Construir um E-commerce de sucesso não é fácil, principalmente se for a sua primeira experiência como empreendedor. Contudo, isso não pode ser uma desculpa para que você se permita cometer erros grosseiros criação do seu negócio. Confira os 8 erros graves no Ecommerce e como evitá-los.
Índice:
1) Escolha da Plataforma de Ecommerce Errada
Esse é um erro clássico que diariamente destrói dezenas de negócios online. Isso porque impõe limitações e dificuldades no caminho dos empreendedores. Muitos empreendedores não estão preparados para essas dificuldades e acabam desistindo.
Existem centenas de plataformas de Ecommerce de qualidade no mercado, você precisa escolher uma que atenda as suas necessidades no momento.
Um exemplo clássico é o empreendedor sem conhecimento optar por usar uma plataforma open source, sem entender nada sobre a plataforma e sem dominar programação.
Plataformas Open Source podem ser atraentes por conta das possibilidades de customização, além de serem gratuitas. Apesar disso, administrar essas plataformas, requer acompanhamento constante por profissionais qualificados e especialistas no assunto. Outro ponto negativo é que sua loja ficará dependente de um programador para efetuar correções, atualizações e adaptações constantes no sistema, no final o custo será muito mais alto.
Confie em mim: se você vai começar seu negócio como eu comecei, na cara e na coragem, sozinho, escolha ferramentas que você possa controlar. Não dependa de terceiros.”
Escolha uma plataforma pronta, opte por um sistema alugado que atenda suas necessidades, mesmo que você esteja com orçamento apertado, existem boas opções de baixo custo no mercado, algo que você possa começar pagando apenas R$ 50 por mês.
Antes de decidir usar uma plataforma, teste outras concorrentes, avalie as funcionalidades, procure outras pessoas que trabalhem com a plataforma, faça contato com eles, pergunte o que eles têm a dizer sobre a ferramenta.
Garanto que você receberá excelentes feedbacks.
Outra dica: Pesquise também por lojas do seu nicho de mercado atuando com a plataforma em questão. Veja como a loja se comporta e simule como seus produtos ficariam na ferramenta.
2) Loja sem Domínio Próprio
Esse é um erro primário. É fundamental que toda loja virtual tenha um domínio próprio. Ter seu negócio em um subdomínio como sualoja.plataforma.com.br não passa a mesma confiança e nem parece profissional.
Uma loja que atua dessa forma, infelizmente, não tem a menor condição de sucesso e dificilmente conquistará clientes, esse erro fará com que esse negócio sofra dos problemas abaixo, desde o inicio até o o momento do fechamento;
- Não tem tráfego
- Não tem clientes
- É inútil fazer SEO, pois o site não é seu,
- Não tem identidade, nome, nem marca,
- Não tem credibilidade junto aos clientes
Esses são apenas alguns pontos negativos de uma loja sem domínio, mas há muitos outros.
Vou citar pelo menos mais um ponto muito importante:
Sem ter um domínio, você não terá nem um email profissional com a sua marca.
Você terá que divulgar emails gratuitos como Gmail ou Hotmail, por exemplo. Usar esses serviços não faz diferença alguma, desde que você esteja divulgando seu email pessoal a um amigo. Por outro lado, a situação é outra quando você divulga isso como o email profissional da sua empresa. Isso passa total falta de credibilidade.
Para resolver isso, registre o seu domínio imediatamente e configure-o em sua loja virtual o mais rápido possível.
3) “A Loja está pronta, agora é só esperar os Clientes”
Se você acredita na afirmação acima, é melhor esperar sentado, pois os clientes nunca vão chegar.
Criar a sua loja virtual certamente exigiu de você muito tempo, dedicação e esforço. Porém, tudo isso terá sido em vão se você não trabalhar mais forte ainda para gerar tráfego para sua loja.
Sem visitas, sua loja virtual não conquista clientes e, consequentemente, não vende.
Pense o seguinte: com mais de 1 bilhão de sites na internet, como as pessoas vão encontrar sua loja virtual?
Para sua Loja Virtual ter sucesso, você precisa gerar visitas pra ela. A forma correta de fazer isso desde o início é promover uma campanha de lançamento pra sua loja virtual.
Um lançamento é uma ação estratégica para divulgar sua loja, se fazer notável e aquecer o mercado durante o período anterior à abertura da loja. Abaixo, algumas das ações que você pode fazer durante o período de lançamento.
- Crie uma página “em breve”. É um bom começo,
- Capte emails dos seus clientes interessados,
- Procure por grupos relacionados ao seu nicho no Facebook,
- Interaja nesses grupos, ajude as pessoas,
- Avise à sua família e amigos do seu lançamento, peça que eles curtam e compartilhem suas postagens sobre a loja,
- Entre em contato com formadores de opinião, autoridades, blogueiros e youtubers relacionados ao seu nicho, envie uma amostra do seu produto de presente a eles,
- Procure por reportagens que enalteçam o seu produto e divulgue esse conteúdo.
Ao colocar seu lançamento no ar, você precisa definir a data para lançar sua loja virtual.
Trabalhe para deixar tudo pronto e testado para esse grande dia.
Se você já tem uma loja e ela não tem visitas (nem clientes), avalie a possibilidade de retirá-la do ar e promover um relançamento da loja.
4) Não ter um Logo
O logotipo é a sua marca registrada. É, geralmente, a primeira coisa que os usuários visualizam e memorizam em um site. O logo é a primeira impressão que você passa da sua Loja Virtual para o seu cliente. Lembre-se o que diz o ditado popular: “A primeira Impressão é a que fica”.
Você pode criar um logo para o seu negócio de forma simples, fácil e prática. Pode fazer isso gastando muito pouco na contratação de um freelancer, ou até mesmo sem gastar nada se quiser usar esses programas que eu vou te recomendar.
- Hipster Logo Generator
- GraphicSprings Logo Creator
- Logaster
- Aprenda como fazer no Canva:
Se você não tem “senso de designer” e prefere contratar alguém por um preço baixo, eu recomendo que você experimente o site Workana. Você encontrará centenas de profissionais freelancers que podem fazer esse serviço, cobrando muito pouco.
5) Loja não possui a Página “Sobre” a Empresa.
A página “sobre” é onde você vai contar um pouco da essência do seu negócio, use para apresentar a empresa ao seu cliente.
Você pode até gravar um vídeo rápido, apresentando a sua empresa.
Nessa página, você pode contar um pouco da história do negócio, dos donos, das marcas parceiras e do produto que você vende.
Forneça todos os seus dados nessa página, como: endereço, razão social, CNPJ e inscrição estadual. Além disso, seu email de atendimento ao cliente (por favor, [email protected] nada de Gmail ou Hotmail), telefones e horários de funcionamento.
Aproveite, também, para divulgar seus certificados de segurança, selos de qualidade, além de recomendações e elogios de clientes satisfeitos.
Eu preparei um exemplo para mostrar a vocês:
A Wine decidiu fazer um algo a mais, criou um hotsite com páginas com dados relevantes sobre a empresa, além de páginas relatando sua história e seus diferencias de mercado.
Quanto mais informação você passar, mais confiança o seu cliente sentirá na transação.
6) Não existe estratégia de Geração de Tráfego de Curto Prazo nem de Médio ou Longo Prazo
Como vimos no Erro número 3, não adianta ficar esperando seus clientes, que eles não chegarão se você nada fizer pra propiciar isso.
Sua loja virtual precisa de uma estratégia para Geração de Tráfego, tanto tráfego imediato como o tráfego de médio longo prazo.
O tráfego imediato são as visitas que sua loja precisa imediatamente para gerar vendas e fazer o negócio evoluir.
A maneira mais fácil e rápida de gerar tráfego imediatamente é com campanhas de CPC (Custo por Clique). São campanhas em que você paga por clique no anúncio que leva o usuário à sua loja virtual.
Os dois canais mais efetivos de fazer isso são o Google Adwords e o Facebook Ads. Reserve um valor para investir e comece já suas campanhas de CPC.
Em paralelo a isso, você precisa construir uma fonte de tráfego de médio, longo prazo para sua loja virtual. Aqui, chega a vez da sua estratégia de SEO.
SEO é uma sigla do termo em inglês “Serch Engine Optimization”, que em português significa, Otimização para Sistemas de Busca. Consiste em aperfeiçoar o seu site para os padrões recomendados pelo Google. Isso fará com que o seu site fique mais bem posicionado nas buscas relevantes. Quanto mais bem posicionado, mais tráfego você conseguirá atrair. Chamamos isso de tráfego orgânico. Ele é extremamente valioso devido ao fato de ser totalmente gratuito e você não precisar pagar por clique.
O SEO, apesar de parecer muito atraente, tem suas complicações. Não é fácil fazê-lo, sem contar que os donos de outros milhões de sites na internet estão tentando fazer a mesma coisa que você.
Apesar de todas as dificuldades, sua loja virtual precisa de uma estratégia de SEO, você precisa criar um plano e, aos poucos, colocá-lo em funcionamento. Se esse trabalho for bem feito, gera resultados a partir de 6 meses. Por isso, chamo de estratégia de médio, longo prazo.
- Comece listando 10 das principais palavras-chave relevantes ao seu negócio.
- Escolha um produto para cada palavra-chave
- Otimize ao máximo a página de cada um desses produtos com a palavra-chave em questão, preencha os campos de SEO (meta título e meta descrição), otimize imagens e escreva um conteúdo exclusivo, informativo e de qualidade para os produtos.
- Comece a estudar a criação de um blog para o seu negócio, pois essa estratégia pode ser vital para sua empresa
7) Falta de dados relevantes expostos na sua Página
Esse é um dos erros graves no Ecommerce para iniciantes: criar a loja e não expor os dados, como Cnpj, telefone e email.
Como a sua loja é nova no mercado, o cliente não te conhece ainda. Você precisa transmitir segurança ao consumidor. Deixe bem exposto na loja virtual seus dados de contato como:
- Telefone Fixo
- Endereço
- Razão Social
- CNPJ
- Formulário de Contato
- Telefone Whatsapp (nova tendência)
- Chat Online
É lógico que, para fornecer os dados acima, você precisa ter disponibilidade para atender os clientes. Não adianta divulgar dados se não terá quem atender os chamados dos clientes.
O telefone fixo é importante porque você é uma empresa. E empresas precisam de um telefone fixo para transmitir credibilidade. Se você não tem uma linha fixa, peça uma. Se não tiver como pedir uma, você pode pedir uma linha Voip que para todos os efeitos, funciona como um fixo.
Endereço: Mesmo que você não tenha uma loja física para atender os clientes, é preciso divulgar onde a sua operação funciona. Os clientes pesquisarão por essa informação.
Razão Social e CNPJ: Toda empresa precisa de um registro de pessoa jurídica. Hojeestá muito mais fácil para os novos empreendedores.
Se você pretende começar o seu negócio com planos de faturar até R$ 60 mil por ano (em notas fiscais emitidas), é uma excelente opção começar como MEI (micro empreendedor individual). Voce terá um CNPJ com custo muito baixo, que poderá usar para abrir uma conta no banco, comprar mercadorias, emitir notas fiscais etc.
Por outro lado, se você já tem planos de faturar mais de R$ 60 mil por ano desde o início, o MEI não é uma opção, contrate um contador e legalize sua empresa.
Whatsapp e Chat Online: Essas duas ferramentas são mais modernas, porém não menos importantes. Com elas, você terá uma grande diminuição no volume de ligações telefônicas e emails, além de poder atender seu cliente de forma mais dinâmica e ágil.
Eu preparei dois exemplos, confira abaixo:
A Wine fez um hotsite exclusivo para a área de atendimento ao cliente, com várias Páginas e um FAQ com as dúvidas mais comuns dos clientes. Perceba que em todo o momento eles divulgam os canais de atendimento, que no caso são Telefone, Chat e Email.
O rodapé da página da Cissa Magazine está repleto de informações úteis para o cliente, selos de segurança, certificados de qualidade, formas de pagamento, redes sociais além de destacar no lado direito os canais de atendimento por Telefone, Skype, Email e Chat.
8) Falta de Tempo ou Paciência para Acompanhar o Negócio
Finalmente, um dos erros graves no Ecommerce mais cometidos por novos empreendedores e também pelos mais experientes: não dedicar tempo ao negócio e não investir recursos no negócio.
Energia e dedicação são muito importantes, porém não são o suficiente. Você precisa dedicar tempo diariamente ao negócio.
- Tempo para analisar os resultados,
- Tempo para buscar novos clientes,
- Tempo para fazer novas campanhas de marketing,
- Tempo para responder seus clientes,
- Tempo para analisar seus concorrentes,
- Tempo para implementar mudanças e melhorias no processo,
Se esse não será o seu negócio principal, faça um planejamento e dedique o quanto tempo diário for necessário à administração desse negócio. No mínimo, recomendo duas horas por dia.
BÔNUS:
Outro ponto importante é a necessidade de investir recursos, dinheiro propriamente dito.O seu negócio vai precisar de um pouco de dinheiro, você precisa pagar a plataforma, hospedagem, domínio, bancar os custos de logística, comprar mercadorias e também, investir em campanhas de marketing.
Não estamos falando de altos investimentos. Comece com o que você tem não se prenda a valores. É possível criar campanhas no Google Adwords com aporte financeiro a partir de R$ 100, no Facebook Ads você pode começar até com menos que isso.
Conclusão
Não é fácil começar um novo negócio. Você precisa se dedicar muito e tenho certeza que você vai fazê-lo. Porém, apenas se dedicar não é o suficiente para direcionar o seu negócio rumo ao sucesso. É preciso fazer mais que isso.
É importante que você esteja atento aos detalhes. Erros simples e básicos podem colocar todo o seu esforço por água a baixo. Não deixe que isso aconteça com você e com o seu negócio.
- Escolha uma plataforma que se adeque ao seu negócio hoje em dia. Não se preocupe se um dia você precisará migrar para outra,
- Registre seu domínio e mostre aos seus clientes que sua empresa tem um nome de verdade,
- Promova um lançamento para sua loja virtual. Feito isso, continue diariamente focado em atrair tráfego qualificado e clientes para o seu negócio,
- Crie um logo profissional e transmita uma primeira impressão profissional ao seu público,
- Construa uma página “sobre” com todos os dados relevantes da sua empresa. Inclua fotos, vídeos, depoimentos de clientes, selos de segurança, certificados etc,
- Crie uma estratégia de geração de tráfego imediato com links patrocinados e de médio, longo prazo com SEO,
- Legalize seu negócio fazendo seu cadastro como MEI ou abrindo um CNPJ formal,
- Dedique tempo ao seu negócio. Pelo menos duas horas por dia,
- Faça os investimentos financeiros que são necessários a evolução do negócio.
Espero que tenha gostado desse artigo e, principalmente, que você fique longe desses 8 Erros Graves no Ecommerce.
Quer mais conteúdo? Confira também os erros mortais de quem decide empreender:
Clique aqui para assinar a Lista Vip e receber tudo sobre Ecommerce em primeira mão.
Muito esclarecedor o artigo.
Pergunto: e o uso do programa Magazine Luiza que eles chamam de Divulgador, em que você se cadastra e cria a loja no próprio site deles, vale a pena?
Entendo que é um pouco diferente ao que você propôs no artigo que é ser o dono do ecommerce e neste caso seria o divulgador recebendo comissão por isso.
Grato,
André Borges
Oi André! Nós gostamos bastante do Magazine Luiza, se você quiser se aprofundar mais, dá uma olha nesse artigo que falamos sobre a Magalu para você tirar todas as suas dúvidas: https://ecommercenapratica.com/como-vender-na-magazine-luiza/
Abraços!
Bruno, Parabéns e obrigada pelas informações!!!
Bruno parabéns, conteúdo excelente. Já tive um site mas desisti dele porque não vendia nada, mas com suas dicas quero montar novamente o meu site,as ainda estou com algumas dúvidas quanto a plataforma que devo usar, vc poderia me ajudar?
Olá, Marizete! Veja essa palestra para entender como começar: http://ecommercedesucesso.com.br/pedz-linkblog. Att, Equipe Ecommerce na Prática
Ola Bruno. Obrigado pelas dicas muito bom seu conhecimento. Ta me ajudando muito sou leigo neste assunto tenho muito que aprender Admiro o seu conhecimento gostaria de receber sempre suas dicas sucesso Ai pra vc
Muito bom, graças a Deus vi que não cometo a maioria desses erros, mas cometo alguns.
Isso me abriu os olhos.
Obrigado!
Alex Sandro
Excelente! Mais uma vez! Cada hora eu descubro uma falha ou uma necessidade! Aprendendo muito!
Conteúdo de muita qualidade. Obrigada pela sua disposição de sempre.
Muito bom, muito mesmo!
Bruno estou impressionado com tamanha qualidade desse conteúdo.
gostei muito e continue assim, o topo ainda é pouco para você. Te desejo todo sucesso!
Valeu Raí!
Adoro os artigos do Bruno pq ele é extremamente sincero, sem meias palavras, isso funciona e isso não funciona ele fala na lata rs, parabéns vc é 10 abraços
Cara… fez quase um checklist!
Muito bom, vai me ajudar demais.
E Parabéns, mais uma vez!
Olá Bruno!
Adorei o conteúdo!
Minha loja está no ar desde Out/2015 e está indo muito bem, mas se já tivesse visto sua publicação na época poderia estar muito melhor! Hoje mesmo aplicarei algumas dicas! Obrigada! 🙂
Excelentes dicas ecommercenapratica. vlw mesmo
Muito Obrigado, continue nos acompanhando! Abraço…
Valeu Brunão. Como sempre, conteúdos de ótima qualidade. Ainda não tenho minha loja registrada em domínio. Estou trabalhando com o ELO7 (trabalho com cadeiras rústicas de madeira).
Quem sabe logo mais. Por eqto, só consumindo conteúdo.
Vlw
Olá Bruno Oliveira. Estou “saboreando” as informações do blog. Muito bom. Você recomendaria o wix pra quem está começando como eu?
Que bom que está gostando Rodrigo, vem muita coisa boa ainda… Sobre a escolha da plataforma temos artigo novo sobre isso hoje, segue o link abaixo, detalhe… Uol, Locaweb e Wix jamais rsrs, no artigo você vai entender… https://ecommercenapratica.com/como-escolher-uma-plataforma-de-ecommerce
Estou lendo o artigo, obrigado pelas dicas. abusando um pouco mais de teu conhecimento, gostaria de saber se a Plataforma Loja Integrada possibilita tbm site de conteúdo? Ou para isso devo procurar outra plataforma?
Rodrigo para conteúdo amigo sua marca deve criar um Blog, nessa etapa a plataforma não influencia, vou abordar a questão do Blog Profissional que toda empresa precisa ter em breve… Para isso você precisa apenas contratar uma hospedagem, nessa hospedagem você vai apontar o dns do dominio para a plataforma (loja integrada por exemplo)… Paralelo a isso você vai criar um subdominio onde vai montar seu blog de conteúdo, pode ficar da forma que você quiser, o mais comum no mercado é blog.sualoja.com.br … Entendeu?
Ótimo. Entendi. Sigo aqui me virando no ‘faça você mesmo’ e acompanhando suas postagens. Obrigado e Abração!
CONTEUDO DE EXCELENTE QUALIDADE, BRUNO PARABENS MUITO OBRIGADO….
Obrigado Cesar!!! Me ajude a espalhar o conteúdo do Blog e compartilhe o post no Facebook. Grande Abraço,
Opa, muito bom o artigo, saberia dizer onde registro o dominio mais barato?
Onde posso ter um e-mail [email protected] grátis?
Att.
Daniel
Olá Daniel, recomendo muito que você registre seu dominio e tenha seu email profissional, faça isso no Hostgator, é um excelente serviço, o plano p já te dará todos esses beneficios… segue o link com desconto: https://ecommercenapratica.com/host