A solução tem como objetivo facilitar a gestão das vendas online e, por enquanto, está disponível apenas para pequenas e médias farmácias. Mais de 12 mil estabelecimentos já estão cadastrados. 

No dia 18 de maio de 2023, o Google Brasil e a startup Napp anunciaram o lançamento de uma plataforma gratuita, voltada para ajudar pequenas e médias empresas a digitalizarem seus negócios e venderem na internet

A parceria entre as duas empresas visa oferecer uma maneira fácil e gratuita de colocar varejistas físicos com baixa maturidade digital em plataformas online.

A plataforma tem como objetivo principal oferecer presença online para pequenas empresas, focando especialmente nos microempresários. A ideia é facilitar o cadastro de produtos e todos os processos envolvidos na venda pela internet. 

Inicialmente, o projeto vai se concentrar nas farmácias, mas há planos de expandir para outros setores nos próximos anos.

Até o presente momento, mais de 12 mil farmácias já estão cadastradas na plataforma. A expectativa é que o número de empresas alcançadas chegue aos milhares até o fim de 2023. 

Como funciona? 

A principal vantagem oferecida pela Plataforma Napp, segundo o executivo da empresa, é a facilidade de cadastro e controle de estoque proporcionada aos varejistas do setor farmacêutico. A plataforma utiliza dados de medicamentos acumulados ao longo dos anos pela Napp, o que significa que o esforço de cadastramento por parte dos lojistas é mínimo.

Inicialmente, a Napp e seus parceiros, chamados de "software houses", estão buscando ativamente farmácias interessadas em aderir à plataforma. Essas farmácias são cadastradas na plataforma e recebem instruções para instalação e preenchimento de cadastros remotamente.

Dentre as funcionalidades oferecidas para os negócios farmacêuticos estão uma base de dados com informações sobre produtos, incluindo fotos, bulas e descrições de produto

A plataforma também fornece aos empreendedores alertas de reposição de estoque, insights sobre preferências do cliente, tendências de consumo e comparação de preços com concorrentes locais, mantendo os dados anonimizados, de acordo com as orientações da LGPD.

Google e Napp lançam plataforma

Segundo Bruno Zenatte, sócio e COO da Napp, a praticidade foi um fator fundamental no desenvolvimento da tecnologia. Com apenas cinco cliques, os empreendedores podem criar anúncios no Google com base nos insights de estoque e preferências do cliente gerados pela plataforma.

Para os estabelecimentos que já possuem um nível um pouco mais avançado de transformação digital, a plataforma promete integração com alguns marketplaces e plataformas de Ecommerce, como a Nuvemshop, além de sistemas de gestão.

Ainda que o número de farmácias cadastradas esteja nos milhares, ainda há um longo caminho a ser percorrido, já que existem cerca de 84 mil farmácias no Brasil. 

Por que a plataforma está sendo testada em farmácias? 

A escolha inicial pelas farmácias se deve ao fato de ser um setor com baixa digitalização, especialmente quando se trata de estabelecimentos familiares ou redes regionais.

Devido ao reconhecimento do potencial do setor em impulsionar a digitalização e adoção de novas tecnologias, as farmácias foram selecionadas como pioneiras para testar a plataforma.

De acordo com Zenatte, a plataforma tem recebido bons feedbacks de seus primeiros usuários e a intenção é expandi-la para outros segmentos. Tanto que o Google e a Napp manifestaram o seu interesse em expandir a plataforma antes de 2024, ainda que não tenham especificado quais setores receberiam a plataforma. 

E o que o Google ganha com essa plataforma?

Embora a utilização da plataforma seja gratuita para os empreendedores, o Google acredita que isso resultará na fidelização dos usuários e, consequentemente, no uso de serviços pagos, como os anúncios do Google Ads.

Além disso, a Plataforma Napp é uma iniciativa que visa fortalecer os pequenos negócios locais, permitindo que eles sejam encontrados pelos consumidores de forma geolocalizada nos resultados de busca do Google. 

Quais são as possibilidades oferecidas pela plataforma Napp para os empreendedores?

