Ser dono do próprio negócio pode ser algo desafiador, mas, ao mesmo tempo, cheio de recompensas. Se você quer entender como empreender do zero, saiba que veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos explicar todos os passos para você tirar o seu negócio do papel o quanto antes.

A dúvida que permeia a mente de diversos empreendedores brasileiros, ano após ano, é como ser dono do próprio negócio e conquistar a tão sonhada liberdade financeira. Já podemos adiantar que o melhor caminho para encontrar uma resposta é entender como empreender do zero.

É possível fazer isso de qualquer lugar? Quais produtos podem ser vendidos? Quanto dinheiro é necessário investir? São muitas perguntas… 

Nos próximos tópicos, você encontrará um guia completo para desvendar todos esses questionamentos. Vamos começar!

Vale a pena empreender do zero no Brasil?

Sim, vale muito a pena empreender do zero no Brasil. O Ecommerce é o principal exemplo disso, já que possibilita um grande alcance de consumidores, com um investimento inicial muito mais baixo do que uma loja física, por exemplo.

Para você ter uma ideia, as pequenas e médias empresas online faturaram R$ 3,3 bilhões em 2023, valor 22% maior que o registrado em 2022. No período foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando em 19% a quantidade do ano anterior, segundo a 9ª edição do NuvemCommerce.

Apesar de o Ecommerce ser a melhor opção para quem deseja empreender do zero, é importante saber como driblar a intensa concorrência desde o início da operação, estruturando o seu negócio do jeito certo!

edz

Como empreender do zero?

Empreender do zero pode ser um tanto desafiador, principalmente quando não existe um método ou um caminho bem definido para começar. Ao longo deste tópico, vamos apresentar os passos essenciais para criar o seu próprio negócio o quanto antes. 

Confira!

1. Monte um plano de negócio

Não dá para começar a falar sobre como empreender do zero sem citar a criação de um planejamento ou, melhor dizendo, um plano de negócios. Aqui, você deve considerar todos os pontos essenciais para colocar a sua empresa para funcionar

Por exemplo: o que vai vender, para quem vender, quais serão os seus fornecedores (seja de produtos para revenda ou matéria-prima para produção), dentre outros pontos. 

💡 Vamos abordar alguns desses pontos separadamente ao longo deste artigo, a fim de explicá-los em mais detalhes. Mas, por ora, tenha em mente que montar um planejamento sólido é indispensável para tirar o seu negócio do papel

É como um exercício prático para começar a visualizar como o seu negócio vai ser. 

2. Identifique uma oportunidade

Você deve mapear uma oportunidade para criar, estruturar e alavancar um negócio no Ecommerce. De maneira objetiva, pense:

Vou revender produtos já consagrados no mercado? Melhor apostar em uma produção própria? Há algum nicho de mercado com uma boa demanda e baixa concorrência? 

Essas são algumas perguntas que você pode se fazer para identificar uma boa oportunidade de negócio no mercado. Contudo, também é interessante que você não considere só os ganhos, mas também os seus gostos e interesses.

Reflita sobre os produtos e segmentos de mercado que você se identifica. Afinal de contas, você trabalhará todos os dias no seu negócio e nada mais justo do que se identificar com ele, certo?

3. Faça um estudo do mercado

Agora é hora de entender o ambiente em que sua empresa vai operar e quem são os seus respectivos concorrentes. Para fazer isso, indicamos que você:

  • Entenda o mercado e o segmento que deseja atuar como um todo;
  • Identifique as tendências de produtos e interesses dos compradores; 
  • Analise seus concorrentes diretos e indiretos.

A ideia não é você copiar a concorrência, aplicando as estratégias deles no seu negócio. Mas conseguir obter insights valiosos sobre como o mercado está funcionando, as preferências dos consumidores e por aí vai…

Aliás, falando em consumidores, vamos ao próximo tópico!

4. Defina o seu público

Outro passo importante de como empreender do zero é definir quem é o seu público. Nesse sentido, nós não estamos nos referindo apenas ao conceito de “público-alvo”, mas, mais precisamente, ao de “persona”. 

Vamos explicar…

O público-alvo é uma descrição mais ampla de um grupo de indivíduos que podem ter interesse nos seus produtos ou serviços. Tem como base as características demográficas, geográficas e, por vezes, comportamentais dessas pessoas.

A persona é uma representação fictícia, mas altamente detalhada e específica, de um cliente ideal. É construída a partir de informações específicas, comportamentais e psicográficas, gerando personalidade e histórias de vida únicas.

💡A linha de pensamento aqui é a seguinte: você pode até saber o público-alvo do seu negócio. No entanto, é importante aprofundar esse estudo e identificar a persona da sua loja. Para te ajudar nisso, sugerimos a leitura dos artigos:

5. Selecione o seu modelo de negócio

Depois de fazer o estudo do mercado e de definir o seu público, chegou a hora de selecionar o modelo de negócio da sua preferência. Por “modelo de negócio” podemos entender, basicamente, os canais de venda que irá estruturar o seu empreendimento.

Entre os principais, estão os marketplaces, as lojas virtuais próprias e as redes sociais. Vamos falar um pouco sobre cada um deles?

Os marketplaces são plataformas que reúnem diversos vendedores. Eles oferecem toda a estrutura para que os lojistas façam suas vendas, em troca do pagamento de uma taxa por cada transação realizada (que chamamos de comissão). O ponto de atenção, entretanto, é a dependência que pode ser gerada por essas plataformas e a dificuldade para consolidar a imagem da sua marca no mercado. 

A mesma linha de raciocínio pode ser aplicada em relação às redes sociais. Elas são ótimas para a produção de conteúdo e também servem para fazer vendas. No entanto, também faz sentido trabalhá-las em conjunto com outros canais.

As lojas virtuais, por sua vez, são sites de vendas próprios em que o lojista fica totalmente responsável pela operação. Essa autonomia é essencial para a marca conseguir o seu espaço no mercado. O que vai ser necessário, entretanto, é adquirir conhecimentos específicos, como geração de tráfego, por exemplo.

De maneira resumida, o que queremos dizer é que você pode começar a empreender do zero por qualquer um desses canais. Mas, quando pensamos em escalabilidade, ter uma loja virtual própria é a melhor opção. 

Escolha uma boa plataforma de Ecommerce, como a Nuvemshop, por exemplo, e monte o seu negócio. Depois, com o tempo, implemente os outros canais de venda, fazendo uma diversificação de canais e aumentando os ganhos da sua empresa.

6. Estruture um diferencial competitivo

Para entender como empreender do zero, também é importante estabelecer um diferencial competitivo que torne a sua empresa única na visão dos consumidores. 

Em termos simples, pense no que o seu negócio pode oferecer que nenhum outro já ofereça no mercado. E mais do que isso: como ele pode se tornar essencial para as pessoas.

Pode ser uma facilidade na entrega, uma promoção atraente, condições de pagamento vantajosas, enfim… o seu é o limite!

💸 Leia também: Como fazer promoção em 10 passos simples.

7. Formalize sua empresa

Outro passo de como empreender do zero é a formalização da sua empresa. Isso é vital para que ela opere legalmente e usufrua de benefícios fiscais

Para empreendedores individuais, uma opção bastante popular e que nós indicamos é o MEI (Microempreendedor Individual). Trata-se de uma modalidade jurídica criada para formalizar o trabalho de empreendedores autônomos.

É uma das opções mais populares porque, como MEI, o empreendedor consegue ter um CNPJ e passa a emitir notas fiscais, algo indispensável nos negócios hoje em dia. 

📚 Para te ajudar a aprofundar seus conhecimentos sobre MEI, aí vão alguns artigos:

8. Desenvolva uma identidade forte para sua marca

Além da formação, também é essencial criar uma identidade forte para a sua marca. Estamos falando, mais precisamente, do conceito de branding.

💎 O branding nada mais é do que o processo de criar uma identidade para sua empresa ou produto. Ele abrange a construção da imagem, mensagem e reputação que os consumidores vão associar à sua marca. 

A ideia central do branding é deixar claro para o público o que torna a sua empresa única. Lembra quando falamos de diferencial competitivo? Ele vai fazer bastante sentido aqui também.

Além disso, o branding também é feito para construir confiança e criar uma ligação com os consumidores, por meio da identidade visual, valores, mensagens, dentre outros pontos que que representam a marca. 

9. Faça um planejamento financeiro

De quanto você precisará para começar a empreender do zero? Não existe um valor pré-definido. Na verdade, essa quantia pode variar de negócio para negócio, dependendo de quanto o empreendedor possui disponível. 

Mas o fato é que você precisará fazer um bom planejamento financeiro para começar e manter o seu negócio operando nos primeiros meses - o que chamamos de capital de giro.

💰 Entenda melhor tudo isso no artigo: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais.

10. Divulgue seu negócio

Não dá para falarmos sobre como empreender do zero sem citar a da divulgação, já que é por meio dela que você vai atrair clientes.

No geral, a divulgação pode ser feita de diversas maneiras, como: publicações em redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube e outras; e-mail marketing, artigos de blog, etc. 

Algo que vai te ajudar muito nesse sentido é saber tudo sobre marketing de conteúdo. Essa estratégia nada mais é que a criação de conteúdo de qualidade com o foco de aumentar o reconhecimento da sua marca, melhorar a classificação nos motores de pesquisa e gerar interesse dos usuários.

Para te ajudar nisso, vale a pena conhecer o nosso treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Ele vai te ajudar a produzir conteúdo que atrai, engaja e vende todos os dias nas redes sociais do seu Ecommerce. Para saber mais, clique no banner abaixo:

marketing de conteudo

11. Invista em tráfego pago

Além da divulgação orgânica, investir em tráfego pago é uma tática valiosa para impulsionar a visibilidade do seu negócio. Plataformas como Google Ads e Facebook Ads permitem segmentar seu público-alvo e exibir anúncios para usuários específicos.

Algo interessante é que o tráfego pago oferece resultados mais imediatos e mensuráveis, permitindo ajustes em tempo real com base no desempenho dos anúncios. Por isso, é vital entender seu público-alvo e escolher as plataformas adequadas para maximizar seu ROI (retorno sobre o investimento).

Assim, ao combinar estratégias orgânicas e pagas, você cria uma estratégia mais abrangente de marketing e aumenta significativamente a visibilidade do seu negócio.

📊 Aproveite para ler também: Tráfego orgânico: o que é, benefícios e como aumentar essas visitas espontâneas.

12. Tenha os melhores parceiros comerciais

Os parceiros comerciais são aqueles que vão te ajudar a fazer o seu negócio funcionar todos os dias de maneira adequada. Os fornecedores são grandes exemplos disso!

O ideal, inclusive, é que você tenha não só um fornecedor… Mas dois, três, quatro ou mais. Dessa forma, caso um deles não possa te atender, outro conseguirá suprir a sua demanda.

O objetivo é não deixar os seus clientes sem os produtos que eles desejam – e nem o seu negócio sem vendas, claro.

📚 Vamos deixar aqui algumas sugestões de artigos para te ajudar nesse sentido:

13. Estude e se mantenha atualizado

A base de todo empreendedor de sucesso é o conhecimento – e isso independe de ele estar no início de sua jornada no mundo dos negócios. O primeiro movimento para conseguir isso, você já fez, que era chegar até este artigo.

Agora, você precisa dar o próximo passo é ir além na sua jornada empreendedora… e a boa notícia é que nós podemos te ajudar!

Conheça o treinamento Ecommerce do Zero!

Nele, você aprende o passo a passo para você criar seu Ecommerce partindo do zero e faturar R$ 30 mil em 90 dias. Essa metodologia já ajudou mais de 50 mil alunos!

As aulas estão disponíveis na escola Ecommerce na Prática, plataforma onde você encontra dezenas de cursos e centenas de aulas disponíveis sobre Ecommerce, loja virtual, dropshipping, marketing, tráfego pago e muito mais.

Saiba mais sobre o Ecommerce do Zero:

Perguntas Frequentes

Vale a pena empreender do zero no Brasil?

Sim, vale a pena empreender do zero no Brasil. Para você ter uma ideia, as pequenas e médias empresas online faturaram R$ 3,3 bilhões em 2023, valor 22% maior que o registrado em 2022. No período foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando em 19% a quantidade do ano anterior, segundo a 9ª edição do NuvemCommerce.

Como empreender do zero?

1. Monte um plano de negócio; 2. Identifique uma oportunidade; 3. Faça um estudo do mercado; 4. Defina o seu público; 5. Selecione o seu modelo de negócio; 6. Estruture um diferencial competitivo; 7. Formalize sua empresa; 8. Desenvolva uma identidade forte para sua marca; e mais!