Para aproveitar todas as vantagens que o maior marketplace da América Latina oferece, você precisa seguir esses 4 passos para vender no Mercado Livre. 

Baseado em um método comprovado pelos mais de 30 mil alunos do Ecommerce na Prática, nós trouxemos de forma bem objetiva tudo o que você precisa para ter sucesso dentro desse marketplace. 

E vale ressaltar que essas dicas também servem para outros grandes players do mercado que vem se destacando nos últimos tempos, como a Shopee, a Magazine Luiza e a Americanas.com. 

Mas, no final deste artigo, você vai entender o motivo pelo qual escolhemos o Mercado Livre como exemplo prático… 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, apresenta os passos para ter sucesso vendendo no Mercado Livre. Assista:

Por que você deve apostar no Mercado Livre?

Só para você ter uma ideia, o Mercado Livre possui mais de 10 milhões de vendedores e 34 milhões de compradores ativos. Ou seja, é um canal de venda extremamente poderoso e pode ajudar a alavancar as vendas do seu negócio.

O ecossistema construído pelo Mercado Livre faz com que muitas pessoas confiem não só para vender, mas também comprar. 

Lá, você tem acesso a um tráfego impecável para realizar as primeiras vendas e uma estrutura completa desde os meios de pagamento até a logística própria.

Mas, para aproveitar todos esses benefícios que o Mercado Livre oferece, é importante seguir um método comprovado, pois já existem muitos vendedores de sucesso dentro do ML…

Ou seja, a concorrência é grande, mas ainda assim é possível garantir a sua fatia desse mercado...

Então, como conquistar o seu espaço?

Para te ajudar com essa meta, nós selecionamos 4 passos para ter sucesso vendendo no ML.

Confira:

1- Tenha um cadastro bem construído

“Ah mas eu já tenho um cadastro de anos, por que devo mexer nele?”. Mesmo que você já tenha um cadastro antigo, atualize os seus dados!

Se você está atento às mudanças no mercado, sabe que há informações que não eram exigidas antes e hoje são fundamentais para vender lá dentro.

E o Mercado Livre altera as regras com bastante frequência… Sempre anunciamos por aqui as atualizações que o marketplace faz, principalmente, relacionadas a cadastro.

Portanto, dê uma conferida no seu cadastro e deixe ele totalmente atualizado para que você não tenha problemas futuros como conta bloqueada ou desligada. 

2- Entenda o jogo do Mercado Livre

E qual seria o jogo do Mercado Livre? A ideia é que você leia todos os termos e condições do marketplace para ficar por dentro do que pode ou não ser feito por lá. 

Afinal, isso é um dever seu como um bom vendedor.

Então, leia as regras da plataforma para não cometer erros que poderiam ser evitados com uma pequena leitura. 

Exemplo disso, falamos no tópico anterior. Recebemos diariamente reclamações de vendedores do Mercado Livre que tem suas contas bloqueadas ou até mesmo canceladas pelo marketplace.

Isso acontece porque muitos desses vendedores descumprem com as regras determinadas pelo Mercado Livre. 

Lembre-se: se existem regras, elas devem ser seguidas e respeitadas. Por isso, não deixe de ler as regras sempre que puder e fique atento às mudanças. 

Para saber mais sobre termos e condições do ML, clique neste link.

Leia também: Como Vender sem Estoque e sem Dinheiro no Mercado Livre

3- Busque por produtos que estão em alta

Essa dica é para aqueles que ainda não começaram a vender na internet ou não estão satisfeitos com os produtos que escolheram anteriormente. 

Para isso, você pode pesquisar quais são os produtos que estão em alta dentro do Mercado Livre por meio do Mercado Livre tendências. 

Todas as categorias e produtos mais buscados no marketplace estão disponíveis neste link.

Lá, você vai encontrar diferentes tipos de categorias e de produtos mais buscados exclusivamente no Mercado Livre.

E, às vezes, você pode encontrar nomes escritos errado, pois é assim a forma com as pessoas pesquisam… É interessante observar esses detalhes, sabe por quê? 

Uma vez que todos os anúncios são escritos da forma correta, mas as pessoas buscam por um nome escrito da forma errada, você poderia explorar isso…

De que maneira?

Criando um anúncio teste do produto que é buscado com a escrita errada. Pode ser que esse teste dê muito certo e faça você encontrar um oceano pouco explorado pelos vendedores do Mercado Livre.

Nós também temos um artigo exclusivo sobre o assunto, confira: 600 Produtos Mais Vendidos no Mercado Livre (e na Internet).

4- Faça tudo com uma gestão eficiente

Não é porque você está vendendo dentro de um marketplace que não deve gerir como se fosse a sua empresa como um todo…

Afinal, nada melhor do que já ter um método eficaz para gerir não só as vendas no Mercado Livre, mas também em outros marketplaces.

Por isso, é muito importante que você continue estudando para aprender mais sobre gestão de empresas e como alavancar as suas vendas. 

Além disso, existem alguns outros pontos que você precisa aprender para começar a vender no Mercado Livre do jeito certo. 

Esses pontos serão abordados durante a Semana Mercado Líder! 

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature + R$18,5 mil por mês

Essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender + R$18,5 mil por mês.

No nosso treinamento intensivo, disponível na Assinatura Ecommerce na Prática, você vai aprender tudo o que precisa para montar seu negócio e vender TODOS os dias no Mercado Livre.

E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados… 

Veja só o que você vai aprender:

  • Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
  • Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
  • Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
  • Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
  • Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
  • Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso ao treinamento: