Vamos combinar: fazer artesanato é uma habilidade que nem todos possuem. E quando falamos de fazer artesanato para vender, então, esse número de pessoas fica ainda menor. Neste artigo, vamos te ajudar a colocar o seu talento no mundo e vender artesanatos com a ajuda da internet! 

As artes, no geral, são conhecidas pelo seu ar de exclusividade. É por isso que a grande maioria das pessoas está disposta a pagar mais por itens exclusivos e verdadeiramente artísticos. 

Os artesãos sabem bem disso. 

Ainda que a venda de artigos de artesanato seja muito tradicional, este não foi um segmento imune à expansão do Ecommerce. Hoje, cada vez mais pessoas buscam por itens originais da internet e, nesse contexto, fazer artesanato para vender em Ecommerce tornou-se um negócio lucrativo. 

Esse nicho de mercado cresce e faz mais sucesso a cada ano que passa. No Ecommerce, artistas de todos os cantos encontraram a maneira de divulgar seus produtos e as oportunidades são infinitas.

Mas, para realmente tirar proveito deste mundo de oportunidade, o artesão precisa saber  como funciona o mercado. Nesse artigo, vamos te mostrar o passo a passo completo para vender artesanato na internet e fazer dessa prática uma boa ou a sua principal fonte de renda.

Por que fazer artesanato para vender? 

Fazer artesanato para vender é, sim, um negócio bem lucrativo. E essa pode ser uma atividade desempenhada tanto por quem busca uma renda extra, quanto por aqueles que querem viver de Ecommerce. 

Um estudo feito pela Opinion Box, em parceria com o Elo7 – um marketplace especializado em venda de artesanato – mostra que o Ecommerce é o único canal de vendas de 62% de seus usuários. E, ainda: 49% dos participantes afirmam que as vendas pela internet são responsáveis pela sua principal fonte de renda. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, o segmento referente à venda de artesanatos não é nada pequeno. Um estudo do Sebrae aponta que as empresas deste mercado movimentam R$ 28 bilhões todos os anos e empregam mais de  8 milhões de pessoas. Demais, não é mesmo? 

Sendo assim, dá para entender o apelo que a venda de artesanatos pela internet pode ter. Somado a tudo isso, esta é uma área de atuação que requer pouco investimento inicial, oferece a flexibilidade de trabalhar de casa e, claro, proporciona atividades que estimulam a criatividade. 

Se você precisa dar o pontapé inicial, nós temos um vídeo para te mostrar. A seguir, você vai assistir a Babi Tonhela, Diretora de Produto do Ecommerce na Prática, expondo o passo a passo para abrir um Ecommerce e fazer artesanato para vender. Veja só: 

15 ideias de artesanato para vender na internet 

Bom, agora que você já sabe que fazer artesanato para vender é um bom negócio, nada mais justo do que entender quais são algumas das suas opções dentro desse mercado. Afinal, não é possível fazer um bom artesanato sem uma dose de inspiração, não concorda? 

É por isso que listamos alguns dos produtos mais interessantes que podem ser vendidos dentro dessa categoria. Você confere a seguir: 

01 - Panos de prato, toalhas e outros itens para a casa 

O cuidado com a casa, normalmente, transparece em pequenos detalhes. E alguns deles podem ser vistos nas toalhas, panos de prato, caminhos de mesa e outros itens importantes… 

É por isso que a demanda em torno de itens personalizados é grande. Nesse caso, a personalização não tem limites; ela pode ser feita por meio de bordados à mão, pinturas, estampas stencil, costura, dentre muitos outros materiais. 

02 - Itens para datas comemorativas 

As datas comemorativas trazem muitas oportunidades para quem faz artesanato para vender – e não estamos falando apenas de presentes. A decoração temática das casas em datas como a Páscoa, o Natal e o Ano Novo também trazem uma leva de clientes que buscam itens personalizados. 

Nesse contexto, alguns dos itens mais procurados são os itens de cama, mesa e banho, enfeites para portas e janelas, acessórios para jantares e mais. 

03 - Velas decorativas ou perfumadas

As velas decorativas, sejam elas perfumadas ou não, têm o poder de mudar um ambiente, tornando-o mais calmo e aconchegante. Não é à toa que este é um dos elementos que fazem mais sucesso entre os consumidores de artesanato no Ecommerce. 

Elas podem ser produzidas em diferentes tamanhos, cores, formatos e perfumes. As velas decorativas também podem ser acompanhadas de flores, castiçais, acendedores, vasos, copos… enfim, uma série de acessórios muito úteis e elegantes. 

Elas são um ótimo presente para diversas ocasiões e, por isso, podem ser vendidas durante as principais datas comemorativas do Ecommerce

04 - Luminárias 

As luminárias são itens que têm um valor mais alto, mas também demandam um pouco mais de trabalho. No entanto, para quem busca um desafio criativo – assim como muitas vendas… –  este é um tipo de objeto interessante, pois pode ser feito dos mais variados materiais. 

05 - Camisetas personalizadas

As camisetas personalizadas são produtos democráticos, que podem ser vendidos para pessoas de todas as idades e gostos. Na verdade, a personalização de camisas é um dos nichos de mercado com mais possibilidades dentro do segmento do artesanato, afinal, o cliente é quem manda no seu próprio produto… 

06 - Itens de crochê ou tricô 

A moda é cíclica e, de tempos em tempos, nós vemos roupas de tricô ou crochê estampando as revistas e sendo usadas por celebridades. No entanto, esse não é o único tipo de produto que pode ser feito a partir da técnica… 

Acessórios, itens de decoração, caixas de armazenamento, lembrancinhas, biquínis e roupa de praia, roupas de bebê, bichinhos de estimação. A lista de produtos que podem ser feitos de crochê ou tricô é longa!

07 - Lembrancinhas para festas 

Chá de bebê, casamentos, aniversários… sempre existe alguém comemorando alguma data importante e, na maioria das vezes, essas pessoas estão procurando algum item que possa tornar este momento ainda mais especial. 

Aí entram as lembrancinhas para festas… 

Elas podem ser feitas dos mais variados tipos de materiais e não precisam ser meramente decorativas. Ou seja, elas também podem desempenhar algum tipo de função, como um jarro para balas, ímãs de geladeira, vaso para flores e etc. 

Nesse caso, vale a pena apelar para a personalização e fazer itens sob encomenda. Dessa maneira você e seu cliente podem trabalhar juntos em peças que realmente reflitam o espírito do evento. 

08 - Sabonetes e itens de perfumaria

Quem nunca ganhou um sabonete de presente no Natal ou aniversário? Esse presente, que é visto por muitos como “comum”, pode ganhar um apelo especial quando é feito artesanalmente. 

Do ponto de vista do artesão, este é um produto relativamente fácil de produzir, mas que pode ter uma grande margem de lucro, principalmente quando o empreendedor cria uma experiência de unboxing única. 

Aqui, no entanto, vale a pena ressaltar um ponto importante: a qualidade das matérias-primas utilizadas é essencial para um bom resultado final. Além disso, é crucial que todos os ingredientes utilizados sejam listados no site e nas embalagens, a fim de que pessoas alérgicas e com restrições de uso possam fazer uma compra mais informada. 

09 - Caixas decorativas

Organização dentro de casa é uma prioridade para muitas pessoas e, por isso, as caixas decorativas são itens de artesanato bastante procurados. Elas podem ser feitas de MDF, madeira ou qualquer outro material. 

As caixas também podem variar de modelo, dependendo da sua finalidade. Por exemplo, caixas de foto podem ter um acabamento acolchoado em seu interior, assim como as caixas para joias. 

Enquanto isso, caixas destinadas aos ambientes mais movimentados da casa, como a sala de estar, podem ser feitas com técnicas diferenciadas no exterior, funcionando como peça de decoração. O importante é ter criatividade! 

10 - Joias ou bijuterias 

E falando em joias… essas também são opções interessantes de artesanato para vender na internet. Mas, se as joias não são o seu forte, saiba que também existe um mercado aquecido para a compra de bijuterias. 

Nesse tipo de produto podem ser usados materiais como o vidro, a cerâmica, miçangas e muito mais. Você também pode oferecer algum grau de personalização aos seus itens, oferecendo opções para inserir nomes, datas e cores específicas nas peças. Gostou dessa ideia? 

11 - Cerâmicas 

Muitas pessoas buscam por itens de cerâmica personalizados, seja para uma ocasião especial ou para presentear alguém. Esse, é claro, não é um tipo de artesanato tão simples, mas pode ser extremamente lucrativo se você tiver as habilidades e as ferramentas adequadas. 

12 - Cadernos e agendas 

Os artigos de papelaria são uma grande oportunidade para pessoas que desejam fazer artesanato para vender. Dentre as opções no segmento, podemos destacar as agendas, cadernos e planners. 

Esse também é um tipo de produto que pode ser feito sob encomenda, oferecendo o máximo de personalização para o seu cliente. 

13 - Vasos

Quem ama as plantinhas domésticas sabe bem a diferença que um bom vaso pode fazer na decoração do ambiente. Você pode brincar livremente com os formatos, tamanhos e cores dos itens, oferecendo muitas opções em sua loja online. 

Não se esqueça de caprichar nas fotos do item na hora de fazer o cadastro de produtos, viu? Se esse assunto te interessa, saiba que este artigo pode ajudar: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição. 

14 - Telas bordadas ou pintadas 

Muitas pessoas buscam por métodos alternativos de decorar a casa e, por vezes, os quadros pré-fabricados não traduzem tão bem a essência que a pessoa quer passar. Por isso, telas bordadas ou pintadas são itens de alta procura dentro do mercado de artesanato. 

Você pode começar com alguns modelos mais abrangentes, a fim de construir uma base de clientes e, aos poucos, começar a aceitar encomendas. 

15 - Chaveiros

Os chaveiros são itens do dia a dia, mas isso não quer dizer que eles devam ser “chatos”. Muitas pessoas veem os chaveiros como oportunidades de expressar a sua personalidade e, nesse contexto, a personalização é o mais importante. 

Os objetos podem ser feitos com os mais variados materiais, desde o biscuit até as miçangas. Pesquise bem sobre quais os modelos mais populares e tente adicionar a sua própria marca ao item. Temos certeza de que esse será um exercício bem produtivo! 

Onde vender artesanato na internet?

Para vender qualquer produto na internet, a primeira coisa que você deve se perguntar é se vai construir sua própria loja virtual ou se vai vender apenas em marketplaces. Para o artesanato, as duas opções funcionam. 

Nós, aqui do Ecommerce na Prática, aconselhamos quem está começando a começar pela venda em marketplaces.

Isso porque uma das coisas mais importantes, se não a mais importante a ser levada em consideração quando se quer vender algo na internet é o tráfego. Se as pessoas não veem seu produto, como elas irão comprá-lo?

Os marketplaces funcionam melhor para quem está começando porque já têm um tráfego já bem estabelecido.

A menos que você tenha uma boa quantia para investir em anúncios, os marketplaces são sua melhor opção para começar a vender artesanato na internet.

Marketplaces

São os grandes shoppings virtuais. São neles que você encontra a maior variedade de produtos, de diferentes marcas e lojas.

É onde está concentrado 80% de todo o faturamento do Ecommerce do país. E os grandes marketplaces já anunciaram que o investimento para os próximos anos estará voltado para vendas de terceiros.

O que isso significa? Significa que pequenos lojistas como você terão cada vez mais oportunidades de vender seus produtos dentro desses grandes shoppings virtuais.

E como já disse anteriormente, é nos marketplaces que o tráfego já está bem estabelecido, o que é o mais importante a ser levado em conta na hora de se vender qualquer coisa na internet.

Mas quais são os melhores marketplaces para se vender artesanato na internet? Listei os melhores para você.

Elo7

Um dos pioneiros na venda de artesanato na internet, o Elo7 é sem dúvida o primeiro marketplace que você deve levar em consideração na hora de escolher onde começar a vender artesanato.

O site inteiro é voltado para itens e artigos de decoração. Ou seja, todos os seus consumidores estão lá querendo produtos de artesanato.

No site, você encontra todas as categorias no lado esquerdo. Desde acessórios e convites até materiais para artesanato, como papel e scrapbooking.

Aqui no blog nós já falamos sobre como vender no Elo7

Mercado Livre

O Mercado Livre, maior marketplace do Brasil, não tem uma categoria específica de produtos que são comercializados nele.

Lá você encontra, literalmente, tudo. Tanto de grandes lojas como de pequenos lojistas como você.

Quando explorar as categorias, você vai se deparar com a ala “Arte e Artesanato”. É lá que você encontra tudo relacionado ao universo do artesanato para se vender e comprar.

Como falamos antes, o Mercado Livre não é voltado para o artesanato. Mas como ele não é específico em nenhuma categoria, e onde se encontra o maior público de consumidores dos marketplaces, é uma boa plataforma para se vender artesanato.

Aqui no blog nós também já falamos sobre como vender bem no Mercado Livre.

Tanlup

Semelhante ao Elo7, o Tanlup é mais voltado para artigos de artesanato e decoração. Portanto é outra boa opção para a venda de artesanato.

Com uma grande variedade de categorias dentro do universo do artesanato, esse marketplace é um dos lugares que muitos artesãos vão em busca de materiais e outros produtos necessários para o ofício da sua profissão.

Desde bolsas e mochilas até papelaria e suprimentos, o Tanlup é o marketplace para se vender tudo relacionado a artesanato.

Que Barato

O Que Barato se assemelha mais ao Mercado Livre, em termos de especialização. Por não ter um nicho específico de produtos, é um marketplace que os consumidores são também bastante diversificados.

Mas, assim como o Mercado Livre, o Que Barato concentra uma grande quantidade de consumidores, o que significa muito tráfego, que pode gerar conversões.

Não há marketplace certo para se vender artesanato. O que acontece é que alguns concentram um público mais específico do que outros. Logo, a chance de uma conversão mais rápida é maior em marketplaces mais específicos.

Ecommerce próprio

Ter que construir sua própria plataforma de loja virtual parece assustador, não é mesmo? Mas, na verdade, não é nenhum bicho de sete cabeças. Essencialmente, existem duas principais alternativas para ter um Ecommerce próprio: alugar uma loja online ou criar uma do zero. 

A seguir, vamos explicar como seguir cada uma dessas opções: 

Como alugar uma loja virtual de artesanato?

Muitas empresas apostam no aluguel de lojas virtuais para facilitar a vida do empreendedor que deseja ter seu Ecommerce e não dispõe do conhecimento técnico para montar sua própria loja virtual.

Dessa maneira, o lojista fica encarregado apenas de administrar a vitrine da sua loja à maneira que achar conveniente.

Em sua grande maioria, as plataformas que oferecem o serviço de locação de loja virtual oferecem pacotes mensais. Eles são bem padronizados e não são difíceis de se entender.

Há serviços específicos para quem quiser maior liberdade de customização, mas a organização técnica já vem pronta para quem adquirir já começar a tocar seu Ecommerce.

Os valores variam de acordo com a plataforma.

Existem lugares que cobram apenas 30 reais, assim como outros que cobram valores bem mais altos. Esses, por sua vez, oferecem maior liberdade de customização e outros recursos ao lojista.

  • O Ipoom Web oferece três planos que variam de R$79 a R$249 por mês.
  • A Loja Integrada não cobra nada para você começar a ter seus produtos em sua plataforma. Porém, se precisar de novos recursos ou expor mais de 50 produtos, cobra um upgrade para um plano pago.
  • A WT11 oferece 15 dias grátis para você experimentar a plataforma antes de começar a cobrar pelo aluguel

Tudo vai depender de você e de como você prefere administrar sua loja virtual. Cada plataforma oferece pacotes diferentes que se encaixam em diferentes perfis de Ecommerce.

Como criar uma loja virtual de artesanato do zero? 

Se você não deseja ficar pagando mensalidade para ter sua loja virtual, uma opção mais a longo prazo é a aquisição de uma loja.

Isso é possível mesmo sem aquele conhecimento técnico que falamos anteriormente. Existem sites que oferecem esse serviço de venda de lojas virtuais, onde o cliente customiza apenas o necessário para mantê-la em funcionamento.

Nesses sistemas, não é difícil deixar a loja do jeitinho que você quiser. Como se tratam de sistemas visuais, na maioria das vezes basta clicar e arrastar para ter tudo à sua maneira.

Veja aqui algumas opções de sites que oferecem essa criação de loja virtual:

A Iluria, assim como a Box Loja e a Nuvemshop, também oferece um período gratuito de testes. De todas essas opções, no entanto, nós indicamos a Nuvemshop como a plataforma mais robusta para criação do seu Ecommerce de artesanato. 

Isso porque a plataforma oferece altos níveis de personalização, facilidade na gestão e integração com parceiros logísticos e de pagamento. 

Leitores do Ecommerce na Prática também podem aproveitar um desconto de 25% no primeiro pagamento de mensalidade. Para aproveitar, basta acessar o link. 

É uma plataforma mais completa que as anteriores, por isso apresenta um custo um pouco mais elevado. Mas para quem procura profissionalismo e credibilidade para o seu Ecommerce, é o lugar ideal para se criar uma loja virtual.

É possível ter uma loja de artesanato sem plataforma de Ecommerce? 

Caso você não esteja interessado em alugar uma loja virtual ou criá-la do zero, com o auxílio de uma plataforma de Ecommerce, temos ainda uma terceira opção: o WordPress. 

Essa é uma plataforma muito utilizada por blogueiros, mas que também apresenta funcionalidades interessantes para quem deseja fazer artesanato para vender na internet.  

O WordPress já é visto como uma das plataformas mais fáceis de se usar, por não necessitar de qualquer conhecimento de programação. Além disso, é gratuita, como a maioria dos plugins necessários para tornar a plataforma em um Ecommerce.

Para fazer isso é necessária a instalação de plugins de Ecommerce. Os mais comuns são o WooCommerce, Jigoshop e o WP E-Commerce. E todos eles são gratuitos.

Aqui estão algumas das funcionalidades que os plugins de Ecommerce adicionam ao WordPress:

  • Integração com facilitadores e gateways de pagamentos como PayPal, PagSeguro, Bcash e MOIP;
  • Integração de frete com os Correios;
  • Zoom nas imagens de produtos e outros recursos especiais;
  • Ferramentas de Cross Selling e Up Selling, dentre outros recursos de conversão;
  • Recursos de gerenciamento de vendas, estoques e pagamentos;
  • Recursos de SEO para Ecommerce;
  • Marketing Digital e Monitoramento de conversões

A grande maioria desses plugins e templates são gratuitos, mas alguns outros são pagos. É possível montar a loja somente com plugins gratuitos, mas a aquisição de alguns pagos vai deixar a plataforma com uma cara muito mais profissional, gerando maior credibilidade para o seu Ecommerce.

Vale lembrar que, ainda que o WordPress seja uma boa opção para quem está começando e não quer investir muito no negócio, ele requer um pouco mais de conhecimento técnico e pode apresentar limitações ao longo do tempo

Por isso, nós indicamos que, se você quer uma loja virtual própria, uma plataforma de Ecommerce é a opção mais inteligente a longo prazo. Este artigo pode te ajudar: Como Escolher uma Plataforma de Ecommerce: Guia Completo. 

Entenda a importância das redes sociais na venda de artesanato

As redes sociais vão ser muito importantes na divulgação do seu artesanato. Mas, nesse momento, vamos falar de como usá-las para vendas.

Facebook

No Facebook você tem a opção de criar uma página totalmente voltada para o seu negócio, completamente diferente do seu perfil pessoal.

É nela que seus consumidores vão conhecer a sua marca e ir atrás dos seus produtos.

Mas como fazer a página criada ganhar o alcance necessário para que as vendas comecem a acontecer? Não tem resposta certa para isso. A chave é produzir conteúdo regularmente e de boa qualidade. Assim você aumenta o tráfego da página e gera mais conversões.

Mas para quem está começando, é importante aumentar o alcance das publicações. Para isso é necessário um investimento, que varia de acordo com sua projeção de aumento das publicações.

Nesse artigo demos dicas de como vender no Facebook

Instagram

O Instagram é a rede social mais quente do momento. É a que ganha mais usuários e que mais vem crescendo nos últimos anos. E isso abriu um leque de oportunidades que antes não eram vistas pelos seus usuários.

É com certeza a melhor rede social para se divulgar e vender artesanato.

Isso porque é uma rede voltada totalmente para postagem de fotos. E qual o melhor jeito de divulgar um produto de artesanato? Através de fotos e vídeos.

O comércio eletrônico hoje é uma realidade no Instagram. A possibilidade de se comprar diretamente pela rede ainda não acontece, mas através dele são atraídos milhares de consumidores em potencial.

E como é feito isso? A opção de “arrastar para cima” que foi introduzida aos Stories faz com que a pessoa seja direcionada para qualquer site escolhido por quem publicou. É assim que milhares de empresas vêm usando o Instagram para divulgação e, posteriormente, conversão.

Aqui no blog também já falamos de como se vender no Instagram

Cuidados ao fazer a divulgação de artesanatos

Divulgar o seu artesanato não é simplesmente tirar fotos e sair postando nas redes sociais. Primeiro porque quem compra artesanato gosta de organização e é atraído principalmente pelo olhar.

Portanto é muito importante caprichar nas fotos. Mas só isso não é suficiente.

Quem compra artesanato geralmente tem interesse em saber a história por trás de cada elemento que compra. Tem gente que é mais ecológica, tem gente que gosta de materiais mais exóticos e por aí vai.

Por isso, na hora de divulgar o seu produto, fazer uma descrição completa de cada item a ser comercializado pode aumentar muito a chance dele ser vendido.

Informe o tipo de material utilizado, se é reciclado, se não é…

Fale sobre o processo que foi criar aquele item, quanto tempo levou, que ferramentas e técnicas usou…

As pessoas gostam de saber isso. E quando descobrirem o tamanho do tempo e dedicação que você levou para chegar àquele resultado, vai se sentir com mais vontade de adquirir o seu produto.

É tudo questão de saber vender o seu artesanato.

Como fazer a entrega do artesanato?

Como não se trata de qualquer tipo de produto, fazer o seu artesanato chegar inteiro ao seu cliente pode ser uma boa dor de cabeça.

Mas não precisa ser.

No começo, entregar pessoalmente as suas produções é um ótimo meio de fidelizar clientes, pois eles saberão a cara por trás de cada produto adquirido, conhecendo o artista pessoalmente.

Mas conforme as vendas forem aumentando, será impossível ficar encarregado de todo o despacho dos produtos. Por isso, é extremamente importante fazer um seguro para fretes.

Assim, você não fica refém dos serviços de entrega caso algum dos seus produtos seja danificado no caminho até os seus consumidores.

Não adianta fazer o artesanato mais bonito do mundo se, durante o caminho percorrido até o seu cliente ele vire uma verdadeira pilha de argila.

Quer fazer artesanato para vender na internet? O EnP vai te ajudar

Planejar é tão importante quanto agir. Por isso, se você já tem o sonho de abrir um negócio próprio e quer fazer artesanato para vender na internet, é hora de tirar sua ideia do papel de uma vez por todas.

Esse checklist, que usa como base o método de 6 etapas exclusivo do Ecommerce do Zero, te mostra os principais passos que deve seguir na hora de construir um Ecommerce. Para baixar gratuitamente, basta clicar no botão abaixo: