Ter um planejamento claro é essencial para guiar o crescimento de uma empresa no curto, médio e longo prazo. Sendo assim, saber como criar um plano de metas deve ser uma das prioridades de empreendedores em todos os estágios do negócio. Neste artigo te ensinamos como fazer isso. Vem ler! 

Ainda que muitos empreendedores escolham o início do ano para criar o seu plano de metas, impulsionados pela sensação de renovação. Mas a verdade é que a melhor época para planejar o seu negócio é o agora, independentemente do período do calendário. 

Se você também está buscando como criar um plano de metas, e deseja ver o seu negócio crescer daqui para frente, saiba que este artigo tem dicas especiais sobre o assunto. Vamos lá?

O que é um plano de metas? 

Um plano de metas nada mais é do que um documento que especifica todos os objetivos que uma empresa precisa alcançar dentro de determinado período de tempo. Um bom plano de metas também inclui as ações a serem tomadas para que esses objetivos sejam concretizados. 

Essa é uma ferramenta de planejamento muito importante, pois seu trabalho é orientar e focar os esforços do empreendedor e sua equipe. Idealmente, um plano de metas precisa ter objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Na hora de criar esse plano é essencial que a ambição seja combinada com o realismo. É preciso buscar resultados ousados, mas tendo em mente as verdadeiras capacidades da sua empresa. 

Também é importante que esse plano seja adaptável, capaz de se adequar às demandas da sua empresa conforme ela cresce.

Como criar um plano de metas? 10 dicas para começar 

Para que tenha uma visão do que você deseja alcançar no próximo ano, estabeleça alguns objetivos para o longo prazo, mas planeje o que deseja alcançar apenas nos próximos 90 dias

Dessa forma, a coisa parece menos assustadora, não é mesmo? 

Agora que você sabe que não precisa fazer um plano de metas para mais de três meses de cada vez, é hora de se perguntar como você fará o estabelecimento de metas eficazes. Temos algumas dicas que podem te ajudar. 

1. Defina o seu objetivo com o plano de metas

Para esta etapa, nos referimos às táticas SMART. Essa é uma sigla para os seguintes termos: 

  • S – Specific, ou específica;
  • M – Measurable, ou mensurável;
  • A – Attainable ou atingível;
  • R – Relevant, ou relevante;
  • T – Time based, ou temporal.

Vale a pena focar no S e ser o mais específico possível desde o início. Escreva suas metas e as deixe bem à vista. Mas torne seus objetivos realistas e alcançáveis. Não, não é fácil, o suficiente para pressioná-lo, mas temos negatividade suficiente para gerenciar, muito menos trazer mais sobre nós mesmos dessa forma.

Visualizar e ser capaz de ver seus objetivos todos os dias é fundamental para mantê-lo focado em atingir esse objetivo.

Leia também: Negócios milionários: conheça 8 histórias de sucesso no empreendedorismo brasileiro.

2. Seja claro nas suas datas

Você não precisa começar assim que terminar de planejar. A beleza do estabelecimento de metas é que você pode planejar quando começar, bem como sua data de término prevista. A data de término ajuda a visualizar seus objetivos com o fim em mente e uma data a ser concluída.

3. Visualize os benefícios do seu plano de metas

Acredito que um passo fundamental é realmente entender e visualizar os benefícios de atingir seus objetivos. Este é um método poderoso de mantê-lo focado e motivado.

Algumas empresas organizam dias de quadro de visão com suas equipes, para que todos possam criar sua própria representação visual do que o sucesso significa para eles. Isso pode ser um bom exercício festivo de construção de equipe. 

Você também pode gostar deste artigo: Os 11 maiores erros dos empreendedores no Ecommerce

4. Avalie quais são os riscos de você não atingir seu objetivo

Mais uma vez, peço que você visualize e registre os riscos, bem como os benefícios. Alguns de nós são mais motivados pela perda do que pelo ganho, então fazer isso realmente ajuda a entender a dor de perder o foco, evitar o trabalho ou não alcançar o que se propôs a fazer.

5. Visualize os obstáculos

O que pode atrapalhar? Embora existam infinitas coisas que podem fazer com que você descarrilhe, existem infinitas maneiras de ajudá-lo a evitá-las ou a voltar aos trilhos. Registrar esses obstáculos irá prepará-los para eles, se e quando eles surgirem em seu caminho.

Leia também: 12 dicas de empreendedorismo: o que você precisa saber para ter uma empresa de sucesso.

6. Considere as soluções para esses obstáculos

Em seguida, construa as soluções em suas etapas de ação dentro do plano de entrega. Alguns obstáculos podem ser antecipados, então esteja pronto. Entregar as soluções bem consideradas deve impedir que os obstáculos ocorram.

7. Decida quem precisa saber sobre seu objetivo

Esta é outra etapa que você pode não ter visto antes. Não estou perguntando apenas sobre os membros do conselho ou da equipe. Quem em sua família, círculo de amigos ou associados faz parte do seu mecanismo de apoio? Quem precisa conhecer seus objetivos para ajudá-lo a atingir certas etapas? Isso irá abastecer seu subconsciente e também mantê-lo responsável pela entrega.

8. Observe suas etapas de ação

Uma boa e velha lista de verificação é a melhor maneira de registrar seus passos de ação, eu acho. Se você os tiver em exibição, melhor ainda para marcar essas caixas e visualizar seu progresso.

Leia também: Mindset empreendedor: o que fazem os negócios que vendem milhões?

9. Agende lembretes

É fácil dizer que você fará algo em um determinado dia, mas muitas vezes vejo pessoas planejando entregar uma tarefa com tanta antecedência que, quando esse dia chegar, elas estão fora do escritório e na realidade não têm chance de entregar. Novamente, nós apenas nos punimos.

10. Faça avaliação do progresso

Como você monitora seu progresso? É importante que você possa aprender com este artigo que o planejamento de metas não é a tarefa assustadora que pode parecer. Ou é para ser uma vara para se bater. Para os empreendedores, é uma parte vital da gestão de uma empresa e, muitas vezes, também da construção de relacionamento entre as equipes.

Como vimos ao longo deste artigo, saber como criar um plano de metas é essencial para o empreendedor em todas as fases do negócio. No entanto, nem todos têm a experiência para tirar esses planos do papel. 

Foi por isso que criamos uma planilha de plano de negócios, completamente personalizável e gratuita. Ela foi desenvolvida para te mostrar como você deve fazer os cálculos por trás das suas metas e quais ações deve tomar para tirar o resultado do papel!

Através da planilha exclusiva você terá clareza do que deve ser feito para atingir a marca de R$ 1 milhão em faturamento.Para fazer o download gratuito, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é um plano de metas?

Um plano de metas nada mais é do que um documento que especifica todos os objetivos que uma empresa precisa alcançar dentro de determinado período de tempo. Um bom plano de metas também inclui as ações a serem tomadas para que esses objetivos sejam concretizados.

Como elaborar um plano de metas para empresa?

Para que tenha uma visão do que você deseja alcançar no próximo ano, estabeleça alguns objetivos para o longo prazo, mas planeje o que deseja alcançar apenas nos próximos 90 dias.