Se você usa o Instagram em sua estratégia de redes sociais, pode estar se perguntando qual o futuro da empresa e como isso impacta o posicionamento do seu negócio. Afinal, o Instagram vai acabar? A história é mais complexa do que parece… 

O Instagram é, hoje, uma das redes sociais mais populares do mundo. Criado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, a plataforma teve sucesso quase imediato – no fim do seu ano de lançamento, o Instagram chegou à marca de 1 milhão de usuários. 

Hoje, a plataforma conta com mais de 2 bilhões de pessoas usando suas funcionalidades todos os meses, de acordo com dados da própria Meta. É a primeira vez que o Instagram se aproxima do número de usuários mensais do Facebook (2,96 bilhões), a maior das plataformas de redes sociais no mercado.

Dentro desse contexto, o Instagram parece estar indo bem, certo? Mas por que existem dúvidas sobre sua continuidade? É verdade que o Instagram vai acabar? É isso que vamos responder neste artigo. 

Para começar, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo. Nele, a nossa especialista em marketing e redes sociais, Ana Clara Magalhães, fala sobre a controvérsia e explica o que ela significa para empresas que usam a plataforma.

Afinal, o Instagram vai acabar? 

Não, o Instagram não vai acabar, ao menos por enquanto. O que pode mudar, na verdade, é a forma como suas funcionalidades e recursos são usados. 

Vamos explicar…

Começamos este artigo falando sobre como o Instagram alcançou recentemente uma marca muito importante: 2 bilhões de usuários ativos todos os meses. Esse é um recorde para a plataforma, colocando-a no topo do ranking das redes sociais mais utilizadas.

Mas, como todo empreendedor sabe bem, o jogo dos negócios pode virar a qualquer momento. E, dentro do mercado de plataformas de redes sociais, a competitividade é acirrada. 

Uma pesquisa divulgada pela Sensor Tower mostrou que, ainda que o Instagram tenha mais usuários que abrem o aplicativo todos os dias, o TikTok é o líder absoluto quando a métrica usada é o tempo gasto no aplicativo. 

Isso quer dizer que, em média, usuários do TikTok passam mais tempo consumindo conteúdo na plataforma do que aqueles que usam o Instagram. Interessante, não acha? 

Durante o 2º trimestre de 2022, o tempo médio gasto no TikTok foi de 95 minutos por dia, quase o dobro da média observada no Instagram.

Mas isso quer dizer que o Instagram vai acabar? Não. Ao menos não em um futuro próximo. 

Ainda assim, é importante termos em mente que as plataformas de rede social são um produto – e, como todo produto, estão sujeitas a mudanças

Mesmo que o Instagram não acabe, é preciso ter consciência que o modo como ele é usado pode sofrer alterações e isso pode ser bom ou ruim para o posicionamento da sua empresa dentro da rede. 

Se você usa o Instagram como canal de comunicação e vendas, considere diversificar o seu posicionamento, apostando também em outras redes sociais.  Só assim é possível construir uma presença digital forte, que não vai ser prejudicada pelas oscilações do mercado. 

Tenha em mente que o seu empreendimento é muito maior do que apenas um canal e, se hoje a sua audiência está no Instagram, amanhã ela pode estar em outra rede social. Não negligencie isso! 

Quais as perspectivas do Instagram para o futuro? 

Como já falamos neste artigo, o Instagram – assim como toda rede social – é um produto. É fácil esquecer disso quando usamos a plataforma todos os dias, mas essa é a verdade. 

E, assim como todo produto, ele é aperfeiçoado e modificado ao longo do tempo. Isso acontece para que a empresa se mantenha relevante dentro de um mercado tão competitivo. Essa é uma das formas de prolongar o ciclo de vida da plataforma. 

Desde 2010, quando foi fundado, o Instagram sofreu incontáveis alterações em suas funcionalidades e no modo como é usado. A própria apropriação de empresas sobre a plataforma representa uma mudança brusca no posicionamento original da rede. 

E, nos últimos anos, podemos observar algumas mudanças ainda mais grandiosas. Um bom exemplo disso é a implementação dos vídeos de curta e média duração. 

O primeiro indício disso aconteceu em 2016, com a criação dos Stories, vídeos curtos que ficam disponíveis apenas por 24 horas. Essa funcionalidade foi uma resposta a um outro aplicativo que fazia sucesso na época, o Snapchat. 

Hoje, com a ascensão do TikTok, os vídeos curtos ganharam força no mercado de distribuição e produção de conteúdo

O Reels do Instagram e o Shorts do YouTube são bons exemplos de como isso foi aplicado nas redes sociais, mas seus efeitos podem ser vistos também em plataformas de marketplace, no Mercado Livre Vídeos, por exemplo. 

Tudo isso é para dizer que o Instagram não é, nem nunca foi, um canal estático. Suas mudanças acompanham tendências de mercado e, por isso, empresas que usam os seus serviços devem estar atentas a esses movimentos. 

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA] 

O valor do Instagram para empresas hoje: quais suas funcionalidades mais importantes? 

O Instagram pode ser uma plataforma em constante mudança, o que causa certas incertezas entre empreendedores, levando a perguntas como “quando o Instagram vai acabar?” ou “será que este é um canal relevante para o meu negócio?”

No entanto, é impossível negar que muitas das alterações que aconteceram dentro da plataforma beneficiaram empresas que desejam usar a rede social como um canal de vendas

Hoje é possível, por exemplo, criar catálogos de produtos no Instagram, marcar produtos em fotos e vídeos, integrar as contas do Instagram com o WhatsApp, atender clientes diretamente do direct e muito mais. 

Por tudo isso, é seguro dizer que o Instagram ainda é uma das plataformas mais úteis para empresas que desejam ter uma presença digital e criar estratégias de social selling – ou seja, venda nas redes sociais. 

A seguir, vamos detalhar algumas das principais funcionalidades que o Instagram oferece para empresas, dando dicas e ideias de como você também pode usá-las. Vamos lá! 

1. Instagram Shopping

O Instagram Shopping é a maior funcionalidade da rede para empresas que têm lojas virtuais. O recurso permite ativar uma loja em seu perfil no Instagram, criando um catálogo de produtos e marcando itens em publicações no Feed e Stories

Essa funcionalidade também permite que você crie coleções, ou seja, agrupe produtos de acordo com sua funcionalidade ou categoria. Isso ajuda o cliente a ter uma experiência de compra mais organizada e contribui para taxas de conversão maiores.

O Instagram Shopping permite a compra diretamente na plataforma, ou o redirecionamento para o seu site de vendas. Além disso, ter uma conta com a funcionalidade ativada mostra o seu perfil – e os seus produtos – para um número maior de pessoas. 

Interessante, não é? 

2. Guias 

As Guias do Instagram são um formato de conteúdo pouquíssimo utilizado por empresas. Elas permitem que você crie conteúdos em formatos de texto, como uma postagem de blog

Você também pode usar fotos que já foram compartilhadas, atrelando um conteúdo de valor à sua marca. O teor dos textos pode variar desde tutoriais e conteúdos mais práticos até manifestos e conceitos relacionados à campanhas publicitárias

A sua criatividade é o limite!

3. Reels

Os Reels é o formato de vídeos curtos do Instagram. A ideia é criar narrativas e conteúdos divertidos, que entretêm e informam seu público. O Reels tem um grande alcance e, por isso, este é um dos formatos de conteúdo mais usado por empresas que desejam aumentar a sua base de seguidores.

Vale lembrar que o Reels também é um dos formatos mais dinâmicos da rede e, por isso, é preciso estar em contato com as tendências para fazer um conteúdo que realmente engaje. 

Ao mesmo tempo, a sua empresa precisa encontrar uma voz única, que se diferencie do tipo de conteúdo que as pessoas veem todos os dias na plataforma. Esse é um equilíbrio presente em empresas que fazem muitos testes e postam conteúdos com regularidade. 

4. Story

O Story é um formato de conteúdo de curta duração, já que fica no ar por apenas 24 horas. Ele pode ser usado para tirar dúvidas, mostrar lançamentos de produtos, distribuir cupons de desconto e mais. 

Os Stories têm até mesmo funcionalidades interessantes como o Close Friends e os Destaques.

No Close Friends, você cria uma lista de seguidores especial, que tem acesso a um conteúdo exclusivo. Esse é um bom recurso para mostrar os bastidores da marca e criar um senso de proximidade com sua audiência. 

No Close Friends você também pode fazer a propaganda de produtos que ainda não foram lançados, ou disponibilizar condições de compra diferenciadas. A ideia é criar um espaço que entrega valor de verdade para o seu cliente. 

Já no Destaques do Instagram, a ideia é disponibilizar conteúdos dos Stories por um tempo maior do que as 24 horas originais. É possível, portanto, selecionar conteúdos e destacá-los em seu perfil.

Essa é uma funcionalidade usada, por exemplo, para mostrar a opinião de outros clientes sobre a marca, oferecer informações importantes sobre o funcionamento do negócio e mais. Você já usa esses recursos no perfil do Instagram da sua empresa? 

Leia também: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

5. Anúncios

Por último, mas talvez o mais importante, o Instagram também é um canal muito importante para anunciantes. Dentro da plataforma, é possível criar mensagens e levá-las até parcelas muito específicas de um público, por meio do  Gerenciador de Anúncios da Meta.

Ao contrário do que muitos pensam, não existe um “Instagram Ads”, ou seja, uma plataforma específica para anunciantes do Instagram. Todos os anúncios da rede social são feitos na mesma plataforma usada para anunciar no Facebook, popularmente conhecida como Facebook Ads.

Mas, anunciar no Instagram é realmente relevante? Em resumo: sim. 

De acordo com a pesquisa da Opinion Box, publicada em 2022, 92% dos brasileiros entram no Instagram diariamente. A mesma pesquisa também mostra que 55% dos entrevistados já usaram a rede para entrar em contato com empresas. 

Qualquer empresa ou empreendedor pode anunciar no Instagram, gastando relativamente pouco. Se você quer entender mais sobre como anunciar no Instagram, recomendamos o seguinte artigo: Como fazer anúncio pago no Instagram em 9 passos [TUTORIAL].

Como variar meus canais de aquisição e não depender somente do Instagram? 

Ao longo deste conteúdo, nós falamos sobre como o Instagram ainda é uma plataforma muito importante para a estratégia de empresas. Essa é, afinal, uma das redes mais usadas em todo o mundo. Isso não pode ser ignorado… 

Ainda assim, mais importante do se o Instagram vai acabar ou não, é entender que  o Instagram não é um serviço estático e as suas funcionalidades estão sujeitas a mudanças o tempo todo. 

Por isso, é essencial que você aprenda a usar esse recurso, tirando o máximo de proveito, mas também diversifique os canais de aquisição da sua empresa. Dessa forma, você resguarda o seu negócio e o torna mais independente. 

Canais de aquisição são todos os pontos de contato que pessoas têm com o seu negócio. É por meio deles que sua empresa ganha novos clientes e seguidores, construindo uma audiência. 

Mas como é possível variar esses canais e parar de depender apenas do Instagram? 

Se você tem uma loja online, o primeiro passo é validar o seu negócio. Depois de completar essa etapa, o ideal é que você comece a pensar em estratégias para impulsionar seus resultados

Isso inclui o investimento em redes sociais como o Instagram e o TikTok, é claro, mas também em plataformas de venda, como um site próprio e plataformas de marketplace. 

Se você quer entender como funciona esse processo, desde a validação até o impulsionamento, participe da palestra Ecommerce do Zero. Nela, detalhamos o passo a passo para criar uma empresa forte dentro do comércio eletrônico, mesmo que você não tenha experiência. 

Para fazer sua inscrição, basta clicar aqui:

Perguntas Frequentes

O Instagram vai acabar?

Ao que tudo indica, não. Ainda que não seja possível determinar, com total certeza, o futuro de uma rede social, o Instagram mostrou uma grande capacidade de adaptação nos últimos anos e, recentemente, alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos por mês.

Quanto custa uma conta profissional no Instagram?

Nada, criar uma conta profissional no Instagram é de graça. Essa funcionalidade está disponível para todos aqueles que desejam fazer a mudança, desde que atendam a alguns pequenos requisitos.

Quais as funcionalidades mais importantes do Instagram para empresas?

O Instagram tem uma série de recursos próprios para quem deseja vender produtos na plataforma. O principal deles é o Instagram Shopping, que permite a criação de catálogos de produtos, marcação de itens em fotos e vídeos e mais.