As categorias de produtos nada mais são do que meios de organizar os produtos expostos em um Ecommerce. Ela é fundamental para a navegação do cliente no site e para o aumento das vendas. Aprenda a fazer uma boa categorização de produtos neste artigo.

A necessidade por categorização de produtos é quase tão antiga quanto o varejo em si. É por isso que lojas físicas – desde os pequenos estabelecimentos até os grandes supermercados – prezam pela organização do seu estoque, criando um fluxo que faz sentido dentro de suas lojas. 

Ainda que, no Ecommerce, os produtos não estejam fisicamente disponíveis para o consumidor, a organização desses itens também é necessária. E, para isso, a melhor opção é criar diferentes categorias de produtos. 

Além de facilitar a navegação do visitante, um site bem categorizado também é bom para os mecanismos de busca. Isso pode aumentar as taxas de tráfego orgânico e trazer ainda mais compradores em potencial. 

Já deu para perceber que a categorização de produtos não é nenhuma brincadeira, certo? 

Neste artigo, vamos te mostrar o que é categoria de produto, quais cuidados você deve ter ao criá-la e ainda mostraremos exemplos de sites que categorizam seus itens muito bem. Faça uma boa leitura! 

O que é uma categoria de produtos? 

A categoria de produtos nada mais é do que uma forma de classificar os itens vendidos por uma loja virtual. Uma loja de cosméticos, por exemplo, pode categorizar seu site com categorias de maquiagem, produtos para o rosto, para o cabelo, perfumes e mais. 

Dentro da categorização de produtos também existe a possibilidade de criar subcategorias, ou seja, nichos ainda mais específicos, que ajudam o cliente a encontrar exatamente o produto que está procurando. 

Seguindo o exemplo que mostramos no parágrafo anterior, subcategorias dentro de uma loja de cosméticos poderiam ser mais ou menos assim:

  • Maquiagem > olhos > sombra;
  • Maquiagem > olhos > máscara de cílios;
  • Maquiagem > boca > gloss;
  • Maquiagem > boca > batom;
  • Maquiagem > rosto > blush;
  • Maquiagem > rosto > corretivo.

Entendeu a lógica, certo? 

Para que sua categorização seja realmente eficiente, você também precisa criar filtros de pesquisa. Eles vão ajudar o seu cliente e a chegar nas páginas de venda que procura em menos tempo, o que diminui as chances dele sair do seu site sem comprar nada. 

Vantagens de categorizar seus produtos corretamente 

A categorização de produtos pode, de muitas maneiras, agilizar a tomada de decisão do cliente. Além disso, torna a navegação em seu site melhor, o que facilita a vida do cliente e pode aumentar a taxa de conversão

Vamos entender algumas das vantagens de fazer essa categorização? 

Melhoria na experiência de compra 

A experiência do cliente deve ser uma prioridade para todos os lojistas virtuais. Isso porque, querendo ou não, o Ecommerce é um mercado competitivo. Se o seu cliente tem dificuldades de encontrar o produto que deseja em sua loja, a probabilidade de que ele apenas feche o site e vá procurar em um concorrente é grande. 

Se o seu site tiver a categorização certa, no entanto, com poucos cliques, é possível que o cliente encontre o produto ideal para a sua necessidade ou até mesmo descubra itens relacionados, que nem sabia que poderia comprar. 

Isso vai facilitar a aplicação de técnicas de venda, como o cross sell e o upsell, por exemplo. Além disso, categorizar os itens corretamente também facilita a criação de promoções que se aplicam somente a uma categoria específica. Interessante, não acha? 

Leia também: 12 estratégias para vender mais durante todo o ano.

Aumento da taxa de conversão

A taxa de conversão serve para medir a quantidade de pessoas que entram em seu site, versus a quantidade de pessoas que efetivamente compram seus produtos. Esse é um indicador de desempenho importante, que mostra o sucesso da loja virtual. 

Vários fatores podem influenciar a taxa de conversão, indo desde a velocidade de carregamento do site até, é claro, a categorização dos produtos expostos ali. 

Um site desorganizado, no qual é difícil de encontrar os produtos desejados, pode passar uma imagem de falta de profissionalismo. E, acredite, essa é uma das principais objeções de clientes que compram na internet. 

Melhoria no ranqueamento SEO 

Quando você cria diferentes categorias e subcategorias, são criadas também novas páginas em seu site. E essa é uma oportunidade para produção de conteúdo. Explicamos… 

Em cada uma dessas páginas, você poderá usar palavras-chave específicas, que correspondem ao comportamento de busca do seus clientes. Dessa forma, sempre que esses termos forem digitados em um mecanismo de busca – como o Google, por exemplo – sua página tem mais chances de figurar entre os primeiros resultados. 

Na prática, o que isso pode trazer de benefício para o seu site é um maior volume de tráfego e, quanto mais pessoas visitam sua página… maior o número de compradores em potencial. 

Como criar uma categoria de produtos? 7 dicas

Agora que você já sabe o que é categoria de produtos e quais os benefícios de organizar o seu site assim, que tal aprendermos como colocar essa estratégia em prática? A seguir, damos algumas dicas para criar uma categoria em seu site. 

Vem ler! 

1. Entenda seu público-alvo 

Antes de criar categorias de produto, você precisa entender quem serão as pessoas visitando o seu site. É interessante pensar em como elas se comunicam e o que elas consomem. 

Um bom exercício nesse sentido é a criação de uma persona. Este é um perfil fictício – porém criado com base em dados de mercado e de seus clientes – que aponta o seu perfil ideal de cliente. Estamos falando de informações demográficas, como idade, gênero e localização, mas também psicográficas, como hobbies, composição familiar e mais. 

Essa persona não vai guiar apenas o processo de categorização dos seus produtos, mas também todas as iniciativas de marketing que a sua empresa tiver para o futuro. Se você ainda não criou a persona do seu negócio, nós podemos ajudar!

Com o Mapa da Empatia, criado pela equipe do Ecommerce na Prática, você poderá criar personas completas e exclusivas para o seu negócio. 

2. Analise os concorrentes 

Outro passo importante para categorizar os seus produtos em seu site de vendas é analisar os concorrentes do seu nicho de mercado. Isso vai te ajudar a entender qual tipo de categorização funciona melhor, ou o que os clientes já estão acostumados a encontrar. 

Você pode estar pensando: “será que devo mesmo me basear na categorização de concorrentes para montar o meu site?” Nós sabemos que, como empreendedores, o primeiro impulso é sempre querer inovar. 

No entanto, é preciso ter cuidado com a inovação quando o assunto é a categoria de produtos. Mudar demais o padrão com o qual os seus clientes estão acostumados pode gerar confusões na hora da busca pelos itens. E, então, seus clientes sairão do seu site frustrados e insatisfeitos. 

3. Crie filtros de pesquisa

Outro passo importante na categorização de produtos do seu site é a criação de filtros de pesquisa. Eles vão ajudar seus visitantes e clientes em potencial a encontrar o que desejam mais rápido, sendo específicos em sua busca, 

A maioria dos Ecommerces, hoje, têm filtros na busca. Eles permitem buscar por produtos que correspondem a características bem delimitadas, como tamanho, cor, preço e mais. 

Olhe como funciona a filtragem de produtos no site da Zee.dog

categoria de produtos

4. Destaque as categorias mais acessadas

Depois de um tempo, você vai perceber que determinadas categorias de produto recebem mais atenção dos consumidores, enquanto outras vendem menos. Esse é um conhecimento valioso, que mostra onde a demanda do público está concentrada.

Você poderá analisar as categorias de produto, e até mesmo os produtos mais procurados por meio de ferramentas como o Google Analytics. 

Então, o que você pode fazer é alterar o layout do seu Ecommerce e fazer com que essas categorias sejam ainda mais fáceis de acessar. Você pode colocá-las em destaque na barra de pesquisa ou em um banner na home do seu Ecommerce.

É mais ou menos isso que acontece no site do Magazine Luiza, veja: 

categoria de produtos

5. Crie subcategorias (mas sem exagerar)

Se a sua loja conta com um mix de produtos muito variado, pode ser fácil cair no erro de criar subcategorias muito específicas. O que acontece, na prática, é que nem sempre a organização interna faz sentido para o cliente. Assim, isso pode dificultar a sua busca pelos itens que deseja. 

Por isso, o ideal na hora de criar categorias de produto é ter bom senso e organizar o site de forma que faça sentido para pessoas que visitam o seu site pela primeira vez. Se colocar no lugar do cliente é um exercício muito importante, não concorda? 

6. Indique onde o visitante está

Ao navegar no seu site, o cliente deve conseguir se localizar a todo momento. Por isso, é interessante que você mostre o caminho que o levou até aquela categoria

Digamos, por exemplo, que o visitante esteja visualizando uma página de produto, e este produto é uma legging preta feminina. O caminho até ali pode ser mais ou menos assim: 

Home > Roupas femininas > Esporte e fitness > Calças > Calça legging preta 

Certifique-se de que os links para cada categoria anterior são clicáveis. Isso vai facilitar a navegação pelo seu site e permitir que o cliente veja outros produtos rapidamente. Uma solução simples, mas muito efetiva, para manter o seu visitante engajado com o site. 

Veja, por exemplo, como funciona essa categorização no site da Riachuelo

categoria de produtos

7. Otimize as categorias para SEO

Lembra sobre como falamos que a categorização de produtos pode ajudar no SEO da sua empresa? Isso só vai acontecer se você realmente otimizar essas páginas, pensando nos mecanismos de busca. 

Para colocar essa estratégia em prática é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave, usando ferramentas como Google Trends, ou o Google Keyword Planner. Também existem algumas ferramentas pagas que podem te ajudar com isso, como o Semrush.

Aqui, a ideia é entender quais termos seus clientes em potencial usam ao buscar pelos produtos que você vende. Nem sempre essa é uma resposta óbvia, por isso, é preciso analisar dados. 

Uma vez que os termos estejam mapeados, você deve usá-los em sua página de categoria e de produto. Lembre-se que esses termos devem ser inseridos em um texto realmente útil, que traga valor para o cliente. De nada vai adiantar apenas repetir a palavra-chave em um texto sem contexto – não é assim que o SEO funciona. 

Exemplos de categorias de produto em Ecommerce

Cada loja virtual tem um objetivo específico e um público único. Enquanto isso, sites como os marketplaces têm o objetivo de apelar para uma audiência maior. Como você já deve imaginar, isso impacta diretamente a categorização dos produtos. 

Vamos mostrar algumas das diferenças… 

Categorização em marketplaces

Os marketplaces são sites que concentram uma grande variedade de lojistas. O seu mix de produtos é muito variado e, por isso, a criação de categorias de produtos – assim como de subcategorias – é essencial. 

Alguns dos maiores marketplaces do Brasil são o Mercado Livre, a Americanas e o Magazine Luiza. Nesses espaços, a categorização é feita de forma mais ampla, a fim de que todos os produtos disponíveis dentro do site possam ser facilmente encontrados.

Veja, por exemplo, como é a categorização dos produto no Mercado Livre: 

categoria de produtos

Categorização em lojas de nicho 

Já quando analisamos a categorização em lojas de nicho, é fácil entender que o volume menor na variedade de produtos ajuda na organização. Nesses casos, é mais fácil encontrar produtos bastante específicos, logo no menu inicial da categoria. 

Isso é ideal, afinal de contas, quando um cliente acessa um site do tipo, ele está procurando por um item específico. Veja, por exemplo, como funciona a categoria de produtos da loja Nerd Universe, marca de roupas especializada no público geek: 

categoria de produtos

Sabemos que, depois de ler este conteúdo, você tem mais conhecimento sobre a importância da categoria de produtos do seu Ecommerce, e como ela pode te ajudar a vender mais. 

Podemos apostar que você não vê a hora de colocar a mão na massa também, acertamos? 

Se esse for o caso, saiba que podemos ajudar. No treinamento Loja Virtual do Zero, você vai aprender todos os passos para tirar o seu Ecommerce do papel e começar a vender online. 

O objetivo do curso é te ajudar a configurar sua loja virtual da maneira certa, em tempo recorde. Tudo com a orientação do time de profissionais do Ecommerce na Prática. Todas as aulas já estão disponíveis na nossa plataforma de educação online.

Para saber mais sobre o curso, acesse: 

Perguntas Frequentes

O que é categoria de produto?

A categoria de produtos nada mais é do que uma forma de classificar os itens vendidos por uma loja virtual. Uma loja de artigos cosméticos, por exemplo, pode categorizar seu site com categorias de maquiagem, produtos para o rosto, para o cabelo, perfumes e mais.

Como definir categorias?

Para definir as categorias de compra do seu site você precisa se colocar no lugar do cliente e entender quais as suas necessidades de compra. As categorias vão variar de acordo com o nicho de mercado da sua empresa e o volume do seu mix de produtos.

Como fazer a categorização de produtos?

Em primeiro lugar, entenda quem é o seu público-alvo. Então, analise os concorrentes e crie filtros de pesquisa. Crie subcategorias, se necessário, e destaque as categorias mais visitadas em seu site. Não se esqueça de otimizar suas páginas para SEO, facilitando o acesso de novos visitantes ao seu site.