Business Intelligence, também conhecido como Inteligência de Negócios, é um método muito importante para a otimização da gestão da empresa no geral e, principalmente, no auxílio na tomada de decisões estratégicas.

Tudo isso acontece com base em dados captados que são transformados em informações fáceis de serem compreendidas e interpretadas por qualquer funcionário da empresa…

Atualmente, imagino que suas decisões são tomadas com base em ideias que tem com base no que mapeou na hora de construir a persona do negócio. Isso, obviamente, não é errado. 

Mas com tantos dados sobre sua performance e sobre o comportamento do seu cliente disponíveis, ignorá-los pode fazer com que sua empresa nunca alcance o potencial real de resultados que ela poderia.

Talvez você até já saiba disso… muitos empresários e empresárias já entendem a importância dos dados para a empresa.

Só que a maioria os deixa de lado simplesmente porque não sabe como lê-los ou acredita que é um processo difícil e trabalhoso demais, algo que vai levar tempo.

De fato, se você for analisar os dados disponíveis de forma separada e manual, um a um, pode ser cansativo - e altamente sujeito a erros.

Por isso, o Business Intelligence é a alternativa mais eficiente para o seu negócio.

Mas, afinal, o que é Business Intelligence e como aplicá-lo na empresa? Ao longo deste artigo, você vai encontrar a resposta para essa pergunta.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence

O BI é a união de vários sistemas, ferramentas e tecnologias (como softwares) usados para captar todos os dados de clientes e audiência da empresa e transformá-los em uma informação concreta de valor.

Ele te oferece um relatório completo com essas informações e um panorama geral do seu negócio. E você pode acessar esse relatório do próprio celular, se for necessário.

A partir daí, consegue utilizar os dados fornecidos por seus clientes e audiência para identificar exatamente o que fazer para tomar uma decisão mais assertiva, inteligente e estratégica em um tempo mais reduzido. 

Além disso, também consegue mapear os resultados dos investimentos feitos e saber se eles são positivos ou não.

Veja alguns exemplos de informações que você tem acesso com o Business Intelligence: 

  • Dados de consumo;
  • Identificar os clientes que mais compram;
  • Número de vendas;
  • Data de compra dos clientes;
  • Quais clientes compraram mais.

E, com essas informações, você consegue:

  • Melhorar a parte operacional do negócio; 
  • Melhorar a relação com os clientes;
  • Otimizar a gestão do negócio em geral; 
  • Criar novas estratégias.

Lembre-se: você pode aplicar o Business Intelligence no seu negócio independentemente do porte ou segmento no qual trabalha. 

Business Intelligence ou Big Data?

Um ponto importante que vale ressaltar é: Business Intelligence e Big Data não são a mesma coisa. Algumas pessoas costumam confundir, pois as funcionalidades são similares, mas existem diferenças...

Enquanto o Business Intelligence transforma dados em informações que podem ser usadas por qualquer funcionários da empresa, o Big Data reúne grande quantidade de dados que serão utilizados por profissionais de Data Science, por exemplo.

Ou seja: um é específico para uma equipe com conhecimento de tecnologia e ciência de dados, enquanto outro (o Business Intelligence) é voltado para qualquer pessoa.

Os profissionais de Data Science terão acesso a informações padronizadas e correlações que não são de conhecimento geral da empresa. Assim, o Big Data é um trabalho extremamente mais aprofundado e que tem possibilidade de criar caminhos estratégicos inovadores para empresa.

Com o BI, você pode analisar os dados mais atuais do seu negócios para tomar decisões imediatas e assertivas.

Conhecendo a diferença entre os dois, talvez surja a dúvida: qual é a melhor opção para análise de dados da sua empresa?

No mundo ideal, você deveria unir as forças do Business Intelligence com o Big Data. Desta forma, consegue usufruir dos relatórios em prol do crescimento da empresa pensando em ações imediatas e futuras.

No entanto, dependendo do seu orçamento e do grau de conhecimento da equipe, o Business Intelligence pode ser uma forma mais simples de você analisar os dados do dia a dia.

Benefícios do Business Intelligence

1- Velocidade nas Decisões

Uma das principais vantagens do Business Intelligence no negócio é o ganho de velocidade na tomada de decisões assertivas. 

Isso acaba potencializando o funcionamento dos processos e ações da empresa e, consequentemente, traz mais resultados.

2- Facilidade em encontrar informações

Como o Business Intelligence reúne todos os dados em formato de relatórios, é mais fácil encontrar a informação que você precisa. 

Por exemplo:

Imagina que o seu negócio teve uma perda relevante no faturamento final e, para entender esse acontecimento, você vai precisar analisar os dados financeiros dos 3 últimos meses. 

Apesar da sua empresa ter um banco de dados com tudo o que você precisa, eles não estão reunidos. Ou seja, você terá que analisá-los manualmente, um por um. Isso vai demandar um tempo enorme... 

Implementando o Business Intelligence na sua empresa, você terá relatórios prontos com todas as informações estruturadas sobre o setor financeiro, por exemplo. Assim, você conseguirá encontrar o que precisa com maior velocidade e assertividade

3- Apoio nas estratégias da empresa

Uma vez que é possível verificar quais ações deram resultados positivos e quais deram resultados negativos, o BI te ajuda a entender as melhores estratégias para a empresa.

Com base nesses dados, você pode entender o que precisa potencializar, o que precisa melhorar e o que deve pausar.

Assim, quando você for montar o planejamento estratégico da empresa, você terá acesso a informações indispensáveis que vão fazer a diferença na otimização do seu negócio.

Ferramentas de Business Intelligence mais utilizadas

Na hora de implementar o serviço de Business Intelligence na sua empresa, existem algumas ferramentas populares no mercado que podem te ajudar.

Indicamos que tenha alguém responsável por acompanhar os dados dessa ferramenta ou, pelo menos, crie o hábito de olhar as informações obtidas com frequência.

Veja aqui as principais ferramentas de BI que mapeamos:

Power BI - Microsoft

O Power BI da Microsoft é um serviço de análise de negócios mais usados no mercado entre as grandes empresas. Os painéis de dados oferecem uma visão geral da sua empresa, além de serem bem simples de ler, o que torna a gestão de qualquer setor do negócio mais fácil.

Com essa ferramenta, você consegue criar seu próprio relatório com banco de dados locais e transformá-lo em análises rápidas de serem compreendidas. 

Google Data Studio

No Google Data Studio, você terá acesso a painéis repletos de informações que serão salvas em nuvem numa versão totalmente gratuita. 

Lá, você consegue captar diversos dados necessários para ter insights positivos e compartilhar com a equipe.

Assim, todos conseguem colaborar com a criação de relatórios e ter cada vez mais detalhes sobre o negócio. 

Qlik

A Qlik foi nomeada Líder no Quadrante Mágico do Gartner de 2020 para plataformas de Analytics e BI. 

Dentro do Qlik, você encontra ferramentas mais específicas, como o QlikView (versão mais simplificada dos dados) e o QlikSense (versão mais avançada). Com isso, permite que todas as pessoas consigam ler os dados que chegam na ferramenta, independentemente da especialidade.

Há outras versões dentro da plataforma que podem te ajudar nesse processo. Então, veja qual é melhor para você e aplique no seu negócio. 

Aplicabilidade do BI no seu Negócio

Como viu ao longo do artigo, aplicar o Business Intelligence na sua empresa te ajuda não apenas a organizar as informações que surgem através de dados, como a alcançar melhores resultados no negócio.

Isso porque, com os dados transformados em informações claras, você consegue tomar decisões mais eficazes, auxiliando na estratégia e gestão da empresa.

E todo negócio, independentemente do porte ou segmento, pode utilizar o Business Intelligence para crescer de forma saudável e exponencial.

Essa é uma sacada importante para você levar seu negócio ainda mais longe…

Mas atenção: embora seja altamente eficiente, só indicamos que busque por esse serviço uma vez que sua empresa está validada, tem um site e possui fluxo constante de clientes.

Essa base mais volumosa é o que fará com que os dados de comportamento sejam realmente relevantes para o negócio.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!