O T-commerce, ou “Tv Commerce”, refere-se ao uso da tecnologia presente em televisões inteligentes para impulsionar vendas do Ecommerce. Esse é um conceito relativamente novo, mas que promete revolucionar a forma como o varejo funciona. 

A publicidade sempre foi parte integral da experiência de assistir televisão. E, quem acha que este meio de comunicação está em decadência dentro das estratégias de marketing, pode ter uma grande surpresa ao conhecer o T-commerce. 

Esse conceito marca a união entre dois dos principais motivadores de compras nas últimas décadas: a televisão e a internet.

Tudo isso ganha ainda mais relevância quando consideramos a participação das TVs inteligentes no total de vendas do mercado brasileiro. Até junho de 2021, elas eram responsáveis por 99,4% do total faturado, de acordo com a  Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). 

Por isso, entender o que é o t-commerce e como aplicá-lo é super importante para as futuras estratégias do seu negócio. Neste artigo, vamos mergulhar a fundo no conceito e te explicar como ele funciona e como aplicá-lo na sua empresa. Vamos começar? 

O que é T-commerce? 

O T-commerce é uma abreviação para "Tv Commerce" e se refere ao uso das tecnologias de televisões inteligentes para impulsionar vendas em lojas virtuais

Isso significa que, durante um anúncio televisivo ou um programa de televisão, espectadores podem ser convidados a fazer compras por meio de seus dispositivos móveis ou TVs inteligentes, que estão conectados à Internet. 

O grande objetivo é transformar a experiência do espectador em uma experiência de compra imediata, com pouca ou nenhuma barreira. Dessa forma, a conveniência torna a aquisição dos produtos muito mais fácil. 

E, ao contrário do que muitos podem pensar, a estratégia não requer um tipo especial de televisão. Os televisores inteligentes, que muitos de nós já temos em nossas casas, já oferecem suporte para ações de T-commerce. 

Uma maneira de implementar o T-commerce, que já vem sendo implementada hoje, é por meio dos códigos QR. Esses códigos levam para uma página de venda – que pode, ou não, ter sido personalizada para aqueles usuários. 

Além disso, as empresas também podem usar plataformas de mídia social, como o Instagram e o Facebook, para conectar a publicidade televisiva e o comércio eletrônico. Por exemplo, eles podem exibir anúncios em vídeo no Instagram, que apresentam produtos com um botão de compra integrado.

Em resumo, o T-commerce é uma ação que pode compor estratégias de marketing mais frescas e diferenciadas para o público. O objetivo é transformar anúncios simples em experiências interativas, que levam à compra em menos tempo.

Como funciona o T-commerce? 

O T-commerce só é possível se a televisão do usuário for interativa e o provedor de TV – seja ele a cabo ou satélite – estiver configurado para permitir a interação. 

Isso porque, ao contrário das propagandas de produto tradicionais, que são basicamente expositivas, as campanhas de T-commerce têm o objetivo de promover uma interação direta com o usuário. Pense nos anúncios interativos que vemos na internet, só que aparecendo diretamente na televisão. 

Vai ser necessário, por exemplo, que o provedor tenha um software próprio, que ajude a interface a ter uma maior usabilidade. Ainda que, hoje, este não seja um cenário comum para a maioria das empresas, temos certeza de que este é um canal que pode ser muito popular num futuro próximo. 

Para você ter uma ideia, grandes fabricantes como a LG e a Sony já disponibilizam interfaces para T-commerce em seus aparelhos. Enquanto isso, nos Estados Unidos, mais de 50 milhões de smart TVs já podem fazer o download do aplicativo  ShopTV

Todos os grandes players, da LG a Sony, estão viabilizando o t-commerce, aumentando a capacidade dos varejistas de introduzir vitrines em seus dispositivos. Ainda que o número de usuários de soluções como essas ainda esteja na casa dos milhares, é possível identificar a tendência de crescimento desse canal para os próximos anos. 

Para que serve o T-commerce? 

O T-commerce pode ajudar a sua empresa a alcançar uma parcela do público que ainda não está tão familiarizada com as compras pela internet, mas consome os conteúdos televisivos. 

De certa forma, essa estratégia permite que a sua empresa amplie o seu alcance e transforme a televisão em um canal de aquisição completamente novo. Além disso, o T-commerce pode ser uma oportunidade para explorar novos mercados e aumentar as vendas, especialmente em segmentos onde a compra é muito guiada pelo apelo visual, como na moda, acessórios e decoração.

Para os donos de E-commerce que já vendem por outros canais – sobretudo os que já têm uma loja virtual própria e bem estabelecida – o T-commerce pode ser uma excelente oportunidade para consolidar uma marca e trabalhar o branding.

É importante lembrar, entretanto, que o T-commerce exige um certo investimento em tecnologia e infraestrutura. Em alguns casos, pode requerer a criação de páginas personalizadas e demandar um time de atendimento exclusivo. 

Sendo assim, antes de tomar a decisão de investir nessa estratégia, é importante avaliar cuidadosamente os seus custos e benefícios, garantindo que ela esteja alinhada com os objetivos de longo prazo do seu negócio.

Qual a diferença entre T-commerce e C-commerce, Ecommerce e M-commerce?

Agora que você já sabe o que é o T-commerce e como ele funciona, é possível que tenha surgido a dúvida: “Afinal, qual a diferença dessa modalidade para outros tipos de venda online?”

Mesmo que, no fim das contas, o objetivo seja fomentar a compra de produtos pela internet, as diferentes formas como isso acontece – no Ecommerce, C-commerce ou M-commerce, por exemplo – fazem toda a diferença. 

Vamos explicar as diferenças a seguir:

A diferença entre T-commerce e C-commerce

Enquanto o T-commerce refere-se ao comércio de produtos ou serviços por meio de dispositivos de televisão, o C-commerce é o que chamamos de conversational commerce e usa recursos de mensagem para impulsionar as vendas. 

Hoje, o C-commerce pode ser visto em tecnologias como as vendas pelo WhatsApp, chatbot para vendas, dentre outras soluções. 

Embora ambos os tipos de comércio eletrônico tenham seus próprios desafios e oportunidades únicas, a crescente popularidade do streaming de TV inteligente e dispositivos de casa conectada pode tornar o T-commerce uma área de interesse crescente para varejistas e marcas.

A diferença entre T-commerce e Ecommerce 

Enquanto o Ecommerce é um modelo de negócio que permite a compra e venda de produtos e serviços através da internet – independentemente do dispositivo ou canal de vendas –, o T-commerce foca nas vendas que acontecem por meio da interface de televisões inteligentes. 

Em suma, no Ecommerce, o consumidor pode comprar produtos e serviços a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, como o seu celular, tablet, computador, etc. Essa compra também pode acontecer pelas redes sociais, marketplaces ou plataformas de Ecommerce

Já no T-commerce, a ideia é que o consumidor faça a compra diretamente da televisão, usando as funcionalidades do controle remoto ou outros dispositivos conectados ao aparelho. 

A diferença entre T-commerce e M-commerce

No T-commerce, o principal dispositivo utilizado para realizar as vendas são as televisões inteligentes, enquanto no M-commerce os dispositivos usados são os aparelhos móveis, como celulares e tablets. 

Ambas as formas de comércio eletrônico compartilham semelhanças, como a conveniência de fazer compras sem sair de casa – ou sequer levantar do sofá – e a facilidade de pagamento online, elas oferecem diferentes tipos de experiência de compra

Vale lembrar que o M-commerce oferece recursos como a geolocalização e a utilização de aplicativos para tornar a experiência de compra mais personalizada e conveniente. 

o T-commerce ainda apresenta desafios em relação à interface do usuário e à segurança das transações, o que pode limitar sua popularidade entre os consumidores, ao menos por enquanto.

Falaremos mais sobre os desafios relacionados ao T-commerce em breve. Enquanto isso, que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre o M-commerce? Temos um artigo completo sobre o assunto: A era do M-commerce: 11 motivos para investir nesta estratégia 

marketing de conteudo

Os benefícios do T-commerce para as empresas

Já que elencamos as diferenças entre o T-commerce e outras modalidades de venda online, queremos mostrar também os motivos pelos quais investir em uma estratégia de marketing na televisão pode ser uma boa ideia. 

Veja agora…

1. Alavanca as vendas com uma opção inovadora 

Atualmente, a maioria dos consumidores está acostumada a comprar pela internet, pelo celular ou qualquer outro canal tradicional. Por isso, investir em um canal diferenciado por quebrar a monotonia na comunicação da sua empresa e alavancar as vendas. 

Esse é um enorme diferencial competitivo frente à concorrência e pode contribuir para que a sua marca se destaque no mercado. 

2. Oferece uma experiência de usuário única 

Como você já sabe, o T-commerce é uma extensão do Ecommerce, que usa a interface televisiva para promover vendas. Nesse canal, no entanto, é possível pensar em estratégias únicas, como anúncios interativos e conteúdo exclusivo.

Essas estratégias podem tornar a experiência de compra mais envolvente e personalizada, gerando uma conexão ainda maior entre o cliente em potencial e a sua marca. 

Vale lembrar também que uma das principais diferenças entre o Ecommerce tradicional e o T-commerce é a forma como os produtos são apresentados ao usuário. No T-commerce, os produtos podem ser exibidos dentro de um contexto muito mais natural, que não interrompe o consumo de conteúdo do espectador. 

Além disso, dependendo do aparelho usado pelo consumidor, estratégias de T-commerce podem usar tecnologias de reconhecimento de voz ou gestos para permitir a compra sem o uso de controles remotos. 

3. Aumenta a credibilidade da sua empresa

O investimento em estratégias de T-commerce pode ajudar na construção de marca pois permite que a empresa se conecte diretamente com seus clientes, proporcionando uma experiência de compra muito pessoal e muito conveniente. 

Além disso, a adoção de táticas de T-commerce também leva a marca a novos públicos que, talvez, nunca comprariam em um site de vendas tradicional. 

Vale lembrar que suas estratégias de marketing vão ser muito melhor aproveitadas se a sua companhia tiver uma presença digital bem planejada, com a produção de conteúdo para diferentes canais. 

Como lidar com o atendimento ao cliente no T-commerce?

Para varejistas que já vendem online e desejam expandir suas operações para o T-commerce, é essencial prestar uma atenção especial ao serviço de atendimento ao consumidor.

Devemos lembrar que o T-commerce oferece uma experiência de compra mais interativa e personalizada e, por isso, os consumidores vão esperar um atendimento ao cliente igualmente eficiente

Para lidar com essa expectativa – e superá-la – é importante ter uma estrutura de atendimento preparada e bem treinada. Veja algumas dicas que preparamos: 

  • Verifique os canais de comunicação: um dos primeiros passos para se preparar é verificar seus canais de comunicação, o que inclui chat no site, e-mail, mensagens diretas em redes sociais e mais;
  • Certifique-se que seus produtos estão bem cadastrados: é fundamental que as informações sobre os produtos estejam claras e precisas, para que os consumidores não precisem entrar em contato com a equipe de atendimento ao cliente para esclarecer dúvidas;
  • Treine a sua equipe: a sua equipe de atendimento ao cliente deve estar treinada para atender as demandas específicas do T-commerce, como resolver problemas técnicos relacionados à tecnologia utilizada na plataforma;

É importante lembrar que o T-commerce oferece uma oportunidade única de personalização e fidelização dos clientes. Com uma estrutura de atendimento ao cliente eficiente e preparada para atender às necessidades específicas relacionadas à tecnologia, as chances de que seus clientes saiam dessa experiência com uma opinião positiva é muito maior. 

Lembramos também que, assim como qualquer outra estratégia de marketing, pode ser que a sua empresa tenha uma curva de adaptação, na qual as iniciativas precisam ser cuidadosamente planejadas, acompanhadas e ajustadas. 

Quais são os desafios do T-commerce e como superá-los?

Como você já percebeu, o T-commerce é uma verdadeira tendência para os próximos anos. Sua implementação, no entanto, ainda apresenta alguns desafios para varejistas e vendedores já acostumados com o Ecommerce tradicional.

O primeiro desafio é a complexidade técnica envolvida. Integrar plataformas de televisão e comércio eletrônico é um processo que exige a coordenação de diferentes sistemas, plataformas e fornecedores. 

É preciso garantir que todas as transações monetárias ocorram com segurança e rapidez, e que o sistema possa lidar com o grande volume de dados gerados por um fluxo constante de pedidos.

Outro desafio enfrentado pelo T-commerce é a necessidade de uma forte estratégia de marketing. Por ser um canal antigo, mas usado de forma sem precedentes, táticas antigas podem não surtir tanto efeito. 

Nesse caso, ter um planejamento bem-feito é essencial. É fundamental que a experiência do usuário seja bem pensada, para que o cliente se sinta seguro para fazer suas compras por meio da televisão. 

Apesar desses desafios, investir em T-commerce pode ser uma excelente opção para lojistas já estabelecidos no Ecommerce. Essa estratégia pode aumentar a fidelidade dos clientes à marca, já que interagir com ela através de diferentes canais aumenta a imersão. 

