A Centauro já é, há algum tempo, referência quando se trata de vendas do segmento esportivo. Mesmo assim, ao longo dos anos, a empresa teve momentos de altos e baixos por conta dos concorrentes que surgiram no mercado (como a Netshoes). Com a sua mais nova aquisição - a Nike Brasil - a Centauro conquista dois objetivos de uma vez só...

E vou te falar sobre isso ao longo deste artigo. Além dos principais objetivos da Centauro ao comprar a Nike, também vou falar sobre como isso impacta o mercado. 

É importante entender que, embora a estratégia seja de uma grande empresa, as mesmas sacadas podem ser utilizadas no seu negócio para conquistar mais espaço no mercado.

Para você ficar por dentro de como tudo isso aconteceu e a nossa opinião sobre a compra, fizemos uma análise completa neste vídeo. Assista:

Influência Externa: a Concorrência

Durante muitos anos a Centauro foi o player líder e referência no segmento esportivo... 

No entanto, mesmo com loja virtual e diversas lojas físicas espalhadas nos principais shoppings do Brasil, a Centauro viu o seu domínio de mercado ameaçado com o surgimento da Netshoes. 

A Netshoes mudou completamente o cenário do segmento esportivo na internet.

O crescimento dessa plataforma foi tão grande que, em pouco tempo, a Netshoes ultrapassou o número de vendas da Centauro e se tornou novo líder no mercado de produtos esportivos.

Para tentar derrubar a concorrência, a Centauro implementou diversas ações no Ecommerce…

E a maior parte delas não deram o resultado esperado.

Além disso, no ano passado, quando a empresa voltou a ganhar representatividade no Ecommerce, a Netshoes anunciou a venda da sua plataforma para um player ainda mais forte no Ecommerce: a Magazine Luiza (veja mais sobre essa história aqui).

A Centauro até tentou comprar a Netshoes, mas a Magazine Luiza fez uma oferta de 127 milhões de reais e ganhou a disputa. 

Ou seja: um dos maiores concorrentes da Centauro foi abraçado por um player extremamente forte e com alto conhecimento sobre vendas online.

Esse foi um grande baque, mas…

A Centauro não ficou para trás.

E, para recuperar mercado e aumentar o lucro do negócio, comprou a operação da Nike no Brasil.

O que a compra da Nike representa?

O que a compra da Nike representa

No começo de fevereiro, uma notícia bombou na internet e deixou alguns consumidores dos produtos da Nike um tanto curiosos… 

A Centauro adquiriu a operação da Nike no Brasil com exclusividade pelo valor de 900 milhões de reais.

Com isso, a Centauro vira dona do estoque da Nike, do capital de giro e de outros pontos que ainda não foram revelados.

Além das lojas oficiais da Nike, apenas a Centauro poderá vender os produtos da marca no Brasil, envolvendo todo o varejo e atacado brasileiro. 

Isso significa que teremos apenas um distribuidor da marca no país.

Confira também o que você pode aprender com a falência da Forever 21.

Principais objetivos da Centauro com a compra

1- Embarreiramento da Concorrência

A verdade é que, nesse momento, a Centauro tem um poder determinante sobre a marca Nike no Brasil e poderá escolher para quem eles querem oferecer os produtos. 

Certamente, os produtos da Nike têm grande representatividade no número de vendas da Netshoes e, com essa nova aquisição por parte da Centauro, dificilmente a Netshoes conseguirá continuar vendendo Nike.

Por quê? 

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

É bem provável que a Centauro não queira negociar com a Netshoes, já que ela é uma concorrente direta.

Assim, a Netshoes irá perder boa parte do lucro que tinha com essa mercadoria por conta da estratégia de bloquear qualquer chance da empresa comprar produtos da Nike. 

E isso pode ser aplicado não só contra a Netshoes, mas como qualquer outro varejista que possa ser uma ameaça para as vendas da Centauro.

Essa aquisição foi uma ótima estratégia de negócios que pode servir de inspiração para você. 

Talvez tenha algum negócio relacionado ao seu que você possa comprar a operação ou começar a vender de forma exclusiva. Leve essa estratégia para a sua realidade e veja a melhor maneira de otimizar o seu negócio com ela.

2 - Trazer para si uma operação que é lucrativa

Adquirir algo que já extremamente lucrativo e tem um ótimo posicionamento de marca na mente das pessoas foi um dos objetivos da Centauro com a aquisição. 

Só no Brasil, a Nike fatura 2 bilhões de reais por ano… logo, o caixa é altamente positivo. 

Com essa ação, esse faturamento tende a crescer cada vez mais por conta de uma gestão mais direcionada e focada. 

Pensando em escalas menores, você também pode replicar essa ação dentro do seu negócio… 

Analise negócios que estão abertos para negociação e veja se vale a pena trazer para dentro da estratégia de crescimento da sua empresa. 

Afinal, se o negócio tiver alguma relevância no mercado, poderá trazer bons resultados para você.

3 - Exclusividade no lançamento de produtos

Exclusividade é uma grande oportunidade de atrair pessoas e converter vendas mais rápido. 

E foi isso que a Centauro fez. A empresa adquiriu a operação de uma marca como a Nike, altamente relevante em número de vendas para o mercado, e agora pode anunciar os lançamentos de forma exclusiva.

Todas as pessoas que quiserem um tênis da Nike, por exemplo, vão ter que comprar com uma única distribuidora. 

Ou seja: uma forma de alcançar o domínio na área, se tornando referência. 

Como adaptar a estratégia para seu Negócio

Assim como a Centauro, você também pode analisar algumas estratégias de aquisição, ver a relação com o seu nicho e aplicar no seu negócio. 

Não pense que você não pode fazer aquisições por não ser um grande player no mercado ainda...

Como falei antes, faça uma pesquisa sobre os negócios mais próximos e que tenham relação com o seu, veja se estão abertos para negociação e faça um acordo para agregar valor a sua empresa. 

Ou pode fazer algo muito mais simples: caso conheça alguém ou alguma empresa que vai lançar um produto interessante, convide para fazer uma parceria e lançar de forma exclusiva no seu site.

Dessa forma, você consegue atrair pessoas para a sua empresa e multiplica o lucro.

Mas ATENÇÃO: saiba que para isso acontecer o primeiro passo que você precisa dar é em direção conhecimento. Isso simplesmente é a chave de tudo...

E foi pensando nisso que nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos.

Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo: