Qual é a melhor opção: empreender ou trabalhar? Não existe uma resposta certa ou errada para esta pergunta. Tudo depende da sua mentalidade e do seu estilo de vida. Contudo, alguns pontos podem – e devem – ser levantados quando há dúvidas entre empreender ou trabalhar para alguém. É sobre isso que falaremos neste artigo!

Quando se trata de decidir entre empreender ou trabalhar em uma empresa, é importante considerar as circunstâncias individuais da carreira e da vida pessoal. 

Falo isso porque, de fato, existem pontos positivos e negativos em ambas as opções e quem está buscando decidir qual caminho seguir precisa ficar atento a todos eles.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, fala sobre o assunto. Confira:

É possível ser bem-sucedido em ambos os caminhos?

É perfeitamente possível alcançar o sucesso tanto se escolher empreender quanto trabalhar como funcionário de uma empresa. O que você precisa entender é que o principal ponto para ser bem-sucedido é ser positivo e gostar do que faz. 

No empreendedorismo, o dinheiro não pode ser o seu único objetivo. A sua jornada precisa estar rodeada de outras metas e valores, pois o lucro é uma apenas consequência disso.

Na carreira executiva não é muito diferente. Os funcionários mais bem-sucedidos são aqueles que estão perfeitamente alinhados com as diretrizes da empresa.

Como eles estão sempre motivados e têm como objetivo o sucesso da empresa, o resultado financeiro aparece como modo de reconhecimento do trabalho.

É aquela relação de causa e consequência sobre a qual falei.

Ou seja, em ambos os casos (empreender ou trabalhar para alguém) é possível ser uma pessoa feliz e bem-sucedida.

Contudo, mesmo que o final da história possa ser o mesmo, há pontos no meio do caminho que devem ser observados. Dependendo do estilo de cada um, esses pontos podem ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Empreender ou trabalhar para alguém: o que considerar antes de decidir?

Como dito anteriormente, existem alguns questionamentos que você deve fazer a si mesmo para decidir se vai empreender ou trabalhar. São eles:

1 – Você busca estabilidade?

Uma das maiores diferenças entre a pessoa que quer empreender e aquele que vai trabalhar para alguém é a segurança e estabilidade que podem ter.

Enquanto o funcionário de empresa consegue ter relativamente uma ideia do seu futuro – com plano de carreira, salário e benefícios – o empreendedor não sabe, de fato, o que esperar. 

O sucesso da empresa depende diretamente do empreendedor por trás dela. Tem dias em que o negócio vai faturar mais, em outros menos, o que impacta nos ganhos do empresário.

Logo, a primeira coisa que você deve prestar atenção antes de decidir abrir um negócio é se segurança e estabilidade são fatores essenciais na sua vida. Não pode ter medo de arriscar e de apostar suas fichas na empresa.

Se você é daqueles que gosta de uma aventura e tem consciência de que o futuro é uma caixinha de surpresas, empreender pode ser para você.

Lembre-se que o sucesso para quem deseja empreender está atrelado à paixão depositada em todo o esforço para fazer o negócio dar certo.

Apesar de não ter segurança e estabilidade, o empreendedorismo reserva, para aqueles que amam o que fazem, uma experiência sensacional, o que é difícil de encontrar no mundo executivo.

💡 Já conhece a nossa Formação Consultor de Ecommerce? É uma forma de empreender e conquistar os melhores clientes do mercado, fechando contratos de R$ 6.000 ou mais!

2- Está disposto a correr riscos?

O segundo ponto que deve ser levado em consideração entre escolher o empreendedorismo ou o mundo corporativo é o nível de risco que cada um oferece.

No empreendedorismo, não existe nenhuma garantia de resultado. O negócio que faz sucesso hoje pode não fazer amanhã.

Afinal, o mercado está em constante mudança e os empreendedores precisam acompanhá-la para não ficarem para trás.

É claro que se a empresa estiver estável ou em crescimento, a tendência é que ela continue assim. Contudo, imprevistos acontecem. Quando as coisas começam a dar errado, o empreendedor tem que se virar para dar a volta por cima.

Na carreira executiva, por outro lado, o risco é menor. Mesmo se a empresa estiver em uma situação financeira ruim, você tem direito legal de receber o que foi estabelecido no seu contrato, além de seguro desemprego, etc.

Portanto, se você estiver pensando em abrir um negócio, precisa primeiro pensar se está realmente disposto a correr riscos. Se sim, então mergulhe de cabeça e dê o seu melhor, buscando sempre mais conhecimento e acompanhando as novas tendências do mercado para aplicar na sua marca.

3 – Vai se dedicar ao negócio se optar por empreender?

O último ponto que quero falar é sobre o nível de dificuldade que encontramos no empreendedorismo e no mundo executivo.

Quem tem seu próprio negócio sabe que a cabeça simplesmente não pára. A cabeça está focada no negócio 24 horas por dia, pensando em formas de aprimorar e alcançar maiores resultados. 

E esse aprimoramento constante requer estudo, acompanhamento… o empreendedor não pode se dar ao luxo de não prestar atenção no mercado.

Se está disposto a se dedicar desta forma, saiba que os frutos colhidos são incríveis.

Não estou falando apenas sobre ganho financeiro. A satisfação pessoal também é sem igual.

Sabe aquela famosa frase: “Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida”? É exatamente isso.

No fim das contas, todas as horas de sono perdidas e dificuldades enfrentadas serão compensadas, desde que você tenha o mindset certo para encarar toda barreira como oportunidade de aprendizado.

É possível ser bem-sucedido e feliz trabalhando para os outros. Contudo, é mais prazeroso saber que toda a  batalha durante a sua jornada no empreendedorismo resultou no sucesso que tem em mãos.

📚 Aproveite para ler também: Mindset empreendedor: o que fazem os negócios que vendem milhões? 

Comece a sua jornada empreendedora hoje!

Como você viu, existem algumas diferenças entre a jornada do empreendedor e a do executivo. No entanto, é possível alcançar o sucesso em ambos os mundos. Basta se esforçar muito e ir em busca dos seus objetivos com foco e resiliência.

Enquanto que o empreendedorismo é uma aventura em que não se sabe os rumos e destinos que nos esperam, o cenário corporativo acaba sendo mais previsível.

Se você é daqueles que gosta de novidades e de estar sempre aprendendo algo novo todos os dias, talvez abrir o próprio negócio seja uma boa opção.

Contudo, a abertura de um negócio próprio deve ser pensado com muita cautela para que o sonho de ser o próprio chefe não se transforme em um pesadelo.

Para te ajudar nesse processo, o Bruno de Oliveira, maior especialista em Ecommerce do país, gravou uma aula gratuita sobre o assunto! 

Nela, você vai ver o passo a passo para montar um Ecommerce, desde a escolha do produto até a validação e escala do negócio. 

Não perca essa oportunidade! Assista à aula gratuita do Bruno de Oliveira no link abaixo: