O que é Tiktok? Por que está todo mundo falando disso? Entra dia e sai dia, surge uma nova rede social que promete mudar a forma de comunicação ao redor do mundo... Só que, ao contrário da maioria, o TikTok realmente cumpriu a promessa.

Neste artigo, eu vou te mostrar exatamente o que é o TikTok e como ele vem impactando o mundo dos Negócios (físicos e digitais) nos últimos meses.

A Head de Produtos, Babi Tonhela, e a Gestora de Conteúdo do Ecommerce na Prática, Ana Clara Magalhães, tiveram um bate-papo sobre a revolução do TikTok no mundo dos negócios. Confira abaixo:

O que é TikTok?

O TikTok (antigo Music.ly), da empresa ByteDance, é uma dessas redes sociais que surgem “de repente” e, aos poucos, ganham espaço entre os usuários, chamando atenção também de empresas de todos os portes.

O TikTok é, basicamente, uma rede social onde os usuários podem publicar short videos (vídeos curtos). Por contar com diversos efeitos e a possibilidade de dublagem, os vídeos se tornam altamente criativos e divertidos, viralizando na internet muito antes do Reels, do Instagram, surgir.

Esse aplicativo é conhecido mundialmente e o seu maior público está concentrado na China e, hoje, no Estados Unidos. Os brasileiros também abraçaram a ideia do TikTok e é um sucesso por aqui, especialmente com a adesão de figuras públicas, como influenciadores digitais.

O TikTok começou a se popularizar no país em 2019, mas em 2020 houve um “boom” de usuários brasileiros dentro do aplicativo, principalmente adolescentes que fazem diversos vídeos engraçado que viralizam muito rápido na internet. O aplicativo já estava, nessa época, entre os mais baixados no mundo e, em alguns momentos, até ultrapassou redes sociais como: Youtube, Facebook e Instagram.

Com toda essa popularidade mundial, o modelo de vídeos curtos do aplicativo se provou um negócio lucrativo e passou a receber atenção de outras grandes empresas, como Meta (antigo grupo Facebook) e Google. O Reels é uma resposta direta à popularidade do Tiktok como um modo de evitar que usuários migrem de plataforma, assim como o modelo de Shorts do Youtube.

Diante disso, não resta dúvida: o TikTok está forçando grandes empresários a otimizarem as redes para competir com todas as funções de criação de vídeo que ela oferece. 

Mas será que o TikTok é bom para estratégias de Marketing das empresas?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes no mundo dos negócios atualmente e que vem gerando debate sobre a funcionalidade do aplicativo. Para esclarecer de vez essa dúvida, conheça as principais características do TikTok e como ele pode ser usado na sua empresa

Principais características do TikTok 

Principais características do Tik Tok

1. Edição dos Vídeos

O TikTok é um aplicativo super simples para produzir e compartilhar vídeos curtos (de 15 à 60 segundos). 

O mais comum são os vídeos de dublagens musicais, danças, cenas de humor… Mas não são os únicos possíveis. Você pode fazer vídeos com a cara da sua marca, da forma como quiser, e simplesmente utilizar os recursos do TikTok para tornar o vídeo mais atrativo.

2. Algoritmo

Uma das características mais interessantes do TikTok é o algoritmo inteligente que privilegia os conteúdos gerados na sua localidade e de pessoas próximas, sempre com temas relacionados ao que você gosta.

Por exemplo: Os vídeos que vão aparecer para você, em sua maioria, serão vídeos em português de pessoas próximas e relacionados ao conteúdo que você procura e gosta. 

Além disso, ao lançar um vídeo no TikTok, ele passa por três etapas de visibilidade para entender se o conteúdo é realmente bom.

Na primeira etapa, o vídeo é mostrado para 500 pessoas, no máximo. A partir disso, o algoritmo faz teste de engajamento (se o vídeo agradou, deu retenção, se pararam pra ver, o número de curtidas) e entende se pode passar para a próxima etapa. 

Na segunda etapa, o vídeo aparece para até 50 mil pessoas e passa pelo mesmo teste de engajamento. Se aprovado, o vídeo vai para a terceira - e última - etapa.

Na terceira etapa, o seu vídeo vai ser mostrado para até meio milhão de usuários dentro do TikTok. Uma vez que passa por este último teste de engajamento, o vídeo é considerado viral e é mostrado para o resto da audiência.

O lado bom disso é que todos os tipos de vídeo têm potencial de viralizar. Na plataforma do TikTok, vídeos caseiros, mesmo sem tanta qualidade, conseguem ir mais longe do que em qualquer outra rede social. 

3. Possibilidade de Crossover

Outro ponto que vale ressaltar aqui é a descentralização do aplicativo, já que não é necessário entrar diretamente no TikTok para ter acesso aos vídeos. 

O que tem acontecido muito na internet são os vídeos virais do TikTok serem compartilhados em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, algumas marcas usam o aplicativo simplesmente para editar vídeos que serão usados nessas outras redes sociais. Isso é o que chamamos de Crossover (termo em inglês para se referir a algo que se mistura).

Assim, o potencial de alcance dos vídeos do TikTok não se restringe apenas à plataforma.

4. Conteúdo Patrocinado

Além de anúncios no Tiktok, também é possível fazer conteúdo patrocinado.

As empresas podem criar uma Hashtag e patrociná-la para divulgar seu produto e sua marca através de desafios ou qualquer outro tipo de conteúdo relevante que tenham ligação com o público. 

Isso, inclusive, é o que a Chipotle e a Guess fizeram, conforme vou te mostrar nos exemplos abaixo…

Empresas que já utilizam o TikTok como estratégia de Marketing 

1. Chipotle

O restaurante mexicano Chipotle, no “Dia Nacional do Abacate”, lançou um desafio nos EUA com a hashtag patrocinada #GuacDance. Nessa brincadeira, as pessoas que gostavam de guacamole deveriam fazer vídeos com danças engraçadas em homenagem ao abacate. Eles usaram a música de uma cantora de músicas infantis que tinha viralizado na época.

No dia do abacate, ao comprar uma entrada, os clientes receberam uma porção de guacamole gratuita.

O site Mobile Marketer divulgou que foram enviados 250 mil vídeos com a hashtag e tiveram mais de 430 milhões de visualizações durante os seis dias de promoção. Uma grande estratégia de Marketing com um simples aplicativo de vídeos. 

2. Desinchá 

Desinchá - marca brasileira de chá - também entrou na onda do TikTok e usa o bom humor para entreter a audiência na plataforma. A empresa já tem mais de 100 mil seguidores no TikTok e contam com a ajuda de conteúdos produzidos por influenciadores, publicações de receitas saudáveis, além dos bastidores da empresa.  

3. Guess 

Um grande exemplo de empresa famosa que usou o TikTok como estratégia de Marketing foi a Guess, grife mundialmente conhecida por vender jeans. 

Eles lançaram um desafio por meio da hashtag #InMyDenim, no qual a empresa gravou um vídeo com duas pessoas usando roupas simples que, em seguida, apareciam com o Jeans da Guess. A ideia era mostrar a diferença do antes e depois. 

Essa foi a grande sacada da Guess, porque usaram a tendência do momento - o TikTok - para divulgar a marca de forma divertida e simples. 

Muitas pessoas começaram a usar a hashtag e imitaram o vídeo original. Dentro do TikTok, essa estratégia ultrapassou 10 milhões de visualizações nos primeiros 6 dias e a marca ganhou 12 mil seguidores na conta… 

Isso sem contar as outras redes sociais nas quais a hashtag repercutiu. 

4. Pequenas e Médias Empresas

E não são só as grandes empresas estão usando o aplicativo. Pequenas e médias marcas também estão lá dentro investindo em produção de conteúdo e utilizando as hashtags mais utilizadas para ganhar destaque. Inclusive, nós gravamos um vídeo completo com ideias de vídeo que empresas podem utilizar dentro do Tiktok com base no que já tem funcionado por lá. Confira:

Claramente o TikTok não é uma ferramenta que deve ser ignorada...

TikTok como estratégia de Marketing

Agora que você já sabe o que é o TikTok e conhece o potencial que ele tem, eu vou te mostrar alguns pontos para saber como usar o TikTok no seu negócio e conseguir ganhar dinheiro. 

1- Faça Testes dentro do Aplicativo 

Por mais que o TikTok esteja super em alta no momento, não deixe de lado as outras redes sociais para focar somente nele. Especialmente neste momento incerto, quando ainda não sabemos se a popularidade vai se manter, você precisa continuar forte em seus outros canais de contato com o cliente.

Depois, com o tempo, se perceber que essa rede social faz mais sentido do que alguma outra e não está conseguindo acompanhar a criação de conteúdo nas duas, você pode decidir com o que faz mais sentido seguir em frente.

Mas lembre-se: se conseguir se manter em mais canais de contato com o cliente, melhor. Isso amplia o seu alcance de marca.

Uma dica, então, é começar a fazer testes dentro do TikTok, se familiarizar com a plataforma e produzir conteúdos para entender como tudo funciona e os resultados que pode te trazer.

Provavelmente, a princípio, o TikTok não vai ter uma relevância tão grande quanto as outras redes sociais, mas, com o tempo, o aplicativo pode crescer cada vez mais, além de conseguir alcançar outros públicos que podem se tornar novos clientes. 

2- A estratégia dos 10 anos

Existe uma estratégia de consolidação de marca e aquisição de novos públicos que diz o seguinte: você deve pensar também naquelas pessoas que podem comprar de você daqui a 10 anos. Isso significa que, na prática, se tem uma parcela da sua audiência que ainda não tem o poder de comprar nenhum produto seu, não tem problema… Essa audiência está, na verdade, sendo doutrinada

Assim, quando tiverem poder de compra, não irão considerar nenhuma outra marca além da sua dentro do segmento. Pensar no público daqui a 10 anos tem relação com as estratégias de negócio visando o futuro da empresa. Ela também condiz com uma máxima do mercado que diz que 80% da sua operação tem que estar focado no “hoje” da empresa, enquanto 20% deve ter foco no futuro.

Entenda o seguinte: todo empreendedor tem que pensar nos horizontes do negócio. 

Os horizontes são baseados no passado, presente e futuro da empresa. 

O passado são as coisas que não deram certo e você parou de fazer; o presente é o que tem gerado retorno positivo e traz resultados imediatos; e o horizonte futuro é aquele no qual você deve pensar no futuro da sua empresa. 

É importante que todo empreendedor pense no futuro da empresa.

Todas as grandes empresas mundiais, como Uber e a Apple, pensam 10 anos na frente e, por isso, veem a utilização do TikTok, neste momento, muito necessária. 

Apesar do público médio do TikTok ter a faixa etária de 14 a 24 anos, é importante pensar que essas pessoas podem se tornar clientes futuramente.

E esse público que está crescendo e sendo educado pela internet tem um alto potencial comprador. 

Por isso, não ignore totalmente o TikTok só porque seu público não está lá hoje. Encare com uma nova oportunidade de aumentar a audiência e faça uma jornada de engajamento com esse público 

3- Use Entretenimento

O que pode impedir que muitos empreendedores de verem o TikTok como estratégia de Marketing ainda é o fato dos vídeos publicados por lá, em geral, terem uma pegada mais humorística e divertida.

Por mais que a sua empresa seja formal, chegar na audiência com um pouco de humor não é errado. Isso não quer dizer que a imagem da sua empresa mudou e agora a marca deixou de ser séria...

A verdade é que a internet é movida por conteúdos divertidos e formas de entretenimento - que não é, necessariamente, fazer palhaçada. Saiba explorar esse aspecto para atingir a sua audiência e gerar engajamento.  

4- Envolva a audiência

Quanto mais simples e próximo da realidade das pessoas for o conteúdo, mais elas vão se identificar e engajar com o conteúdo.

Diminuir essa distância que existe entre cliente e empresa é muito importante para criar uma relação confiável e ter um bom posicionamento da marca na mente dele. Por isso, ao produzir conteúdo para o TikTok, pense em coisas relevantes para aproximar a relação com o cliente. 

Aproveite a pegada mais divertida do TikTok para aproximar a relação da sua marca com o se público. 

5- Apresentação da Marca 

É interessante que você saiba a maneira como vai apresentar a sua marca e se posicionar dentro do TikTok. 

O que eu quero dizer com isso é: você não tem a obrigação de criar uma conta para a sua marca no TikTok… pode simplesmente contratar influenciadores para serem os porta-vozes da sua empresa na plataforma. 

Utilizar os influenciadores pode ser uma boa opção para você entender a resposta do público ao seu produto no TikTok.

E o melhor é que ainda vai poder utilizar os vídeos dessas pessoas em suas outras redes sociais.

O único ponto negativo é que não vai pode criar conteúdos próprios e nem conseguirá testar as ferramentas que a plataforma apresenta.

32 ideias de postagem para te inspirar e  aumentar as vendas no Instagram. Baixe agora gratuitamente! 

Ao longo deste artigo compartilhamos algumas dicas de como aumentar as vendas no Instagram. Cada uma delas envolve um pilar do seu negócio mas, quando o assunto é Instagram, não há como negar: o conteúdo ainda é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia… 

Apesar disso, nem sempre é fácil ter ideias de postagem à mão sempre que necessário. Essa é uma tarefa ainda mais desafiadora quando você empreende sozinho e, além de todas as outras variáveis do negócio, também precisa se preocupar com conteúdo… 

Foi para ajudar empreendedores como você que criamos o e-book “32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais”. Este é um guia completo, com dezenas de modelos de postagem prontos para personalização e uso. 

Para baixar gratuitamente, clique aqui: