O marketing direto é uma das principais alternativas para a divulgação de produtos e serviços, atingindo um público bem específico e pré-determinado. Quem vende online - e em lojas físicas também, diga-se de passagem - certamente já se perguntou como utilizar o marketing direto para alavancar as vendas… Se este é o seu caso, fique atento: é sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo. 

Apesar de ser uma das estratégias mais tradicionais quando o assunto é a promoção de produtos e serviços, o marketing direto não perdeu a sua eficácia frente aos consumidores com o passar dos anos… 

E tanto as gigantes do mercado quanto as empresas menores podem, em algum nível, utilizá-lo para atingir seus clientes e, consequentemente, aumentar ainda mais as vendas. 

Se você quer saber o que é marketing direto, seus objetivos, como utilizá-lo e mais outros pontos relevantes, este artigo vai te ajudar. Veja tudo o que precisa sobre o assunto ao longo dos próximos tópicos… 

O que é marketing direto?

O marketing direto é o conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para promover produtos ou serviços por meio de ações diretas e para um determinado público. Isto é, um público bem segmentado.

Ele tende a ser bastante eficiente, uma vez que atinge pessoas que já interagiram com conteúdos de uma marca ou demonstraram interesse de forma mais direta por seus produtos.

Além disso, o marketing direto pode acontecer de diversas formas, como email marketing, cupons de desconto, mala direta, telemarketing e por aí vai. Ao longo do artigo falaremos mais sobre isso… Continue a leitura. 

Quais são os objetivos do marketing direto?

Os objetivos do marketing direto mudam de acordo com os planos da empresa e as metas a serem alcançadas.

Contudo, é possível dizer que um dos principais objetivos do marketing direto é expandir o reconhecimento das marcas. Assim, independentemente da venda dos produtos, mais pessoas podem conhecê-las, o que, querendo ou não, acaba sendo bastante positivo para os negócios.

Além disso, o marketing direto também foca no aumento da satisfação e da fidelização de clientes. Por ser direcionado a um público específico, ele consegue agradar mais as pessoas por ter uma comunicação mais personalizada. 

Diante disso, outro objetivo do marketing direto acaba sendo o de promover um aumento nas vendas. Com mais pessoas conhecendo a empresa e ficando satisfeitas com os produtos que encontram, mais chances de o volume de vendas aumentar. 

Como usar o marketing direto nos negócios

Agora que você já compreendeu o significado do marketing direto e seus principais objetivos, chegamos no momento de saber como usá-lo na sua empresa. Existem alguns passos vitais para isso… Veja a seguir:

1. Identifique o público-alvo

Como vimos, o marketing direto é totalmente direcionado para um grupo de indivíduos específico. E para você adotar a estratégia na sua empresa, o primeiro passo, então, é identificar o público-alvo que deseja atingir. 

Mas como fazer isso, afinal de contas? Conhecendo muito bem a persona do seu negócio.

Caso não saiba, a persona nada mais é do que a representação do cliente ideal do seu negócio. É a partir dela que você consegue saber o que as pessoas que compram na sua loja virtual esperam, suas necessidades, etc. 

Quer entender o assunto em mais detalhes? Leia o artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo

2. Defina a melhor abordagem

A partir do momento que você identificar quem é o seu público-alvo para a campanha de marketing direto, será preciso definir a melhor abordagem para falar com ele. 

Neste ponto, você vai pensar não só a linguagem que utilizará, mas também as formas para chegar até as pessoas. Será por uma campanha via e-mail? Por meio apenas das redes sociais? Ou vai optar por outros meios, como mala direta, telemarketing, televendas, etc?

Tudo isso precisa estar bem detalhado na hora de saber como usar o marketing direto nos negócios.

3. Crie conteúdo relevante

Este passo está diretamente relacionado à persona do seu negócio, que falamos anteriormente. Sabendo muito bem quem ela é, você vai conseguir criar conteúdos relevantes mais facilmente. 

Assim, você vai produzir os conteúdos nos formatos que os seus clientes gostam de consumir. A ideia aqui é despertar o interesse deles, levando-os a comprar os seus produtos ou serviços

No artigo “6 Etapas para Criação da Estratégia de Conteúdo para Ecommerce” falamos um pouco mais sobre o tema. Leia quando puder! 

4. Conte com ferramentas eficientes

Não basta só definir a abordagem, por exemplo… É preciso utilizar boas ferramentas ao saber como usar o marketing direto nos negócios. 

Por exemplo: se você optar pelo remarketing, saiba que existem recursos excelentes nas redes sociais, emails e sites de busca para você utilizar nesse sentido. 

O que importa é você trabalhar com ferramentas apropriadas e eficientes, entregando as melhores ações de marketing direto para os seus clientes. 

5. Use o senso de urgência

Pense o seguinte: quando o consumidor sabe que um produto está à venda com um determinado valor e por tempo ilimitado, ele pode deixar para fazer a compra em outro momento – isso se, de fato, ele fizer. 

Contudo, quando há uma promoção especial com um dia certo para acabar, a história muda… É neste ponto que o senso de urgência entra. 

Na prática, o senso de urgência é uma ferramenta valiosa porque desperta o interesse do consumidor para um item que está sendo vendido por um valor incrível e por tempo limitado. Assim, se ele não aproveitar a oferta, irá perder uma oportunidade e tanto de adquirir aquilo que deseja. 

Lembrando que, na prática, esse senso de urgência está diretamente ligado ao uso de gatilhos mentais, prática utilizada no marketing para atingir diretamente o estado emocional, as necessidades e as aspirações do consumidor. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo: 19 Gatilhos Mentais Para Vender Mais

6. Recompense quem já é seu cliente

Durante as campanhas de marketing direto, é possível que você acabe impactando consumidores que já compraram na sua loja virtual. Então, como forma de recompensá-los por isso e, ao mesmo tempo, instigá-los a comprar novamente, uma boa pedida é oferecer recompensas a eles!

Por recompensa, podemos entender descontos exclusivos, programas de fidelidade, amostras grátis e por aí vai. 

A prática ajuda não só a aumentar as suas vendas, mas também a agradar os seus clientes, mostrando o quanto eles são importantes para a sua empresa. Bem interessante, não é verdade?

7. Faça testes

Tudo pronto para a campanha? Ótimo, chegou o momento de fazer o primeiro teste. Para isso, selecione um grupo menor do seu público-alvo e teste a ação antes com ele. Estando tudo certo, prossiga normalmente com a sua campanha de marketing direto. 

A ideia deste teste é identificar falhas ou possíveis erros para não cometê-los na campanha oficial.

Aproveite para ler: Campanha de Marketing: o que é e como criar uma para o seu negócio

8. Mensure os resultados

Nenhuma ação de marketing deve ser feita sem a devida mensuração dos resultados. Esta é uma etapa crucial para que você entenda o que está dando certo, os pontos que não estão funcionando como o esperado e, a partir disso, promover os ajustes necessários. 

Esse processo de monitoramento, inclusive, pode acontecer desde o início da campanha, ou seja, não precisa ocorrer apenas no final. O foco é identificar pontos que precisam ser corrigidos o mais cedo possível. Uma das ferramentas que você pode usar nessa etapa é o Google Analytics

3 exemplos de marketing direto

Depois de tanto conteúdo sobre marketing direto, nada como alguns exemplos para deixar o conceito ainda mais claro, não é verdade? 

Veja alguns a seguir:

Marcas de cosméticos - Catálogos de Vendas

O catálogo de vendas é uma das formas mais tradicionais de se fazer marketing direto. Avon, Natura e Mary Kay são alguns bons exemplos dessa estratégia… 

Funciona da seguinte maneira: a revendedora “empresta” o catálogo para os clientes conferirem os produtos, as ofertas, etc. Depois, eles deixam sinalizados nas páginas quais os itens e suas respectivas quantidades desejam comprar, aguardando a revendedora fazer a entrega na data combinada.

Redes de fast-food - Cupons de desconto

Certamente você já se deparou com cupons de desconto de grandes redes de fast-food, não é mesmo? Pois é, eles são bens comuns quando o assunto são as estratégias de marketing direto.

Existem algumas formas de se fazer isso… O Bob 's, por exemplo, solicita que os compradores façam o cadastro no site para obter os descontos. O Burger King libera diversas cartelas com os mais variados cupons. E o Mcdonalds disponibiliza esses descontos por meio de seu aplicativo e QR Codes. 

Lojas Virtuais

As lojas virtuais utilizam fortemente o marketing direto na hora de divulgar seus produtos. Cupons de desconto, email marketing, remarketing, mensagens via Whatsapp… São várias possibilidades.

Essas iniciativas podem ser feitas de forma individual ou, quando bem alinhadas, em conjunto. Na hora de escolhê-las, analise bem a persona do seu negócio e produza conteúdos realmente relevantes para ela. 

Aprenda tudo o que você precisa sobre marketing com a assinatura Ecommerce na Prática!

Ao longo deste artigo você entendeu o que é, como funciona e outros pontos importantes sobre o marketing direto. Entretanto, no que diz respeito às vendas online, o assunto “marketing” é muito amplo, envolvendo diversos fatores e conhecimentos que nenhum lojista pode deixar de ter…

Isso porque, na prática, você precisa saber como explorar ao máximo todo o potencial das redes sociais, criar campanhas eficientes em diversos canais de venda e por aí vai

Mas como fazer isso da melhor forma possível? Nós temos a resposta: com a assinatura Ecommerce na Prática!

Por lá, você tem acesso a diversos conteúdos sobre marketing e várias outras áreas importantes para o sucesso de uma loja virtual. Os conteúdos são exclusivos e criados por diversos especialistas do mercado…

E o melhor de tudo: você assiste as aulas, treinamentos e masterclasses quando e onde quiser!

Assine agora: