O ponto de coleta Mercado Livre é um espaço para intermediação entre o vendedor do Mercado Livre e a empresa que fica responsável pela entrega dos pedidos feitos na plataforma. É uma opção que tem ganhado cada vez mais espaço entre os empreendedores.


MLZ

Temos certeza de que você já conhece o Mercado Livre. Afinal de contas, este é o maior marketplace da América Latina, acumulando mais de 10 milhões de vendedores e 211 milhões de usuários. Não à toa, ele é o marketplace preferido de 13% das pessoas que já têm loja virtual, de acordo com dados do NuvemCommerce.

Mas existe uma faceta do marketplace que poucos conhecem... Você já pensou, por exemplo, em como tornar a sua empresa um ponto de coleta Mercado Livre? 

Pois saiba que essa é uma opção (e muito vantajosa, por sinal)! 

Sendo assim, neste artigo, vamos te falar todos os detalhes sobre como se tornar um ponto de coleta Mercado Livre, quais os requisitos desse sistema e os benefícios que sua empresa pode colher fazendo isso. 

Para começar, assista ao vídeo abaixo, no qual explicamos o que são os pontos de coleta do Mercado Livre, vantagens e como usá-los em sua loja virtual.

O que é o ponto de coleta Mercado Livre? 

O ponto de coleta Mercado Livre nada mais é do que um espaço de intermediação entre o vendedor do Mercado Livre e a empresa responsável pela entrega da mercadoria

Funciona mais ou menos assim:Funciona mais ou menos assim: um lojista do Mercado Livre efetua uma venda e, ao invés de despachar a encomenda pelos Correios, ou esperar pela coleta em seu próprio estabelecimento, ele deixa o pacote nas dependências de uma empresa – que pode ser uma loja física, por exemplo – esperando pela coleta da transportadora.

Claro que, para que isso funcione bem, tanto o lojista, quanto o ponto de coleta precisam estar geograficamente próximos. 

Sendo assim, uma empresa que funciona como ponto de coleta Mercado Livre não tem a responsabilidade de entregar o produto para o cliente final, apenas de armazenar os pacotes até que eles sejam recolhidos pela transportadora

Quanto ganha um ponto de coleta do Mercado Livre?

Empresas que servem de ponto de coleta Mercado Livre ganham, em média, de R$ 0,50 a R$ 0,60 por cada produto entregue à transportadora. Essa quantia vai depender, por exemplo, dos parceiros logísticos da sua empresa, dos tipos de pacotes, dentre outras variáveis. 

Ainda que este pareça um valor pequeno, é importante notar que localizações centrais, que contam com alta demanda podem chegar a lidar com milhares de pacotes, todos os meses. Nada mal para quem procura uma renda extra para investir, não é mesmo?  

💡Falando em investimento no Ecommerce, temos um artigo bem completo que fala só sobre esse assunto. Leia aqui: Como investir dinheiro com CNPJ e aumentar o caixa do seu negócio.  

Como transformar sua loja em um ponto de coleta Mercado Livre?

Veja agora o passo a passo para transformar a sua loja física em um ponto de coleta do Mercado Livre: 

  • Acesse “kangu.com.br/seja-um-ponto-kangu/” via computador ou celular;
  • Clique em “Pré-cadastro”;
  • Preencha o formulário com os dados da empresa;
  • Selecione “Enviar”.

Depois de completar esse processo, a equipe da Kangu analisa o pedido e, caso decida seguir com o processo de cadastro, retorna o contato em até sete dias úteis. 

Nem todas as empresas, no entanto, estão aptas a se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre. A seguir, veja os principais requisitos para colocar este plano em prática. 

Requisitos para ser um ponto de coleta do Mercado Livre

O Mercado Livre conta com milhões de lojistas e, ainda mais importante, milhões de compradores. Isso quer dizer que o volume de vendas que ocorre na plataforma é altíssimo, tornando-se uma ótima oportunidade para empresas que desejam ser um ponto de coleta. 

Antes de mais nada, precisamos reforçar que para ser um ponto de coleta Mercado Livre, você precisa ter uma empresa com instalações físicas. Não é possível, por exemplo, alugar um espaço exclusivo para esse fim, ou receber encomendas em casa. 

Se o seu negócio já atende a esse requisito, vamos descobrir agora quais os outros itens que você precisa ter para se tornar um ponto de coleta para este que é um dos maiores marketplaces do Brasil. Veja: 

1. Possuir uma conta bancária em nome de pessoa jurídica

Infelizmente, não é possível tornar-se um ponto de coleta do Mercado Livre apenas com um CPF. Isso quer dizer que você precisa ter uma conta bancária no nome da sua empresa, ou seja, com CNPJ.  

Um dos pontos positivos é que, se a sua empresa já tem essa conta bancária, é possível receber os valores por meio dela, sem a necessidade de criar uma nova.

Vale lembrar que ter uma conta vinculada ao CNPJ da sua empresa é muito importante ao empreender, uma vez que as suas finanças pessoais e profissionais devem estar separadas.  Esse é um dos principais passos para ter um negócio de sucesso! 

💸 Falando em questões financeiras, vamos deixar este artigo aqui, que pode ser útil: 7 Maiores Erros de Gestão Financeira no Ecommerce 

2. Ter um estoque físico, com espaço amplo para armazenamento de produtos

Nós falamos bastante sobre como o ponto de coleta pode funcionar dentro das dependências da sua própria empresa, mas é importante dizer que as encomendas não podem ficar armazenadas em qualquer lugar. 

É preciso que a sua empresa tenha o espaço correto para armazenar os pacotes e suportar toda a demanda. Vale lembrar também que a organização é essencial, afinal de contas, a transportadora fará a coleta dos itens e precisa de agilidade na entrega dos produtos. 

🛒 Leia também: 600 Produtos Mais Vendidos no Mercado Livre (e na Internet).

3. Ser fácil de encontrar

De nada adianta abrir a sua loja para ser um ponto de coleta do Mercado Livre sem levar em consideração a sua localização. No fim das contas, para atrair muitos lojistas, sua empresa precisa estar localizada numa rua de fácil acesso, em uma região central.

Se a localização tiver serviços de transporte público por perto, melhor ainda! Tudo isso vai contribuir para atrair lojistas e, claro, trazer mais pacotes para sua empresa. Todo mundo ganha. 

Outro ponto importante é que a sua empresa precisa funcionar dentro dos horários comerciais, ou seja, de segunda à sexta, das 9h às 18h. 

💰 Leia também: Comissão e taxas para vender no Mercado Livre [GUIA 2023]

4. Contar com uma parceria com transportadora

Outro requisito para ser um ponto de coleta do Mercado Livre é ter uma transportadora como parceira. É necessário, portanto, fazer um pré-cadastro no site de uma transportadora, preencher todos os dados e aguardar pela análise da empresa.

Essa companhia vai buscar informações sobre o volume de vendas naquela região, por exemplo. Isso ajuda a entender se aquele é um espaço vantajoso, ou não, para criação de um ponto de coleta. 

Feito esse processo, a sua empresa recebe um contato da transportadora e, se tudo estiver certinho, vocês passam a ter uma parceira que possibilita a criação de um ponto de retirada. 

Aqui no Ecommerce na Prática, indicamos a Kangu como uma boa plataforma para escolher transportadoras parceiras. Ela é, hoje, responsável pela maioria dos envios do Mercado Livre, além de oferecer bons preços, parcerias com outras empresas logísticas e muita agilidade no atendimento.

Dito isso, nós encorajamos que você faça a sua própria pesquisa e decida por si mesmo qual transportadora mais faz sentido de ter como parceira.  

👉 Leia também: Programa Decola Mercado Livre: o que é e como participar?

5. Ter um celular com acesso à internet

Pode parecer algo básico ter um celular com acesso à internet, mas, quando falamos em como ser um ponto de coleta do Mercado Livre, isso é essencial.

Isso porque você pode baixar o aplicativo da Kangu, ou de outra transportadora que for trabalhar, e fazer todo o gerenciamento das mercadorias que chegam e saem do seu ponto de coleta.

O bom do aplicativo é que ele também ajuda a transportadora a ter uma visão sobre os movimentos do seu ponto. Interessante, não é?

Quais os tipos de produtos que um ponto de coleta Mercado Livre pode receber?

Muitas pessoas ficam receosas de transformar o espaço físico de sua empresa em um ponto de coleta para o Mercado Livre porque não sabem quais os tipos de produtos que podem ser recebidos.

No entanto, esse não é um fator que deve te preocupar, afinal, os itens enviados pelo Mercado Envios seguem um padrão claro: têm dimensões de até 200 cm no maior lado ou 300 cm na soma de todos os lados. 

Existem, ainda, algumas regras de produtos que não podem ser enviados. Algumas delas são:

  • Pacotes molhados, avariados ou em mau estado de conservação; 
  • Itens mal embalados;
  • Produtos sem etiqueta, com mais de uma etiqueta ou com etiqueta coberta, avariada e dobrada.

Vantagens em ser um ponto de coleta do Mercado Livre

O principal motivo pelo qual empresas se interessam pelo serviço de ponto de coleta Mercado Livre é o ganho financeiro, é claro. Como explicamos nos tópicos anteriores, o volume de vendas no marketplace é gigante!

Essa realidade torna este um arranjo muito lucrativo para empresas que têm um espaço extra e querem fazer uma renda adicional sem ter muito trabalho.  

Mas, não se engane, essa não é a única vantagem desse tipo de parceria. A sua empresa também pode ganhar em muitas outras áreas. Falaremos sobre os outros benefícios de ser um ponto de coleta agora: 

1. Mais visibilidade para seu negócio

Ao se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre, sua loja se torna um ponto de retirada de encomendas para compradores que realizam suas compras pela plataforma. Isso significa que, naturalmente, mais pessoas irão visitar sua loja, aumentando o fluxo de pessoas dentro do seu estabelecimento. 

Esse aumento de pessoas pode gerar um aumento de vendas, já que os compradores que vão retirar suas encomendas podem se interessar por outros produtos que sua loja oferece.

É importante destacar que a quantidade de pessoas que irão visitar sua loja pode variar de acordo com a localização da sua loja e com o volume de vendas realizadas pelo Mercado Livre na sua região. Por isso, é importante estar atento a esses fatores e avaliar se se tornar um ponto de coleta é uma opção viável para sua loja.

2. Ótimo custo-benefício

Uma das grandes vantagens de se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre é o ótimo custo-benefício que essa opção oferece. O processo é totalmente gratuito e não há nenhum tipo de taxa ou comissão para o lojista. 

Além disso, o Mercado Livre oferece um serviço de logística integrada para as entregas das encomendas, o que pode ser uma ótima opção para quem quer otimizar o tempo e diminuir custos de logística.

Ou seja, se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre é uma opção que pode trazer benefícios tanto para o fluxo de pessoas dentro da sua loja quanto para os custos de logística da sua empresa. E o melhor: tudo isso sem nenhum tipo de custo adicional.

3. Ganhos financeiros

Outra grande vantagem de se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre é a adição de uma renda extra para investir no seu negócio ou cobrir gastos. 

Como o processo é simples e não requer nenhum tipo de investimento inicial, o dinheiro arrecadado com as retiradas pode ser uma ótima opção para investir em melhorias na loja, por exemplo.

Além disso, o fato de ser um ponto de coleta pode atrair novos clientes para sua loja, o que pode gerar um aumento de vendas e, consequentemente, um aumento de lucro.

4. Não requer investimento inicial

Um dos grandes benefícios de se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre é que não é necessário nenhum tipo de investimento inicial. 

Todo o processo de cadastro e aprovação é gratuito e não há nenhum tipo de custo adicional para se tornar um ponto de coleta. Isso faz com que essa seja uma opção bastante acessível para lojistas que buscam novas formas de aumentar seu faturamento.

O fato de não requerer nenhum tipo de investimento inicial também reduz os riscos para o lojista. Isso porque, se por algum motivo a opção de se tornar um ponto de coleta não funcionar para sua loja, não haverá nenhum prejuízo financeiro. Por outro lado, se a opção funcionar bem, o lojista pode se beneficiar das vantagens mencionadas anteriormente.

5. Processo simples e sem muita burocracia

Como mencionado anteriormente, se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre é um processo simples. O lojista precisa apenas preencher o formulário de cadastro no site do Mercado Livre e aguardar a aprovação. Após a aprovação, o lojista receberá um kit de materiais com informações sobre o processo de retirada de encomendas e poderá começar a receber os compradores em sua loja.

Além disso, o processo de retirada de encomendas é bastante simples e pode ser facilmente integrado à rotina da loja. 

O Mercado Livre oferece um sistema de gestão de entregas que permite ao lojista ter controle sobre as encomendas que chegam à sua loja, tornando todo o processo mais organizado e eficiente.

Como fazer envios pelo ponto de coleta Mercado Livre? 

Para fazer envios pelo ponto de coleta do Mercado Livre, o comprador deve selecionar essa opção ao finalizar a compra. Após a compra ser confirmada, o vendedor irá despachar o produto para o ponto de coleta selecionado pelo comprador. 

Ao chegar no ponto de coleta, o comprador deve apresentar seu documento de identificação e o código de retirada fornecido pelo Mercado Livre para retirar a encomenda.

É importante ressaltar que o vendedor é responsável por enviar o produto para o ponto de coleta e deve seguir as instruções de embalagem e envio do Mercado Livre para garantir que a encomenda chegue em boas condições.

Como encontrar pontos de coleta do Mercado Livre?

Para encontrar pontos de coleta do Mercado Livre, o comprador pode seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do Mercado Livre e faça login em sua conta;
  • Selecione o produto desejado e verifique se o vendedor oferece a opção de ponto de coleta;
  • Caso o vendedor ofereça essa opção, o comprador poderá selecionar o ponto de coleta mais próximo de sua localização;
  • Caso o vendedor não ofereça a opção de ponto de coleta, o comprador poderá verificar outros vendedores que ofereçam essa opção.

Além disso, o Mercado Livre oferece a opção de buscar pontos de coleta por localização em seu site. Basta acessar a página "Pontos de coleta" e inserir sua localização para ver os pontos disponíveis na região.

Venda R$ 18,5 mil ou mais todos os meses no Mercado Livre!

Gostou de entender mais sobre os pontos de coleta Mercado Livre? Neste artigo, explicamos como a sua empresa pode se tornar uma parceira logística deste grande marketplace e lucrar, mesmo sem vender na plataforma. 

Essa é, entretanto, apenas uma das maneiras de se ganhar dinheiro com o Mercado Livre. Você já pensou no quão lucrativo pode ser comercializar os seus produtos na plataforma? 

Esse é um dos maiores marketplaces do Brasil, não à toa. Sua estrutura é especialmente planejada para ajudar pequenos e médios empreendedores a alcançarem novos públicos e aumentarem suas vendas. 

Se você, assim como os 10 milhões de lojistas do Mercado Livre, quer lucrar com a plataforma, o nosso curso Mercado Livre do Zero pode ajudar! 

Nessas aulas você aprenderá todos os processos para começar a vender no Mercado Livre e lucrar muito.

Para assistir, basta assinar o Ecommerce na Prática, clicando aqui:

Perguntas Frequentes

O que é um ponto de coleta Mercado Livre?

O ponto de coleta Mercado Livre nada mais é do que um espaço de intermediação entre o vendedor do Mercado Livre e a empresa responsável pela entrega da mercadoria.

Como funciona um ponto de coleta?

Funciona mais ou menos assim: um lojista do Mercado Livre efetua uma venda e, ao invés de despachar a encomenda pelos Correios, ou esperar pela coleta em seu próprio estabelecimento, ele deixa o pacote nas dependências de sua empresa, esperando pela empresa de logística.

Quais são as vantagens de ser um ponto de coleta?

O principal motivo pelo qual empresas se interessam pelo serviço de ponto de coleta Mercado Livre é o ganho financeiro, mas existem outras vantagens como o aumento de fluxo de pessoas dentro da sua loja e a adição de uma renda extra para investir no negócio ou cobrir gastos.