O objetivo de todo empreendedor que vende no Mercado Livre é fazer entregas no prazo, ter uma boa reputação e oferecer a melhor experiência para seus compradores. Uma forma de fazer isso é usando o Mercado Envios Coleta. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o assunto… 

O Mercado Livre é, atualmente, o maior marketplace da América Latina. Em 2022, seu lucro operacional atingiu US$ 1,0 bilhão, representando um crescimento de 134,5% em dólar na comparação com 2021. O lucro líquido consolidado, por sua vez, foi de US$ 481,9 milhões, um aumento de 478,6% em dólar na comparação com 2021. 

Isso mostra a força que o marketplace tem no país, se estabelecendo como um dos sites de venda mais visitados por consumidores brasileiros. E, exatamente por isso, essa também se tornou um das plataformas preferidas dos lojistas… 

Mas para se destacar dentro desse marketplace, é preciso ter bons produtos e, ainda mais importante, oferecer um bom envio. E neste artigo nós vamos te mostrar como fazer isso usando uma ferramenta criada pelo próprio Mercado Livre: o Mercado Envios Coleta. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então vamos começar… 

O que é o Mercado Envios Coleta? 

O Mercado Envios Coleta é uma modalidade de entrega do Mercado Envios, um serviço do Mercado Livre no qual o próprio marketplace cuida do envio de produtos. O serviço foi inaugurado em 2015 e, atualmente, está disponível apenas para o Estado de São Paulo. 

A coleta do Mercado Envios Coleta é gratuita e o serviço funciona de segunda a sexta, em horário comercial previamente combinado com o lojista. Em alguns casos, a coleta também pode ser agendada para sábado. 

Esse é um serviço usado por lojistas que desejam oferecer um serviço de entregas mais eficiente, melhorando a experiência de compra do cliente e alcançando a reputação máxima na plataforma. 

Como o Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do Brasil e conta com uma marca forte, também é do interesse dele que as compras na plataforma sejam práticas para o cliente. Afinal, sem uma base de consumidores forte, não há negócio que prospere. 

Por isso, a empresa criou um serviço de entregas próprio: o Mercado Envios. O serviço tem diversas categorias internas, sendo o Mercado Envios Coletas a modalidade mais prática para o lojista.

Nela, a equipe do Mercado Livre Coletas busca o produto onde você estiver. Dessa forma, você não precisa se deslocar até uma agência dos Correios sempre que um produto for vendido. 

Além da coleta, os produtos que são enviados por meio do Mercado Envios Coleta também contam com uma embalagem exclusiva, que é usada como padrão para encomendas do programa. 

Quais os requisitos para usar o Mercado Envios Coleta? 

Para usar o serviço do Mercado Envios Coleta, você precisa seguir algumas regras. São elas: 

Como ativar o Mercado Envios Coleta?

Para ativar o Mercado Envios Coleta, a empresa precisa ter um CNPJ e também estar em concordância com todos os Termos e Condições do Mercado Envios

⚠️Vale lembrar que o Mercado Envios só está disponível para vendedores do Estado de São Paulo, ao menos por enquanto. 

Se você preencher todos esses requisitos, o aviso da disponibilidade do Mercado Envios Coleta vai aparecer na página de vendas, em sua conta do Mercado Livre. Quando isso acontecer, você deve clicar em “Configurar conta” e preencher o formulário com as informações solicitadas. 

Também é preciso notar que, como o serviço do Mercado Envios Coleta é feito com base na demanda de cada lojista, o Mercado Livre não armazena os produtos da sua empresa nessa modalidade

Ou seja, a sua empresa ainda precisa ter o espaço disponível para armazenar os itens, além de ser a responsável pelo controle de estoque.

Nesse modelo de entrega, o Mercado Livre fica responsável pelo que chamamos de last mile, que é a última etapa da compra em Ecommerce, ou seja, a entrega do produto. 

🛑 Como cancelar uma venda no Mercado Livre [passo a passo] 

Como preparar os envios para a coleta do Mercado Livre? 

Você concluiu a venda e o pagamento já está identificado? Maravilha! Agora é hora de deixar todos os pacotes preparados para que o motorista do Mercado Envios Coleta passe no seu endereço e busque as encomendas. 

Mas, como fazer isso? 

Aqui está o passo a passo que você deve seguir: 

1. Imprima e cole a etiqueta

O Mercado Livre precisa ter o controle sobre que produtos estão sendo coletados. Por isso, o primeiro passo é imprimir e colar as etiquetas no pacote. 

E tenha atenção: cada unidade deve ter sua própria etiqueta. A etiqueta deve ter as dimensões de 15x10 cm e deve ser colada em um lugar visível. 

2. Embale o produto

Como já falamos anteriormente, o Mercado Envios Coleta tem certos parâmetros para o volume das caixas. Os produtos não devem pesar mais do que 50 kg e precisam estar dentro das seguintes dimensões: 

  • O maior lado precisa ter até 200 cm;
  • A soma dos dois maiores lados deve resultar em 300 cm ou menos.

A embalagem do produto também é importante, pois reduz a exposição do pacote, minimizando as chances de que ele seja avariado durante o manuseio. Nós falamos um pouco mais sobre esse assunto no seguinte artigo: Embalagem para Ecommerce: tipos, dicas e fornecedores.  

Se você vende produtos frágeis, líquidos ou cortantes, a atenção à embalagem deve ser redobrada. Muitos empreendedores optam por comprar as embalagens na loja oficial do Mercado Envios, para não ter erro. 

Completou as etapas? Seu produto está pronto para o envio. Vamos entender como esse processo funciona? 

Como enviar suas vendas usando o Mercado Envios Coleta?

Agora que você já sabe o que é o Mercado Envios Coleta, quais os requisitos para participar do programa e quais os processos para ativá-lo em sua loja, vamos falar sobre os aspectos mais práticos do envio… 

O envio pelo Mercado Envios Coleta funciona com base em 4 pilares simples: 

  • Consulta dos horários disponíveis para coleta em sua região; 
  • Preparação dos pacotes de vendas feitas até 1h antes do horário marcado para coleta; 
  • Entrega dos pacotes ao motorista;
  • Rastreio da entrega.

Agora vamos detalhar cada um desses passos… 

1. Consulta de horários

Na página “Preferência de vendas”, você vai encontrar detalhes sobre os horários disponíveis do motorista que vai coletar os produtos no seu endereço. Esse é um passo importante para que você possa se preparar com antecedência para a retirada. 

2. Preparação dos pacotes

O Mercado Livre recomenda que você prepare todos os pacotes que foram vendidos até 1h antes da hora marcada para retirada.

Para fazer a preparação dos pacotes, basta que você emita, imprima e anexe as notas fiscais ao exterior das embalagens. Para finalizar, cole as etiquetas de envio. O nome na etiqueta de envio deve ser "Agência Mercado Livre". 

Vamos falar mais sobre a preparação dos pacotes ainda neste artigo, continue acompanhando! 

3. Entrega dos pacotes

Na hora marcada, o motorista designado vai coletar os pacotes no seu endereço. Dessa forma, você não precisa mais entregar nenhuma encomenda aos Correios, transportadoras ou Agências Mercado Livre, que também são conhecidas como pontos de coleta do Mercado Livre

Mas vale lembrar que se a sua empresa também faz parte do Mercado Livre Full, pode continuar enviando seu estoque para o centro de distribuição do Mercado Livre como de costume. 

4. Rastreio da entrega

Assim que o motorista terminar de escanear as etiquetas dos produtos, você receberá um comprovante de retirada por e-mail. Nele vão constar informações como a quantidade de pacotes entregues e os horários. 

O rastreio da entrega também pode ser feito diretamente da sua conta do Mercado Livre, na página de cada venda. 

Para que seus anúncios comecem a ser exibidos com o aviso “Chegará amanhã”, é necessário que você entregue ao menos 97% das suas vendas no prazo. 

Nesse contexto, podemos afirmar que esse é um grande diferencial, visto que a demora na entrega está entre as principais objeções no Ecommerce. Mais de 70% das reclamações no Procon-SP, por exemplo, têm relação direta com o atraso de encomendas.

Como emitir notas fiscais para os envios com Mercado Envios Coleta?

A emissão da nota fiscal é um processo obrigatório para lojistas que desejam vender pelo Mercado Envios Coleta. Elas são necessárias para o envio em transportadores e, por isso, não podem ser negligenciadas.

Se você não emitir as notas fiscais, não poderá imprimir as etiquetas de venda e terá os seus anúncios pausados no Mercado Livre. Veja o processo para emitir a nota fiscal, dependendo do porte da sua empresa: 

Microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP) ou empresa em Regime Geral

Nesse caso, você deve registrar o CNPJ da sua empresa no site da SEFAZ do seu estado. Você também vai precisar de um certificado digital e um emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

O Mercado Livre tem um emissor gratuito, disponível para lojistas, mas caso você opte por emitir NF-e por outra plataforma, saiba que o formato de exportação precisa ser o XML.

Microempreendedor individual (MEI)

No caso do MEI, é possível emitir a NF-e por meio do número de Inscrição Estadual (IE). Se você não tem esse número, o ideal é que emita notas fiscais avulsas. O processo para isso pode variar de estado para estado.  

Saiba mais: Como emitir Nota Fiscal MEI [Tutorial Completo]

Quais as vantagens de usar o Mercado Envios Coleta? 

Agora que você já conhece bastante sobre o programa Mercado Envios Coleta, vamos falar um pouco sobre as vantagens que os lojistas têm ao adotar o método de envio.

Para começar, o programa é gratuito. Ou seja, participar dele não gera nenhum custo para o vendedor. Os seus produtos são entregues mais rápido e com mais segurança. Isso vai melhorar a sua reputação e tornar a experiência do cliente muito mais simples. 

Além disso, os seus anúncios também podem passar por melhorias. Ao usar o Mercado Envios Coleta e fazer as entregas no prazo, a sua reputação melhora e os seus produtos passam a ser destacados com o selo “Chega amanhã”, um grande diferencial para o cliente. 

O Mercado Envios Coleta também oferece um subsídio de até 50% no valor do frete gratuito para produtos novos e que custem até R$ 79. Você também terá acesso a embalagens gratuitas e personalizadas do Mercado Livre. 

Além de tudo isso, adotar o Mercado Envios Coleta também permite que você delegue um pouco dos processos logísticos. Isso te permite focar em aprimorar outros pilares do seu negócio, como o atendimento pós-venda, as estratégias de vendas, divulgação de produto e outras áreas estratégicas.

Aqui vai, portanto, um resumo das vantagens do Mercado Envios Coleta: 

  • É gratuito para o lojista; 
  • Mais rapidez na entrega dos produtos;
  • Melhora a reputação do vendedor;
  • Possibilidade de destacar o anúncio com o selo “Chega amanhã”;
  • Subsídio de frete gratuito (até 50%) para produto novos a partir de R$ 79;
  • Acesso a embalagens gratuitas e padronizadas do Mercado Livre;
  • Possibilidade de focar em outras áreas estratégicas do negócio.

E, para focar em áreas estratégicas para o seu negócio dentro do Mercado Livre, é importante que você conheça as particularidades da plataforma, evitando erros que podem custar a sua lucratividade. 

Foi para ajudar empreendedores com esse desejo que nós criamos o curso Mercado Livre do Zero – um treinamento completo, que detalha todas as estratégias mais efetivas para vender na plataforma. 

No curso Mercado Livre do Zero você vai aprender: 

  • Como escolher um nicho de mercado no Mercado Livre;
  • Como encontrar produtos com baixa concorrência e alta procura; 
  • Como melhorar a sua reputação com estratégias que funcionam;
  • Como destacar os seus anúncios da concorrência;
  • E mais!

Todas as aulas do curso estão disponíveis na assinatura Ecommerce na Prática. Para começar a estudar agora mesmo, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é o Mercado Envios Coleta?

O Mercado Envios Coleta é uma modalidade de entrega do Mercado Envios, um serviço do Mercado Livre no qual o próprio marketplace cuida do envio de produtos. O serviço foi inaugurado em 2015.

Como funciona o Mercado Envios Coleta?

O Mercado Envios Coleta permite que os lojistas tenham suas encomendas retiradas diretamente na loja e sejam entregues pelo próprio Mercado Livre. A retirada é feita em um dia e hora marcados previamente com o lojista.

Como ativar o Mercado Envios Coleta?

Para ativar o Mercado Envios Coleta, a empresa precisa ter um CNPJ e também estar em concordância com todos os Termos e Condições do Mercado Envios.

Quais os requisitos para usar o Mercado Envios Coleta?

Para usar o serviço do Mercado Envios Coleta, você precisa ter um CNPJ ativo; trabalhar com produtos permitidos pela política do Mercado Envios; trabalhar com emissão de notas fiscais; estar dentro das regiões contempladas pelo serviço.

Quais as vantagens de usar o Mercado Envios Coleta?

É gratuito para o lojista e proporciona mais rapidez na entrega e melhora a reputação do vendedor. Além disso, o programa prevê subsídios para o frete grátis e dá acesso a embalagens gratuitas e padronizadas do Mercado Livre.