Um aumento no preço do seu produto ou serviço nunca é uma boa notícia para os seus clientes. É por isso que saber como informar reajuste de preço para o cliente é essencial para que você não acabe perdendo vendas.

Isso porque, ao deixar claro para seus clientes sobre o aumento de preços, seu objetivo deve ser fidelizá-los e não o contrário disso.

E quando eles entendem seus motivos e mantêm uma relação de confiança com a sua marca, seguem fiéis mesmo com o custo maior.

Quer saber como informar reajuste de preço para o cliente sem problemas? Acompanhe esse texto até o final. E boa leitura!

Porque é importante saber como informar reajuste de preço para seus clientes?

De tempos em tempos, todas as empresas precisam enfrentar a questão de aumentar sos preços de seus produtos. E isso sempre é visto de forma desagradável pelos os clientes. Por isso você precisa de métodos comprovados para conseguir informá-los da maneira mais suave possível

Isso é importante para você manter a fidelidade dos consumidores e, de certa forma, também fazer com que eles não deixem de comprar no seu negócio, preferindo, assim, explorar as opções de preços da concorrência. 

Quais são os motivos que levam uma empresa a reajustar os preços?

Muitas razões diferentes podem te levar a aumentar o preço de seus produtos. Ainda assim, seus clientes precisam saber o real motivo disso para que ambas as partes possam manter relações comerciais saudáveis. 

E para te ajudar nisso, aqui estão alguns dos motivos mais comuns pelos quais as empresas precisam aumentar os preços dos produtos ou serviços:

Melhoria e diversificação do produto

Você pode ter adquirido habilidades, tecnologias e experiência para fornecer mais valor aos seus clientes. 

Essas melhorias e diversificações de produto podem explicar de forma justa o aumento do preço do seu produto ou serviço

Esta é uma razão aceitável, pois é acompanhada pela promessa de entrega ininterrupta de um serviço aprimorado.

O preço de mercado está acima do seu

Você pode estar cobrando muito abaixo do mercado pelo mesmo produto ou serviço que seus concorrentes também vendem. Isso pode acontecer devido a uma subvalorização do seu serviço ou uma estratégia para melhorar sua vantagem competitiva. 

Um aumento de preço, neste caso, é bem contabilizado, já que seu serviço também está de acordo com os padrões do mercado.

Aumento no custo do seu negócio

A razão mais comum para um reajuste de preço é um aumento nos custos indiretos do seu negócio.

Isso pode ser de instalação de software mais cara, aumento do preço da matéria-prima, a força de trabalho, do custo de aluguel e, essencialmente, de outros fatores que afetam a lucratividade do seu negócio. 

Você pode aumentar o preço nesse caso e enviar um e-mail de aumento de custos para seus clientes.

Necessidade de melhorar a lucratividade do negócio

A lucratividade, seja para permitir o crescimento dos negócios ou para reforçar suas próprias finanças pessoais, pode ser o motivo pelo qual você deseja aumentar seus preços. 

Isso é mais difícil de justificar para pequenas e médias empresas se a qualidade e a escala do serviço permanecerem inalteradas. No entanto, é assim que as empresas geralmente protegem suas margens de lucro.

Reestruturações nos negócios

A mudança de modelos de negócios baseados em tempo para os projetos , por exemplo, para melhorar a lucratividade, pode exigir a reavaliação de seus preços. 

Isso acontece principalmente quando as pequenas empresas pretendem turbinar seu crescimento e expansão. 

Como informar reajuste de preço para seus clientes

É importante levar em conta que é você mesmo quem cria a imagem da sua marca e, portanto, é o autor de toda a história do seu produto. 

Nesse sentido, por mais que um aumento de preço possa ser chocante, por outro lado, ele pode fazer parte da narrativa geral de um produto.

Se você conhece bem a sua persona e oferece um produto de qualidade, pode ter certeza que os clientes fiéis aceitarão as alterações sem frustração se elas fizerem sentido para eles. 

Mas para isso você precisa conhecer tudo não só sobre a concorrência, mas também a respeito de sua própria empresa. Para entender melhor sobre posicionamento de marca, leia o artigo: O que é Branding: aprenda TUDO sobre a Construção de uma Marca

Assim, para te ajudar em todo esse processo, processo, aqui estão cinco dicas de como informar reajuste de preço para o cliente:

1. Explique o motivo 

A prática profissional essencial aqui é ser sempre transparente ao anunciar um aumento no preço do seu produto ou serviço

Seja um aumento no custo da matéria-prima ou na aquisição de um novo software para melhoria do serviço, esses motivos devem ser comunicados aos seus clientes. 

Ao fazer isso, você manterá a confiança deles, para que eles continuem fazendo negócios com você e não com seus concorrentes. 

2. Seja sempre direto 

Seus clientes precisam saber sobre o aumento no preço diretamente de você e não de qualquer outra fonte ou por meio de uma percepção repentina no futuro. 

Para isso, é importante encontrar uma forma de entrar em contato com eles de uma forma bem pessoal e discutir o assunto. Isso pode ser feito por meio de um e-mail de alteração de preço, por exemplo.

3. Informe os clientes com a maior antecedência possível

Seus clientes precisam saber sobre quaisquer alterações no preço do seu produto assim que você tomar a decisão e sempre antes que os novos preços entrem em vigor

Isso dará à sua empresa tempo suficiente para reavaliar suas opções. Dessa forma, você mantém a confiança e fidelidade do seu cliente.

4. Garanta sempre a qualidade do seu produto

Um aumento no preço pode afastar seus clientes. Você pode enfrentar a situação prometendo um melhor serviço ou melhoria na qualidade do produto. 

E é importante ter em mente que você tem todo o direito de pedir um aumento de preço se tiver uma boa razão para isso. 

Mas cuidado pois se você parecer muito preocupado ou até mesmo arrependido ao anunciar a notícia, estará minando o valor do seu próprio produto para os clientes.

5. Permita que os clientes entrem em contato para trazer dúvidas ou preocupações

Para ter certeza de que os consumidores recebem todas as informações de que precisam, se coloque sempre à disposição.

Lembre-se que a falta de informação pode fazer com que eles corram para um concorrente com preços mais baixos

Para evitar isso, ofereça a segurança de que eles sempre podem entrar em contato com qualquer pessoa em sua empresa para fazer perguntas ou falar das preocupações que podem surgir em relação ao aumento de preço.

E nunca se esqueça: a busca por conhecimento é sempre o melhor caminho para fazer o seu negócio crescer mais e mais a cada dia…

Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar: conheça a assinatura Ecommerce na Prática

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!