Depois que dispositivos eletrônicos levaram as ferramentas do cotidiano para a palma da nossa mão – literalmente! –, é praticamente impossível viver sem aplicativos e/ou softwares que auxiliem nas atividades cotidianas.

E isso não se restringe a atividades comuns. A tecnologia também auxilia a otimizar a gestão de quem está vivendo o sonho do próprio negócio!

Quem tem um negócio próprio sabe as dificuldades que são encontradas no início, devido à inexperiência e a outros fatores. Então, contar com as ferramentas de vendas confere maior agilidade e eficiência no cotidiano do seu Ecommerce.

Que saber mais? Então leia até o final!

O que são as ferramentas de vendas?

Ferramentas de vendas são aplicativos ou softwares cujo propósito é otimizar o processo de vendas, aumentar a produtividade e melhorar o atendimento aos clientes,  ou seja, elas servem para te ajudar a vender mais através das suas funcionalidades e integrações.

As ferramentas de vendas são imprescindíveis e ajudam até os melhores vendedores, por automatizar e escalar as estratégias, aprimorando o processo de vendas em todas as suas etapas – desde a atração de clientes até o pós-venda. 

Durante o processo de vendas, essas ferramentas ajudam na automatização de tarefas, ampliando os canais de comunicação e atendimento, qualificando as estratégias de marketing e melhorando as abordagens de vendas.

Importância das ferramentas de vendas

O cenário de vendas mudou significativamente após o advento da internet – com um boom significativo após 2020 – resultando em:

  • Maior concorrência;
  • Margens de lucro mais apertadas;
  • Produtos e serviços com autocontratação;
  • Mudanças estruturais;
  • Clientes mais independentes e preparados para a compra.

Só para citar algumas dessas mudanças!

Tudo isso modificou o papel do vendedor e as maneiras que ele utiliza para:

  • Conquistar o cliente;
  • Mapear o mercado;
  • Aprimorar o discurso da venda;
  • Divulgar o produto ou serviço;
  • Apresentar os benefícios e diferenciais do que vende;
  • Construir um relacionamento de confiança com a clientela em potencial.

Isso faz com que as ferramentas de vendas ganhem força no dia a dia de um vendedor, sendo suas principais aliadas para melhorar a rotina comercial.

Principais funcionalidades das ferramentas de vendas

As ferramentas de vendas podem ajudar seu Ecommerce de diversas formas, já que elas são várias ferramentas e contam com inúmeros recursos, mas algumas funcionalidades são praticamente imprescindíveis e vamos citá-las abaixo:

  • Gestão de relacionamento com clientes;
  • Automatização nos disparos de e-mails;
  • Atendimento ao cliente com maior eficiência;
  • Gestão de projetos e equipes;
  • Gestão das redes sociais e agendamento dos posts;
  • Organização de ideias para projetos;
  • Atendimento de chamadas telefônicas;
  • Chat online para sites e/ou lojas virtuais;
  • Realização de videochamadas para vendas e atendimentos;
  • Criação de lojas virtuais integradas a redes sociais e marketplaces.

Como escolher as ferramentas de vendas?

Você encontra uma infinidade de ferramentas de vendas disponíveis na web. Aí pode bater aquela dúvida: como escolher as ferramentas ideais que seu Ecommerce realmente precisa para alavancar os resultados?

Em geral, pequenos e médios negócios geralmente possuem estrutura, equipe e orçamento diminutos, tornando inviável a contratação de diversas ferramentas ao mesmo tempo.

Nossa dica é que você comece definindo quais as suas prioridades, avaliando qual área do negócio, ou etapa do processo de vendas precisa ser otimizada. Assim, você contrata a ferramenta que auxilie a preencher determinada lacuna ou melhoria de alguma etapa específica.

Avalie o orçamento também para saber quanto dinheiro pode ser investido no momento e escolher qual o melhor plano – pois essas ferramentas costumam oferecer diferentes opções de assinatura.

Olhe para dentro do seu negócio, mas faça uma avaliação escrupulosa também das ferramentas: verifique antes da contratação qual a reputação da plataforma, busque avaliações de clientes e esteja ciente se elas cumprem o que prometem.

Não hesite também em questionar se elas oferecem as funcionalidades que de você necessita para o seu negócio, de forma a aumentar as vendas. Geralmente, elas oferecem integrações, então verifique como elas se integram com outras ferramentas que você já utilize.

6 ferramentas essenciais para quem vende online 

Existem ferramentas que ajudam a otimizar praticamente todos os processos operacionais de um Ecommerce, desde a gestão dos pedidos até pagamentos digitais e controle de estoque.

Abaixo selecionamos seis tipos de ferramentas de vendas que não podem faltar no seu negócio.

1. Plataforma de Ecommerce

É a infraestrutura que possibilita todo o processo de criação e manutenção de uma loja online, reunindo várias funcionalidades: como cadastro de produtos, controle de estoque, gestão de preços, integração com meios de pagamento online e gerenciamento de pedidos.

Existem muitas plataformas de Ecommerce disponíveis e eleger a ideal dependerá das necessidades e particularidades da sua empresa. Então, ao escolher a plataforma mais adequada leve em conta aspectos como:

  • Custos totais;
  • Integrações disponíveis;
  • Segurança;
  • Responsividade;
  • Estabilidade.

Há várias opções bem completas no mercado que melhoram a parte operacional – seja para quem está iniciando na jornada empreendedora, seja para Ecommerces maiores e já consolidados.

Conheça os tipos de plataformas a seguir.

Plataforma open source: 

Apresenta um código-fonte aberto e gratuito e é altamente personalizável, porém demanda desenvolvedores especializados para sua implementação e tem custos altos de configuração.

Plataforma proprietária: 

É a infraestrutura criada pelo próprio Ecommerce – através da sua equipe interna de desenvolvedores, o que possibilita um alto grau de customização, mas que em contrapartida exige um complexo projeto de programação.

Plataforma licenciada: 

Pertencente a uma empresa terceirizada, em que você adquire uma licença para utilização do código-fonte do sistema e após faz a implementação da plataforma, que conta com uma equipe de programadores própria que cuida dessas questões.

Plataforma SaaS: 

É um sistema disponibilizado na nuvem e que pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha conexão online. É cobrado um pagamento recorrente para uso dessa infraestrutura.

2. ERP - Enterprise Resource Planning

O ERP é um sistema de gestão que ajuda a gerenciar e integrar processos de várias áreas de um Ecommerce como: vendas, logística, marketing e financeiro.

Esse software centraliza as informações dos diferentes setores em um único local, o que proporciona maior produtividade e melhora a tomada de decisões da empresa.

Existem várias opções de sistemas ERP para Ecommerce, cada um com funcionalidades específicas que auxiliam na operação de uma loja virtual, otimizando a gestão de estoque , emitindo notas fiscais e gerenciando pedidos.

O ideal é buscar um ERP que ofereça integração com a plataforma de Ecommerce que você utiliza, a fim de simplificar os processos cotidianos.

3. Meio de pagamento online 

Para processar as transações e melhorar a experiência de compra no seu Ecommerce, contar com um meio de pagamento online seguro e eficiente torna-se obrigatório.

Por isso, escolha uma solução que ofereça as formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores em suas compras online: cartão de crédito, boleto, PIX… e priorize uma tecnologia que seja estável e segura para que você não perca vendas por instabilidades do sistema ou que não mantenha os dados pessoais dos seus clientes 100% protegidos.

Buscar uma plataforma com recursos que aumentem a taxa de conversão da sua loja virtual é muito interessante e uma funcionalidade essencial, nesse sentido, é o checkout que mantém o cliente na mesma página durante o pagamento. Existem várias tecnologias assim disponíveis no mercado.

4. Ferramenta de automação de marketing

Essa ferramenta permite executar e automatizar tarefas relacionadas às estratégias de marketing digital de um Ecommerce, incluindo todas as ações de geração e qualificação de leads, disparos de e-mail marketing, réguas de comunicação, publicações nas redes sociais, criação de landing pages e envio de leads para a plataforma de CRM, a ferramenta de vendas online que falaremos a seguir.

5. CRM - Customer Relationship Management

Um sistema de CRM é essencial para encaminhar o relacionamento com seus clientes durante toda sua jornada de compra.

Melhor ainda se você contar com um CRM que atue integrado ao seu Ecommerce – já que ele torna possível um armazenamento do histórico de interações dos clientes com sua marca em cada canal – site, e-mail, chat e redes sociais.

Isso permite ao seu negócio compreender a fundo as características, necessidades e interesses de seus consumidores em cada etapa da jornada de compra: descoberta, consideração e conversão.

Além de facilitar um atendimento mais personalizado, o desenvolvimento de ações de marketing assertivas e fidelização dos clientes.

6. Sistema de monitoramento logístico

Essa tecnologia fornece aos lojistas dados em tempo real para que ele saiba onde está o produto enviado, desde seu despacho até que ele chegue nas mãos do cliente.

Acompanhar o envio das mercadorias e oferecer informações transparentes para o consumidor ajuda a resolver qualquer problema com eficiência e agilidade, garantindo a satisfação do cliente e reduzindo custos com logística em seu Ecommerce.

4 dicas para melhorar a gestão do Ecommerce

O gerenciamento de um comércio eletrônico é um processo que pode ser difícil e demorado, especialmente para os novatos, mas com as dicas abaixo você poderá melhorar a gestão do seu Ecommerce e economizar tempo.

1. Planejamento estratégico é essencial

O planejamento estratégico é o pontapé inicial para que a gestão do seu Ecommerce seja eficiente. 

Toda e qualquer ação a ser tomada em um Ecommerce devem ser muito bem analisadas, pensadas e, se possível, testada – de forma que os serviços ocorram com plenitude para atrair mais consumidores e fidelizar os clientes.

Contar com um planejamento estratégico bem-feito ajuda na redução de custos operacionais e diminui a margem de lucro dos seus produtos de forma que eles tenham um valor competitivo no mercado e o negócio consiga deslanchar mais rapidamente.

2. Atenção ao fluxo de caixa

Controle financeiro do negócio para planejar bem as despesas e receitas é essencial para o sucesso de qualquer empresa e, dessa forma, o gestor do Ecommerce não pode descuidar-se da gestão do fluxo de caixa por nem um dia sequer.

Assim, é importantíssimo que você mantenha uma boa estrutura de pagamentos online com cartões de crédito e débito, uma estrutura eficiente para a geração de boletos e outros elementos que evitem fraudes, erros e dores de cabeça decorrentes de uma má administração financeira do negócio.

Pagamentos aos fornecedores também devem ser realizados conforme o cronograma, além de pensar em ações que gerem a obtenção de descontos  – tudo que garanta economia na aquisição dos produtos que serão comercializados por você.

3. Defina seus indicadores de performance e monitore-os periodicamente 

Definir os objetivos e metas a serem alcançados é super importante, mas não descuide de acompanhar periodicamente os indicadores de performance do seu negócio.

As metas a serem atingidas precisam ser apoiadas por indicadores de performance que sejam ao mesmo tempo claros, específicos e bem definidos, pois isso auxilia os gestores nas tomadas de decisão, antecipando acontecimentos do mercado e definindo estratégias para momentos de instabilidade ou mesmo aproveitamento de oportunidades.

Os dados obtidos pelos indicadores de desempenho precisam ser analisados de forma regular pelos gestores e pela direção da empresa – de forma que, ao obter essas informações em tempo real, seja possível redirecionar as estratégias e aumentar o sucesso do negócio.

4. Utilize ferramentas que auxiliem no processo de gestão

A gestão do seu Ecommerce se torna muito mais fácil quando o gestor conta com ferramentas adequadas que auxiliam na administração dos recursos empresariais e entre as mais importantes destacamos:

  • ERP (Enterprise Resource Planning), que apoia os gestor na administração financeira, de pessoal, de custos e também de outros recursos do negócio;
  • CRM (Customer Relationship Management) que ancora o relacionamento da empresa com o cliente – colocando o cliente em foco;
  • BI (Business Intelligence) é um sistema que analisa dados, prevendo resultados da empresa e otimizando as vendas.

Ao usar ferramentas assim torna-se possível para a equipe gestora obter mais informações para uma tomada de decisão assertiva e também definir estratégias eficazes rumo ao crescimento.

O ERP ideal está a caminho do seu negócio!

O Bling, mais que um ERP, é um sistema completo de gestão e vendas que conta com ampla gama de funcionalidades tudo em um só lugar. 

Desenvolvido tanto para lojas físicas quanto virtuais, ele é uma ferramenta que impulsiona o crescimento para você que está vivendo o sonho do negócio próprio!

Ferramentas de vendas podem alavancar seus resultados!

Com o auxílio das ferramentas de venda certas, o profissional da área comercial pode potencializar significativamente seus resultados.

Essas ferramentas, além das vendas, ainda auxiliam na parte de gestão, produtividade, automação, marketing e mais, pois de acordo com a demanda, a tecnologia disponibiliza também novos recursos, todos de fácil implantação e operacionalização – tudo para seu negócio decolar.