Você já reparou como as marcas possuem características próprias? E mais do que isso: como esses aspectos estão presentes em seus logotipos e cores, por exemplo? Pois é, isso acontece graças a todo um trabalho para criação da identidade visual dessas marcas. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo!

De acordo com uma pesquisa de 2021 da Stackla – software de curadoria de conteúdo – 88% dos consumidores dizem que a autenticidade é importante para decidirem quais marcas eles gostam e apoiam. E as grandes empresas sabem disso…

Pode reparar: existem marcas que só de citarmos seus nomes, você certamente pensará em suas identidades visuais. Coca-Cola, Nike, Apple… Acertamos?

Essas empresas trabalham todos os dias para a construção e o constante desenvolvimento de suas identidades visuais. E o resultado disso é o reconhecimento quase imediato por parte dos consumidores

Mas o que elas fizeram para conseguir isso? 

Bom, para criar uma identidade visual coerente e que realmente represente a sua empresa, é preciso conhecer alguns aspectos fundamentais sobre o assunto…

Para te ajudar nisso, ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é identidade visual, qual sua importância, seus principais elementos, como criar uma, dentre outros pontos. 

Vamos começar?

O que é identidade visual?

Identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam uma empresa, como o nome, os produtos ou serviços comercializados, seu propósito, etc. 

Normalmente, questionamos o que é identidade visual, automaticamente, pensamos em logotipo, cores, tipografias, slogan, etc.  E tudo isso está correto…

Vale destacar apenas que o conceito básico de identidade visual, versa sobre os elementos que definem quem é a sua marca e como ela se diferencia das demais presentes no mercado.

Ou seja, fatores que vão muito além de logos e cores.

Qual a importância da identidade visual para uma marca?

A identidade visual é indispensável para que os consumidores consigam reconhecer uma marca e enxergarem valor no que ela propõe. 

Se você pensar um pouco, vai notar que grandes empresas do mercado possuem identidades visuais impactantes de alguma forma. O McDonald's mesmo é um grande exemplo disso…

A rede estadunidense de fast-food é conhecida em todo o mundo por conta do uso da cor vermelha e do grande “M” amarelo em sua identidade visual – além de outros elementos, claro. 

E o fato é que a sua identidade visual como um todo faz com que, ao esbarrar com uma campanha publicitária da companhia, o consumidor consiga identificá-la rapidamente. 

Algo muito bom para uma marca, não é verdade?

Mas para que qualquer empresa seja reconhecida positivamente pelos clientes, é preciso que seja feito um trabalho eficiente para a criação de uma identidade visual

Para isso, é preciso levar em conta o nicho de mercado do negócio, suas principais características e os pontos que podem ser seus diferenciais em meio aos concorrentes. 

Mas fique tranquilo que vamos falar sobre como criar uma identidade visual de sucesso mais adiante neste artigo. Continue a leitura!

Leia também: Propaganda de produtos: 12 dicas para anunciar de forma criativa

Quais os benefícios de uma identidade visual?

A construção de uma  identidade visual pode gerar benefícios que fazem a diferença para as marcas. São eles:

1. Mais profissionalismo

Acima de qualquer coisa, uma marca precisa passar profissionalismo para os clientes. 

Nada mais frustrante para o consumidor do que ter que lidar com uma empresa que é descuidada com seus serviços, concorda?

E uma das vantagens da identidade visual é justamente passar essa segurança  para o público. É claro que isso depende de todo o trabalho feito para que essa criação aconteça…

Mas, no geral, uma boa identidade visual é capaz de passar confiança e profissionalismo para as pessoas. Anote isso! 

2. Maior credibilidade

A partir do momento que você tem uma identidade visual adequada e presta seus serviços com qualidade, maiores são as chances de aumentar a credibilidade frente ao público. 

Fora o fato de que se a empresa mantém uma coerência em sua comunicação visual, automaticamente, ela passa a sensação de organização para as pessoas…

E isso, claro, gera uma maior credibilidade para o negócio. 

3. Maior reconhecimento do público

As pessoas reconhecem um bom serviço e uma boa identidade visual ajuda a fixar isso na cabeça delas.

Quantas vezes você já se referiu a um negócio, ou ouviu alguém fazer isso, citando algum aspecto de sua identidade visual?

Por exemplo, você pode até esquecer qual é o nome da tal marca famosa que faz computadores e outros dispositivos eletrônicos incríveis, mas sabe que o seu símbolo é uma maçã…

De quem estamos falando? Da Apple, claro. 

A identidade visual tem o poder de gerar um maior reconhecimento por parte dos consumidores. E, acredite, isso vale ouro quando falamos de estratégias de vendas!

Aproveite para ler: Como começar um negócio com pouco dinheiro [+ 8 ideias lucrativas]

Quais as diferenças entre identidade visual, marca e branding?

A identidade visual abrange diversos elementos que representam uma companhia, enquanto a marca é a empresa em si e o branding diz respeito às iniciativas voltadas para o seu crescimento. 

Os conceitos de identidade visual, marca e branding costumam gerar certa confusão entre as pessoas. Mas é importante entender o que cada um significa para evitar que isso aconteça…

Então, para facilitar ainda mais a compreensão, vamos explicar um pouco mais sobre cada um separadamente… 

A identidade visual diz respeito aos aspectos visuais que representam uma marca. É a partir de sua definição que os consumidores conseguem identificá-la no mercado.

Já a marca, pode ser analisada de duas formas:  a primeira, basicamente, engloba o logotipo da empresa.  A segunda, abrange um conceito mais amplo, indicando como marca tudo aquilo que representa a companhia

O branding, por fim, pode ser definido a partir de um conjunto de estratégias voltadas para a consolidação e desenvolvimento de uma empresa no mercado. 

Dito isto, podemos avançar um pouco mais no assunto… vamos apresentar, a seguir, quais são os fatores que compõem a identidade visual de uma marca. 

Quais são os elementos de uma identidade visual?

Já sabemos que a identidade visual é capaz de construir a individualidade de uma marca, certo? Mas para que ela seja feita de maneira sólida e eficiente, é preciso conhecer alguns elementos de sua composição…

Veja só: 

1. Nome

O nome é o elemento mais importante da identidade visual de uma marca.  Na maioria das vezes, é a partir dele que se escolhe os outros componentes, como logotipo, tipografia, etc.

Basicamente, o nome de um negócio precisa ser marcante, uma vez que a ideia é que os consumidores o escutem e, automaticamente, lembrem do seu negócio. 

Falamos mais sobre isso no artigo: [+100] Nomes para loja virtual e 12 dicas para escolher

2. Logotipo

O logotipo diz respeito à imagem gráfica que representa uma empresa. A ideia por trás de seu conceito é comunicar ao público a essência de uma companhia, tornando-a única em todo o mercado.

Na prática, um bom logotipo deve ser bem produzido e simples, sem muitas informações ou elementos que possam poluir a compreensão da imagem. 

Você mesmo pode fazer isso por meio de ferramentas de edição, como Canva, por exemplo, ou contratar um profissional de design para isso. 

Caso queira saber mais sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo: Logomarca ou logotipo? Entenda a diferença de uma vez por todas

3. Paleta de cores

As cores são amplamente utilizadas no Ecommerce, e em diversos outros mercados, por serem capazes de criar uma conexão emocional com as pessoas.

Por meio do uso de uma boa paleta de cores, você consegue despertar nos consumidores sentimentos de urgência, confiança, alegria, etc. É possível dizer que elas são tão poderosas para as vendas quanto os gatilhos mentais, por exemplo.

Sobre esse assunto, também temos uma boa indicação de leitura: O guia das cores que chamam atenção para vendas.

4. Tipografia

Está enganado quem pensa que tipografia é simplesmente a fonte (ou seja, o tipo de letra), escolhida para uma identidade visual. Ela também diz respeito a itens como: tamanho, espaçamento, e alinhamento.

Assim como os demais elementos citados anteriormente, a tipografia deve estar presente  em todos os espaços em que a identidade visual da marca se faz presente. Ou seja, canais de venda e espaços de comunicação utilizados pela empresa.

5. Slogan

O slogan nada mais é do que uma frase curta criada com a intenção de representar a marca. O seu objetivo também é gerar algum impacto no consumidor, fazendo com que ele se lembre rapidamente do negócio ao ouvir a frase.

Existem diversos slogans conhecidos no mercado hoje em dia que certamente você já ouviu ou leu, como: “Se é Bayer, é bom”, da Bayer, “Tem mil e uma utilidades”, da Bombril, e vários outros. 

Como criar a identidade visual de uma empresa?

Agora que você já tem uma boa base sobre o que é identidade visual, qual a sua importância, como criar uma e outros fatores, chegou o momento de você saber como criar uma para o seu negócio. 

Os passos são mais simples do que você imagina… Dá só uma olhada a seguir:

1. Comece pelo briefing

O briefing é um conjunto de informações passadas em um documento, ou uma reunião, para o desenvolvimento de um determinado projeto.

Ele funciona como uma espécie de entrevista, em que pontos importantes são levantados para que todos os envolvidos possam entender melhor o contexto que envolve tal demanda. 

É uma ferramenta bastante utilizada no mundo do marketing e faz total sentido para as iniciativas de negócios que vendem online. 

2. Tenha a persona bem definida

A persona de uma empresa nada mais é do que a representação fictícia de seu cliente ideal.

Ou seja, quem é o seu consumidor, como ele pensa, como se comporta, o que busca em termos de produtos e serviços, etc. 

Saber isso é fundamental para criar uma identidade visual coerente, afinal de contas, as principais características da sua marca devem ser pautadas nas necessidades da sua audiência.  

Existem algumas formas de definir a persona de um negócio, aqui no Ecommerce na Prática, nós indicamos que você preencha o Mapa da Empatia. Ele vai te ajudar a conhecer muito bem a sua persona, saber onde ela está e mais. Para acessá-lo gratuitamente, clique aqui.

3. Faça um brainstorm

O termo brainstorm, em tradução livre, significa “tempestade de ideias”, o que sugere que a pessoa separe um tempo para coletar as mais variadas ideias sobre um determinado tema, neste caso, identidade visual. 

Isso precisa ser feito sem distinção de qual ideia é boa ou não… O foco é liberar a imaginação.

Para o desenvolvimento de uma identidade visual, essa técnica é valiosa para chegar a conclusão sobre cores, tipografias, logotipo, dentre outros elementos.

Ao fazer isso, é importante levar em conta sempre a missão do negócio, seu posicionamento em meio ao mercado, sua persona, etc.

encontrar possíveis modelos de marcas e saídas visuais que, de acordo com o que foi levantado até então, reflitam os interesses e posicionamentos da sua empresa diante do seu público.

4. Defina fonte, cor e estilo

Você e a sua equipe tiveram boas ideias no brainstorm? Ótimo! Agora é o momento de organizá-las da melhor maneira possível. 

Basicamente, é preciso reunir todas as ideias válidas em um documento e definir as demandas dos times. Por exemplo, a equipe de design pode começar a elaborar o logotipo e a de marketing, refinar a ideia escolhida para o slogan.

Não esqueça de fazer reuniões de alinhamento com todos os envolvidos para checar se as demandas estão seguindo os resultados esperados e se todos, de fato, estão sendo produtivos.

Leia também: Gestão de tempo e produtividade: 10 dicas práticas para empreendedores 

5. Escolha a paleta de cores

Este tópico está diretamente ligado ao anterior, pois é preciso escolher a paleta de cores para a sua identidade visual ficar bem completa

Nesse sentido, é válido levar em consideração que muitas iniciativas de uma empresa estão ligadas a identidade visual. Só que isso não significa que todas as artes ou comunicações precisam ter a cor específica utilizada no logotipo, por exemplo.

É possível definir uma variações de tons, ou seja, uma paleta de cores. E isso também nos leva ao próximo tópico…

6. Elabore uma identidade visual flexível

É preciso criar uma identidade visual que possa se adaptar a diferentes formatos de comunicação, mas sem deixar de lado o propósito da sua empresa. 

Ou seja, ao mesmo tempo em que a identidade visual deve mostrar quem é a sua marca, ela também precisa ser flexível. 

Não estamos falando para você desenvolver uma identidade visual ampla demais ou que não converse com a sua persona e o foco do seu negócio no mercado… nada disso. A ideia é que ela seja adaptável a vários tipos de formatos. 

Talvez isso fique mais claro a partir do momento que você monta o seu plano de negócio, analisando o tipo de produto que vende, os concorrentes e por aí vai…

7. Desenvolva variações do seu logotipo

Sim, você pode – e deve – desenvolver variações do logotipo do seu negócio. Quem lida com marketing digital sabe que diversas artes podem ser criadas no dia a dia…

Peças para anúncios, publicações em redes sociais e blogs, assinatura de e-mail marketing, etc. 

Por isso, o indicado é que você não tenha apenas um modelo de logotipo, mas algumas variações dele. Isso vai te ajudar a aproveitar melhor as suas artes sem deixar de mostrar a marca da sua empresa. 

8. Identifique o diferencial do seu negócio

Todo negócio de sucesso possui um diferencial no mercado e você precisa encontrar o da sua empresa. Isso deve fazer parte do seu mindset empreendedor em qualquer etapa, mas principalmente durante o processo de criação de identidade visual. 

Para isso, faça uma análise da concorrência bem aprofundada, acompanhe as notícias do setor, verifique as necessidades dos seus clientes e por aí vai

O seu negócio deve oferecer algo que os consumidores precisam, fazendo com que eles pensem na sua loja, e não em outra, na hora de comprar. E isso, claro, pode estar presente de alguma forma na sua identidade visual!

Aproveite para ler: Conheça as 12 maiores empresas de Ecommerce do Brasil.

9. Crie um slogan

Você quer que a sua empresa seja facilmente reconhecida pelo público, não é mesmo? Uma das melhores maneiras de fazer isso é criando um bom slogan. 

É comum que o slogan apareça junto ao logotipo da empresa, mas isso não é uma regra. O foco é criar uma frase simples e impactante para usar na página inicial do seu site e ou em qualquer outra iniciativa. 

Muitas companhias usam slogans em propagandas de TV e de rádio, por exemplo. Mas, com a expansão do ambiente digital, é claro que a importância desse elemento também acontece nesse espaço… 

Portanto, fique atento a isso e crie um slogan arrebatador, que chame a atenção das pessoas e, ao mesmo tempo, reflita quem é a sua marca. Nós temos um artigo que trata sobre o assunto, veja: Slogan para loja de roupas: 50 ideias prontas para usar.

10. Contrate um designer

Como dito anteriormente, você mesmo pode criar a identidade visual da sua empresa. Contudo, se você não tem experiência nisso, o indicado é contar com a ajuda de um designer

Você pode pedir indicação para algum conhecido ou utilizar plataformas como Workana para achar um bom profissional, por exemplo.

O bacana desse tipo de site é que você consegue visualizar os trabalhos de profissionais de diversos níveis de experiência. Depois, basta analisar qual deles poderia criar a sua identidade visual e entrar em contato para apresentar a ideia e definir um budget.

11. Crie um manual de identidade visual para a sua equipe

Por fim, mais não menos importante, é necessário criar o manual de identidade visual. Ele deve conter informações sobre como a empresa pode ser descrita peças gráficas ou demais comunicações. 

É no manual de identidade visual que serão inseridas orientações como: fonte, códigos das escalas CMYK e RGB, tamanhos mínimos e máximos indicados, dentre outros fatores. 

Assim, as pessoas que trabalham nessa área de criação poderão acessar esses dados no manual antes de desenvolverem qualquer peça. 

Bem interessante, não é?

Exemplos de identidades visuais de sucesso

Diversas empresas conseguiram criar identidades visuais que realmente chamam a atenção dos consumidores. São trabalhos de anos, acompanhados todos os dias por gestores de marcas que querem mantê-las sempre vivas na cabeça de seus clientes. 

Para te inspirar na criação da sua identidade visual, que tal conferir algumas que fazem sucesso no mercado?

Confira!

Starbucks

A famosa franquia de cafés fez algumas mudanças em sua identidade visual ao longo dos anos. 

Fundada em 1971, a Starbucks sempre teve como foco a venda de cafés, sejam eles feitos na hora ou pacotes fechados para a pessoa fazer em casa. 

Contudo, nos últimos anos, a marca decidiu apostar em outros produtos, como canecas, garrafas térmicas, etc. E isso, é claro, gerou mudanças na logo da marca, como você pode ver na imagem acima. 

identidade visual

Natura

Quando falamos na produção e venda de cosméticos no Brasil, automaticamente, pensamos em marcas como a Natura, não é mesmo?

Ela é uma das mais tradicionais do mercado e, com o passar dos anos, também fez algumas mudanças consideráveis em sua identidade visual. 

identidade visual

Nubank

Em maio de 2021 a Nubank, instituição financeira que vem conquistando os consumidores brasileiros, anunciou sua nova identidade visual. 

Nela, o logotipo ficou ainda mais minimalista. E as letras “N” e “U” ganharam um contorno acentuado, deixando o aspecto de todo o logotipo mais moderno e inovador.

identidade visual

Resumo sobre como criar Identidade visual

Depois de tanto conteúdo relevante sobre identidade visual, vamos resumir todos os tópicos que levantamos na última seção deste artigo. Isso certamente vai te ajudar a fixar tudo o que foi dito sobre o tema. 

Veja só: 

  1. Comece pelo briefing;
  2. Tenha a persona bem definida;
  3. Faça um brainstorm;
  4. Defina fonte, cor e estilo;
  5. Escolha a paleta de cores;
  6. Identifique o diferencial do seu negócio;
  7. Elabore uma identidade visual flexível;
  8. Contrate um designer;
  9. Crie um manual de identidade visual para a sua equipe.

Ah, mas calma que este conteúdo ainda não acabou! Falta um bônus que você certamente vai gostar…

Nós estamos falando sobre a masterclass “Como criar uma identidade visual para a sua marca?”, ministrada por Fabio Ludke, empresário e consultor de Ecommerce. 

Para assistir ao passo a passo completo criado pelo especialista, basta acessar a plataforma Ecommerce na Prática. 

Por lá, você tem acesso não só a esse, mas a vários outros conteúdos e treinamentos completos sobre Ecommerce, Empreendedorismo, Marketing, Logística, Finanças, etc. 

Pronto para criar ou atualizar a identidade visual da sua marca? Clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é identidade visual?

Identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam uma empresa, como o nome, os produtos ou serviços comercializados, seu propósito, etc.

Qual a importância da identidade visual?

A identidade visual é indispensável para que os consumidores consigam reconhecer uma marca e enxergarem valor no que ela propõe.

Como fazer sua identidade visual?

Para fazer a sua identidade visual, será preciso seguir os seguintes passos: 1. Comece pelo briefing; 2. Tenha a persona bem definida; 3. Faça um brainstorm; 4. Defina fonte, cor e estilo; Escolha a paleta de cores; 5. Identifique o diferencial do seu negócio; 6. Elabore uma identidade visual flexível; 7. Contrate um designer; 8. Crie um manual de identidade visual para a sua equipe.

Qual a diferença entre logotipo e identidade visual?

Logotipo é a imagem gráfica que representa uma empresa. Já a identidade visual, são os aspectos visuais que representam uma marca, o que inclui o logotipo, dentre outros elementos, como cores, tipografia, etc.

Quais são os tipos de identidade visual?

Por tipos, podemos entender os elementos que compõem a identidade visual. São eles: 1. Nome; 2. Logotipo; 3. Paleta de cores; 4. Tipografia; 5. Slogan.