Para otimizar os processos da sua empresa e alcançar resultados muito mais relevantes, a Gestão Ágil pode ser uma opção imediata.

Isso porque, além de ser uma gestão simplificada, esse modelo inovador não foca em diversos detalhes que fazem parte do processo…

Muito pelo contrário… O objetivo da Gestão Ágil é focar principalmente nos resultados da empresa, com menos burocracia.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar o que é e como aplicar a Gestão Ágil na sua empresa a partir de hoje.

No vídeo de hoje, o Diego Ceciliano, sócio e COO do EnP, mostra  Como aplicar a Gestão Ágil na sua Empresa.

O que é Gestão Ágil? 

A Gestão Ágil nada mais é do que um modelo de gestão que possui uma maneira de pensar diferenciada dos outros modelos. 

Essa é uma abordagem simples de gerenciamento, a qual carrega diversas estruturas de trabalho, como por exemplo, as OKR’s (Objetivos e resultados chave).

Inclusive, as OKR’S são uma ótima estrutura de trabalho para empresas que também focam em resultados, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Aqui no EnP, nós aplicamos a estrutura de OKR’s que é separada por equipes, focando nos objetivos gerais da empresa. 

Mas isso não quer dizer que a Gestão Ágil seja contra a gestão tradicional que muitas empresas ainda apostam. 

Para falar a verdade, muitas empresas do mercado estão utilizando os dois tipos de abordagem para otimizar não só os resultados, mas também os processos. 

Só que isso só é feito quando faz sentido para a empresa no geral… 

E o que a Gestão Ágil representa? 

Esse modelo representa o seguinte cenário: equipes pequenas com colaboradores criativos e autônomos, preparados para acelerar os processos e focar nos resultados.

Já no modelo tradicional, as equipes são bem maiores, mais estruturadas e com planejamentos robustos, focando na execução.

Esse é um mindset diferenciado! 

Portanto, se você quer aplicar a Gestão Ágil na sua empresa, nós trouxemos uma estrutura de trabalho baseada nessa abordagem... 

Leia também: OKR: Conheça a Fórmula da Google para Gestão do Negócio

Backlog para a Gestão Ágil

Você vai preencher o Backlog, que nada mais é do que um mapeamento de todas ações e iniciativas que você vai fazer hoje, na semana ou daqui a 3 meses.

A ideia é que você coloque isso em um lugar visível e de fácil acesso para fazer o acompanhamento. 

Por exemplo, você pode pegar um quadro e dividi-lo em 4 partes: a primeira é o Backlog para pôr as ações. As outras três serão divididas em “a fazer”, “fazendo” e “feito”.

Você poderá preencher esses 3 quadrinhos com as ações que precisam ser feitas, as que estão sendo feitas e as que já foram feitas.

Inclusive, você pode preencher com post-it para ficar mais fácil de reutilizar o quadro. 

Depois, você precisa delegar as tarefas que colocou no Backlog para o colaborador capacitado para realizar a tarefa solicitada. 

Se você tem uma equipe, já repasse a tarefa adiante, estipule uma data de entrega final e, principalmente, realize reuniões mensais ou semanais de acompanhamento. 

Dessa forma, você vai conseguir acompanhar o processo de perto, mas sem precisar interferir no modo como o colaborador prefere levar o projeto. 

Caso necessário, você pode fazer uma reunião diária de apenas 15 minutos para acompanhar a evolução do projeto. E essa reunião pode ser baseada em 3 perguntas rápidas e objetivas: 

  • Qual é a novidade?
  • Qual é a meta de hoje?
  • Onde está preso?

Essa é uma maneira de ficar por dentro do que está acontecendo, entender o andamento do projeto e ainda oferecer feedbacks objetivos para evolução do trabalho do colaborador. 

E você pode dividir o Backlog entre os setores da sua empresa (financeiro, conteúdo, marketing, atendimento…) e criar indicadores chave para cada um deles.

Portanto, acompanhe a evolução de todas as ações e iniciativas, além, é claro, de sempre atualizar o backlog com novas ideias para ter uma Gestão Ágil e mais eficiente.

E as dicas não param por aqui… 

Mas só quem assina o Ecommerce na Prática tem acesso a muitos outros conteúdos sobre o mundo do empreendedorismo! 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!