Já ouviu falar em Social Commerce e ficou sem entender do que se tratava? Ou, pior, acreditou que era apenas criar uma loja dentro da rede social? Pois chegou a hora de entender melhor sobre isso. As redes sociais são mais do que espaços de interação e compartilhamento de informações, elas são um dos principais ambientes de compra e venda do Ecommerce...
Daí, surgiu o termo Social Commerce para representar o comércio de produtos e serviços realizados no Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, TikTok…
E essas redes são tão poderosas que vão além da ação de compra…
Afinal, é por ali que empresas de todos os portes têm a oportunidade de mostrar mais sobre a marca, tirar dúvidas, dar opiniões, interagir com o público e, principalmente, criar a própria audiência!
E quanto maior a audiência, maiores as chances de conversão!
Mas como aproveitar o potencial do Social Commerce do jeito certo? Essa parte a gente explica neste artigo, pois separamos 4 pontos MUITO importantes para você usar as redes sociais para se tornar uma referência no mercado de Ecommerce.
No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, Diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, fala sobre Social Commerce e os 4 pontos essenciais para você usar as redes sociais a seu favor. Assista:
Índice:
O que é Social Commerce?
Social Commerce é uma estratégia de venda online com foco em redes sociais ou outras plataformas de mídia social.
Nós até já falamos brevemente sobre o que é Social Commerce antes, mas achamos melhor aprofundar um pouco mais no conceito para você fixar bem a ideia na sua cabeça. Para isso, vamos voltar alguns anos atrás…
A princípio, as redes sociais foram criadas como um ambiente de interação entre amigos, familiares e usuários no geral para o compartilhamento de diversos assuntos. Ou seja, as pessoas acabavam se conectando com outras pessoas, de acordo com os assuntos, objetivos, valores, entre outras coisas que elas têm em comum…
Isso não quer dizer que as pessoas não continuem tendo esse tipo de interação, muito pelo contrário… A questão é que as empresas perceberam que cada vez mais pessoas criavam um perfil nessas redes, interagiam e passavam boa parte do tempo por lá.
Em paralelo a isso, o Ecommerce também estava crescendo e uma das coisas mais importantes para uma loja online é a construção de audiência para alcançar mais pessoas…
E o ambiente das redes sociais é MUITO propício justamente para isso!
Foi aí que começaram a usar as redes sociais também como um ambiente de compras e vendas, no qual chamamos de Social Commerce.
Então, toda a vez que uma compra da sua empresa for nativa de uma rede social, isso tem relação com o Social Commerce…
E o conceito vai muito além disso, pois o Social Commerce também é medido por meio das curtidas, dos comentários, dos compartilhamentos e de todas as possíveis interações do seu público com a empresa.
Como Funciona o Social Commerce?
O Social Commerce funciona a partir das interações das pessoas com um determinado produto, serviço ou marca. Então elas podem dar opinião, avaliar e classificar uma mercadoria, um atendimento…
Diante disso, diversos outros consumidores podem analisar tudo o que está sendo dito e, a partir disso, formar a sua própria opinião sobre produtos e serviços.
Ou seja, o Social Commerce vai muito além do ato da compra em si!
O objetivo central é a venda, mas por meio de interações das pessoas e uma produção de conteúdo relevante, dá para aumentar o alcance da empresa nesses espaços.
Aproveite para ler também: Divulgação de produto: 11 dicas para você não errar na sua estratégia
Quais são os Tipos de Social Commerce?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o Social Commerce, vamos aprofundar o tema explicando quais são os tipos encontrados hoje no mercado…
1. Entre pessoas
O Social Commerce entre pessoas está ligado às plataformas que possibilitam o diálogo direto entre vendedor e cliente. Ou seja, marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Amazon e vários outros.
Um ponto positivo é que esse tipo de social commerce permite que os clientes tenham acesso às mais variadas opções de produtos e negócios. Fora todos os outros pontos que fazem a diferença para essas grandes empresas, como uma logística rápida, por exemplo.
2. Compras coletivas
Certamente você já ouviu falar em Grupon e Peixe Urbano, não é mesmo? São empresas que ganharam muito destaque entre os consumidores há alguns anos…
Por lá, eles conseguiam comprar produtos e serviços com descontos bem atraentes. As empresas faziam isso usando muito a técnica dos gatilhos mentais, sempre com o objetivo de persuadir os consumidores a aproveitarem as ofertas.
3. Compras colaborativas
O tipo de Social Commerce de compras colaborativas é aquele em que diversas pessoas se unem para colaborar com uma compra ou produção de algum produto…
As principais plataformas conhecidas hoje são: Catarse, APOIA.se, Kickante, Vakinha e outras.
Esse tipo de Social Commerce se popularizou muito no Brasil ao longo dos últimos anos por meio das crowdfunding. Bem interessante!
4. Vendas em redes sociais
Uma das formas mais difundidas do Social Commerce: a venda por meio das redes sociais. Atualmente é possível a criação de lojas online no Facebook e Instagram.
Lá, você consegue pôr produtos à venda normalmente. Basta ter boas fotos de produtos, criar descrições completas e utilizar o link da loja virtual para o pagamento dos pedidos (ou outras formas).
Quais são as vantagens do Social Commerce para o seu negócio?
Sabemos que a interação em tempo real nas redes sociais proporciona um ponto fundamental para que o número de conversões aumentem. Só que essa é uma das diversas vantagens que o Social Commerce gera para a sua empresa…
Isso porque é por meio dessas redes que você também vai posicionar a sua marca na mente do cliente, aproximando a relação e mostrando seu propósito como empresa.
As redes sociais não são só um lugar para divulgar produtos e vender…
Pense como um ambiente de persuasão, para você aplicar estratégias de Marketing a fim de não só alcançar mais pessoas, mas também fidelizar aqueles que já compraram de você.
Sem contar que praticamente todas as pessoas possuem pelo menos uma conta em alguma rede social…
Para você ter uma ideia, de acordo com o Instagram, essa rede social tem mais de 1 bilhão de contas ativas todos os meses e mais de 90% das contas seguem uma empresa por lá.
Já no Facebook, são mais de 2,6 bilhões de contas e 130 milhões de perfis ativos são brasileiros.
Olha quantas pessoas você pode impactar com o seu produto se estiver dentro das redes sociais…
É impossível negar o potencial que elas têm… Mas é possível errar na hora de montar estratégias eficazes para converter a sua audiência em verdadeiros clientes. E isso é mais comum do que você imagina.
Aliás, você pode estar errando ou até mesmo deixando de fazer algo super importante para as suas redes sociais…
Então, para evitar equívocos e entender o que é preciso ser feito para usar o Social Commerce do jeito certo, separamos 6 dicas incríveis. Mas, antes, que tal conferir quais redes sociais você pode investir?
Quais redes sociais utilizar para o social commerce?
Como vimos, uma das formas de Social Commerce que mais chamam a atenção dos consumidores é a venda por meio das próprias redes sociais. Para te ajudar a entender quais você deve apostar, criamos uma lista abaixo… Veja:
O Facebook é uma das redes sociais mais robustas e completas para se criar uma estratégia de Social Commerce. Ele possui um Facebook Marketplace, em que você pode anunciar produtos, montar uma vitrine virtual, etc.
Apesar de o Facebook estar perdendo a sua popularidade entre os usuários mais jovens, a plataforma ainda é a rede social mais usada no mundo. Sua utilização é indispensável até mesmo para quem quiser criar anúncios para as outras redes sociais do grupo Meta, como o Instagram, por exemplo.
Vender no Instagram hoje tem sido a opção de diversos empreendedores e isso não é à toa… A rede social é a queridinha dos consumidores há um bom tempo.
De acordo com pesquisa feita pelo All iN/Social Miner, o Instagram é a preferência de 62% das pessoas na hora de buscar produtos. E, entre os que compram pelas redes sociais, 50% fazem isso pelo Instagram.
Por isso, se você nota que a sua persona está presente nessa rede social, não a ignore de jeito nenhum!
Veja quais publicações geram mais engajamento, crie um calendário de postagens e aproveite todo o potencial desta plataforma.
Leia também: 7 Passos para Vender no Instagram em 2022
O Pinterest é uma rede social para o compartilhamento de conteúdos e, claro, venda de produtos. Por lá, é possível publicar imagens e vídeos, que são chamados pela rede social de “Pins”.
Além disso, você também consegue utilizar a ferramenta de anúncios da plataforma, o Pinterest Ads. Ele funciona da mesma maneira que outras redes sociais, permitindo a criação de anúncios para atingir pessoas que podem ter um real interesse nos produtos que você vende. Para saber mais sobre a rede social, sugerimos a leitura do artigo: 10 Formas de usar o Pinterest Para Negócios
Como usar o Social Commerce: 6 Pontos Essenciais
Existem alguns fatores indispensáveis para você saber como usar o Social Commerce na prática. Talvez você já esteja aplicando um deles no seu negócio, talvez não…
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Para não ficar nenhuma dúvida sobre isso, veja os tópicos abaixo:
1- Ative as ferramentas de compra e venda
A grande maioria das redes sociais oferecem a opção “Shopping” indicando que o seu perfil é uma loja, com sacolinha de preços e outras funcionalidades de loja online.
O Instagram, por exemplo, é uma das redes que mais acompanha as necessidades e problemas que as empresas encontram ao vender seus produtos…
Com o passar dos anos, eles foram incluindo diversos recursos justamente para ajudar os lojistas online a vender mais. Por exemplo: a sacolinha de preços, a aba “loja”, as coleções, os insights com informações de engajamento da publicação...
Um exemplo do Facebook são os anúncios, o Facebook Marketplace e por aí vai…
A ideia é você explorar a maioria desses recursos criados especialmente para empresas e incentivar os seus clientes a comprarem da sua loja.
Se você ainda não ativou a versão Shopping do Instagram, nós temos um artigo completo com o passo a passo para você: Como criar sua loja no Instagram Shopping Passo a Passo.
2- Invista em Marketing de Conteúdo
Agora, para atrair, envolver e converter a sua audiência nas redes sociais, é fundamental criar conteúdos de valor para ela…
Grava bem essas três palavras para não esquecer: atrair, envolver e converter!
E isso não tem nada a ver com a divulgação em massa dos seus produtos…
Tem a ver com o nosso querido Marketing de Conteúdo (sim, ele de novo por aqui).
Pois é por meio dos conteúdos de valor que você vai criar o relacionamento mais próximo com o seu cliente, preparando ele para comprar o seu produto.
Só não se esqueça de ter a sua persona muito bem definida para criar uma estratégia de comunicação que realmente alcance as pessoas com potencial de compra.
Se ainda não tem, indicamos a leitura desse artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo
Mas quais são os tipos de conteúdo de valor que você pode fazer? Bom, vamos falar disso mais adiante…
Agora, vamos continuar com as dicas para usar o Social Commerce a seu favor.
3- Promova atendimento dentro das redes sociais
Outro ponto indispensável quando o assunto é Social Commerce é o atendimento feito dentro das Redes Sociais…
As pessoas estão boa parte do tempo com o celular próximo a elas e em vários momentos do dia elas recebem notificações e acabam dando uma “passadinha” nas redes sociais.
É nesse momento que elas são impactadas por anúncios, conteúdos e produtos de diversas marcas…
Quando elas têm interesse e querem saber mais sobre, geralmente, fazem a pergunta por ali mesmo por ser algo rápido e fácil… Ainda mais na correria do dia a dia.
Então, nada mais justo do que responder o seu cliente onde ele quer falar com você. Se ele enviou a mensagem por direct, responda por lá.
Mandou no messenger, responde por lá também...
Só não deixe o seu cliente sem resposta (memoriza bem essa parte)!
Uma resposta imediata pode fazer você finalizar uma nova compra em poucos minutos e ainda construir um laço com o seu cliente naquele momento.
Por isso, é muito importante ficar atento não só nas redes sociais, mas em todos os canais de comunicação da sua empresa.
Mas nós sabemos também que, às vezes, é complicado responder todas as mensagens diariamente e com a agilidade que isso deveria ser feito...
Afinal, você provavelmente deve fazer todos os processos da empresa praticamente ou até mesmo totalmente sozinho…
Neste caso, recomendamos que você busque por ferramentas de solução em atendimento.
O Jivochat é um ótimo exemplo de ferramenta para te ajudar no atendimento, integrando todos os seus canais de comunicação em um só lugar.
Você também pode criar respostas automáticas no Facebook, por exemplo, para que a pessoa não fique sem o primeiro atendimento, caso você esteja ausente.
4- Utilize Email Marketing e Remarketing
O E-mail Marketing e o Remarketing, neste caso, estão para auxiliar na captação de leads e retenção de clientes dentro e fora das redes sociais…
Lembre-se: você precisa apostar na captação de leads, dentro e fora das redes sociais e continuar fazendo conteúdo.
Você pode usar o E-mail Marketing para impactar os leads com e-mails focados em conversão, ofertas diretas, cupons de desconto…
Ou também pode enviar conteúdo exclusivo, lembrar um carrinho abandonado, mostrar mais opções de produtos, antecipar um lançamento…
Além disso, apostando no Remarketing, você terá outra forma de impactar novamente o seu público com os anúncios relacionados àquele produto ou serviço. E, consequentemente, gerando mais vendas.
5- Trabalhe com influenciadores digitais
Os influenciadores têm muita força na internet e, por isso, podem te ajudar a aumentar o alcance dos seus produtos e da sua marca.
Para você ter uma ideia, segundo pesquisa da Influency.me, 40,4% das grandes empresas têm investido em marketing de influência. Além disso, 26% das microempresas, 8,3% das médias e 15,4% das pequenas empresas também apostam no trabalho dos influenciadores.
Para aproveitar isso, faça uma boa pesquisa dos influenciadores que abrangem o seu nicho e entre em contato para fechar uma parceria. Isso não significa que você precisa falar com os grandes, ok?
Hoje em dia existem influenciadores de diversos tamanho nas redes sociais. E, muitas vezes, os menores podem falar com pessoas que realmente estejam interessadas nos seus produtos.
6- Fique atento à reputação da sua marca
A reputação da sua marca é um dos bens mais valiosos para que ela seja bem vista pelos consumidores. Por isso, é muito importante que você faça o monitoramento de tudo o que é falado sobre a sua empresa na internet.
Analise os comentários feitos e as hashtags utilizadas, procure por palavras-chave importantes nas redes sociais, etc. Uma boa dica também é acompanhar diariamente as interações no site Reclame Aqui, pois os clientes costumam falar de insatisfações por lá para que as empresas possam resolvê-las o mais rápido possível.
E não para por aí!
É claro que existem outras estratégias para serem implementadas dentro das redes sociais. Mas essas 6 que foram pontuadas aqui são para te mostrar que você não pode ignorar mais esses canais…
E muito menos usar de qualquer forma.
Acredite: elas podem mudar o jogo e fazer o seu negócio alcançar outros níveis.
Para você começar a movimentar as suas redes sociais hoje, nós temos um presente especial e gratuitopara você...
Conheça as melhores ideias de postagem para o Seu Negócio!
Lembra quando falamos sobre quais os tipos conteúdos de valor você deve postar?
Então, para te ajudar a produzir conteúdos de valor, todos os dias, nas suas redes sociais, desenvolvemos um material GRATUITO com 32 ideias de postagem para aplicar HOJE no seu negócio.
São ideias simples, fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas.
Baixe agora o seu:
Perguntas Frequentes
O que é Social Commerce?
Social Commerce é uma estratégia de venda online com foco em redes sociais ou outras plataformas de mídia social.
Como Funciona o Social Commerce?
O Social Commerce funciona a partir das interações das pessoas com um determinado produto, serviço ou marca. Elas podem dar opinião, avaliar e classificar uma mercadoria, um atendimento, comprar, etc.
Quais são os Tipos de Social Commerce?
Os tipos de Social Commerce que existem são: Entre pessoas, Compras coletivas, Compras colaborativas e Vendas em redes sociais.
Como usar o Social Commerce?
1- Ative as ferramentas de compra e venda; 2- Invista em Marketing de Conteúdo; 3- Promova atendimento dentro das redes sociais; 4- Utilize Email Marketing e Remarketing; 5- Trabalhe com influenciadores digitais; 6- Fique atento à reputação da sua marca.