Aprender como colocar a etiqueta do Mercado Livre é simples: acesse sua conta, vá em "Minhas vendas", selecione o produto vendido, clique em "Imprimir etiqueta" e siga as instruções para impressão. Cole-a no pacote antes de enviá-lo. Aprenda mais sobre o assunto agora!


Aula grátis mlz

Entender como etiquetar corretamente seus produtos no Mercado Livre é mais do que uma simples tarefa operacional; é uma etapa que assegura o sucesso das suas vendas e ajuda a construir a sua reputação no marketplace. 

De acordo com o próprio Mercado Livre, erros nas etiquetas estão entre as principais razões pelas quais pacotes são recusados em seus centros de distribuição. 

Se você não quer passar por esse contratempo – e ter suas encomendas devolvidas, prejudicando o prazo de entrega –, é hora de aprender como colocar a etiqueta do Mercado Livre. 

Vamos começar? 

O que é a etiqueta do Mercado Livre?

A etiqueta do Mercado Livre é um documento gerado pela plataforma que contém todas as informações necessárias para o transporte do seu produto, desde o endereço de envio até o de entrega, incluindo descrição do produto e outras informações importantes. 

Além de ser um elemento essencial para a logística, ela funciona como uma garantia de que o item chegará ao lugar certo, no tempo certo. 

A etiqueta inclui um código de barras único que permite rastrear o pacote, assegurando transparência e segurança para ambas as partes envolvidas na transação. Aprender como colocar a etiqueta do Mercado Livre é essencial para garantir a velocidade da entrega – uma das vantagens mais valorizadas por quem compra no Mercado Livre. 

📦Leia também: Centro de Distribuição Mercado Livre: guia completo 

Como colocar a etiqueta do Mercado Livre?

Como você já sabe, a etiqueta do Mercado Livre é uma ferramenta muito importante durante o processo de venda, já que ela assegura que o pacote chegará ao seu destinatário dentro do prazo combinado.

A seguir, vamos detalhar todos os passos de como colocar a etiqueta do Mercado Livre. Esse é um processo simples, mas que merece a sua atenção. Veja: 

Passo 1 |  Preparação do pacote

Primeiro, assim que uma venda for confirmada, é importante preparar o produto para o envio o quanto antes.

Isso envolve escolher uma embalagem adequada, que se ajuste ao tamanho e à forma do produto, garantindo sua proteção durante o transporte. 

Use materiais resistentes e, para itens de formato esférico ou cilíndrico, opte por caixas quadradas ou retangulares, mantendo as dimensões abaixo de 70 cm em qualquer lado. 

💡 Caso o pedido seja composto por vários itens que excedam essa medida, divida-os em pacotes menores.

Passo 2 | Gere a etiqueta

Após preparar o pacote, o próximo passo é a geração da etiqueta de envio. O Mercado Livre cria automaticamente uma etiqueta por venda. 

Para pedidos múltiplos que possam ser enviados juntos, será fornecida uma única etiqueta. Imprima essa etiqueta exatamente como ela aparece, sem alterar o tamanho ou a qualidade, para evitar problemas na postagem. 

Junto com a etiqueta, imprima também duas folhas adicionais: a pré-lista de postagens (PLP) e uma declaração de conteúdo.

Passo 3 | Cole a etiqueta no pacote

Cole a etiqueta e a declaração no pacote de forma visível, utilizando uma proteção transparente para evitar danos. Todos os códigos de barras ou QR codes devem estar expostos e legíveis, sem obstruções por fitas adesivas ou outros materiais.

Lembramos que a etiqueta não deve ser colada nas dobras dos pacotes e você deve colar apenas uma etiqueta por embalagem. 

Erros comuns na hora de colocar a etiqueta do Mercado Livre

Quando se trata de etiquetar seus pacotes para o Mercado Livre, alguns desafios podem surgir, podendo levar a atrasos ou mesmo à recusa de seus produtos pelos serviços de entrega.

Reconhecer e evitar esses erros não só otimiza seu fluxo de trabalho, mas também melhora a experiência do cliente na sua loja.

Vamos te mostrar agora alguns comuns na hora de colocar a etiqueta do Mercado Livre e como evitá-los: 

CEP errado

Um erro comum que pode causar grandes dores de cabeça é a informação incorreta do CEP na etiqueta. Isso pode desviar seu pacote para um destino errado, resultando em atrasos e insatisfação do cliente.

Sempre confirme o CEP informado pelo comprador antes de prosseguir com a impressão da etiqueta. Uma rápida verificação no site dos Correios ou em outras ferramentas online pode poupar muito tempo e evitar problemas.

Baixa qualidade da impressão

Uma etiqueta mal impressa pode ser ilegível para os scanners, causando atrasos ou recusas no envio.

Certifique-se de que sua impressora tenha toner ou tinta suficientes. Prefira impressoras de boa qualidade, sendo as térmicas as mais recomendadas para etiquetas de envio, devido à sua clareza e durabilidade.

Posicionamento indevido

Uma vez impressa, a etiqueta deve ser manuseada e aplicada corretamente. Etiquetas danificadas, com dobras, ou cobertas por fita adesiva podem ser difíceis de escanear.

Aplique a etiqueta no pacote de maneira plana e segura, usando preferencialmente uma proteção plástica transparente. Evite o uso de fita adesiva sobre códigos de barras ou códigos QR.

💡 Leia também: Mercado Envios: como usar o serviço do Mercado Livre? 

Etiqueta expirada

Muitos não sabem disso, mas as etiquetas têm uma data de validade. Utilizar uma etiqueta fora desse prazo pode resultar na recusa do seu pacote.

Por isso, organize-se para enviar os produtos dentro do prazo de validade da etiqueta. Para produtos personalizados ou que requerem um tempo maior de preparo, ajuste o prazo de envio no seu anúncio para refletir a realidade.

Como gerar a reimpressão das etiquetas?

Erros na impressão da etiqueta podem acontecer por parte do cliente – quando ele erra o CEP ou usa informações desatualizadas, por exemplo – ou devido a problemas internos, como falhas na impressora. 

Se, por qualquer motivo, for necessário reimprimir a etiqueta por qualquer razão, o processo de reimpressão é bem simples. Veja o passo a passo: 

  • Acesse o anúncio correspondente e clique nos três pontinhos ao lado direito da tela, selecionando "Preciso de ajuda";
  • Escolha a opção "Os Correios recusaram o meu produto" ou "Quero alterar o endereço de entrega", conforme o caso;
  • Clique em "Gerar etiqueta novamente"

Pronto! A opção para imprimir a etiqueta atualizada estará disponível na seção de Vendas. Embora este seja um processo fácil, a reimpressão gera custos para o seu negócio e, sempre que possível, deve ser evitada. 

Qual deve ser o tamanho da etiqueta do Mercado Livre? 

Na maioria dos casos, as etiquetas do Mercado Livre têm 10 x 15 cm. Esse é o tamanho mais otimizado para que os itens sejam escaneados.

Sendo assim, não é recomendado que você altere esse tamanho, já que isso pode comprometer a leitura das informações, que nem sempre são feitas por pessoas de verdade, mas sim scanners e leitores digitais. 

Aula grátis mlz

Como fazer o envio de encomendas no Mercado Livre?

Agora que você já sabe como colocar a etiqueta do Mercado Livre, é hora de entender como fazer o envio destas encomendas. Atualmente, existem duas formas principais de enviá-las: por meio dos Correios ou de uma agência do Mercado Livre. 

Veja o passo a passo: 

Em uma Agência dos Correios

Uma vez que seu pacote esteja devidamente preparado e etiquetado, leve-o a uma agência dos Correios próxima. Lá, os funcionários cuidarão do resto. 

Após o envio, você receberá um comprovante, que é a garantia de que seu pacote está a caminho do destino. É importante guardar esse comprovante até que a entrega seja confirmada, pois ele serve como uma segurança adicional em caso de qualquer imprevisto.

🚚 Leia também: Como enviar encomenda pelo Correio? Guia 2024 

Em uma agência Mercado Livre

Para uma opção de envio que possa oferecer ainda mais rapidez na entrega, considere utilizar uma Agência Mercado Livre. 

Esses pontos de coleta especializados estão estrategicamente localizados para agilizar o processo de envio. Para usar este serviço, selecione a agência mais próxima de você e leve seus pacotes no horário indicado na venda. 

Ao fazer a entrega, você receberá um comprovante por e-mail, confirmando que o envio foi realizado com sucesso.

5 dicas para não ter suas etiquetas recusadas

Para garantir que suas encomendas sejam aceitas sem contratempos e cheguem aos seus destinatários de forma segura, a etiquetagem correta dos pacotes é fundamental. 

Aqui vão algumas dicas valiosas para evitar que suas etiquetas sejam recusadas: 

1. Não coloque fita adesiva sobre o código de barras ou código QR

Ao aplicar a etiqueta no pacote, certifique-se de que os códigos de barras ou QR estejam completamente visíveis e não obstruídos por fita adesiva, seja ela transparente ou colorida. Isso permite que os códigos sejam facilmente escaneados, evitando atrasos ou recusas durante o processo de envio.

2. Não altere o tamanho ou formato da etiqueta  

As etiquetas disponibilizadas pelo Mercado Livre têm um tamanho específico projetado para serem reconhecidas pelos sistemas de escaneamento. Alterar o tamanho ou formato da etiqueta pode levar à sua recusa. 

Utilize a configuração de impressão correta, preferencialmente em uma impressora térmica, para manter o tamanho adequado.

3. Certifique-se de colar apenas uma etiqueta por embalagem

Cada pacote deve ter apenas uma etiqueta colada de maneira a ficar lisa e sem imperfeições, como bolhas de ar ou dobras. Isso assegura que a etiqueta seja escaneada sem problemas, evitando recusas.

4. Imprima etiquetas nítidas e sem rasuras 

Assim como a nitidez da etiqueta é importante, também é essencial que o item não seja rasurado. Ou seja, você não deve usar etiquetas cortadas, rasgadas ou que tenham informações escritas à mão

5. Cole etiquetas sem o canhoto

A folha de controle e o canhoto são documentos de uso interno, pertinentes apenas à sua loja. Isso quer dizer que você não deve usá-las em seu envio. 

Na hora de imprimir as etiquetas, você tem a opção de configurar o processo e deixar de fora essas páginas. 

Aprenda como vender no Mercado Livre em uma aula gratuita! 

Temos certeza de que, depois das dicas deste artigo, você sabe como colocar a etiqueta do Mercado Livre e não vai mais errar nos envios. 

No entanto, este é apenas o começo! 

Para ser um vendedor de destaque no Mercado Livre, você precisa encontrar produtos de alta demanda e baixa concorrência, fazer anúncios atrativos e ativar sua reputação. Se você não sabe por onde começar, saiba que nós podemos te ajudar… 

A aula gratuita Mercado Livre do Zero te ensina tudo isso e muito mais.

Esta é a sua chance de elevar suas vendas a um novo patamar. Clique aqui e garanta sua vaga na aula: