Você já pensou em como montar uma papelaria online? Blocos de anotações, canetas, lapiseiras, livros… o mundo da papelaria é um que encanta pessoas de todas as idades e tem tudo para ser uma excelente opção de negócio.

De acordo com estudo da Nuvemshop, o valor médio gasto em papelarias online aumentou 38% nas primeiras semanas de janeiro de 2022. E o mercado não para de crescer! 

Por isso, se você quer algumas dicas para começar neste lucrativo segmento, este artigo pode ser muito útil.Antes, vamos te apresentar um vídeo completo sobre o assunto. Nele, a Babi Tonhela, especialista e consultora de Ecommerce, ensina como montar uma papelaria online com um plano de negócios completo. Assista:

Como montar uma papelaria online: 12 passos

Não é novidade para ninguém que o segmento de papelaria tem se tornado um dos mais lucrativos dos últimos anos. Com a popularização do home office, cada vez mais pessoas precisaram adaptar espaços domésticos para trabalhar. E isso, claro, envolve a compra de itens de papelaria diversos… 

E, somado a isso, popularizaram-se também as lojas virtuais. Segundo o relatório Webshoppers 47, as vendas online bateram um recorde em 2022, atingindo um faturamento de R$ 262,7 bilhões, o que representa um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esses dados, então, nos levam à seguinte pergunta: como montar uma papelaria online e entrar de vez neste segmento? Nos próximos tópicos nós compartilhamos com você um passo a passo testado e aprovado por muitos empreendedores do setor de papelaria. Veja:

1. Defina a sua persona

O primeiro passo de como montar uma papelaria online é definir a persona, que nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal. É aquela pessoa que ama os seus produtos e fala bem da sua empresa para outras pessoas.

A ideia é que você consiga alcançar esses clientes, atraindo-os para sua loja e aumentando o número de vendas. Mas é importante que você tenha essa persona muito bem definida.

Um exemplo de persona é o seguinte: 

  • Mulheres de 18 a 30 anos que moram nas capitais do Brasil, são estudantes universitárias e buscam por produtos de papelaria que ajudam na organização das tarefas diárias relacionadas aos estudos e também ao trabalho. Elas gostam de acompanhar conteúdos de lojas de papelaria e estão conectadas com esses perfis no Instagram.

Acreditamos que, com esse exemplo, você já consegue ter um norte para criar a sua própria persona. Caso não tenha, você pode fazer pesquisas nas redes sociais para descobrir essas informações e, como guia, pode montá-la utilizando um mapa da empatia. Lembre-se: quanto mais informações relevantes você tiver, mais fácil será de construir essa persona. 

Mas por que ter uma persona é importante?

Pensar em uma persona é fundamental, pois é com ela que você vai entender a melhor maneira para se comunicar com o público ideal e vender na internet

O objetivo é conhecer bem o seu público, quais canais de venda ele utiliza para comprar na internet… Dessa forma, você consegue alinhar a comunicação da sua empresa para falar com o cliente ideal.

Nós falamos mais sobre isso neste artigo aqui: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo.

2. Escolha o nome da sua papelaria online

Não existe um momento perfeito para definir o nome da sua papelaria online. Faça essa tarefa quando a inspiração chegar. Aqui vão algumas dicas que podem ser de grande ajuda: 

  • Procure por nomes objetivos e simples;
  • Procure por nomes fáceis de memorizar;
  • Procure por nomes que tenham ligação com o seu segmento;
  • Use a sua criatividade.

3. Defina os seus produtos

Na hora de escolher quais produtos você vai vender na sua papelaria online, é importante segmentar o máximo possível. Um erro comum no Ecommerce cometido por empreendedores que estão começando é tentar vender o máximo de produtos possível e para o máximo possível de pessoas. 

Parece estranho dizer isso, mas a nossa experiência diz que o contrário funciona melhor: o foco deve ser segmentar produtos e encontrar um público nichado (reduzido), mas fiel e altamente qualificado.  

Selecionamos algumas sugestões de produtos para te inspirar: 

  • Tintas e quadros;
  • Planners e cadernos;
  • Canetas e bloco de notas;
  • Decoração para escritório;
  • Marcadores e marca-texto;
  • Mochilas e lancheiras;
  • Estojos.

Aproveite para ler: O que as pessoas mais compram na internet? 91 produtos em alta [2023]

4. Escolha o seu nicho de mercado atentamente

Pode parecer um pouco estranho quando se trata de papelaria, mas é possível sim escolher um nicho de mercado específico para começar a vender na internet do jeito certo. Por exemplo, existem papelarias focadas em vendas de planners personalizados, materiais para pintura, materiais de escritório, material escolar, etc.

Esses são alguns que conseguimos dividir para facilitar a sua escolha. E recomendamos que, no início, você aposte apenas em um nicho de produtos. É bem provável que agora você queira abraçar mais de um para atingir o máximo de clientes possíveis… 

Mas é melhor segmentar o seu catálogo de produtos por enquanto, pelo menos antes de consolidar e validar o seu negócio. 

Outra dica é que você pode buscar por mais nichos/produtos dentro do Mercado Livre Tendências ou no Google Trends, pois nessas ferramentas é possível encontrar os produtos mais buscados na internet pelos usuários.

Mas atenção: leve em consideração também o seu gosto pessoal, escolhendo o nicho que você mais tem familiaridade e realmente gosta de trabalhar. Pode ter certeza que isso vai te ajudar a vender mais – e do jeito certo!

✍️ Conheça um dos casos de sucesso do Ecommerce na Prática dentro do segmento de papelaria: Ele teve um começo difícil e hoje tem faturamento de R$ 200 mil

5. Selecione os melhores fornecedores

Se você quer saber como montar uma papelaria online, é preciso entender uma coisa: um bom negócio não é capaz de oferecer um serviço de qualidade para seus clientes se não tiver bons fornecedores. Isso porque são eles que controlam prazos de entrega, qualidade dos materiais e várias outras variáveis importantes para o empreendimento. 

Nosso conselho é que você tenha ao menos 3 opções de fornecedores. Assim, caso o primeiro não consiga cumprir o serviço, você terá outras opções para suprir a sua demanda naquele momento.

Selecionamos algumas boas práticas para procurar por fornecedores:

  • Pesquisa no Google;
  • Comunidades no Facebook;
  • Marketplaces e redes sociais;
  • Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
  • Buscando o fornecedor dos seus concorrentes.

Temos um artigo que pode ajudar nesse momento: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

6. Tire boas fotos dos produtos

Tirar boas fotos dos seus produtos é essencial para destacá-los em sua loja online. Para isso, é importante usar uma câmera de qualidade ou um smartphone com uma boa câmera e escolher um local bem iluminado. 

Além disso, tire fotos de diferentes ângulos para mostrar o produto de todos os lados, destacando os detalhes importantes do produto. Use um fundo branco e edite as fotos para melhorar a qualidade e corrigir possíveis imperfeições.

Aproveite para ler: Fotografia para Ecommerce: 10 dicas para fazer fotos incríveis de produtos

7. Crie boas descrições para os produtos

Outro passo importante é fazer boas descrições de produtos a fim de ajudar seus clientes a entender o que eles estão comprando. Use uma linguagem clara para descrever o produto, destacando as principais características e benefícios, como tamanho, cor, material e outras informações relevantes. 
Além disso, insira palavras-chave relevantes para ajudar na otimização de mecanismos de busca e inclua informações sobre garantias, políticas de devolução e envio. Lembre-se de usar uma linguagem que seja adequada ao seu público-alvo, para que suas descrições sejam mais eficazes.

8. Defina as ofertas e os valores da sua loja

Definir os valores de venda da sua papelaria online é um cálculo que leva em consideração muitos fatores, como o poder aquisitivo da sua persona, o preço dos seus fornecedores, a qualidade dos materiais, originalidade dos produtos e por aí vai… 

Também é interessante procurar alternativas para estimular o consumo, como conjuntos, kits de produtos e vendas casadas. No ramo da papelaria, essas estratégias costumam funcionar muito bem… 

Temos um artigo específico sobre precificação, leia quando puder: Precificação de produtos ddo zero: saiba como fazer.  

9. Monte a sua estrutura

Um dos passos mais importantes de como montar uma papelaria online é a estrutura do negócio. 

Para a estrutura de uma papelaria online, basta garantir que o sistema do seu Ecommerce funcione bem, pois é ali que você vai cadastrar produtos, integrar canais de venda, emitir notas fiscais… 

A estrutura da sua papelaria precisa, por exemplo, de um Sistema de Gestão ERP, uma plataforma de Ecommerce, perfil nas principais redes sociais para o seu público – para o segmento de papelaria, as redes mais fortes costumam ser o Instagram e o Pinterest – e conta em marketplaces.

Como plataforma de Ecommerce, nós do Ecommerce na Prática indicamos a Nuvemshop. Essa é uma plataforma líder na América Latina e, além de oferecer integração com os principais parceiros comerciais do mercado, ela também é altamente personalizável. 

Você pode começar pelo Plano Começo, que é gratuito, ou por meio de outros planos – que, aliás, alunos do EnP ganham um desconto de 25% no primeiro mês de assinatura. É só clicar aqui.

10. Escolha os meios de pagamento

Escolher as formas de pagamento certo é muito importante, uma vez que é por meio delas que o seu cliente vai fechar negócio. Por isso, verifique as possibilidades de pagamento que vai oferecer, afinal, quanto maior for a gama de opções, maiores as chances dos clientes comprarem na sua loja…

Algumas das formas de pagamento mais populares hoje são:

  • Parcelamentos sem juros;
  • Pagamentos via cartão de crédito;
  • Pagamentos via cartão de débito;
  • Boleto bancário;
  • Transferência bancária;
  • Transferência por pix.

11. Defina os detalhes logísticos da sua papelaria online

Há diversas transportadoras no mercado que vão te ajudar a fazer as entregas do seu negócio…  Mas escolha bem para enviar os seus pedidos de forma rápida e segura. O Melhor Envio é uma opção de logística que sempre recomendamos para os nossos alunos! 

Isso porque eles integram diversas transportadoras em um só lugar. A ferramenta tem parceria com as seguintes transportadoras:

  • Correios;
  • JadLog;
  • Via Brasil;
  • LATAM Cargo. 

Além disso, você pode comparar o frete mais barato e enviar o produto para qualquer parte do Brasil, dentro da ferramenta do Melhor Envio. 

Caso queira testar outras opções ou simplesmente aprofundar o assunto, vale a pena ler estes artigos:

-Como fazer logística para Ecommerce? [GUIA PRÁTICO];

-Transportadora para Ecommerce: conheça as 42 melhores.

12. Escolha bem as suas fontes de tráfego

Selecione os lugares nos quais você quer criar anúncios para gerar tráfego na sua loja virtual, por exemplo, Facebook Ads, Google Ads ou outro.

Além disso, indicamos que você também faça parcerias com influenciadores e youtubers que tenham um número considerável de inscritos e falem ou gostem do nicho que você vende.

Isso vai ajudar na produção de conteúdo relevante para o seu público, atraindo novos clientes para a sua papelaria online.

Dica: se você precisa de ajuda para criar um plano de negócios para sua papelaria, baixe a planilha exclusiva do EnP clicando aqui!

Casos de sucesso do Ecommerce na Prática 

Agora que você conhece alguns dos passos de como montar uma papelaria online, queremos te apresentar dois casos de sucesso de alunos do Ecommerce na Prática. Inspiração nunca é demais, não é mesmo? 

Papelaria Vestibulando

A ideia por trás da Papelaria Vestibulando partiu da filha de um de nossos alunos, o Denylson Grande. Hoje, a Papelaria Vestibulando é o negócio da família com mais de 200 mil seguidores no Instagram. 

Apostando em produtos criativos do segmento de papelaria, a empresa chegou a faturar mais de meio milhão de reais.Você pode ler mais sobre esse caso de sucesso neste artigo aqui: Como ele transformou a ideia da filha em um Negócio Lucrativo

Loja da Rara

A Loja da Rara também é uma empresa muito lucrativa do ramo de papelaria. A Maria Stein, empreendedora responsável pela marca, trabalhava como designer gráfica, onde descobriu o seu amor pela papelaria. 

Durante a pandemia, ela resolveu empreender com mais força no ramo, atendendo a demanda de clientes por produtos personalizados. Hoje, o negócio é um sucesso e já conta com mais de 60 mil seguidores no Instagram

Monte a sua papelaria online e fature todos os dias!

Se você quer montar um Ecommerce de sucesso, seja qual for o segmento de mercado, estudar muito sobre empreendedorismo é o primeiro passo.

Apesar disso, com a quantidade de informações que temos na internet, é difícil priorizar os conteúdos que realmente importam para o seu momento de negócio, certo?

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática. 

Nesse espaço, você terá acesso a centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos sobre precificação, gestão financeira, planejamento de redes sociais, busca de fornecedores e muito mais! 

Para começar a estudar, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Como montar uma papelaria online?

1. Defina a sua persona; 2. Escolha o nome da sua papelaria online; 3. Defina os seus produtos; 4. Escolha o nicho de mercado atentamente; 5. Selecione os melhores fornecedores; 6. Tire boas fotos dos produtos; 7. Crie boas descrições para os produtos; 8. Defina as ofertas e os valores da sua loja; 9. Monte a sua estrutura; 10. Escolha os meios de pagamentos; 11. Defina os detalhes logísticos; 12. Escolha bem as suas fontes de tráfego.

Qual é o valor inicial para abrir uma papelaria online?

Não há um valor pré-definido necessário para se abrir uma papelaria online. Entretanto, você deve considerar gastos com compra de estoque ou produção, plataforma de Ecommerce, anúncios pagos, dentre outros pontos.