Ter uma floricultura online é o sonho de diversos empreendedores que se interessam por esse segmento. Se este é o seu caso, você veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos ensinar todos os passos de como vender flores online. Veja!

De acordo com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), o mercado de flores teve um crescimento de cerca de 15% em 2021. Um dos fatores que contribuíram para isso foi a abertura da economia, considerando diferentes segmentos, como flores de corte, plantas verdes em vaso, itens de paisagismo e outros. 

Essas informações só comprovam o que já sabíamos há muito tempo: não há barreiras quando o assunto é empreender online… E é possível comercializar os mais variados produtos e serviços pela internet, incluindo as flores! 

Ao longo deste artigo, vamos explicar por que vender flores online pode ser um bom negócio, quais itens podem ser comercializados em uma loja desse tipo e como criar o seu negócio. 

Boa leitura!

Por que vender flores online?

Ao contrário do que alguns imaginam, o mercado de floricultura não está limitado apenas ao varejo físico. Não à toa, vender flores online é uma estratégia de negócios interessante para empreendedores que se interessam pelo segmento por várias razões. 

Em primeiro lugar, as flores são um dos presentes mais populares do  mundo, gerando uma boa demanda não só durante as datas comemorativas do calendário comercial, mas ao longo de todo ano. 

Além disso, a venda de flores online também apresenta vantagens relacionadas aos custos operacionais. Uma loja virtual desse tipo é facilmente administrada a custos mais baixos em comparação a uma loja física, o que tem tudo para gerar margens de lucro mais vantajosas.

Esses e outros fatores tornam o mercado de flores online uma opção valiosa para empresários que, por algum motivo, ainda não deram o pontapé inicial em seus negócios. Se este é o seu caso… prossiga com a leitura, pois nós vamos te ajudar nessa tarefa!

O que vender em uma floricultura online?

Em uma floricultura online, você não precisa vender apenas buquês de flores, por exemplo. Existem várias opções de produtos que podem ser oferecidos para atender às diversas necessidades e preferências dos clientes

Aqui estão alguns itens que você pode vender em sua floricultura virtual:

  • Buquês de flores;
  • Arranjos de flores;
  • Plantas ornamentais;
  • Suculentas e cactos;
  • Coroas de flores;
  • Flores regionais e típicas;
  • Produtos complementares (chocolates, cartões, ursinhos de pelúcia, vasos, etc.);
  • Assinaturas de flores;
  • Arranjos personalizados;
  • Produtos para ocasiões especiais;
  • Cestas comemorativas;
  • E mais.

Aquela crença limitante de que as únicas opções de produtos são buquês de flores precisam ficar no passado, combinado?

edz

Como vender flores online? 9 passos essenciais

Agora que você já sabe o quanto o mercado de floricultura é vasto, chegou o momento de aprender como vender flores online de fato. Veja todos os passos a seguir:

1. Crie um planejamento

Antes de iniciar sua floricultura online, desenvolva um planejamento sólido ou, melhor dizendo, um plano de negócios. Isso inclui definir o que vender, para quem vender, quais serão os seus fornecedores, dentre outros pontos. 

Ao longo deste artigo, vamos abordar alguns desses pontos separadamente, para que os conceitos fiquem bem claros. Mas, no geral, o que você precisa entender é que este primeiro passo é vital para pontuar tudo o que diz respeito à sua empresa

Você vai estabelecer todos os fatores necessários para que a sua loja virtual de flores saia do papel, entende? É como um exercício prático para já começar a visualizar como o seu negócio funcionará. 

2. Defina o nicho de mercado em que vai atuar

Prosseguindo com o planejamento, vamos falar agora do nicho de mercado. Aqui, você já sabe que deseja ter uma floricultura online… o passo seguinte é entender em que ela será especializada. 

A sua loja será focada em um determinado tipo de flor – como orquídeas ou suculentas, por exemplo? Pensa em criar uma assinatura de flores semanal? As possibilidades são variadas e elas ditarão o nicho da sua loja e o diferencial dela no mercado

🛒 Se quiser saber mais sobre o tema, vale a pena a leitura do artigo: Nicho de mercado: o que é, importância e como definir

3. Identifique sua persona

Entendido o nicho de mercado, podemos avançar para outro passo essencial: a persona da sua empresa. Ou seja, quem são os seus clientes?

Nesse momento, muitas pessoas confundem o conceito de persona com o de público-alvo, mas não é o caso…

O público-alvo é uma descrição mais ampla e geral de um grupo de pessoas que podem estar interessadas nos seus produtos ou serviços. Ele se baseia em características demográficas, geográficas e, por vezes, comportamentais.

A persona é uma representação fictícia, mas altamente detalhada e específica, de um cliente ideal. Ela é construída com base em informações específicas, comportamentais e psicográficas, dando-lhe uma personalidade e histórias de vida únicas.

Você pode até saber o público-alvo do seu negócio. Contudo, é crucial aprofundar esse estudo e identificar a persona da sua loja. Para te ajudar nisso, temos duas sugestões:

4. Desenvolva a identidade da sua marca

No processo de como vender flores online, não podemos deixar de citar a importância de criar a identidade da sua marca… mais precisamente ao branding dela.

Na prática, branding é o processo de criar uma identidade única para uma empresa ou produto. Isso envolve a construção de imagem, mensagem e reputação que os consumidores associam à marca. 

O objetivo é destacar o que torna a marca especial, construir confiança e criar uma ligação com os clientes. Tudo é feito por meio da identidade visual, valores, mensagens e experiências consistentes e memoráveis que representam a marca. 

Quando bem feito, o branding cria lealdade dos clientes e uma reputação sólida.

⚠️ Vale ressaltar que os passos que listamos até agora – e os outros que ainda vamos apresentar – são amplamente explorados no treinamento Ecommerce do Zero, composto propõe a criação e estruturação de um negócio a partir de pontos como: Planejamento, Estrutura, Audiência, Vendas, Atendimento e Impulsão.

Fique tranquilo que, ao final, vamos explicar mais isso... Prossiga com a leitura!

5. Monte a estrutura da sua loja virtual

A estrutura da sua loja virtual diz respeito a todos os fatores cruciais para deixar o seu negócio funcionando. O primeiro ponto que você deve pensar é o canal de vendas que irá utilizar.

Existem diversas opções, mas quando falamos em vender flores online, ter uma loja virtual própria é a melhor delas. Isso significa que você deve aprender questões básicas como, geração de tráfego, por exemplo. 

Uma loja virtual sem tráfego qualificado é como uma loja física no meio do deserto. Não vai ter cliente. Para evitar isso, você pode produzir conteúdo nas redes sociais que levam para o seu site, criar anúncios bem segmentados em plataformas como Google Ads e Facebook Ads, etc. 

Além disso, outro ponto importante é contar com uma boa plataforma de Ecommerce, capaz de te ajudar a não só criar uma loja virtual do zero, mas estruturar e gerir todo o negócio de maneira eficiente. 

Nós indicamos a Nuvemshop, líder de seu segmento em toda a América Latina e com mais de 110 mil lojistas ativos. Com ela, você pode começar pelo plano gratuito ou um dos pagos. Leitores e alunos da nossa escola ganham 25% de desconto na primeira mensalidade. 

Para saber mais, clique no banner abaixo:

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

6. Estabeleça os meios de pagamento e entrega

Outro passo importante – que faz parte da estrutura, inclusive – é a definição das formas de pagamento. O ideal é que a sua loja oferece as opções mais populares entre os consumidores, como:

Falamos mais sobre isso no artigo: Como receber pagamentos online? Confira as 10 melhores opções 💳

Agora, quanto aos meios de entrega, você deve seguir a mesma linha de raciocínio. Um bom aliado dos empreendimentos nessa fase inicial é os Correios, que fecham contratos específicos que cabem mais facilmente no bolso do empreendedor. 

Aliás, a parceria com a estatal vale para qualquer fase do negócio. De qualquer maneira, nada impede que você faça parcerias com outras transportadoras também, como Azul Cargo Express, Mandaê e Jadlog, por exemplo. 

Também temos um artigo que vai te ajudar a entender melhor esse processo: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]. 🚚 Leia quando puder! 

7. Defina os canais de audiência

Definir os canais de audiência significa identificar quais meios de comunicação e estratégias de marketing serão mais eficazes para alcançar as pessoas que você deseja atingir.

Por exemplo, para quem está vendendo flores online, as redes sociais desempenham um papel importante

Plataformas como Instagram e Pinterest, conhecidas por sua natureza visual, são excelentes para exibir belas imagens de arranjos florais. O Facebook e o X (antigo Twitter), por outro lado, podem ser úteis para compartilhar promoções, atualizações e informações sobre eventos relacionados às flores.

Além disso, o marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental. É preciso criar e compartilhar conteúdo relevante, como posts de blog, vídeos e guias sobre flores, dicas de jardinagem e cuidados com plantas. Esses recursos podem ser promovidos por meio das redes sociais e de e-mail marketing.

A análise de métricas também é vital para avaliar a eficácia desses canais de audiência. Você deve monitorar dados como o alcance das postagens nas redes sociais, o tráfego do site, as taxas de conversão e o engajamento do público. 

Com base nesses insights, é possível ajustar suas estratégias para melhor atender às necessidades e interesses de seu público, otimizando assim seu alcance e impacto.

8. Tenha um bom atendimento

Ter um bom atendimento é essencial para entender como vender flores online. A sua loja deve fornecer aos clientes um serviço cortês, eficiente e satisfatório durante toda a sua experiência de compra. 

Falamos isso porque quando o atendimento é de qualidade, os clientes ficam satisfeitos, o que leva a uma série de benefícios.

Além disso, um atendimento de qualidade desempenha um papel fundamental na resolução de problemas e na gestão de reclamações. Basicamente, tratar problemas com profissionalismo e rapidez pode transformar uma situação negativa em uma experiência positiva, fortalecendo a relação com o cliente.

Sendo assim, adote ferramentas de chat online, chatbots, além das tradicionais, como e-mail, telefone, etc. 

📞 Aproveite para ler também: O que é o serviço de atendimento ao consumidor? Entenda conceito e importância

9. Impulsione suas vendas com anúncios

Nós mencionamos anteriormente a necessidade de criar anúncios, lembra? Neste tópico, vamos aprofundar um pouco mais essa questão… Nós vamos falar, mais precisamente, sobre a impulsão do seu negócio.

Primeiramente, escolha as plataformas de publicidade que melhor atendam ao seu público. Você pode incluir anúncios em mecanismos de busca, como o Google Ads, ou em redes sociais, como o Facebook Ads e o Instagram Ads. A escolha da plataforma deve ser baseada no seu público-alvo e nos objetivos de negócios.

Em seguida, segmente seu público. Uma das vantagens da publicidade online é a capacidade de direcionar anúncios para um público específico. Isso significa que seus anúncios chegarão às pessoas mais propensas a comprar seus produtos, com base em critérios como idade, localização, interesses e comportamentos de compra.

Crie, estruture e alavanque o seu negócio do jeito certo!

Temos certeza que entender cada uma das etapas que explicamos ao longo deste artigo foi essencial para você dar o pontapé inicial para tirar a sua loja de flores do papel…

Contudo, precisamos ressaltar que você pode – e deve – ir além! 

No treinamento Ecommerce do Zero, metodologia que já ajudou mais de 50 mil alunos, você aprende o passo a passo para você criar seu Ecommerce partindo do zero e faturar R$ 30 mil em 90 dias! 

As aulas estão disponíveis na escola Ecommerce na Prática, plataforma onde você encontra dezenas de cursos e centenas de aulas disponíveis sobre Ecommerce, loja virtual, dropshipping, marketing, tráfego pago e muito mais.

Saiba mais sobre o Ecommerce do Zero:

Perguntas Frequentes

Por que vender flores online?

As flores são um dos presentes mais populares do mundo, gerando uma boa demanda ao longo de todo ano. Além disso, uma loja virtual desse tipo é facilmente administrada a custos mais baixos em comparação a uma loja física.

Como vender flores online?

1. Crie um planejamento; 2. Defina o nicho de mercado em que vai atuar; 3. Identifique sua persona; 4. Desenvolva a identidade da sua marca; 5. Monte a estrutura da sua loja virtual; 6. Estabeleça os meios de pagamento e entrega; 7. Defina os canais de audiência; 8. Tenha um bom atendimento; 9. Impulsione suas vendas com anúncios.