O que são mídias digitais? As mídias digitais são todos os conteúdos ou veículos que têm como base o ambiente online. São diferentes das mídias analógicas, que contam com canais mais tradicionais, como revistas e jornais impressos.
Todo empreendedor – em algum momento de seus estudos sobre marketing e estratégias para aumentar o alcance no ambiente digital – já se deparou com a dúvida sobre o que são mídias digitais.
O questionamento ocorre, principalmente, quando há a necessidade de entender qual o papel dessas mídias no dia a dia dos negócios. Afinal de contas, as mídias digitais são iguais às mídias sociais? E as redes sociais, onde entram nessa história?
A verdade é que as mídias digitais são os caminhos pelos quais você vai precisar passar para criar conteúdo de valor e divulgá-lo para os seus clientes. Elas são essenciais para aumentar o alcance e o volume de vendas da sua empresa no ambiente online.
Quer entender melhor o que são mídias digitais, qual sua importância, os tipos existentes, como aplicar e muito mais? Acompanhe os próximos tópicos deste artigo!
Índice:
O que são mídias digitais?
Mídias digitais são todos os conteúdos ou veículos que funcionam a partir do ambiente online, permitindo que a comunicação ocorra de forma bilateral, ou seja, com feedbacks e interações por parte de seus receptores.
Em outras palavras, as mídias digitais são conteúdos que têm o seu funcionamento e distribuição baseados na internet. Basicamente, elas são o contrário da mídia analógica – também chamada de mídia tradicional ou mídia offline –, que ocorrem no espaço físico e promovem uma comunicação unilateral entre as partes envolvidas.
Em termos práticos, podemos dizer que os veículos de mídia digital são aqueles em que as pessoas podem opinar e questionar em tempo real o conteúdo publicado. Enquanto os veículos de comunicação analógica dizem respeito a revistas e jornais impressos, por exemplo, que não permitem esse tipo de dinâmica.
Dito isto, a ideia não é criarmos um comparativo entre os dois tipos de mídia… Mas sim deixar claro o que são as mídias digitais e como elas estão presente em nosso dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Trazendo essa conversa um pouco mais para o marketing digital – tão necessário para os empreendedores –, as mídias digitais podem ser, então, canais em que conteúdo são criados, distribuídos e promovidos. Alguns bons exemplos disso são os banners de publicidade em sites, publicações nas redes sociais e anúncios.
Qual a importância das mídias digitais?
Em termos práticos, apostar em mídias digitais é importante para que as empresas consigam alcançar pessoas que estejam realmente interessadas em suas marcas e, assim, aumentar seus volumes de vendas no ambiente online.
É possível dizer, na verdade, que os canais de mídias digitais são essenciais para que um negócio exista e prospere pela internet. Elas se tornaram tão relevantes ao longo dos últimos anos, que diversas estratégias foram desenvolvidas para que as companhias consigam ter sucesso com as mídias digitais…
Quer um exemplo? O marketing de conteúdo. É esta estratégia que ajuda os empreendedores a atrair, engajar e converter clientes, tanto que ela foi desenvolvida com foco total para mídias como: redes sociais, sites, landing pages, blogs, etc.
Qual a diferença entre mídias digitais e mídias sociais?
Como vimos, as mídias digitais são todas as comunicações feitas pela internet e, consequentemente, baseadas na tecnologia. Já as mídias sociais, dizem respeito a um meio de comunicação que gera redes em que os indivíduos interagem – as redes sociais, por assim dizer.
Algumas pessoas confundem os conceitos de mídias digitais e mídias sociais. Apesar da grafia parecer, seus significados são diferentes…
Dessa forma, é seguro dizer que a mídia social é uma mídia digital, mas não é correto afirmar que toda mídia digital é mídia social. Afinal de contas, ela não pode ser limitada apenas às redes sociais, por exemplo.
Leia também: Entenda quais são as vantagens e desvantagens das redes sociais para o seu negócio
Qual a diferença entre mídias digitais e marketing digital?
Outra dúvida muito comum aos empreendedores é a respeito das diferenças entre mídias digitais e marketing digital. Entender isso é mais simples do que você imagina, veja só…
O marketing digital é, basicamente, um conjunto de iniciativas que as empresas usam para atingir seus objetivos no ambiente online. A mídia digital, por sua vez, são os canais pelos quais eles conseguem fazer isso.
Percebeu a diferença?
Enquanto o marketing digital engloba as ações que devem ser realizadas para o sucesso online, as mídias digitais são os espaços em que os conteúdos são, de fato, criados, veiculados e distribuídos.
Quais são os tipos de mídias digitais?
Devido à grande amplitude da internet e tudo o que ela proporciona no mundo dos negócios, as mídias digitais se caracterizam de diversas maneiras – mais precisamente, em tipos de mídias digitais.
Artigos de blog, posts no Facebook e Instagram – ou qualquer outra rede social –, aplicativos… Todos esses canais são tipos de mídias que os empreendedores utilizam para aumentar o alcance e o volume de vendas de suas marcas.
Mas o que muitos não sabem é que todas as mídias digitais se enquadram, basicamente, em 3 tipos.
- Mídia paga;
- Mídia ganha;
- Mídia própria.
Veja a explicação para cada uma delas a seguir…
Mídia paga
A mídia digital paga é aquela em que empresas pagam para que seus conteúdos sejam promovidos em sites e plataformas digitais variadas. Seu foco central é aumentar o alcance das marcas no ambiente online.
É possível dizer que a mídia paga é uma das que mais se assemelha a mídia tradicional, uma vez que esta também faz uso de conteúdos patrocinados em seus respectivos canais, como TVs e jornais impressos.
Um dos diferenciais da mídia paga, entretanto, é que ela gera um retorno de maneira rápida. Basta que a empresa patrocine a mídia e, em poucos cliques, o usuário tome a decisão desejada sugerida no conteúdo – ou seja, a de comprar um produto ou serviço.
Diferentemente da mídia tradicional (TVs, rádio, etc), na mídia paga o anunciante tem muito controle sobre quem vê suas comunicações, o que qualifica o público. Além disso, as estratégias podem ser ajustadas de acordo com o orçamento da empresa.
Algumas das principais plataformas que podemos citar para que as mídias digitais pagas aconteçam, são: Se inserem aqui as famosas ferramentas de publicidade na internet, como: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc.
Aproveite para ler também: Mídia paga: o que é e como investir nessa estratégia [GUIA 2023]
Mídia ganha
A mídia digital ganha é a conquistada de maneira orgânica. Em outras palavras, é aquela em que não ocorre investimento direto de dinheiro para sua veiculação. Dar um exemplo…
Você certamente já fez uma pesquisa no Google e notou que os primeiros resultados que aparecem, normalmente, são referentes a conteúdos patrocinados. Contudo, logo abaixo deles, estão as publicações de mídia ganha, que foram conquistadas de maneira espontânea.
Vale ressaltar que as mídias ganhas não necessitam de pagamento direto, como dito anteriormente… Isso não significa que não é necessário a realização de investimentos para que ela ocorra.
As técnicas de SEO são um grande exemplo disso. A principal maneira um do conteúdo ficar entre os primeiros resultados de busca no Google é a partir da adoção das práticas de SEO.
Mas elas acontecem sozinhas, de maneira independente? Não! Elas envolvem diversos profissionais, como redatores especializados nas técnicas de SEO que são contratados pelas empresas, por exemplo.
Mídia própria
Por último, mas não menos importante, há a mídia digital própria, que diz respeito a toda e qualquer mídia controlada pela sua empresa. Os exemplos mais clássicos são: loja virtual, site institucional, blog, aplicativos e mais.
Neste ponto, você pode estar se perguntando: ah, mas eu vendo em marketplaces… isso seria mídia própria? Não. E o mesmo vale para outras plataformas, como Instagram, Youtube, etc.
Estas, na verdade, estão cedendo um espaço para você criar conteúdo, vender produtos, atender clientes e por aí vai… As mídias digitais próprias, então, aquelas que a sua empresa exerce um controle direto.
Quais os principais benefícios da mídia digital?
Agora que você já sabe o que são mídias digitais, podemos avançar um pouco mais nesse conteúdo para apresentar os seus principais benefícios. Você já parou para pensar o quanto as mídias digitais podem impactar positivamente a sua empresa?
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Confira a seguir os pontos positivos das mídias digitais:
1. Maior assertividade
As mídias digitais permitem que os empreendedores consigam atingir as pessoas certas com os seus conteúdos. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de calçados, é totalmente possível direcionar os seus anúncios para clientes e potenciais clientes da sua marca.
Isso acontece de maneira diferente nas mídias tradicionais, em que um único outdoor, por exemplo, fica visível para variados públicos que não necessariamente têm interesse na mensagem exposta.
Leia também: O que é O2O (online-to-offline) e como usar para vender mais
2. Melhor custo-benefício
As quantias investidas nas mídias digitais não precisam ser exorbitantes. Uma empresa que está no início da operação, por exemplo, consegue facilmente direcionar recursos para esse tipo de estratégia.
Entretanto, vale reforçar que as mídias digitais custam menos que as mídias tradicionais. Outro ponto importante é que elas são direcionadas a um público que realmente tem interesse no que você está ofertando, algo que contribui para que os investimentos tenham um bom retorno.
3. Maior flexibilidade
Não existe só um caminho a se seguir quando falamos de mídias digitais. Em uma campanha de marketing, por exemplo, você pode apostar em canais variados e com investimentos que cabem no seu bolso.
É claro que existem algumas variáveis que influenciam nesse processo, como os objetivos e o público a serem atingidos. Mas, no geral, é inegável o quanto as mídias digitais são mais flexíveis para que um negócio tenha sucesso operando online.
4. Ampla capacidade de mensuração
Todas as ações de mídias digitais podem – e devem – ser devidamente mensuradas. Fazendo mais uma vez um contraponto com as mídias tradicionais, reflita por um instante…
O que é mais fácil de mensurar: a quantidade de pessoas que assistiram a um comercial na TV ou o números de indivíduos que clicaram em um anúncio de um site? Com certeza, a segunda opção.
Ferramentas como Google Analytics são cruciais para isso, diga-se de passagem. É por meio dela que você consegue entender tudo sobre o tráfego do seu site, os resultados de suas campanhas, etc.
5. Maior chance de alcançar novos públicos
A partir do momento em que você produz conteúdo de valor – isto é, alinhado à sua persona –, maiores são as chances que você tem de se tornar uma autoridade no seu nicho.
No ambiente digital isso vale ouro… Afinal de contas, é preciso que os empreendedores façam uso de estratégias variadas para atrair clientes e, consequentemente, aumentar o volume de vendas, não é mesmo?
Como aproveitar as mídias digitais na sua empresa
Que você já tenha uma boa base sobre o que são mídias digitais, chegou o momento de aprender como aproveitá-las na sua empresa. Preparado?
Vamos lá:
1. Antes de tudo, saiba quem é o seu cliente
Entender quem é o seu cliente é o primeiro passo para você aproveitar todo o potencial digital da sua empresa. Falamos isso porque você precisa saber quem são as pessoas que você deseja atingir com as suas campanhas, concorda?
Você deve ter reparado que, ao longo deste artigo, nós nos referimos ao público de um negócio como persona. Você já ouviu falar nesse termo?
A persona nada mais é do que o perfil semi fictício do seu consumidor ideal. Muitos empreendedores confundem esse termo com o público-alvo, mas eles possuem significados diferentes.
O público-alvo é definido a partir de dados básicos sobre os consumidores, como idade, estado, cidade e bairro onde mora, etc. A persona, por sua vez, também considera esses fatores, mas vai um pouco mais além, considerando também seus gostos, comportamentos, necessidades, expectativas em relação a um produto ou serviço, dentre outros pontos.
Caso você ainda não tenha a persona da sua empresa definida, nós podemos te ajudar por meio do Mapa da Empatia. Esta é uma ferramenta criada pelos especialistas do Ecommerce na Prática, em que você responderá algumas perguntas-chave para entender o perfil do seu cliente.
Interessante, não é? Aproveite, é gratuita!
2. Escolha as métricas que vai acompanhar
Depois de entender quem são os seus clientes, você vai precisar escolher as métricas que vai acompanhar ao longo de suas campanhas de mídias digitais.
As principais que podemos destacar logo de início são:
- Taxa de conversão: está relacionada ao número de pessoas que visitaram o seu site de vendas e concluíram uma compra. Ou seja, deixaram de ser leads para se tornarem clientes;
- CAC (Custo de aquisição de clientes): diz respeito ao valor que uma empresa gasta para adquirir novos clientes;
- ROI (Retorno sobre o Investimento): abrange o quanto de dinheiro investido uma empresa ganha como retorno de ações – principalmente da área de marketing.
É claro que a definição exata das métricas vai depender das mídias digitais que você vai utilizar e dos objetivos a serem alcançados, mas as que citamos acima são as principais.
3. Invista em mídia paga para atrair o público
Já explicamos ao longo desse artigo quanto a mídia paga é importante para atrair o público certo para o seu site de vendas, mas não custa nada reforçar… Afinal de contas, esse tipo de mídia é crucial para você obter resultados rápidos com as suas campanhas.
Você pode utilizar a mídia paga para ampliar o alcance da sua marca, divulgar um determinado produto, dentre outras ações importantes para os negócios. Independentemente do objetivo, o importante é você não hesitar em apostar nessa estratégia…
A mídia paga, combinada com a mídia ganha e a mídia própria, tem um potencial enorme para ampliar os resultados do seu negócio. Falando nas outras mídias…
4. Aposte em mídia ganha para gerar autoridade para sua marca
É verdade que a mídia ganha requer um pouco mais de trabalho por parte do empreendedor e de seu time de marketing. Contudo, ela é extremamente importante para o desenvolvimento do seu Ecommerce a médio e longo prazo.
Falamos isso porque os resultados da mídia ganha costumam levar certo tempo para aparecer, mas não deixam de ter a sua importância por causa disso…
Pelo contrário, o trabalho feito com mídia ganha gera autoridade para sua empresa no mercado, fazendo com que ela seja um ponto de referência para os consumidores e os concorrentes.
5. Não ignore a mídia própria
E a mídia própria, também vale a pena investir nela? Com certeza!
A partir do momento que mais pessoas começam a conhecer a sua empresa, mais elas vão buscar informações a respeito dos seus produtos ou serviços comercializados.
E a melhor maneira delas conseguirem saber tudo que precisam é por meio da mídia própria, ou seja, através do seu site institucional, blog, etc.
Esperamos que, com esse passo a passo, você consiga aproveitar as mídias digitais na sua empresa. Mas precisamos lembrar que este é apenas um dos muitos processos que você precisa saber para operar no Ecommerce e ter sucesso com as vendas.
Em nossa plataforma de educação para empreendedores nós te ensinamos tudo sobre logística, vendas, atendimento ao cliente e mais. Assine agora e tenha acesso a todo suporte que você precisa para levar o seu negócio ao sucesso.
Conheça um pouco mais sobre a plataforma aqui:
Perguntas Frequentes
O que são mídias digitais?
Mídias digitais são todos os conteúdos ou veículos que funcionam a partir do ambiente online, permitindo que a comunicação ocorra de forma bilateral, ou seja, com feedbacks e interações por parte de seus receptores.
Quais são as mídias digitais?
As principais mídias digitais são: mídia paga, mídia ganha e mídia própria.
Como adotar mídias digitais nos negócios?
Para usar as mídias digitais no seu negócio, antes de tudo, saiba quem é o seu cliente e escolha as métricas que vai acompanhar nas suas campanhas. Depois, invista em mídia para atrair público, em mídia ganha para gerar autoridade para sua empresa e não ignore a mídia própria.