A criação do smartphone trouxe um debate em relação ao desenvolvimento de sites. Afinal, a melhor escolha é desenvolver um site mobile independente, apenas para celular e com seu próprio “m. URL” ou apostar no site responsivo que se adapta a todas as situações?

A popularização dos smartphones, tablets e outros dispositivos facilitou o acesso de muitas pessoas à internet, além de oferecer uma opção mais prática, em comparação com o uso dos computadores.

Levando em conta este cenário, é essencial que as empresas estejam preparadas, com sites que ofereçam ao visitante a mesma experiência, independente do aparelho que ele utilizar.

Outra possibilidade é a criação dos sites mobile, feitos especialmente para serem acessados por smartphones.

Mas, qual das duas opções é a melhor?

No texto de hoje, você vai descobrir tudo.

Fica com a gente até o final...

Qual é a diferença entre um Site Responsivo e um Site Mobile?

A primeira coisa a se perguntar é: quais são as principais diferenças entre o site mobile e o site responsivo e adaptável?

Para simplificar a resposta, pense que o site responsivo é fluido e se adapta ao tamanho da tela, não importa qual seja o dispositivo utilizado para acessar.

O site responsivo altera os estilos com base no dispositivo de destino, como tipo de exibição, largura, altura, etc…

Se você quiser saber se o seu site (ou qualquer outro site) é responsivo, basta redimensionar a janela do navegador. 

Se o site encolher para caber no novo tamanho de sua janela (ou seja, 'responde'), é um site responsivo.  

o site mobile usa layouts estáticos baseados no formato da tela dos smartphones.

Prós do Site Responsivo

O design responsivo de sites conquistou o mundo quando foi lançado e manteve sua popularidade, apesar do cenário móvel estar sempre em constante mudança.

O maior benefício do site responsivo é o fato de que ele é um ótimo sistema para apresentar seu site de uma forma amigável, para quase todos os dispositivos que seus clientes possam estar usando. 

Isso, por si só, já é um grande benefício.

Numa situação ideal, um site responsivo fica bem em um computador desktop, numa tela de TV, em um tablet e até mesmo um telefone com tela pequena.

O segundo grande benefício é que todas as informações ficam em um único corpo de conteúdo. 

Isso significa que você não precisa recriar cada uma das páginas do site para celular, nem para qualquer outra tela que deseje otimizar.

Isso significa que qualquer conteúdo que você produzir será mais fácil de manter, atualizar e editar, já que você só precisa fazer isso uma vez.

Contras do Site Responsivo

Em primeiro lugar, por mais que os sites responsivos funcionem em dispositivos móveis, outras ferramentas como aplicativos ou sites móveis, geralmente, oferecem uma experiência móvel melhor.

Funciona mais ou menos assim: o site responsivo é muito versátil, mas os sites mobile são os melhores e mais usados por grandes empresas.

Em segundo lugar, o site responsivo é limitado pela própria capacidade de resposta, ou seja, é mais lento. 

E como você mantém apenas um conteúdo, só tem como garantir a experiência que atenda às necessidades de uma parte dos usuários.

Prós de escolher um site mobile

Os sites mobile te permitem criar uma experiência personalizada para usuários móveis. Isso faz com que os criadores possam pensar em funcionalidades específicas para telas menores.

Além do mais, os sites mobile são mais leves e, consequentemente, mais rápidos e eficientes também.

Sabe qual o resultado disso: os sites mobile garantem uma melhor experiência do usuário de celular. 

Mas nem tudo são flores, pois os sites mobile também têm suas dificuldades.

Contras do Site Mobile

A principal dificuldade é o fato que ter um site mobile vai exigir que você tenha manutenção dupla. 

Ou seja, você vai precisar de um programador para o site principal e também para o mobile.

Isso inclui tempo e recursos de desenvolvimento, além de tempo e dedicção para as atualizações duplicadas para os dois sites.

O problema é maior se você tiver um site que precise de atualização constante, como um site de Ecommerce, por exemplo. 

Isso porque, sempre que for adicionar novos produtos, você terá que atualizar os dois sites. 

Fatores decisivos: o resultado final

Não existe um site perfeito, seja ele responsivo ou mobile - tudo depende do que seus usuários finais desejam e precisam e também do que você pode oferecer para eles.

Na verdade, os sites são apenas ferramentas e mais importante do que ter a ferramenta mais robusta é escolher aquela que seja mais adequada à situação.

No fim das contas, a decisão sobre qual opção é melhor para você em termos de design, funcionalidade, custo e SEO precisa levar em conta:

  • o tipo de conteúdo seus usuários vão acompanhar;
  • a frequência com que você atualizará o conteúdo;
  • que tipo de comportamento eles exibem, dependendo do dispositivo que estão usando;
  • se eles precisam experimentar todas as funcionalidades do seu site, independentemente do dispositivo que estão usando;
  • e uma pergunta que pode ser feita é se você está pronto para construir um site totalmente novo ou o seu site atual é excelente, mas ainda não é compatível com dispositivos móveis?

Se você está satisfeito com seu site e não deseja começar tudo do zero, tornar o seu site responsivo pode ser a resposta. 

Mas, por outro lado, se estiver planejando alcançar os usuários móveis de forma inovadora, criar um site mobile será a melhor solução.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!