Para vender no Instagram é preciso, dentre outros passos, criar uma conta comercial e sua loja na plataforma. Quer saber tudo sobre como vender no Instagram? Então, atenção a este artigo! Nós vamos mostrar diversos insights e práticas para aplicar em seu perfil e aumentar as conversões.
Vender no Instagram é praticamente um requisito básico para quem vende na internet, principalmente quando analisamos os dados. De acordo com informações da própria plataforma, 90% das pessoas que usam o Instagram seguem uma empresa.
Além disso, 2 em cada 3 usuários disseram que o Instagram favorece a interação com as marcas e 50% dos entrevistados ficam mais interessados em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram.
Será que a sua empresa está realmente usando todo o potencial desta plataforma para aumentar as vendas? É o que vamos descobrir neste artigo…
Índice:
Por que vender pelo Instagram?
O Instagram é um dos melhores canais para quem deseja vender e ter sucesso no Ecommercel. Estar presente por lá é praticamente indispensável para quem não quer desperdiçar valiosas oportunidades de venda.
Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Locowise, 75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação, como visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação.
A pesquisa também mostrou que metade dos usuários da rede social seguem ao menos um negócio, e que 60% deles afirmam aprender sobre um produto na plataforma.
E ações como essas são ainda mais impulsionadas com as novas funcionalidades e ferramentas que são constantemente lançadas pela plataforma para potencializar as vendas no Instagram, trazendo novas oportunidades interessantes para o comércio eletrônico.
No entanto, embora seja atraente – e divertida de se trabalhar –, ainda são poucos os empreendedores que realmente sabem como vender no Instagram. Você não quer que a sua empresa faça parte dessa estatística, não é?
Então, prossiga com a leitura!
Como vender no Instagram? 19 estratégias essenciais
Se você chegou até este artigo, é porque sabe da importância das vendas no Instagram para um negócio. Essa é uma plataforma com bilhões de usuários – milhões deles, apenas no Brasil – que acessam diariamente.
Eles estão em busca de se conectar com amigos, familiares e também empresas.
Por tudo isso, essa é uma ferramenta de marketing poderosa, que já alavancou as vendas de milhares de empresas. Nos tópicos a seguir, vamos te mostrar como vender no Instagram, desde os passos mais básicos até os mais avançados.
Temos certeza de que esses insights serão muito úteis. Veja:
1. Crie um perfil comercial na plataforma
O primeiro passo não poderia ser diferente. Para aprender como vender no Instagram, é preciso criar um perfil comercial na plataforma.
Esse tipo de perfil te dá acesso a diversas funcionalidades que perfis comuns não têm, como análise de dados e indicadores de desempenho, além de acesso ao Gerenciador de Negócios do Facebook.
Após completar esse processo, você poderá acessar relatórios exclusivos sobre o comportamento do seu público, obter informações sobre alcance, impressões e interações semanais, conferir a performance de seus Stories ou publicações no Feed e mais!
Além disso, com esse acesso, você poderá criar um catálogo de produtos no Instagram, marcar seus itens em estoque em publicações e fazer campanhas para públicos bem segmentados.
Para você ter uma conta comercial no Instagram, o único critério é criar uma página comercial no Facebook e vincular com a sua conta do Instagram. Não é possível criar uma conta de negócios sem a página comercial.
Para criar o seu perfil comercial, siga os passos:
- Vá em “Configurações”, clique em “Conta” e toque na opção “Mudar para conta profissional”;
- Escolha a categoria que melhor representa a sua empresa;
- Pronto! Agora você tem uma conta comercial no Instagram.
2. Faça uma boa biografia para o seu perfil no Instagram
Preste atenção à biografia do Instagram (ou Bio do Instagram, como também é conhecido este espaço). O espaço de 150 caracteres é o que permite ao seu potencial cliente identificar rapidamente o que é sua empresa e como você é capaz de ajudá-lo.
Para isso, use palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado. Veja, por exemplo, a biografia do Instagram do Ecommerce na Prática:
Essa parte é fundamental para quem sabe como vender no Instagram. A descrição do seu negócio deve ser pensada com a finalidade de convencer as pessoas.
Seu intuito deve ser ajudar na decisão de compra, fazendo-as clicar na sua página e comprar seu produto. Por conta disso, alguns pontos que não podem faltar são: o diferencial da marca, o segmento no qual atua e o link do seu site de vendas e o link para o seu WhatsApp.
🔗 Nós, inclusive, temos um tutorial de como colocar o link do WhatsApp no Instagram. Você pode conferir aqui: Como colocar o link do WhatsApp no Instagram [GUIA].
Veja algumas dicas que temos para melhorar a sua biografia do Instagram:
2.1 Tenha uma foto de perfil adequada
É muito importante que a foto do seu perfil comercial no Instagram faça referência à identidade visual da sua empresa. Dê preferência para o seu logotipo. Mas caso a sua empresa tenha foco na imagem do empreendedor, pode ser uma boa alternativa colocar uma foto profissional como destaque.
Por exemplo: a foto do perfil do Instagram do Ecommerce na Prática até agosto de 2018 era a foto do Bruno de Oliveira, fundador da nossa escola. Hoje, com a empresa já reconhecida no mercado e novos objetivos de marca, é a logo da escola que utilizamos.
Um exemplo oposto é do Magazine Luiza, que abandonou 100% o uso da logo da marca em seu perfil principal.
Atualmente, a empresa utiliza apenas a influenciadora virtual da companhia, conhecida como Lu do Magalu, pois entenderam que desta forma conseguem atrair mais pessoas e ganhar mercado.
A decisão sobre usar logo da loja virtual ou foto cabe a você, mas indicamos que considere seus objetivos na hora da escolha. O motivo é simples: tudo o que mostramos para o público reflete a sua percepção sobre a nossa marca. E isso tem tudo a ver com a construção de uma marca sólida.
Pense no seguinte: quando você enfatizar uma figura, como faz a Magazine Luiza com a Lu ou como nós fazíamos com o Bruno, essa imagem se torna representante da marca. Além disso, é possível que a figura se torne mais forte do que a própria marca. Ou seja: no fim, tudo depende do que quer fazer a longo prazo com sua empresa.
2.2 Disponibilize o link para sua loja
A biografia é um dos poucos espaços do Instagram onde você pode inserir um link clicável – o outro é o Story –, então não deixe isso de lado. Adicione um link para o seu Ecommerce, seja marketplace ou loja virtual.
Se tiver mais de um link para divulgar, crie um link único para adicionar no seu perfil do Instagram, assim você consegue ver quantas visitas chegam até sua página através da rede social. Coloque, por exemplo, sua página no Facebook ou canal no Youtube.
Neste caso, existem algumas boas opções de aplicativos e sites agregadores de links que vão te ajudar. Por aqui, recomendamos as seguintes opções gratuitas:
- Linktr.ee: a ferramenta te permite incluir quantos links quiser, mas possui algumas limitações em personalização e leitura de dados em sua versão gratuita.
- Biolinky: assim como os demais, é personalizável e possui links ilimitados, mas tem limitações de análise de dados e integração em sua versão gratuita.
Você também pode simplesmente decidir criar um agregador próprio da sua empresa, como alguns players do mercado fazem.
O importante é que você não ignore este espaço de inclusão de link dentro da bio do Instagram e, nas postagens, faça uma chamada para ação (CTA) que chame as pessoas para clicarem na bio.
🔗 Leia também: Como colocar link no Instagram: tutorial para Bio, Stories e Ads.
3. Crie conteúdo direcionado para sua persona
Para destacar a sua marca com o objetivo de vender no Instagram, você vai precisar produzir conteúdo pensando na sua persona. Pois é… como o Instagram é uma rede social, espera-se que ali você faça publicações relevantes para a pessoa que está te acompanhando. No caso de marcas, indicamos que tenha atenção à persona que quer alcançar.
Se você ainda não sabe o que é isso, entenda que a sua persona é um personagem fictício, mas criado baseado em dados, para quem você vai direcionar todas as suas ações.
A partir do momento em que você entende as preferências de consumo da sua persona, fica mais fácil pensar em conteúdos e soluções direcionados para ela.
Ter em mente qual é a sua persona vai ser muito útil, pois sempre que surgirem insights e novidades para te mostrar como vender no Instagram, você vai conseguir pensar em qual é a melhor forma de adaptar a ideia para ele.
Essa forma de se posicionar vai fortalecer a sua marca para se posicionar como referência no nicho do mercado escolhido por você.
💡 Se você precisa de ajuda para criar a persona do seu negócio, vale a pena você conhecer o Mapa da Empatia do Ecommerce na Prática. Essa é uma ferramenta gratuita, que vai te ajudar a definir seu perfil de cliente ideal.
4. Ofereça conteúdos realmente relevantes
Produza conteúdo relevante regularmente dentro do Instagram, usando todos os formatos que a rede social oferece.
Não adianta criar um perfil e não produzir nenhum tipo de conteúdo, porque as pessoas vão deixar de acompanhar a sua marca. Para isso, vamos te dar algumas dicas:
Você pode fazer uso de uma série de vídeos curtos respondendo alguma dúvida da sua audiência pelos stories. O mesmo pode ser feito para passar conceitos preciosos com a intenção de trabalhar as dores da sua persona.
Ainda há a possibilidade de criar enquetes no Instagram, usar fotos e boas imagens com mensagens de valor, ou convidar os seguidores à tomada de atitude.
Vale a pena também usar os canais de transmissão do Instagram, que funciona como um grupo em que você pode mandar mensagens direcionadas para seus seguidores.
Lembre-se que mensagens ou legendas com um poderoso uso do call-to-action fazem a diferença na hora de vender no Instagram. No entanto, como o Instagram tem uma linguagem própria, não precisa de toda aquela seriedade do mundo corporativo.
No entanto, como o Instagram tem uma linguagem própria, não precisa de toda aquela seriedade do mundo corporativo.
Para te apoiar nesta constância, use aplicativos que façam postagens agendadas e publique imagens bonitas, harmônicas, pois o Instagram é uma rede visual.
Aposte em postagens divertidas para gerar maior engajamento e não esqueça de usar os emojis para aumentar o engajamento e a conversão (estudos comprovam que posts com emojis são mais atrativos e envolvem mais o público).
E, para melhorar os resultados, não esqueça de interagir com seus seguidores.
Outros pontos importantes sobre criação de conteúdo valioso são:
5. Use imagens de boa qualidade
É sempre importante lembrar que o Instagram é uma rede social extremamente visual. Se você quiser saber como vender no Instagram, precisa ter isso em mente.
Para ter sucesso nas vendas por lá, invista em fotos de qualidade excelente para compor um feed atrativo e aproveite os vídeos para explorar as características do produto, como acabamento e proporções.
Vale muito a pena explicar com detalhes o modo de usar e as vantagens da mercadoria.
6. Invista em Reels criativos
Como o Instagram acredita que é o momento para novos influenciadores e lojistas descobrirem novas formas de saber como vender na plataforma, novos recursos relacionados aos vídeos são adicionados frequentemente.
Os Reels são um grande exemplo disso!
As publicações neste formato têm ganhado mais destaque dentro da rede social.
Por conta disso, a dica é que você publique vídeos com regularidade, de preferência com conteúdos que facilitarão a vida da sua audiência. Mas esteja atento: no Instagram os vídeos que performam melhor são aqueles mais curtos..
Por enquanto, o Instagram aceita vídeos de até 90 segundos e consegue gerar legenda automática, o que vai auxiliar as pessoas a consumirem o conteúdo sem o áudio ligado.
No entanto, se você tiver vídeos mais longos, sugerimos que corte-o em partes mais curtas e publique separado. Vários conteúdos com parte 1, 2 e 3, por exemplo, funcionam bem pois mantêm a atenção do público.
Fora isso, para sair do comum, vale a pena pensar em campanhas de vídeo que têm maior potencial de engajar e entreter pessoas, em vez de ter foco só em vendas.
Diversas marcas de moda, por exemplo, usam vídeos para lançar pequenos programas dentro do Instagram, o que é uma ótima ideia para engajar pessoas.
Para quem vende moda, temos um artigo completo para ajudar a vender na plataforma. Confira nosso post sobre esse como montar um Ecommerce de Moda no Instagram.
7. Ative o Instagram Shopping
Depois que você ativa o seu perfil comercial, é hora de dar o próximo passo: a ativação do Instagram Shopping. Essa é uma funcionalidade exclusiva do Instagram para lojas virtuais. Ele permite que você marque produtos em suas publicações no Feed e Stories.
Usando essa ferramenta, você consegue divulgar os seus produtos de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade imediata de investir em anúncios na plataforma. Isso facilita a jornada de compra dos seus clientes e ainda dá mais autoridade para a sua marca.
Para ativar o Instagram Shopping, siga os seguintes passos:
7.1 Faça uma conta no Gerenciador de Negócios da Meta
Antes de começar, acesse o Gerenciador de Negócios da Meta e faça sua conta. O intuito desse passo é criar o catálogo de produtos que será mostrado em seu perfil no Instagram.
Depois disso, acesse o Gerenciador de Comércio. Vá até o menu lateral esquerdo, na opção “Todas as ferramentas” e depois em “Vendas”. Você verá a seguinte tela:
Clique em “Adicionar conta”, informe o e-mail profissional da sua página e clique em “Avançar”. O próximo passo é clicar na opção “Criar um catálogo”:
7.2 Termine a configuração no aplicativo do Instagram
Após completar todo esse processo, você vai abrir o seu aplicativo do Instagram e receber uma notificação. Para continuar a configuração, complete os seguintes passos:
- Clique em “Configurar sua loja”;
- Aguarde a aprovação da loja;
- Para saber se a sua loja no Instagram Shopping foi aprovada, vá ao menu “Configurações” > “Empresa” > “Verificar status”.
Em breve você terá a sua loja aprovada e poderá marcar produtos no perfil, usando as funcionalidades do Instagram Shopping.
Você tem diferentes opções para montar o seu catálogo. Algumas delas são manuais, enquanto outras são automatizadas. Para conferir o passo a passo completo, sugerimos que leia este artigo: Como montar uma loja virtual no Instagram: 5 passos para ativar a sacolinha. ⬅️
7.3 Conecte sua página do Instagram à página do Facebook
Na página inicial do Gerenciador de Comércio, clique em “Abrir mais lojas”, na aba lateral direita. Depois, na opção “Canais de venda”, clique no menu referente ao Instagram. Seu perfil no Instagram precisa ser comercial e estar conectado à fanpage no qual o catálogo foi criado.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Para fazer isso, abra o seu perfil no Instagram, clique em “Configurações” > “Empresa” > “Conectar a uma página do Facebook”.
8. Crie sua loja no Instagram Shopping
Ativar essa funcionalidade no Instagram vai diminuir o caminho de compra do seu cliente. Assim, em vez de fazer o consumidor sair de um post, buscar seu site e encontrar o produto dentro do site de vendas, ele pode simplesmente clicar no botão de compra e ser redirecionado.
Para utilizar o Instagram Shopping, você vai precisar ter seu Gerenciador de Negócio do Facebook cadastrado. Lembre-se que o Instagram faz parte da família Meta e a maioria das funções de negócio têm como base a plataforma principal, que é o Facebook.
Dentro do Gerenciador de Negócios, você poderá seguir todo o processo de cadastro de catálogo e ativação da loja. Para conseguir ativar a loja e vender no Instagram você precisará estar de acordo com alguns critérios:
- Ter um site de vendas ativo;
- Ter Instagram por mais de 30 dias e com engajamento;
- Vender produtos físicos permitidos pela plataforma.
Se você ainda não tem um site próprio, nós indicamos que faça isso imediatamente. Existem várias opções de plataformas de Ecommerce acessíveis e em formato SaaS que vão te permitir inclusive ter integrações nativas com o Instagram.
Um exemplo é a Nuvemshop, plataforma de Ecommerce líder na América Latina, que possui não só planos pagos, como também uma opção gratuita para iniciantes.
Feito isso e passando pelo processo de ativação do Instagram Shopping, você irá aguardar alguns dias para a liberação da sua loja. Quando for liberada, você vai ser notificado e pode começar a fazer suas marcações de produto na plataforma.
9. Defina o que vender pelo Instagram
Se você quer aprender como vender pelo Instagram, mas ainda não sabe o que vender na internet (ou o que vender no Instagram, mais precisamente), acredite: você não está sozinho!
Essa dúvida é muito comum entre pessoas que estão começando a empreender, mas saber o que vai vender antes de criar uma audiência pode te ajudar a pensar numa estratégia direcionada para a marca.
Caso queira alguma dicas do que pode alcançar um público maior no Instagram, existem alguns nichos que se destacam, como:
- Saúde, Cosméticos e Perfumaria;
- Moda e Acessórios;
- Casa e Decoração;
- Eletrodomésticos;
- Esporte e Lazer;
- Produtos eletrônicos, de informática e celulares;
- Livros, Assinaturas e Apostilas;
- Alimentos e Bebidas.
Isso não quer dizer que outros segmentos não tenham vez dentro dessa rede social. Na verdade, é possível vender qualquer coisa pelo Instagram, até mesmo serviços, desde que fale com o público certo.
Agora cabe a você parar um pouquinho e analisar dentre esses nichos, qual te parece mais interessante antes de decidir o que vender pelo Instagram.
10. Use os Stories
O recurso Stories é uma febre. Em 2017, o Instagram possibilitou que usuários com mais de 10 mil seguidores pudessem adicionar links em seus Stories, o que permitiu que muitos construíssem histórias chamativas sobre um produto, podendo dispor o link de venda no Instagram.
Felizmente, hoje qualquer pessoa pode adicionar link aos stories, independente do número de seguidores.
Com milhões de usuários, o story do Instagram é constantemente usado por empresas em estratégias para vender mais no Instagram. Uma pesquisa feita pelo portal de notícias O Globo mostra, inclusive, que de 3% a 15% das vendas acontecem depois da divulgação pelo Instagram.
Como o Stories possibilita colocar informações momentâneas que duram 24 horas, muitas empresas aproveitam para bolar técnicas de divulgação e tráfego. Neste vídeo abaixo, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, fala como como vender pelo Stories do Instagram:
11. Faça transmissões ao vivo (lives)
Os vídeos ao vivo são recursos que trazem bastante resultado numa estratégia para quem quer saber como vender no Instagram. Sempre que uma live começa, o Instagram automaticamente avisa aos seus seguidores, que são convidados a interagir com você.
As lives funcionam ainda melhor do que vídeos para fazer ofertas de produtos pontuais. Hoje, com a popularização do conceito e uso de Live Commerce, esse recurso se tornou ainda mais valioso para as empresas.
Mas fica a dica: você precisa envolver os espectadores na experiência antes de oferecer o produto. É assim que poderá vender mais no Instagram.
12. Promova sorteios (mas do jeito certo)
Se você está pesquisando como vender no Instagram, provavelmente já viu diversos sorteios feitos por lojas que vendem no Instagram. Isso serve para aumentar o alcance da marca na plataforma e atrair mais possíveis compradores.
Hoje, temos uma série de ressalvas a respeito de fazer sorteio no Instagram, porque a verdade é que esse tipo de iniciativa pode atrair seguidores que não têm interesse real na sua empresa.
De que adianta trazer novos seguidores temporários, que não vão te acompanhar no longo prazo? Isso vai servir apenas para te dar a ilusão de que a estratégia funcionou e fazer com que seu engajamento caia.
No entanto, caso queira fazer o sorteio, existe um método que consideramos mais inteligente…
Fique por dentro dos passos que você deve utilizar para aplicar essa técnica:
- Consiga a liberação para fazer sorteio – sim, é obrigatório ter liberação. Do contrário, você pode ser multado. Não é comum acontecer, mas vale a pena ter atenção;
- No seu Stories, coloque uma arte chamativa divulgando o sorteio
- Na sua home, coloque uma foto original do sorteio. Geralmente as regras para a participação do sorteio é marcar 3 amigos, curtir a foto e seguir o Instagram do sorteador. Em outros casos, vale pedir para o seguidor publicar uma foto com seu @ e seguir seu perfil;
- O texto que segue a imagem deve conter todas as informações referentes ao sorteio, como prêmios e regras.
Seu Instagram começará a ter um alcance maior com essa técnica, além de maior engajamento durante o período do sorteio.
Mas, como notou, até então não há nada de diferente.
Aqui é que entra a estratégia: depois de completar esses passos, você vai entrar no seu Gerenciador de Negócios e criar um público com base em quem engajou no Instagram nos últimos 30 dias
Depois, vai direcionar anúncios da sua empresa para o público, focando em maximizar a conversão com esta campanha. Uma espécie de remarketing. Viu como não basta só fazer o sorteio?
Essa é só uma ideia, claro, mas funciona muito melhor do que puramente investir em um sorteio como jogada de marketing. Essa é uma forma de usar dados para potencializar os resultados da sua estratégia.
📈Falamos mais sobre isso neste artigo: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados.
13. Capriche no atendimento com as mensagens por direct (DM)
Além de te permitir conversar com seus clientes, o direct do Instagram também permite o envio de links. Assim, você pode criar um link de pagamento na sua plataforma para o produto que o cliente deseja.
Esse link te ajuda a reduzir o caminho de compra do cliente, te ajudando a vender mais e mais rápido no Instagram.
Para atender aos seus clientes via direct, é importante ter agilidade e uma linguagem cordial. Procure tirar dúvidas e resolver os problemas com cuidado, a fim de proporcionar uma boa experiência.
Algumas empresas recorrem à automatização do chat do Instagram, usando ferramentas como Manychat e TakeBlip. Também é possível criar um FAQ automatizado e permitir que seus clientes tirem dúvidas rapidamente, sem precisar falar com um atendente.
14. Aproveite as hashtags
As hashtags são um símbolo das redes sociais. Elas são a principal ferramenta para alcançar novos seguidores para sua página e, consequentemente, vender no Instagram.
Essas hashtags servem para marcar o conteúdo dentro da base de dados do Instagram, facilitando a pesquisa. O Instagram aceita até 30 hashtags por postagem, mas o que indicamos é colocar somente 5 na legenda do post para não poluir a legenda visualmente. O resto, coloque no primeiro comentário.
Quando você está vendendo produtos, usar as hashtags ajuda muito a converter suas postagens em vendas.Faça uma lista de:
- Hashtags relacionadas diretamente à sua marca;
- As hashtags específicas do produto;
- Hashtags relacionadas a compras.
Usar essas hashtags irá impulsionar o SEO do seu Instagram e ajudar as pessoas que procuram seus produtos a te encontrar com mais facilidade! Além disso, elas também podem ajudar a mostrar uma postagem antiga para o público certo, mesmo que eles não conheçam o seu perfil.
15. Crie promoções e cupons de desconto especiais para o Instagram
Um estudo da Iconosquare revelou que 41% dos usuários que seguem um negócio no Instagram o fazem por conta de brindes e cupons de desconto. Outro número apresentado pelo estudo é de que 70% dos usuários da rede social já participaram de algum concurso dentro da plataforma.
Embora o primeiro dado seja um pouco entristecedor, é preciso saber lidar.
Um dos fortes do Instagram é a capacidade de atrair e gerar leads, por isso, dedique uma parte dos seus conteúdos a ações que busquem esse resultado, além de vendas.
Você pode criar posts com descontos promocionais para seguidores do Instagram, ou oferecer brindes e bônus para compras realizadas a partir do link da empresa na rede social.
Por fim, para descobrir como vender no Instagram, use os concursos em sua estratégia. Eles podem ser feitos com a finalidade de gerar mais seguidores e leads, ou mesmo estimular mais vendas no Instagram.
16. Feche parcerias com influenciadores
O poder que os influenciadores e formadores de opinião têm sobre o público é conhecido há muito tempo. Por isso que empresas de todos os segmentos investem em parcerias que vinculam suas marcas a uma celebridade, por exemplo.
Hoje em dia o uso dessa estratégia, chamada marketing de influência, é ainda mais importante.
Com o passar dos anos, as pessoas deixaram de confiar na publicidade tradicional, em celebridades da televisão, e têm apostado as fichas em formadores de opinião de nicho, de acordo com uma pesquisa da Nielsen.
Assim, busque influenciadores que conversem com a sua marca e considere formar uma parceria para estimular a venda no Instagram.
Como são autoridades com credibilidade, as pessoas costumam confiar quando dizem que um produto é bom.
🤝 Leia também: Como fazer collab no Instagram? Aprenda a postar fotos com duas contas.
17. Faça anúncios no Instagram
O uso do recurso para criação e transmissão de anúncios na rede social não pode faltar nas nossas dicas para saber como divulgar um produto no Instagram.
Esses anúncios são feitos por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook, sobre o qual já mencionamos em tópicos anteriores. Com a ferramenta é possível fazer posts patrocinados no formato de fotos, carrossel de imagens, vídeos e até em Reels.
Eles são ótimos para ajudar na educação dos seguidores quanto aos produtos ou serviços da sua empresa, na conversão, na conscientização da marca, etc. Fazer uso dessa ferramenta é um poderoso componente em qualquer estratégia de como vender no Instagram.
🎯 Se esse assunto te interessa, este artigo pode ajudar: Como fazer tráfego pago no Instagram [GUIA PRÁTICO].
18. Divulgue casos de sucesso dos seus clientes
Todo mundo confia mais em uma marca quando vê outros clientes satisfeitos com ela. Por isso, divulgar cases de sucesso dos seus clientes é uma ação que te ajuda a vender pelo Instagram...
Mas claro que, para isso, você vai precisar construir um enredo envolvente que chame a atenção do público e mostre o quanto a sua marca realmente faz a diferença na vida das pessoas.
Peça depoimentos dos seus clientes de como a sua marca fez a diferença na vida deles. Esses depoimentos podem ser feitos em vídeo ou texto. Depois de pedir a autorização para usar o conteúdo, crie destaques no Instagram com os relatos.
🟪 Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA].
19. Use ferramentas para gestão de redes
De fato, há muitas redes sociais para acompanhar diariamente. Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, Whatsapp... E interagir com elas individualmente pode ser muito confuso e trabalhoso.
Além disso, o tempo para entrar em cada uma, acompanhar a performance e agendar as postagens pode ser melhor aproveitado se você usar uma ferramenta de gestão que centralize as contas.
Há diversos exemplos disponíveis no mercado. Por exemplo: o Buffer, que é uma ferramenta gratuita, pode te ajudar a administrar até 3 contas. O AgoraPulse e o Mlabs, que são pagos, também são ótimos para gerenciar as postagens.
Mas o melhor de tudo é que o Gerenciador de Negócios do Facebook tem integração com o Instagram e oferece uma função chamada Estúdio de Criação. Por lá, é possível criar e agendar postagens, acompanhar métricas básicas sobre a rede social e até fazer pequenas edições...
🪄 Saiba mais sobre a ferramenta neste artigo: Estúdio de criação do Instagram: entenda o que é a ferramenta e como usá-la.
Preciso de um Ecommerce para vender pelo Instagram?
Não! Você não precisa necessariamente de um site de vendas para vender com sucesso no Instagram. Isso porque a plataforma oferece diversas ferramentas e recursos que permitem que empreendedores e empresas alcancem seu público-alvo e realizem vendas diretamente por lá.
Mas, como dito anteriormente, é importante entender que o Instagram é, de fato, um canal de vendas poderosíssimo. Entretanto, nós, enquanto escola, não podemos deixar de reforçar a importância da diversificação de canais de vendas.
Isso significa que você pode vender não só pelas redes sociais, mas também por meio de marketplaces e de uma loja virtual própria. Lembrando que cada um tem as suas necessidades e demandas individuais.
E outra dica que nós damos é validar um canal de cada vez. Assim, você consegue direcionar os seus esforços de maneira mais eficiente e não se perder no processo de implementação e desenvolvimento de cada um dos canais.
Venda mais no Instagram todos os dias!
Você é um empreendedor e seu objetivo é vender no Instagram. Assim, quanto mais seguidores qualificados, mais chances de venda. É por isso que essas dicas que listamos ao longo do artigo são tão importantes: com elas, você poderá preparar seu terreno para atrair, envolver e converter vendas todos os dias.
É claro que nem sempre seu único foco será a venda em si. Para muitas marcas, o Instagram é espaço de fortalecimento dos valores da empresa, de geração de tráfego, de aquisição de leads ou de uma série de outros objetivos que a rede social pode ocupar na estratégia.
No entanto, muita gente desiste antes de tentar vender no Instagram por achar que não vai dar certo. Então, apesar de termos apresentado um manual com as diretrizes da plataforma e dicas para vender no Instagram, o próximo passo é com você.
Acredite em si, no potencial da sua loja e na qualidade dos seus produtos!
Se você precisa de uma ajuda extra, saiba que nós desenvolvemos um treinamento 100% focado em marketing de conteúdo: o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios.
O intuito dessas aulas é te ajudar a vender no Instagram e em qualquer rede social com técnicas e estratégias já testadas e aprovadas. E ele vai muito além das dicas que já apresentei neste artigo. Neste treinamento, você vai aprender:
- Conceitos essenciais do marketing;
- Planejamento estratégico;
- Execução do plano;
- Impulsão dos conteúdos;
- Otimização e metrificação das suas redes sociais.
Este treinamento já está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para conhecer mais e começar a estudar agora, clique aqui:
Perguntas Frequentes
Como começar a vender no Instagram do zero?
Primeiro, crie um perfil comercial e ative o Instagram Shopping. Depois, ajuste detalhes como a sua biografia, foto de perfil e identidade visual. Cadastre seus produtos na plataforma e certifique-se de que eles têm boas imagens. Produza conteúdo e atenda seus clientes via DM.
Quanto custa vender pelo Instagram?
Vender pelo Instagram é, a princípio, gratuito. Ferramentas como o Instagram Shopping e o perfil comercial podem ser ativadas sem custo. Anúncios, no entanto, requerem investimento. A quantia investida vai variar de acordo com os objetivos da sua empresa.
Precisa de nota fiscal para vender no Instagram?
Emitir nota fiscal não é um requisito para vender no Instagram. No entanto, se você está construindo uma loja virtual e pretende levar este negócio ao sucesso, legalizar o negócio é um passo essencial.
Vale a pena vender no Instagram?
Sim. Segundo pesquisa da Locowise, 75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação, como visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação.
Como vender mais pelo Instagram?
Para vender pelo Instagram você deve: criar um perfil comercial; fazer uma boa BIO; criar sua loja no Instagram Shopping; oferecer conteúdos poderosos; fazer ofertas e oferecer cupons exclusivos para seguidores; fazer anúncios e usar as ferramentas para gestão de redes.
Comentários
Excelente artigo, dicas valiosas para quem deseja vender pelo Instagram.
Parabéns pelo conteúdo.
nao entendi muito bem oque e persona