Exemplo de T-commerce na televisão brasileira

Para que você veja que o T-commerce não é uma estratégia futurística, sem aplicação real a curto prazo, vamos te mostrar um exemplo de como ela foi colocada em prática na televisão brasileira. 

A ação em questão aconteceu no programa É de Casa, da Rede Globo, e envolveu a grande varejista brasileira, Casas Bahia

A empresa, que conta com alto prestígio entre o público pela sua tradição no varejo offline, tem passado por um processo de rebranding nos últimos anos, adotando uma postura muito mais voltada para a venda digital. 

A ação de T-commerce envolveu várias inserções durante o programa, levando consumidores para uma página de produtos – sobretudo móveis, o nicho de especialidade da Casas Bahia – inspirados naqueles que estavam sendo exibidos na televisão. 

Veja como a usabilidade foi explicada durante o programa: 

Como aplicar o T-commerce no seu negócio? 

O T-commerce é uma tendência nova e em crescimento no comércio eletrônico e, por isso, empreendedores que desejam implementá-lo em seu negócio precisam ficar atentos a alguns cuidados importantes a serem seguidos.

Listamos alguns deles a seguir: 

1. Avalie a viabilidade

Antes de implementar o T-commerce, é importante avaliar se essa estratégia é viável para o seu negócio. É necessário considerar o perfil do seu público-alvo – ou melhor, da sua persona – ,o tipo de produto ou serviço que você oferece e o nicho de mercado em que atua.

2. Adapte sua plataforma

Para integrar o T-commerce ao seu negócio, é possível que seja preciso fazer ajustes em sua plataforma de comércio eletrônico. A plataforma deve ser capaz de suportar a venda de produtos e serviços por diferentes canais de aquisição.

Além disso, é importante se certificar de que todos os produtos anunciados têm a página otimizada e suas descrições estão completas. 

Leia também: Descrição de produtos: como fazer uma perfeita?

3. Treine sua equipe

É importante que sua equipe esteja preparada para lidar com a venda de produtos e serviços em tempo real. É necessário treinar os colaboradores para que possam oferecer um bom atendimento ao cliente e solucionar problemas rapidamente, sobretudo os que podem estar relacionados a dúvidas sobre a tecnologia. 

4. Defina suas estratégias de marketing

É fundamental criar estratégias de marketing que promovam o T-commerce para seus clientes. Isso pode incluir a criação de campanhas de publicidade nas redes sociais, e-mail marketing e outras ações para atrair o público certo para o seu produto.

5. Busque ajuda profissional e personalizada

Para empreendedores que estão dando seus primeiros passos em estratégias de marketing mais complexas, pode ser útil contratar uma consultoria para Ecommerce

Essa consultoria pode ajudá-lo a identificar as melhores práticas do setor, a definir estratégias eficientes e escolher as tecnologias mais adequadas para o seu negócio. Um consultor é um profissional valioso dentro do Ecommerce, já que ele concentra anos de experiência no segmento e pode te ajudar a evitar erros simples, mas custosos. 

Nós, do Ecommerce na Prática, temos um programa de consultoria muito bem conceituado no mercado. Já ajudamos centenas de empresas a traçarem e aplicarem estratégias no Ecommerce – e a sua pode ser a próxima. 

Quer receber o contato de algum de nossos consultores? Clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é T-commerce?

O T-commerce, ou “Tv Commerce”, refere-se ao uso da tecnologia presente em televisões inteligentes para impulsionar vendas do Ecommerce. Esse é um conceito relativamente novo, mas que promete revolucionar a forma como o varejo funciona.

Qual a diferença entre T-commerce e C-commerce?

Enquanto o T-commerce refere-se ao comércio de produtos ou serviços por meio de dispositivos de televisão, o C-commerce é o que chamamos de conversational commerce e usa recursos de mensagem para impulsionar as vendas.

Qual a diferença entre T-commerce e Ecommerce?

Enquanto o Ecommerce é um modelo de negócio que permite a compra e venda de produtos e serviços através da internet – independentemente do dispositivo ou canal de vendas –, o T-commerce foca nas vendas que acontecem por meio da interface de televisões inteligentes.

Qual a diferença entre T-commerce e M-commerce?

No T-commerce, o principal dispositivo utilizado para realizar as vendas são as televisões inteligentes, enquanto no M-commerce os dispositivos usados são os aparelhos móveis, como celulares e tablets.

É necessário ter uma loja física para investir em T-commerce?

Não, você pode vender exclusivamente online, desde a criação da sua empresa, e ainda investir em estratégias de marketing como o T-commerce.