Se você quer saber como vender pela internet sem uma loja e ainda não deu o primeiro passo, diversos motivos podem estar fazendo isso acontecer… Falta de dinheiro, pouco tempo, etc. A verdade é que é possível driblar tudo isso. Este artigo vai te ensinar como!

É impressionante a quantidade de empreendedoras que querem montar um Ecommerce e, mesmo tendo muita força de vontade, acabam parando no meio do caminho. 

Estou falando sobre isso porque sei bem como é…

Se você já conhece um pouco da minha história, sabe que, quando comecei, o meu problema era justamente esse: a falta de dinheiro para formar um bom estoque e começar a vender os meus produtos. Eu tinha um sonho, tinha energia de sobra para trabalhar, mas me faltavam os recursos financeiros.

Nesse caso, é preciso ser criativo, simplificar as coisas.

Se você está aqui, pesquisando sobre como vender pela internet, provavelmente é isso que está buscando: simplificação. Como dar o primeiro passo? Como construir uma operação de vendas que seja eficiente e de baixo custo? Será que é possível?

E é sobre isso que vamos falar a partir de agora. Pegue papel e caneta antes de continuar a leitura, vem conteúdo denso por aí! 

Vendas online x vendas offline

Diante do crescimento exponencial do Ecommerce nos últimos anos, muitas pessoas questionam se a loja física vai acabar…

Apesar do alto índice de fechamento de lojas físicas desde o início da pandemia, a verdade é que as únicas lojas que provavelmente encerrarão suas atividades são aquelas que não estão preparadas para vender online. 

Mas, neste ponto específico, você pode estar se perguntando: por que ele está falando sobre lojas físicas? Simples: hoje existe uma necessidade de digitalização dos negócios que só operam no varejo físico. Isto é, uma integração das vendas online e das vendas físicas. 

Se você já vende em lojas de rua, shopping ou outras, saiba que o ponto físico tem grande importância nas vendas. A questão é que é preciso trabalhar conjuntamente a unidade física e o Ecommerce. 

Para você ter uma ideia do que estou falando, o faturamento do Ecommerce no Brasil em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Ou seja, um mar de possibilidades que você pode aproveitar ao começar a vender pela internet…

Como começar a vender pela internet? 

Agora que você já tem uma boa base sobre o cenário atual das vendas online, vamos direto ao ponto mostrando o passo a passo vender pela internet o quanto antes:

1. Faça um mini planejamento

Para montar um Ecommerce, você não precisa sentar na frente do notebook e escrever um plano de negócios de 20 páginas. Só é necessário ter uma rota. Vamos chamar essa rota de mini planejamento.

Nesse mini planejamento, o empreendedor precisa se fazer as seguintes perguntas:

  • O que vou vender? (Produtos/Mercado);
  • Para quem vou vender? (Clientes/Persona);
  • De quem vou comprar? (Fornecedores).

Perceba que não tem muita enrolação. Mas sem responder a essas questões, você simplesmente não consegue seguir em frente com o negócio. Da primeira à terceira questão, respectivamente, estamos falando sobre seus produtos, sua persona e seus fornecedores.

Como fazer um mini planejamento para vender pela internet?

Para começar a fazer o seu mini planejamento, pesquise as principais características da sua persona. Isso porque toda empresa que trabalha com vendas precisa conhecer bem as características do seu público para criar estratégias de como captar clientes na internet.

Esse cliente ideal, também chamado de buyer persona, é uma representação semi-fictícia que vai te ajudar a compreender o tipo de cliente que sua empresa deseja atrair, além do comportamento, interesses, etc.

Ter essa definição é importante por três motivos:

  • Ajuda a identificar um potencial cliente facilmente durante a prospecção;
  • É compreendido facilmente por todos da empresa, o que ajuda na geração de leads espontâneos;
  • Guia as estratégias de vendas para que elas atendam a esse perfil.

Outro ponto a destacar é que uma empresa pode ter mais de uma persona.

No mais, é importante entender como seu nicho negocia, além de saber quais são suas exigências para saber como vender na internet.

Para dominar a arte da negociação, você precisa saber argumentar com segurança e mostrar exemplos que sabe que vão tocar o seu cliente, pois isso faz parte da sua realidade de mercado.

E essa forma de negociar também deve fazer parte do seu mini planejamento, pois sem saber como negociar, uma ou outra função pode ser esquecida.

Por essa razão, ter um mini planejamento bem estruturado é vantajoso para saber como vender pela internet. Você pode, inclusive, ter o mesmo mini planejamento e usar em vários canais de venda para fortalecer seus objetivos.

2. Defina o que vender pela internet

Se você ainda não faz ideia do que quer vender, aqui está o nosso primeiro problema. Hora de sentar para resolvê-lo. Sendo bem direto, existem basicamente 2 caminhos na hora de definir um bom nicho de mercado:

1. Partir de um hobbie, como musculação ou gastronomia, e transformar essa atividade em um negócio. Nesse caso, a vantagem é clara: você conhece tudo sobre os produtos e clientes daquele mercado;

2. Estudar um panorama mais “frio” de mercado e entender onde estão as melhores oportunidades. Aqui, você pode até não dominar o segmento ainda, mas com certeza terá um leque mais expressivo e interessante de opções.

Percorra um desses 2 caminhos e encontre um mercado para trabalhar. Depois disso, liste 10 produtos com os quais você quer entrar no mercado.

Veja alguns artigos que também podem ajudar:

3. Defina o seu público

Lembra que falamos rapidamente sobre persona, certo? Bom, saber para quem você vai vender é fundamental para qualquer Ecommerce que almeja atingir o sucesso daqui a algum tempo. 

Pense: quem é o seu cliente? Enquanto você não conseguir responder essa pergunta detalhadamente, não passe para a próxima etapa.

Se estiver precisando de ajuda, sugerimos que preencha o Mapa da Empatia. Este material é gratuito e te ajuda, a partir de algumas perguntas, a definir a persona do seu negócio.

4. Encontre bons fornecedores

Com a sua lista de produtos em mãos, chegou a hora de procurar os parceiros que vão fornecer essas peças pra você. Nesse caso, não existe segredo, é abrir o Google e pesquisar!

Relacione o seu mercado com termos como “fornecedores”, “fabricantes”, confecções”, “distribuidores” etc. Por exemplo:

  • Sandálias masculinas fabricantes;
  • Sandálias masculinas distribuidores;
  • Fornecedores de sandálias masculinas.

Estude os preços e condições de pagamento, anote os contatos das melhores empresas encontradas e depois entre em contato com cada uma.

Nessa hora, é importante falar de igual para igual com o fornecedor. Esses caras lidam com muitos empresários o ano inteiro, então é importante que você se valorize e mostre que, apesar de estar começando pequeno, é profissional e vai crescer no mercado.

Aprenda um pouco mais sobre negociação com fornecedores lendo esse artigo: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

5. Estruture o seu negócio

Se você conseguiu terminar seu mini-planejamento, tenha consciência de que já chegou mais longe do que a maioria das pessoas que um dia sonharam em vender pela internet. Com a sua rota em mãos, está na hora de começar a dar vida ao projeto. É o momento de criar uma estrutura.

Primeiramente, você precisa se informar sobre as questões legais do seu negócio. Conhecer a legislação é essencial para saber os direitos dos clientes e os deveres da empresa.

Além disso, você deve realizar o registro empresarial na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica mediante o depósito do ato constitutivo e dos documentos pessoais de cada sócio (no caso de uma sociedade).

Como estamos trabalhando com um negócio enxuto, essa estrutura será a mínima possível. Nessa etapa, você vai formalizar-se através do MEI (Microempreendedor Individual), criar uma marca e estruturar canais de audiência/venda.

Formalização - MEI

Depois do Programa Microempreendedor Individual, mais conhecido como MEI, ficou muito fácil ter acesso a um CNPJ — além de pouca burocracia, seus custos com a formalização serão irrisórios. É muito barato mesmo!

Acesse o Portal do Empreendedor para tornar-se um participante do programa.

6. Defina os canais de audiência

Com uma postura ativa em redes sociais como Facebook e Instagram, você com certeza começará a atrair um público interessado por aquilo que você fala e, consequentemente, por aquilo que você vende.

Por outro lado, na hora de finalizar a venda é necessário que o seu produto esteja à disposição em algum lugar de fácil acesso ao consumidor. Como você ainda não começou a vender pela internet, é aqui que entra uma das opções… o Mercado Livre.

Ele vai te possibilitar uma estrutura enxuta nesse começo de trabalho, ficando assim:

Facebook e Instagram gerando audiência > Mercado Livre convertendo. É assim que deve funcionar (os pagamentos serão recebidos via Mercado Pago e os envios dos pedidos via Mercado Envio).

A outra opção é começar a partir de uma loja virtual própria. Para isso, você vai precisar lidar com questões importantes como tráfego. Afinal, uma loja virtual sem compradores não serve para nada. 

Se você tiver disposto a já começar com um site próprio, vai precisar de uma plataforma de Ecommerce. E para isso eu indico fortemente a Nuvemshop… A plataforma é líder na América Latina, com mais de 100 mil lojas online, e você pode começar gratuitamente pelo Plano Começo.

7. Crie a sua marca

E é claro que, se você vai ser dono de uma empresa, precisa se preocupar com a criação de uma marca e tudo o que ela vai transmitir para o mercado.

Nessa etapa, você tem a opção de contratar um profissional freelancer, por exemplo, ou tentar fazer tudo sozinho. Depois de escolher um nome para a sua marca, você vai precisar, no mínimo, de um logotipo e uma identidade visual alinhada para redes sociais, banners,etc.

8. Crie conteúdo de valor

Ok, agora você já começou a colocar a mão na massa e precisa se esforçar para atrair um público qualificado que esteja interessado em comprar seus produtos. Como fazer isso? Na internet, existe uma máxima que diz que “o conteúdo é rei”. Acredite: isso é muito verdadeiro!

Quando um cliente procura a sua marca, no fundo ele não quer comprar de você, o que ele quer é resolver algum problema que está incomodando. Esse problema pode ser resolvido com produtos ou com informação, então, além de vender, você também pode começar a criar conteúdos que interessam de verdade à sua persona.

Tem um Ecommerce de moda masculina? Comece a fazer posts no Facebook explicando sobre as “20 peças de roupas que mais incomodam as mulheres” ou “10 formas de se vestir bem sem gastar muito” ou ainda “5 peças que todo homem deveria ter em seu guarda-roupas”.

Seu cliente vai se interessar muito por esses conteúdos. É assim que vai acontecer o contato inicial entre persona e marca, decisivo para fazer com que esse público continue acompanhando o seu trabalho e comece a confiar em você.

A mesma lógica de criação de conteúdos serve para os outros segmentos. Esteja você vendendo artigos para pets ou suplementação para atletas, sempre existe conteúdo relevante a ser criado. Quais são os problemas mais urgentes e intensos do meu público? Pense sobre isso e crie conteúdos para resolver ou minimizar essas “dores”.

Para saber mais sobre a importância desse tema, leia o nosso artigo: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

9. Siga o caminho das vendas

Como qualquer empresa, seu Ecommerce precisa dar lucro. Assim sendo, antes de continuar a sua operação, é preciso encontrar o que chamo de “caminho das vendas”.

Lembra que falamos sobre uma lista que você teria que montar com os 10 produtos de entrada no mercado? Pois é, você saberá que encontrou o caminho das vendas quando estiver vendendo pelo menos um de seus produtos recorrentemente.

Isso é importante porque, além de dar mais segurança, mostra que os clientes realmente precisam daquilo que você está oferecendo. O mercado está reagindo bem à sua presença. Siga em frente!

⚠️ Se você anda com dificuldades para conseguir solidez nas vendas de um ou mais produtos, é hora de revisar planejamento, preços, qualidade, variedade… O problema está em algum desses fatores!

10. Dedique-se ao atendimento ao cliente

Tenha em mente que, aqui, você já faz vendas diárias. Dito isso, é importante ter consciência de que uma quantidade cada vez maior de contatos começará a chegar, seja via redes sociais, email, Whatsapp…

Para estar pronto para lidar com toda essa demanda, invista novamente na simplicidade, concentrando sua atenção em 4 canais de atendimento:

  • Messenger do Facebook (e perguntas no Facebook em geral);
  • Instagram;
  • WhatsApp;
  • Marketplaces (comentários de clientes e interessados).

Acesse esses canais diversas vezes por dia e o mais importante: dê MUITA atenção para cada cliente. Você vai se surpreender com os frutos de um bom atendimento.

Leia também: Como revolucionar o atendimento ao cliente do seu Ecommerce

11. Organize a parte logística

Como disse lá no início, quando você começa a vender pela internet através de marketplaces, basta contar com os serviços logísticos dessas plataformas para fazer os envios dos pedidos.

O serviço de entrega hoje está cada vez mais ágil e já é possível fazer entregas em poucos dias. Dependendo da modalidade de envio, o pacote pode chegar na casa do cliente no mesmo dia ou em poucas horas após a finalização do pedido pelo site. 

Mas, quando se trabalha com um site próprio, como expliquei lá em cima, é preciso pensar em cada detalhe separadamente. Ou seja, você vai precisar estruturar a parte logística do seu negócio.

Um dos principais aliados dos empreendedores nesse sentido são os Correios. Você pode ir até uma agência e verificar se vale a pena fechar um contrato com eles, por exemplo. Outra opção é trabalhar com outras empresas particulares, como Kangu, Mandaê, Loggi, etc.

O importante é você definir quais transportadoras fazem mais sentido para o momento do seu negócio, pensando sempre em não deixar os cliente não mão. Falamos mais sobre isso neste artigo: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra!

12. Configure as formas de pagamento

A mesma linha de raciocínio do tópico anterior serve para as formas de pagamento. Digo, se você começar vendendo no Mercado Livre, pode gerar links de pagamento no Mercado Pago, por exemplo, e por aí vai…

De qualquer forma, pensando na evolução do seu negócio a médio e longo prazo, é muito importante que você diversifique os meios de pagamento. Isso porque a ideia é agradar os clientes…

Por exemplo, você não quer que eles deixem de comprar no seu Ecommerce porque não encontraram a opção de cartão de crédito ou pix, concorda?

Então, trabalhe para oferecer as formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores. Saiba mais sobre isso neste artigo: Formas de pagamento online: saiba quais oferecer na sua loja virtual

13. Alavanque o seu negócio

Se você chegou até aqui, já percebeu que sua empresa está montada e que, portanto, é sim possível vender pela internet sem ter uma loja virtual. Sua marca está criada, os produtos estão saindo, o atendimento está sendo feito… Qual o próximo passo?

Multiplicar seus resultados!

Para fazer isso, é preciso sentar e tentar enxergar nitidamente para onde o seu Ecommerce está indo. Agora, já com alguma experiência em negócios e dinheiro em caixa, talvez seja a hora de algumas otimizações e mudanças, como a contratação de um ajudante, investimentos mais pesados em campanhas de marketing, contratação de uma plataforma, entre outros.

Para saber como vender pela internet, entenda o ciclo: testar, estudar os resultados, repetir o que deu certo...

Você vai acertar muito, errar muito, ter dias muito produtivos, outros nem tanto… Mas tenha certeza de uma coisa: nada compra a satisfação de estar investindo seu tempo e energia em algo seu, um negócio que vai render frutos para o resto da sua vida.

É possível vender sem uma loja?

Sim, é possível vender sem loja virtual. Mas este não é necessariamente o indicado. Pensando a médio e longo prazo, o seu negócio precisa escalar, ou seja, alavancar as vendas o máximo que puder. Para isso, ter uma loja virtual própria é fundamental. 

De qualquer forma, uma das principais opções para quem quer vender pela internet são os marketplaces. Eles funcionam como verdadeiros shoppings virtuais e você pode colocar seus produtos para vender lá dentro, aproveitando o alto nível de tráfego que possuem.

Outra opção também são as redes sociais. Plataformas como Instagram e Facebook estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores e empreendedores. O potencial de vendas dela é muito forte. 

O que você pode fazer é pensar na diversificação dos seus canais. Escolha um e, após a validação dele, comece a apostar em outros. 

Resumo de como vender pela internet

Entendeu tudo o que precisava sobre como vender pela internet? Espero que sim! Apesar de muitas pessoas acharem esse processo complexo demais, você certamente percebeu que ele não é nenhum bicho de sete cabeças…

Para te ajudar ainda mais na sua jornada, vou explicar abaixo como vender pela internet de um jeito rápido, simples e objetivo. Veja só:

  1. Faça um mini planejamento;
  2. Estruture o seu negócio;
  3. Crie Conteúdo de valor;
  4. Siga o caminho das vendas;
  5. Pense no atendimento;
  6. Organize a parte logística;
  7. Configure as formas de pagamento;
  8. Alavanque o seu negócio.

Aula grátis: aprenda a criar um Ecommerce do Zero e faturar R$ 30 mil em 90 dias!

As coisas podem ser difíceis no começo para quem quer saber como vender pela internet. Quando você não tem um método a seguir, as estratégias ficam nebulosas, você erra demais e acaba perdendo muito dinheiro testando coisas que simplesmente não funcionam.

Depois de encontrarmos centenas de empreendedores perdidos pelo meio do caminho na hora de montar um Ecommerce de sucesso, nós encontramos uma forma de ajudá-los.

Um treinamento gratuito, 100% online e com um método exclusivo de 6 etapas para atingir resultados rapidamente. Estou falando da aula Ecommerce do Zero!

Clique no botão abaixo e assista gratuitamente:

Perguntas Frequentes

Como começar a vender pela internet?

As etapas para começar a vender pela internet são: 1. Faça um mini planejamento; 2. Estruture o seu negócio; 3. Crie conteúdo de valor; 4. Siga o caminho das vendas; 5. Pense no atendimento; 6. Organize a parte logística; 7. Configure as formas de pagamento e 8. Alavanque o seu negócio. No nosso artigo você consegue se aprofundar sobre cada um desses passos.

É possível vender sem uma loja?

Sim, é possível vender sem loja. Na verdade, uma loja virtual não é indispensável… Afinal, existem inúmeras formas de comercializar um produto na internet sem precisar investir em montar uma loja virtual, como nos marketplaces, no WhatsApp, no Facebook Marketplace entre outros.

As lojas físicas vão acabar?

Apesar do alto índice de fechamento de lojas físicas no início da pandemia, a verdade é que as únicas lojas que provavelmente encerrarão suas atividades são aquelas que não estão preparadas para vender online.

Como alavancar um negócio?

Para alavancar o seu negócio, siga o ciclo o ciclo: testar, estudar os resultados, repetir o que deu certo…