Com a plataforma Napp, os empreendedores terão acesso a uma variedade de produtos do Google, apresentados em abas simples e fáceis de navegar. Veja o que eles poderão fazer:

  • Cadastrar automaticamente os produtos do estoque da loja física no Google: com apenas alguns cliques, o empreendedor poderá cadastrar todos os produtos disponíveis em sua loja física diretamente no Google, aumentando sua visibilidade online;
  • Acesso ao Painel de Mercado da Napp: a plataforma oferece um painel exclusivo de mercado, em que a empresa cadastrada receberá dicas de negócios, poderá comparar preços de produtos e analisar o desempenho em relação aos concorrentes da região;
  • Atualização do Perfil da Empresa e gerenciamento de produtos: a plataforma permite a atualização fácil das informações comerciais no Perfil da Empresa, garantindo que os dados estejam sempre atualizados para os clientes. Além disso, o empreendedor poderá gerenciar seus produtos no Merchant Center;
  • Acesso a conteúdos educacionais exclusivos: a plataforma Napp disponibiliza conteúdos educacionais exclusivos do Google, oferecendo sugestões valiosas para alavancar as vendas e impulsionar o sucesso do negócio;
  • Insights e tendências de mercado: por meio das campanhas realizadas no Google Ads, o empreendedor terá acesso a insights e tendências de mercado atualizadas. Essas informações serão fundamentais para acompanhar as principais informações do dia, como avaliações, mensagens e interações com os clientes;
  • Criação simplificada de campanhas de anúncios inteligentes: a plataforma Napp facilita a criação de campanhas publicitárias inteligentes, permitindo que o empreendedor promova seu estoque e sua loja física de maneira eficiente e com suporte em todas as etapas do processo;
  • Interação com os clientes através do Business Messages: o empreendedor poderá utilizar o Business Messages para se comunicar de forma direta e eficaz com seus clientes, fornecendo um canal de atendimento e suporte personalizado;
  • Criação de um site personalizado: com a plataforma, o empreendedor poderá criar seu próprio site de forma descomplicada, promovendo seus serviços e produtos de maneira profissional e atraente.

Com todas essas ferramentas e recursos à disposição, os empreendedores poderão impulsionar sua presença online, atrair mais clientes e fortalecer seus negócios de maneira eficaz e simplificada. 

Google e Napp lançam plataforma

Como posso acessar a plataforma?

No momento, as empresas que desejam aproveitar os benefícios da nova plataforma podem se inscrever facilmente através do site da Napp Solutions. Depois do cadastro, cada pequena e média empresa passa por um processo de integração simplificado e independente à plataforma.

Além disso, as PMEs que não estão no setor farmacêutico também têm a oportunidade de se cadastrar no site para receberem notificações assim que a plataforma estiver disponível para o seu segmento. Dessa forma, elas poderão aproveitar todas as vantagens oferecidas pela plataforma, impulsionando sua presença online e aprimorando suas estratégias de negócios.

O cadastro é simples e rápido, permitindo que as empresas de diferentes setores tenham acesso às ferramentas e recursos disponibilizados pela plataforma. É uma oportunidade valiosa para expandir sua presença digital, alcançar um público mais amplo e fortalecer suas operações comerciais.

Quer vender na internet, mas não sabe como começar?

Como você já sabe, vender na internet é mais do que um mero luxo para empresas – é uma necessidade. Cada vez mais, o online é o canal de vendas que permite a expansão do público e o aumento exponencial das vendas. 

O grande problema, sobretudo para empresas que nunca consideraram o digital como canal de vendas, é que dar os primeiros passos pode ser um tanto confuso. Afinal, qual plataforma escolher? Como cadastrar produtos? Como gerenciar a logística? 

Ao longo dos nossos anos de experiência, vimos muitas empresas com grande potencial ficarem presas nas primeiras etapas. Foi por isso que criamos o treinamento Loja Virtual do Zero, no qual te ensinamos como tirar o seu negócio do papel, desde os primeiros passos. 

O curso completo – junto com centenas de outras aulas e treinamentos – estão disponíveis na nossa plataforma de educação. Assine agora e comece seus estudos: 

Perguntas Frequentes

O que é a plataforma Napp?

A plataforma Napp é uma parceria entre o Google Brasil e a startup Napp, lançada com o objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a digitalizarem seus negócios e venderem na internet.

Para que serve a plataforma Napp?

A plataforma Napp serve para facilitar a gestão das vendas online para pequenas e médias empresas, fornecendo presença online, cadastro de produtos, controle de estoque, insights sobre preferências do cliente, tendências de consumo e comparação de preços com concorrentes locais.

O que empreendedores podem fazer com a plataforma Napp?

Com a plataforma Napp, os empreendedores podem cadastrar automaticamente os produtos do estoque da loja física no Google, acessar um painel de mercado com dicas de negócios, atualizar o perfil da empresa, gerenciar produtos, obter insights e mais.