“Consegui validar o meu Ecommerce, qual será o próximo passo?” Se você chegou nessa fase e já está pensando no futuro, é porque você quer ir além… Então, sabendo que você quer aumentar ainda mais os resultados, chegou a hora de mapear algumas estratégias que vão DOBRAR o seu Ecommerce de tamanho em 2024. 

Esse estágio em que você está  é ÓTIMO e faz com que a sua empresa esteja à frente de várias outras que ficam estagnadas no tempo por não reinvestir os ganhos na própria empresa… 

Quer saber quais são essas estratégias? Continue a leitura e vamos mostrar os 4 Passos comprovados para você literalmente dobrar os resultados... 

No vídeo abaixo, o Ricco de Carvalho, sócio e CBDO do EnP, mostra esses 4 passos para você conseguir DOBRAR a sua empresa de tamanho. Assista:

1- Entenda qual é a Finalidade do seu Negócio

A primeira coisa que você tem que pensar agora é: qual a finalidade do seu negócio?

Esse negócio foi criado para ser lucrativo? Vendido? Depois de definir isso, você vai conseguir visualizar o caminho a ser seguido para alcançar essa meta principal. 

Por exemplo, se a sua finalidade é ter um negócio altamente lucrativo, você deve se preocupar com fatores como:

  • Eficiência do time;
  • CAC (Custo de Aquisição por cliente) baixo; 
  • LTV (lifetime value) alto.

Entre outros fatores que contribuem para garantir que o lucro da empresa seja alto. 

Por outro lado, quando você pensa em vender o seu negócio futuramente, há outros pontos pelos quais você tem que trabalhar mais como: 

  • Valor da Marca;
  • Base de Clientes forte;
  • Negócio Independente do CEO (que não precise 100% dele para fazer o Ecommerce funcionar). 

Isso mostra que há caminhos diferentes para você seguir dependendo de qual é a finalidade do seu Ecommerce. Tendo isso em mente, os próximos passos vão ficar bem mais fáceis de serem definidos e executados. 

2- Crie uma Identidade Organizacional

Com a Identidade Organizacional, você vai definir a sua missão, visão e todos os valores ligados a empresa…

Mas o que significa cada um deles? Vamos explicar: 

  • Missão: é a razão pela qual essa empresa existe, a base de todo o planejamento feito para que ela funcione. Ex: promover o empreendedorismo através de educação e capacitação constante do empresário;
  • Visão: como você enxerga essa empresa, onde ela pode chegar, quais os seus planos para o futuro da empresa. Ex: ao longo dos próximos 5 anos, participaremos da evolução de, pelo menos, 100 mil negócios, entregando educação para todos os pontos da jornada de empresários e empresárias;
  • Valores: os princípios e os comportamentos esperados pelos integrantes da empresa (está relacionado com a cultura da empresa).

Os valores são o que garantem que você vai conseguir alcançar a sua meta definida na missão, sem ultrapassar os limites, seguindo os princípios da empresa. 

Ou seja, a sua meta não deve ser alcançada a qualquer custo, pois há valores a serem respeitados tanto por você, quanto pelos seus colaboradores. 

3- Faça um Planejamento Estratégico (OKR'S)

Como todo processo dentro da sua empresa, é necessário criar um Plano Estratégico focado no crescimento da sua empresa, pois só assim você vai conseguir alcançar essa meta com agilidade e eficiência. 

E por onde começar o planejamento? Pensando no seu Objetivo Global...

Objetivo Global 

O objetivo global nada mais é do que a versão simplificada da visão da empresa. Lembra que a visão é onde você quer chegar? 

Então, vamos resumir isso como o seu objetivo global. Exemplo: quero dobrar de tamanho a cada ano. 

Agora, você precisa mapear os desafios e as oportunidades que a sua empresa tem para chegar nesse objetivo global. 

Para isso, você pode utilizar uma ferramenta muito recorrente em diversas empresas que é a Matriz SWOT (ou FOFA, como é conhecida aqui no Brasil. 

A Matriz SWOT vai mostrar para você 4 fatores importantes. São eles: 

  • Strenghts (forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (ameaças).

Nós, do Ecommerce na Prática, criamos uma Matriz SWOT para facilitar o seu processo. Você pode baixar gratuitamente clicando aqui.  

Resultado-chave [OKR’s]

O Objectives and Key Results (OKR) é um método de traçar metas e resultados-chave para  verificar se a sua empresa está atingindo todos os objetivos mapeados. 

Para você ter a sua OKR muito bem definida, pegue o objetivo global e divida em 3 partes: faturamento, número de clientes e lucratividade. 

Na prática, funciona assim: se o seu objetivo global é dobrar de tamanho a cada ano e o seu faturamento foi de 1 Milhão neste ano, no próximo você precisa ter estratégias já prontas para conseguir faturar 2 Milhões. 

Então, esse será o seu resultado-chave! 

Para você dobrar de tamanho, é necessário dobrar o faturamento. Logo, sair de 1 Milhão para 2 Milhões é o seu resultado-chave. 

E o mesmo você fará com o número de clientes e com a sua lucratividade. Se você quer dobrar em todos esses pontos, comece a pensar no que deverá ser feito para alcançar esses resultados-chave e, consequentemente, o Objetivo Global.  

OKR’S de Suporte

Em seguida, é o momento de definir as OKR’S de suporte, olhando para os objetivos dos próximos 3 meses. 

Isso porque é daqui que saem os projetos para serem executados, ou seja, o plano de ação. 

Ex: Para conseguir alcançar esses objetivos de 3 meses, é necessário contratar mais pessoas para trabalhar na área de Marketing. 

Se em 3 meses você quiser ter todos os processos da sua empresa otimizados, crie projetos para serem feitos nesse período, selecione os responsáveis por esse projetos e quais serão as atividades dentro deles. 

Esse é um plano de ação completo para você atingir o seu ORK Suporte! 

4- Gestão do Negócio

Não precisamos nem dizer que a Gestão do Negócio é a base para praticamente TUDO o que foi planejado acontecer de verdade.

E isso inclui a gestão financeira, gestão de equipes, processos… Tudo o que for importante para você conseguir alavancar o seu negócio. 

Para fazer uma boa gestão, é necessário mensurar os dados por meio das KPI’s (Indicadores de performance). 

Só com as KPI’s, você realmente saberá a direção pela qual o seu negócio está caminhando. 

Pois, diferente das outras, a KPI é uma métrica bem mais detalhada, que antecipa possíveis problemas e até ajuda a encontrar oportunidades na área de Marketing. 

Essa é uma forma de você planejar algo para saber driblar algum imprevisto ou algo do tipo. 

E assim, você vai garantir a direção e a execução do seu negócio. Para isso, basta seguir os 4 passos que estão nesse artigo… 

Tenha acesso a todos os cursos do EnP em um só lugar com a assinatura Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!