O Mercado Livre, maior plataforma da América Latina, registra um fluxo impressionante de transações. Com mais de 10 milhões de vendedores e 34 milhões de compradores ativos, a plataforma reúne mais de 60 milhões de ofertas de produtos e serviços, de acordo com dados da própria plataforma.

No primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados publicados pela Suno, sua receita total alcançou US$ 3 bilhões na América Latina, um crescimento de 58,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Esses números representam uma oportunidade incrível tanto para quem está começando a vender online quanto para quem já se consolidou, mas quer expandir os canais de venda.

No entanto, para conquistar uma fatia desse faturamento bilionário, não basta apenas ter vontade. Para se destacar e se tornar o mais novo MercadoLíder, é preciso mais do que apenas o seu produto. É exatamente sobre isso que vamos discutir neste artigo.

Separamos os 3 passos essenciais e comprovados para começar a vender no Mercado Livre de forma simplificada, mesmo que você nunca tenha tido uma experiência com o Ecommerce.

Vamos lá?

Se você não está no Mercado Livre, está perdendo dinheiro

Vou explicar com um cenário hipotético:

Suponhamos que você queira muito ter a sua própria loja virtual para começar a vender na internet. Qual seria o primeiro passo? 

Investir no site! 

Mas, logo de cara, você encontraria uma barreira ao seguir esse caminho… 

O custo do site.

Abrir um site não é o problema, mas mantê-lo exige um investimento inicial de alto risco, algo que não faz sentido quando ainda nem tem um produto validado.

Quando digo que não faz sentido, é porque um site, além de precisar ser bem feito para gerar uma boa experiência para o cliente, também precisa de algo básico: o tráfego. 

Ou seja, um fluxo de pessoas visitando essa loja virtual.

E, sem tráfego, não há venda! 

Diante deste cenário, imagino que sua reação seria a mesma de outras centenas de pessoas que já tentaram seguir por este caminho: frustração. E com razão, uma vez que ninguém quer investir tempo e dinheiro em algo que não traz retorno.

É por isso que eu recomendo um caminho diferente. Um caminho que não envolve um site próprio e cujo investimento é praticamente nulo...

Este é o caminho dos marketplaces. 

Ou seja: usar plataformas que já te oferecem a estrutura prontinha para você anunciar os seus produtos. Existem centenas de marketplaces atualmente e é possível vender em todos eles, mas para o momento de validação e para dar destaque para sua empresa, o melhor canal é o Mercado Livre.

Esta não é minha opinião. É um fato, conforme mostram os números abaixo:

  • No primeiro trimestre de 2023, o Mercado Livre (MELI34) viu seu lucro líquido disparar 208%. De acordo com informações da empresa, um dos principais motores para esse crescimento foi o aumento das vendas na plataforma.

E não é só isso… 

  • No primeiro trimestre de 2023, sua receita total alcançou US$ 3 bilhões na América Latina, crescimento de 58,4%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Esse crescimento gigantesco fez do Mercado Livre o maior marketplace de toda a América Latina. 

Agora você entende o motivo pelo qual estou dizendo que se você não vende no Mercado Livre, você está perdendo dinheiro?

A única questão é: embora o Mercado Livre tenha um potencial milionário para os vendedores, ter um produto e colocá-lo para vender por lá NÃO é o suficiente para conquistar esse resultado.

Para chegar lá, você precisa conhecer o ecossistema diferenciado que esta plataforma de venda oferece e entender como criar seu próprio mercado ali dentro, utilizando todo o poder da internet a seu favor.

Aqui, eu vou te mostrar mais sobre essas funcionalidades, que são a base estrutural para qualquer pessoa que vá vender dentro desta plataforma…

Mas atenção, porque a verdadeira sacada para você se tornar Líder de Vendas no Mercado Livre vem depois disso...

Leia também: 600 Produtos Mais Vendidos no Mercado Livre (e na Internet)

O Ecossistema do Mercado Livre [Funcionalidades]

Pensando no vendedor, o Mercado Livre criou soluções para facilitar o seu trabalho, aumentando as chances de alavancar o seu negócio por lá, sem precisar depender de soluções externas.

Essas soluções vão desde a parte logística até o meio de pagamento. Todas essas funcionalidades estão disponíveis para você aproveitar o melhor que o Mercado Livre oferece. 

1- Mercado Envios

O Mercado Envios é a solução logística criada para deixar a entrega dos produtos mais dinâmica e a gestão mais simplificada. 

Com a ferramenta, você consegue calcular o frete para colocar nos anúncios e os seus clientes já terem uma ideia de quanto vai custar.

Além disso, é permitido imprimir as etiquetas dos pacotes de forma pré-paga, o que vai te ajudar ainda mais na hora de enviar os produtos por meio de transportadoras parceiras, como os Correios. 

Outra vantagem do Mercado Envios é a disponibilidade de embalagens caracterizadas do próprio Mercado Livre para você enviar os produtos de forma personalizada. 

Entenda que você não tem a obrigação de utilizar o Mercado Envio [inclusive, você tem até a opção de encontrar com o cliente para entregar em mãos], mas esta é uma boa forma de facilitar seu processo logístico.

2- Mercado Envios Full

Você também pode usar o sistema de fullfilment da empresa, o Mercado Envios Full. Essa foi uma forma que o Mercado Livre encontrou para baratear os custos de entrega…

A ideia é oferecer ao vendedor um depósito para o estoque e também ficar responsável por todo o processo: embalagem, envio e pós-venda.

Isso significa que você só ficará encarregado de repor o estoque e criar anúncios de qualidade para o seu produto. 

Mas vamos deixar bem claro que o Mercado Envios Full é uma opção recomendada para os vendedores que recebem um volume alto de pedidos e  também fazem entrega em regiões mais distantes.

Do contrário, a melhor opção é o Mercado Envios! 

3- Mercado Pago

O Mercado Pago foi a solução que o Mercado Livre encontrou para integrar um meio de pagamento dentro da própria plataforma. Hoje, o Mercado Pago funciona como um banco digital, possibilitando até empréstimo e rendimento.

Dentro do marketplace, o Mercado Pago faz a intermediação entre o cliente e o vendedor, possibilitando a compra em sites associados e oferecendo ao cliente a chance de pagar por meio de boleto, cartão de crédito, débito ou crédito do Mercado Pago, caso o cliente tenha saldo.

Por ser fácil de usar, essa é uma das melhores opções de meio de pagamento. Se você está começando do zero, indico que use sempre o Mercado Pago mesmo [no Mercado Livre, sua outra opção é usar o “pagamento a combinar”, mas não indico].

4- Mercado Livre Ads

O Mercado Livre Ads, também conhecido como Mercado Ads, é a plataforma de anúncios do Mercado Livre. Ela funciona de maneira semelhante a outras ferramentas de anúncios online, como Google Ads ou Facebook Ads, utilizando os termos pesquisados pelos usuários para entender o comportamento do consumidor e exibir anúncios relevantes.

Os vendedores que usam o Mercado Ads conseguem destacar seus produtos no marketplace e aumentar suas vendas.

5- Mercado Shops

Essa ferramenta é para quem quer criar a própria loja virtual e integrar a loja dentro do Marketplace. O Mercado Shops funciona da seguinte forma: o vendedor cria a própria loja e integra os cadastros dos produtos na conta do Mercado Livre. 

Ou seja, ao invés de perder um tempo enorme criando um site desvinculado e ter que fazer o cadastro 2 vezes, no Mercado Shops você fará apenas uma vez, diminuindo o trabalho e ganhando tempo para fazer outras coisas mais importantes dentro da empresa.

Parece algo incrível, mas, inicialmente, não recomendo que use essa ferramenta, porque ainda tem todos os custos envolvidos de uma loja virtual comum. 

Passos Comprovados para vender no Mercado Livre e se tornar MercadoLíder

Para iniciar a jornada rumo ao selo de MercadoLíder, nós criamos um método comprovado para você começar a vender no Mercado Livre. Confira: 

1- O Triângulo do Sucesso

Vender no Mercado Livre triangulo do sucesso

O triângulo do Sucesso nada mais é do que a reunião dos 3 pilares fundamentais para conseguir fazer a sua empresa crescer no mercado. 

Essa é uma parte do planejamento que vamos explicar com detalhes mais adiante. Mas agora, vamos focar nesses 3 pontos: audiência, oferta e estrutura. 

Audiência 

A Construção de Audiência é um passo importantíssimo na hora de começar a vender no Mercado Livre partindo do Zero.

Não é à toa que está no topo do nosso triângulo...

Afinal, é a sua audiência que vai comprar os seus produtos anunciados no Mercado Livre! Por isso, você precisa criar autoridade para a marca, gerar confiança e trazer mais clientes para a sua loja.

Isso será feito, principalmente, por meio das redes sociais.

Nelas, você vai criar conteúdos para o seu público, envolvendo-os com sua marca! Com o tempo, as pessoas vão te seguir, compartilhar os seus conteúdos, indicando a sua loja…

Assim, a sua audiência vai aumentando e as chances de converter também. 

Oferta 

Em paralelo aos conteúdos, você também terá que incluir as ofertas.

As ofertas estão ligadas diretamente com o seu produto (se ainda não escolheu, vamos te ajudar com isso no passo 2)…

Ou seja, a oferta é a forma como você vai oferecer o seu produto para aquela audiência que foi impactada com o seu conteúdo.  

Estrutura 

E, por fim, para finalizar o Triângulo do Sucesso, é necessário ter uma estrutura mínima para que o seu cliente consiga comprar o seu produto.

2- Criando o Planejamento do seu Negócio

  • Escolha o seu Produto

Aqui, você vai escolher o seu produto baseado em dois pontos muito importantes: produtos com alto potencial de lucro e baixa competitividade no mercado. 

Para encontrar esse produto, faça uma pesquisa de tendências de mercado! 

A ideia é usar o Google Trends e pesquisar os produtos mais buscados na internet e, a partir disso, escolher um produto. 

É bem importante que entenda que o produto deve ter uma constância de busca, não apenas um pico, para que o seu negócio também tenha constância nas vendas. 

  • Mapeei os seus Concorrentes

Sabendo quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, você terá uma ideia das tendências do mercado, os interesses da audiência, quais os produtos que são mais ofertados…

É claro que a ideia não é copiar, mas ficar atento ao que acontece no mercado para não ficar para trás. E mapeando os seus concorrentes, você também pode encontrar bons fornecedores para o seu negócio. 

  • Escolha o seu Fornecedor

Mapeie, pelo menos, 3 opções de fornecedores para ter a disposição caso o primeiro falhe e não consiga entregar os produtos. 

Dessa forma, você sempre terá outro lugar pronto para suprir a demanda.

Você pode encontrar fornecedores de várias formas:

  1. Pesquisa no Google;
  2. Comunidades no Facebook;
  3. Marketplaces e redes sociais;
  4. Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos ;
  5. Buscando o fornecedor dos seus concorrentes…
  • Defina as suas Metas 

Nessa etapa, você vai criar um plano de ação com todas as metas iniciais que você deseja alcançar no Mercado Livre. E isso vai desde criar a conta no Marketplace, até alcançar o status de MercadoLíder. 

Se organize e monte um plano de metas para começar a realizar as primeiras vendas. 

3- Montando a sua Estrutura dentro do Marketplace

  • Crie sua Conta no Mercado Livre

É possível usar sua própria conta de consumidor para vender no Mercado Livre, mas nós sugerimos que você torne o seu perfil o mais profissional possível.

Se ainda não tiver uma conta na plataforma, faça o seguinte:

No canto superior direito do site, clique em “Criar sua Conta”. Você será redirecionado a página de cadastro como pessoa, mas você também pode se cadastrar como empresa. Basta clicar no botão “Criar uma conta de empresa”. 

Os dados são: 

  • CNPJ;
  • Razão Social;
  • E-mail;
  • Criar uma senha.

Com todos os campos preenchidos, clique no botão “continuar”. Imediatamente, você receberá um código de confirmação de cadastro no email que digitou na hora do cadastro.

Quando receber o código, coloque no espaço destinado e pronto, a sua conta no Mercado Livre está ativada!

Agora você está preparado para fazer a sua primeira venda no Marketplace. 

  • Contrate um ERP 

Um Sistema de Gestão ERP é muito importante para organizar o seu negócio e também para o futuro crescimento. 

Nós recomendamos que você use o Bling ERP, cadastre a sua empresa por lá e faça a integração com o Mercado Livre.

Dessa forma, você terá todos os dados das vendas dentro do ERP, além de poder emitir nota fiscal,etiqueta de transportadora, entre outras funcionalidades como:

  • Gestão de Estoque;
  • Ajudar na Gestão Financeira;
  • Gestão de pedidos. 
  • Cadastre os seus produtos 

Cada produto no Mercado Livre é um anúncio que você vai ter que fazer. E para criar o seu primeiro anúncio, é só clicar no botão “Vender” na tela inicial do site. 

Tem alguns tópicos que você precisa levar em consideração na hora de criar o seu anúncio, o primeiro deles é o título. 

O título é uma das primeiras impressões que o seu cliente terá da sua marca e do seu produto. 

É por este motivo que o título deve ser ATRAENTE, OBJETIVO E SIMPLES. 

Mas por quê?

Porque isso ajuda no SEO da sua loja dentro da plataforma, aumentando as chances do seu produto se destacar no Mercado Livre. 

Outro ponto importante no cadastro dos produtos é a qualidade das imagens dos produtos. 

Não só a qualidade da foto em si, mas também mostrar os pontos fortes do produto que você está vendendo. 

Mostre através das imagens tudo que possa atrair ainda mais os seus clientes. 

Aqui temos algumas dicas que você pode usar nas fotos (e são recomendações do próprio Mercado Livre):

  • A foto precisa ter um fundo branco e liso;
  • Não inserir bordas;
  • Não colocar marca d’água;
  • Ter 1200 x 900 pixels, para que os compradores possam ampliá-las;
  • Mostra um produto de cada vez nas imagens;
  • Enviar várias fotos de ângulos diferentes.

E, por fim, escreva na descrição, todos os detalhes do seu produto. Afinal, essa é uma forma de reforçar tudo que está sendo mostrado na imagem que você tirou.

Fale sobre cada função, as cores disponíveis, o número de produtos no estoque, os tamanhos, custo do frete… 

Isso vai te ajudar a vender no Mercado Livre, porque é uma forma de dar uma prévia ao cliente do que ele pode esperar daquele produto e valorizá-lo, mostrando os diferenciais.

Vale ressaltar que os anúncios do Mercado Livre são separados em 3 categorias: Grátis, Clássico e Premium. Cada uma delas tem um valor de taxas e comissões diferentes.

Esses são apenas os primeiros passos do nosso método para alcançar resultados incríveis de forma simples, segura e lucrativa…

E quais são os próximos passos? 

Presta atenção no tópico a seguir... 

Comece a vender AGORA no Mercado Livre 

Esses passos COMPROVADOS fazem parte do método COMPLETO criado pelo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática e especialista com mais de 20 anos de experiência em comércio físico e digital.

São mais de 6 mil alunos que já usaram esse método para começar a vender no Mercado Livre literalmente DO ZERO e conquistaram resultados incríveis… 

A Danielle Waltrick, por exemplo, é a prova viva de que é possível superar todas as críticas negativas, se tornar MercadoLíder e faturar mais de 100 mil reais apenas no Mercado Livre.

Vender no Mercado Livre

Outra história muito inspiradora é a do Fernando Rangel que trabalhou no Lixão do Morro do Céu como catador e também em um depósito de reciclagem… 

Anos depois, sofreu um acidente grave que fez ele perder o movimento das pernas. 

Mesmo em uma situação tão complicada, ele conseguiu juntar dinheiro para investir em mercadoria e vender no Mercado Livre. 

Ele criou um negócio do zero e passou a faturar 40 mil reais por mês vendendo produtos para cabeleireiros profissionais. 

Vender no Mercado Livre

E você também pode ter acesso ao mesmo método que eles usaram para ter o próprio negócio de sucesso no Mercado Livre. 

Em vez de fazer tudo por conta própria, você pode usar o método TESTADO e COMPROVADO por mais de 6 mil pessoas...

Não perca a chance de vender Todos os Dias no Maior Marketplace do Brasil!

São mais de 23 vendas realizadas POR SEGUNDO no Mercado Livre…

… isso significa mais de 2 milhões de produtos vendidos por dia!

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature + R$18,5 mil por mês

Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender + R$ 18,5 mil por mês.

No nosso treinamento intensivo, disponível na Assinatura Ecommerce na Prática, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre.

E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados… 

Veja só o que você vai aprender:

  • Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
  • Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
  • Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
  • Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
  • Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
  • Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).

Assine o Ecommerce na Prática e garanta a sua vaga no treinamento: