuvemshop, afinal, essa é a plataforma de Ecommerce líder na América Latina, proporcionando um suporte muito maior para lojistas de todos os portes. 

Legalize a sua empresa

Legalizar a sua empresa é um passo muito importante. Isso quer dizer que você precisa abrir criar um CNPJ e escolher um modelo tributário mais adequado. Esse é um cuidado que vai evitar muitas dores de cabeça no futuro… 

Além disso, sua empresa precisa estar legalizada para emitir notas fiscais, um elemento que passa muito mais segurança e profissionalismo para seus clientes, além de manter a vida fiscal da sua empresa em dia. 

Para tirar dúvidas sobre o assunto, leia este artigo: Como criar um CNPJ para a loja virtual? 

Invista na divulgação do seu novo negócio

Divulgar o seu negócio é um cuidado essencial, afinal de contas, uma empresa nova não conta com uma base de consumidores fiéis. Esse é um recurso que precisa ser construído ao longo do tempo. 

Alguns dos artifícios que você pode usar nesta etapa são: 

  • Otimização para mecanismos de busca, ou SEO
  • Anúncios em redes sociais; 
  • Parceria com influenciadores de nicho; 
  • Dentre outros… 

Crie e implemente processos desde o início

Quando você está procurando como abrir o próprio negócio, é fácil perder de vista os processos envolvidos neste projeto. No entanto, é importante que você documente e crie fluxos de trabalho desde o início. Isso te ajudará a se organizar melhor e, ainda mais importante, tornará mais fácil escalar o ritmo das atividades quando outras pessoas estiverem envolvidas na sua empresa. 

Não tenha medo de mudar

Por último, mas não menos importante, é crucial que você não tenha apego a velhas ideias e velhos processos. Empreender é uma atividade que requer grande capacidade de adaptação.

Por isso, se uma determinada estratégia não está funcionando, não hesite em aprimorá-la. Esteja sempre em busca de maneiras de inovar dentro do que você já faz: essa é a receita para manter-se interessante dentro de um mercado cada vez mais competitivo. 

Qual é o melhor negócio para abrir neste momento?

Agora que já falamos sobre como abrir o próprio negócio e todos os processos envolvidos neste projeto, vamos aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre o assunto e mostrar alguns dos segmentos mais lucrativos do momento… 

Afinal, um pouco de inspiração nunca é demais, não é mesmo? Veja só: 

Moda

O Ecommerce de moda é um dos segmentos que mais cresce no Brasil já há alguns anos. De acordo com o Me Envia, levantamento feito pela Melhor Envio, foram 1,8 milhão de itens vendidos no período entre janeiro e dezembro de 2020, apenas. 

Se Ecommerce de moda é uma coisa que te interessa, você pode gostar desse artigo: Vale a pena vender Tendências de Moda no Ecommerce? 

Itens esportivos

Ainda de acordo com o levantamento NuvemCommerce, o segmento esportivo teve uma alta de 48% no volume de vendas no último ano, sendo impulsionado pela tendência de autocuidado e fitness que pôde ser observada nos últimos meses… 

Este é um segmento com muitos marketplaces especializados, inclusive. Dois dos mais famosos são a Centauro e a Netshoes.

Eletrônicos

O número de pessoas trabalhando de casa aumentou muito nos últimos anos e, junto com ele, aumentou também a demanda por eletrônicos, tais como computadores, monitores, notebooks, impressoras e afins. 

Para você ter uma ideia… as vendas de notebooks e PCs cresceram 15% em 2021, com mais de 341 milhões de unidades enviadas.  

E, se você acha que é preciso fazer um alto investimento inicial para atuar neste segmento… temos uma boa notícia. A venda de eletrônicos é muito forte dentro do modelo de dropshipping, que mencionamos há alguns tópicos. 

Sendo assim, você não precisa de fato comprar os computadores, celulares e demais gadgets para comercializá-los. 

Se você quiser aprender como vender fazendo dropshipping, este é o artigo que precisa: Como fazer dropshipping e começar sua própria loja. 

Itens de decoração

O home office vem, mais uma vez, para salvar empreendedores! De acordo com o levantamento da Nuvemshop, o segmento cresceu cerca de 155% em vendas em 2021 e teve um aumento de 67% em pedidos.

De acordo com pesquisa realizada pela OLX em 2020, itens como almofadas (+494%), vasos (+201%) e quadros (+ 187%) passaram a ter uma alta nas buscas dentro da plataforma, que é um marketplace para produtos usados. 

Itens de pet shop

Quem diria que o melhor amigo do homem seria também o melhor amigo do empreendedor, não é mesmo? Nos últimos anos, a procura por itens de pet shop subiu muito… de acordo com o NuvemCommerce 2021, a alta no setor foi de 56% no faturamento e 48% nos pedidos.

Esse mercado engloba desde as comidas e os remédios até as roupinhas e brinquedos. Um mundo de possibilidades! 

O que é preciso para abrir um negócio próprio?

Se você chegou até aqui é porque, realmente, deseja saber como abrir o próprio negócio e faturar muito no Ecommerce. Sendo assim, aqui vai um resumo de tudo que falamos neste artigo…

Para abrir um negócio próprio você precisa: 

  • Definir seus canais de venda com cuidado;
  • Entender quais os produtos mais vantajosos de se oferecer para o seu público; 
  • Firmar parcerias com bons fornecedores; 
  • Legalizar a sua empresa; 
  • Investir na divulgação do seu Ecommerce;
  • Pesquisar bastante sobre o seu mercado, seus concorrentes e seus clientes em potencial;
  • Ter disposição para estar sempre aprendendo!

Quer saber como abrir o próprio negócio? Assista agora a aula grátis Ecommerce do Zero

Neste artigo nós falamos sobre os principais pontos para você abrir um Ecommerce do zero e começar a ser o dono da sua própria empresa. Mas, é claro, o mundo do empreendedorismo não pode ser resumido em 10 simples tópicos. 

Lembra que falamos sobre como bons empreendedores precisam ter vontade de aprender? Nós temos uma grande oportunidade para você agora… 

Liberamos uma aula gratuita, que te ensina como validar e colocar o seu negócio no ar em apenas 6 etapas. Este é um método validado que já auxiliou centenas de alunos do Ecommerce na Prática e pode ajudar você também!

Para assistir gratuitamente, clique aqui: