O tráfego pago no Instagram é o que ajuda as empresas a aumentarem o alcance de suas publicações dentro da plataforma. Quer saber como fazer tráfego pago no Instagram? Nós vamos explicar tudo sobre o assunto neste artigo!

Já se foi o tempo em que apenas as publicações orgânicas davam conta de toda a divulgação das empresas dentro do Instagram. Hoje, para um negócio ter sucesso na rede social, é preciso criar campanhas bem segmentadas e focadas em atingir as pessoas certas.

Mas como fazer isso, afinal de contas?

Ao longo deste artigo nós vamos explicar o que é tráfego pago no Instagram, quais são as suas vantagens, como criar anúncios e outros pontos importantes

Vamos começar?

O que é tráfego pago no Instagram?

O tráfego pago no Instagram é uma estratégia de marketing digital utilizada pelas empresas para impulsionar os resultados dentro da plataforma. Basicamente, é o ato de direcionar as publicações de um perfil para um público que tenha real interesse em seu conteúdo.

Esse tipo de iniciativa é indispensável para negócios conseguirem aumentar o alcance na rede social e, consequentemente, também o seu volume de vendas. Entretanto, como o próprio nome já indica, no tráfego pago é preciso que sejam feitos investimentos para que ele, de fato, aconteça

O budget (orçamento) necessário vai depender das estratégias de marketing do negócio, mas vamos falar mais sobre esta parte financeira adiante neste artigo. Por ora, vale a pena você entender que os resultados conseguidos por meio do tráfego pago no Instagram são mais rápidos do que os obtidos via tráfego orgânico, por exemplo. 

Por que fazer tráfego pago no Instagram?

O tráfego pago no Instagram tem um papel importante para alcançar e atrair um público específico para o seu perfil na plataforma ou até mesmo para o seu site de vendas

Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner, 74% dos brasileiros usam redes sociais para compras. E o Instagram, claro, faz parte disso.

Na prática, tudo isso significa que, apesar de o tráfego orgânico ser muito importante para o crescimento e geração de autoridade de uma empresa, ele precisa de um pouco mais de tempo para gerar frutos. Assim, isso faz com que o tráfego pago ganhe uma importância extra para a expansão dos resultados a curto prazo. 

Vamos entender em mais detalhes quais são os benefícios do tráfego pago no Instagram? Veja a seguir…

Vantagens de fazer tráfego pago no Instagram

Fazer tráfego pago no Instagram gera alguns benefícios bem interessantes para as empresas que possuem perfis na rede social. É claro que para parte dessas vantagens acontecer é preciso que  a sua estratégia de produção de conteúdo esteja muito bem definida. 

Afinal, é por meio de publicações relevantes que se atrai e engaja o público dentro do Instagram, não é mesmo? 

 Vamos conhecer, então, as vantagens de fazer tráfego pago no Instagram? Confira:

1. Atingir um público mais segmentado

Os anúncios têm uma capacidade de segmentação muito alta. Isso é indispensável para que uma empresa não desperdice recursos na hora de anunciar produtos ou fazer outras  ações traçadas em suas campanhas de marketing.

Imagine que você tenha uma loja virtual de roupas voltada para o público feminino. Caso não existisse uma boa segmentação nos anúncios feitos no Instagram – ou em qualquer outra plataforma –, você não atingiria o público que realmente tem interesse no tipo de produto que você vende…

Ou seja, seus anúncios poderiam chegar às pessoas que querem comprar roupas, mas não necessariamente roupas femininas, como vestidos, saias, etc. Percebe a diferença?

O tráfego pago no Instagram é vital para que você não perca tempo nem dinheiro na hora de conseguir mais conversões em vendas. Lembre-se disso!

📚 Leia também: Como monetizar o instagram? Conheça 11 maneiras eficazes

2. Expansão do negócio

Outra vantagem interessante quando falamos em tráfego pago no Instagram  é a capacidade que ele tem de auxiliar na expansão do negócio. Isso porque quanto mais pessoas conhecerem e comprarem na sua loja, maior será o seu crescimento no mercado.

Esse tipo de benefício é quase que inegociável, já que toda empresa tem o objetivo de crescer cada vez mais, seja a curto, médio ou a longo prazo. Certamente, este também é o pensamento que você, enquanto empreendedor de sucesso, tem para o seu negócio, certo? 

3. Resultados rápidos 

Já mencionamos anteriormente o quanto os resultados obtidos através do tráfego pago no Instagram são bem mais rápidos do que outras fontes. Contudo, este ponto é tão importante que vale a pena reforçá-lo. 

Um negócio depende diretamente de seus clientes, certo? Mas sabemos que a atração de compradores no ambiente digital acontece de um jeito diferente do físico.  Isto é, as pessoas não estão caminhando pela rua e esbarram com a sua loja… É preciso  traçar ações para atraí-las. E o tráfego pago, claro, é uma delas.

4. Pixel de rastreio

O pixel do Facebook é um recurso que permite o monitoramento de conversões em um site, além da criação de públicos para as campanhas de anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram, ambas empresas do grupo Meta.

Ele nada mais é do que um código que rastreia o comportamento do usuário dentro do seu site. Isso faz com que você consiga visualizar qual anúncio e, ao mesmo tempo, qual segmentação mais converteram. Uma vantagem e tanto, não é verdade?

Assim, você pode identificar quais formatos geraram bons resultados e quais podem ser ajustados ou abandonados em suas estratégias. 

Como fazer tráfego pago no Instagram?

Você pode fazer tráfego pago pelo Instagram a partir de dois caminhos: pela própria plataforma, o que muitos chamam de Instagram Ads, ou pelo Facebook Ads. Abaixo, vamos mostrar o passo a passo para cada uma dessas opções.

Veja:

Como fazer tráfego pago no Instagram pelo Facebook Ads

As primeiras orientações que vamos passar é sobre como fazer tráfego pago no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook. Veja:

  1. Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;
  2. Escolha o objetivo do seu anúncio. Entre as opções, estão: reconhecimento de marca, alcance, tráfego, instalações do aplicativo, envolvimento, visualizações do vídeo e conversões;
  3. Segmente o seu público;
  4. Configure o orçamento, ou seja, quanto deseja gastar por dia ou durante o período total da campanha;
  5. Em “Posicionamento”, defina onde o anúncio vai aparecer: “Instagram Feed” e/ou “Stories”;
  6.  Escolha o formato (imagem, vídeo ou carrossel) e o arquivo. Em seguida, insira o título, a descrição e a CTA;
  7. Em “Rastreamento” adicione a URL do conteúdo. Se for um produto, por exemplo, insira o link dele no seu site de vendas;
  8. Por fim, publique a sua campanha.

Como fazer tráfego pago no Instagram Ads

Para anunciar no Instagram Ads, ou seja, por meio do próprio aplicativo, basta seguir as seguintes etapas:

  1. Acesse o perfil de sua conta comercial do Instagram;
  2. Vá em "Ferramentas para anúncios";
  3. Escolha a publicação que deseja divulgar e clique em “Avançar”, no canto superior direito;
  4. Caso ainda não tenha feito a vinculação da sua página do Facebook ao Instagram, faça isso agora; ;
  5. Depois, configure o público de acordo com os recursos disponíveis;
  6. Estabeleça o orçamento que deseja gastar por dia, a duração do anúncio e a distribuição. Feito isso, clique em “Avançar”;
  7. Para finalizar, selecione “Criar promoção”. 

Sobre essas duas possibilidades de fazer tráfego pago no Instagram, vale pontuar que a primeira opção acaba sendo mais indicada para os negócios porque tem ferramentas de segmentação mais poderosas. Isso, inclusive, é mais interessante para quem tem um orçamento menor.

📚 Se quiser saber mais, temos um artigo completo sobre o assunto: Como fazer anúncio pago no Instagram em 9 passos [TUTORIAL]

Quanto custa o tráfego pago no Instagram?

O custo para fazer tráfego pago no Instagram varia de acordo com o orçamento disponível pela empresa. Existem maneiras de fazer campanhas com valor total mais barato ou mais caro, tudo vai depender dos objetivos traçados. 

De qualquer maneira, é possível dizer que o tráfego pago no Instagram custa a partir de US$ 1 por dia – lembrando que esse valor em RS$ pode variar de acordo com a cotação. 

Contudo, não há necessidade de limitar-se a este valor, pelo contrário, o indicado é aumentar o investimento à medida que o perfil atingir o retorno esperado em relação a clientes e vendas. 

Como pagar pelo tráfego pago no Instagram?

Para efetuar o pagamento pelo tráfego pago no Instagram, você pode utilizar cartões de crédito, boleto bancário, PIX, PayPal, Mercado Pago ou crédito de publicidade. 

Lembre-se de avaliar os benefícios e as características de cada opção antes de fazer sua escolha, garantindo assim uma experiência de pagamento adequada às suas preferências.

Dicas para aumentar o alcance dos seus anúncios

Não basta só saber como fazer tráfego pago no Instagram. Você também precisa apostar em ações que possam aumentar o alcance dos seus anúncios dentro da plataforma. 

Algumas delas são bem simples, permitindo que você as coloque em prática o quanto antes… 

Veja:

1. Crie conteúdo relevante para a sua audiência

Nenhuma conta no Instagram vai para frente sem criar conteúdo que realmente seja relevante para a sua audiência. Isso é o básico quando falamos em divulgar uma marca ou  vender produtos e serviços dentro da plataforma.

Mas, neste ponto do artigo, você pode estar se perguntando: como criar o conteúdo certo para o meu público? A resposta para isso é: conhecendo a fundo o marketing de conteúdo. 

Esse braço do marketing digital é voltado para negócios que precisam atrair, engajar e converter clientes no ambiente online. É indispensável para quem trabalha com redes sociais como o Instagram. 

💡 Nós, inclusive, desenvolvemos um curso totalmente voltado para quem precisa de ajuda nesse sentido. É o Marketing de Conteúdo para Negócios, disponível pela assinatura do Ecommerce na Prática. Se quiser saber mais, clique aqui.

2. Use a Bio do Instagram a seu favor

O espaço da Bio no Instagram serve para os perfis se apresentarem para o público. Nela, é preciso explicar em poucas palavras para a audiência quem é a empresa e como ela pode ajudar as pessoas

Contudo, você pode utilizar a Bio para ir um pouco mais além… Aproveite o espaço para adicionar um link com todas as informações importantes sobre o seu negócio. Para isso, é preciso usar uma ferramenta que una esses links, como o Linktr.ee ou o Bitly

Esses recursos são bem simples de usar e você pode otimizar a página em que os seus links ficarão disponíveis do jeito que desejar. Neste caso, vale a pena ficar atento à identidade visual da sua empresa, combinado?  

3. Utilize hashtags

As hashtags são excelentes para aumentar o alcance das suas publicações, sejam elas anúncios ou não. Caso não saiba, as hashtags são palavras-chave utilizadas para localizar informações de forma segmentada e estão sempre atreladas ao símbolo de “jogo da velha” (#).

Uma dica de ouro é inserir em seu post apenas hashtags que façam sentido com o conteúdo e o seu negócio como um todo. Não adianta inserir muitas hashtags, nem termos amplos demais. Isso não vai te ajudar a atrair as pessoas certas. 

4. Estimule a interação nas publicações

Agora que você já entendeu a importância de criar conteúdo relevante, além de utilizar a Bio e as hashtags do jeito certo, chegou o momento de estimular a interação da sua audiência. Isso é importante tanto para publicações orgânicas como para as pensadas em tráfego pago no Instagram. 

A ideia é que quanto mais as pessoas curtirem, comentarem e compartilharem o seu post, mais chances ele tem de aparecer para outras pessoas dentro da plataforma. E é exatamente isso que você deseja, certo? Mais pessoas interagindo com o perfil da sua empresa no Instagram. 

Vale a pena apostar em tráfego pago no Instagram?

Sim, vale a pena apostar em tráfego pago no Instagram. Aliás, fazer anúncios é vital para que a sua empresa atinja um bons resultados por meio da plataforma.

O alcance orgânico dentro do Instagram não possui mais a força de anos atrás. Hoje, se você não faz anúncios por lá, dificilmente as pessoas vão conhecer a sua empresa e os seus produtos

Sendo assim, ao longo deste artigo nós explicamos pontos cruciais sobre como fazer tráfego pago no Instagram. Mas e se disséssemos que você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos no assunto?

Aqui no EnP, nós desenvolvemos o Manual Completo de Facebook Ads, onde damos o guia para você entender todo o funcionamento dessa ferramenta. 

Com ele, você vai aprender a desenvolver anúncios que realmente convertem, seja no Instagram, Facebook ou qualquer outra plataforma do grupo Meta. 

Para baixar gratuitamente o Manual Completo do Facebook Ads, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é tráfego pago no Instagram?

O tráfego pago no Instagram é uma estratégia de marketing digital utilizada pelas empresas para impulsionar os resultados dentro da plataforma. Basicamente, é o ato de direcionar as publicações de um perfil para um público que tenha real interesse em seu conteúdo.

Como fazer tráfego pago do Instagram?

Para fazer tráfego pago no Instagram você deve acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook e escolher o objetivo do seu anúncio. Depois, segmentar o seu público e configurar o orçamento. Já em “Posicionamento”, definir onde o anúncio vai aparecer, além de também escolher o formato. Em “Rastreamento”, adicionar a URL do conteúdo e, por fim, publicar o seu anúncio.

Quanto custa o tráfego pago no Instagram?

O custo para fazer tráfego pago no Instagram varia de acordo com o orçamento disponível pela empresa. De qualquer forma, é possível dizer que o tráfego pago no Instagram custa a partir de US$ 1 por dia.

Como aumentar o tráfego no Instagram?

Você pode aumentar tráfego no Instagram fazendo anúncios em suas publicações. Também vale criar conteúdo relevante para a audiência, usar a Bio do Instagram e as hashtags do jeito certo, e sempre estimular a interação dos usuários.