Existe um enorme perigo na ideia de querer tudo de graça. Talvez você não pense assim, mas acredite: muitas pessoas caminham cegamente nessa direção. Conhece alguém que está sempre buscando ter as coisas de graça?
A partir de agora, vamos entender de forma mais detalhada o perfil de uma pessoa que pensa dessa maneira e quais consequências isso implica.
O Perfil de Quem Quer TUDO DE GRAÇA
Apenas o conceito de compra e venda pode parecer extremamente desconfortável para quem quer que tudo nessa vida seja oferecido de forma gratuita.
Quem pensa assim gasta a maior parte do seu tempo procurando algo grátis. Isso passa a ideia de que não estamos dispostos a pagar por nada, quebrando um importante princípio de mindset que muitas das pessoas bem-sucedidas têm: o princípio da abundância — antes você precisa investir, para depois colher os frutos. Dinheiro fazendo dinheiro.
Na verdade, entrar em contato com o pensamento de mendicância não só é prejudicial para o portador desse mindset como para o restante da sociedade: essa postura desvaloriza produtos e serviços nos quais foram investidos tempo, dinheiro e energia.
Vamos a um raciocínio bem simples…
Se você está em busca de um determinado conhecimento, é porque ele tem valor para você. A partir dele você conseguirá gerar dinheiro, paz interior, maestria em uma determinada área ou qualquer outra coisa. Por que alguém deveria oferecer coisas tão valiosas completamente de graça?! Não faz sentido, certo?
Cursos de Graça?
A desvalorização do trabalho alheio é tão grande a ponto de muitas pessoas pedirem inscrições de graça em cursos que custam centenas — talvez até milhares — de reais. Segundo elas, faz sentido que o pedido seja aceito, desde que o pagamento seja realizado após os primeiros resultados do negócio.
Novamente vemos uma grande desvalorização não só dos empreendimentos alheios, mas também da noção de trabalho como um todo… Afinal, quem garante que um aluno colocará as dicas do treinamento em prática? E mesmo se colocar, quem garante que algo não sairá errado no meio do caminho?
Quer dizer então que um especialista investe tempo e dinheiro em livros, treinamentos, mentorias, viagens, gravações e anos de trabalho duro para que, ao lançar um infoproduto, precise disponibilizá-lo gratuitamente?
Se você pensa assim, as notícias realmente não são nada boas…
Percepção de Valor
Você já parou para analisar a quantidade de inscritos em alguns canais do Youtube? Compare isso com o número de visualizações de cada vídeo dos mesmos canais.
Alguns deles possuem mais de 30 mil inscrições e menos de 1.000 visualizações por vídeo.
A lição por trás disso é clara: o público não consome o que é de graça porque não há compromisso envolvido.
Quando empreendedores de sucesso enviam emails para suas listas, por exemplo, a abertura costuma girar em torno de 15% a 20%. Porém, quando o mesmo email é enviado para alunos dos treinamentos pagos, essa taxa chega a 80%.
A lição? Novamente: o público não consome o que é de graça porque não há compromisso envolvido.
Mude o seu mindset e comece a valorizar mais o trabalho de quem gera valor para você. Essa é uma das grandes sacadas para quem deseja alcançar mais prosperidade na vida e nos negócios.
Boa noite ❕
Concordo. Eu paguei dois cursos para redes sociais, estou amando pelo conhecimento adquirido, porém é o que escreveu, não ponho tudo em prática devido as emergências do dia a dia. Um forte abraço e muito obrigada pela partilha do seu conhecimento.
Claudia ?
Obrigado por comentar, Claudia! Att, Equipe Ecommerce na Prática