Se você empreende – ou quer empreender – na internet hoje, provavelmente já se perguntou como vender no marketplace. E não é à toa, esse canal de vendas já acumula milhões de usuários e bilhões em faturamento. Neste artigo vamos falar sobre como sua empresa pode aproveitar essa tendência…

Os marketplaces tomaram o mercado brasileiro em poucos anos. Essas, que são plataformas que reúnem diversos lojistas em apenas um site, são muito vantajosas para os consumidores, lojistas e grandes empresas. 

Não é nenhuma surpresa que a sua popularidade tenha crescido tanto, não concorda? 

Esse, no entanto, é um canal de vendas pouco explorado por muitos empreendedores. Isto é, muitos ainda não o utilizam ou não aproveitam todo o seu potencial.

É por isso que, neste artigo, vamos mostrar como vender no marketplace e quais as vantagens desse modelo. 

Vamos começar? 

O que é marketplace? 

Um marketplace nada mais é do que um canal de vendas que reúne diferentes lojistas em um só site

Usualmente, vemos empresas de grande renome – como a Americanas, o Mercado Livre ou o Magazine Luiza, por exemplo – “alugando” espaços em seus sites, permitindo que outras empresas façam vendas na plataforma. Essencialmente, é assim que o marketplace funciona. 

Mas, o que essas grandes varejistas ganham com isso? 

É simples: a cada compra concluída em sua plataforma, a detentora do marketplace coleta uma porcentagem do lucro. Em alguns raros casos, o marketplace pode cobrar também uma mensalidade pelo uso de seus serviços, mas isso varia de empresa para empresa. 

Quais os principais marketplaces do Brasil hoje? 

Veja agora um resumo dos principais marketplaces que atuam no Brasil… 

1. Mercado Livre

O Mercado Livre é o principal marketplace da América Latina hoje. No total, a plataforma conta com mais de 10 milhões de vendedores e 211 milhões de usuários

Esse é um marketplace mais generalista, o que significa que empresas dos mais variados segmentos podem encontrar público qualificado e pronto para compra. Se você quer vender no Mercado Livre, esses artigos podem ser de grande ajuda: 

2. Americanas

A Americanas é apenas um dos sites do grupo Americanas Marketplace, um conjunto que reúne também os sites Submarino e Shoptime. 

Como um dos sites com o maior volume de visitas do comércio eletrônico brasileiro, esse tornou-se também um dos canais de venda mais populares para lojistas. Para saber mais sobre a plataforma, leia:  Como funciona o Marketplace da Americanas: 5 dicas para vender mais 

3. Amazon

A Amazon dispensa qualquer apresentação, não é mesmo? Esse é um dos maiores marketplaces do mundo e, também no Brasil, tem a sua parcela de mercado muito bem assegurada. 

O programa para parceiros da Amazon tem muitas vantagens para empreendedores e, por isso, é uma opção óbvia para quem deseja começar a vender em marketplaces. 

Mas, como será que a Amazon se compara ao Mercado Livre, por exemplo? Descubra lendo: Mercado Livre Ou Amazon Brasil: Qual é o Melhor Marketplace? 

4. Magazine Luiza

O marketplace do Magazine Luiza também é muito popular. De acordo com a Semrush,  líder global em SEO e marketing, o Magazine Luiza foi a 2ª empresa com maior crescimento de tráfego entre janeiro e abril de 2020. Nada mal, não é mesmo? 

5. Shopee

A Shopee é uma plataforma de marketplace de Singapura que tomou o mercado brasileiro e chegou à liderança rapidamente. Com descontos agressivos e soluções vantajosas para lojistas, o marketplace tornou-se um grande aliado das pequenas e médias empresas. 

Leia também: Vale a pena vender na Shopee? [GUIA] 

Para conhecer outros marketplaces importantes no Brasil, leia: Top 30 Maiores Marketplaces do Brasil | Ecommerce na Prática 

As vantagens de vender em marketplaces

Os marketplaces funcionam como um shopping virtual que dá muita visibilidade para a sua marca, aumentando as chances de adquirir novos clientes. 

Vale ressaltar também que os marketplaces eliminam barreiras iniciais que costumam atrapalhar muito o empreendedor, como os custos para iniciar a operação, por exemplo. 

A grande maioria não cobra mensalidade pelo uso da plataforma, apenas uma comissão por anúncio do produto. Isso por si só já é um bom motivo para estar em marketplaces… 

Nada mais justo você pagar uma taxa por usufruir de uma estrutura completa e muito bem posicionada na internet, certo?

Essa é, inclusive, outra grande vantagem de vender em marketplaces. Essas são plataformas que têm muita autoridade entre os consumidores, além de um alto tráfego de visitantes. 

E você não precisa confinar a atuação da sua empresa a apenas um marketplace. É possível ter contas em diversos marketplaces ao mesmo tempo, aumentando as chances de vendas. 

Para resumir, portanto, aqui vão algumas das vantagens de vender em marketplaces: 

  • A infraestrutura já está pronta para uso;
  • Marketplaces costumam ter um alto volume de tráfego e muita autoridade; 
  • O investimento inicial é baixo;
  • As chances de conversão são maiores. 

Desvantagens de vender em marketplaces

Nem tudo são flores… 

Os marketplaces também têm suas desvantagens e é sobre elas que vamos falar agora. 

Para começar, dentro de um marketplace é muito mais difícil criar uma identidade de marca forte. Isso porque sua marca está dentro do site de outra empresa e, portanto, precisa se adequar ao modelo usado na plataforma. 

Isso pode ser bom para empresas que estão começando agora, mas uma vez que você queira estabelecer a sua própria marca como referência, é hora de encontrar uma plataforma de Ecommerce própria. 

Além disso, o uso de marketplaces sempre vai envolver o pagamento de alguma taxa ou comissão. Nem sempre esses valores são altos, mas ao acumularem-se diversas cobranças de plataformas diferentes, você pode ver a sua margem de lucro diminuir.

Por fim, por serem usadas por diversas empresas diferentes, a competitividade dentro dos marketplaces é alta. Nesse cenário, muitos sucumbem à guerra de preços para chamar atenção dos clientes – uma estratégia perigosa e que pode machucar o seu negócio. 

Resumindo… 

  • É difícil criar uma identidade visual própria para sua empresa; 
  • São cobradas taxas e comissões para uso;
  • A competitividade é grande. 

Como vender no marketplace da forma certa: 6 dicas

Por serem canais de vendas com baixo investimento inicial e alto volume de tráfego, os marketplaces tornaram-se grandes aliados daqueles empreendedores que desejam começar no Ecommerce. 

Se você quer saber como vender no marketplace, aqui vão algumas dicas importantes: 

1. Estude sobre o mercado antes de tomar qualquer decisão

Assim como em qualquer tipo de negócio, é preciso estudar o mercado de Ecommerce para conhecer as principais plataformas, as tendências, observar as ações dos grandes players… 

Estude, por exemplo, a variação das taxas de determinados marketplaces, qual o público que consome aqueles canais e quais as iniciativas que a empresa toma para incentivar as vendas. Enfim… fique por dentro de tudo que acontece para aprimorar o seu conhecimento

Com certeza, isso vai facilitar muito o seu trabalho,ajudando a integrar seus canais de venda e gestão. 

2. Escolha os canais certos para sua empresa 

Antes de escolher os marketplaces para posicionar a sua loja, entenda o diferencial de cada plataforma, para saber qual é a melhor opção para o seu negócio.

Entre os principais marketplaces do Brasil, estão: 

  • Mercado Livre;
  • Amazon Brasil;
  • Magazine Luiza;
  • Americanas Marketplace. 

Mas existem outros marketplaces voltados para nichos de mercado, e estes podem ser ótimos aliados da sua loja online. A Dafiti, por exemplo, é ideal para quem vende moda, enquanto o Elo7 dedica-se exclusivamente à venda de artesanatos. 

Faça uma pesquisa e veja qual deles oferece os melhores recursos para sua empresa. 

3. Tenha atenção ao cadastro dos produtos 

Ao anunciar os seus produtos no marketplace, não coloque apenas uma foto simples de baixa qualidade e um nome qualquer. Quanto mais detalhes você fornecer sobre o item nas imagens e descrição, maiores as chances de conversão!

Por isso, dedique um tempo para tirar fotos de qualidade que valorizem as mercadorias e também sejam fiéis à realidade. E não se esqueça de colocar todas as informações necessárias para que o seu cliente não tenha dúvida na hora de comprar. 

Leia também: Saiba como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos] 

4. Esteja sempre de olho nos indicadores de performance 

Fique atento às métricas de venda e aos comissionamentos para que, ao fim do mês, você consiga fechar a conta de forma positiva.  Por isso, é tão importante cadastrar os produtos nos marketplaces com preços competitivos para que as vendas fluam sem transtornos… 

5. Organize os processos logísticos 

A logística é um fator determinante para garantir uma experiência de compra impecável no Ecommerce. Os clientes, afinal de contas, levam em consideração o valor do frete e o prazo de entrega na hora de decidir comprar. 

Esse é um fator tão importante que alguns marketplaces têm padrões e prazos de envio que, se não respeitados, podem custar a sua reputação dentro da plataforma. O Mercado Livre é um exemplo desse sistema em prática… 

O próprio Mercado Livre – e algumas outras plataformas de marketplace – também oferecem serviços de fulfillment, tomando toda a responsabilidade pela coleta do produto e entrega para o usuário. Interessante, não acha? 

Sendo assim, respeite os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação dentro dos Marketplaces. 

6. Utilize um ERP para gerir seu negócio 

Um sistema ERP é responsável por integrar o seu negócio aos marketplaces, realizando as vendas em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. 

Isso amplia as possibilidades do vendedor converter, ao mesmo tempo que marca amplia a vitrine da loja a diferentes consumidores por estar posicionada no Ecommerce.

Para gerenciar um Ecommerce, é fundamental dispor de um sistema de gestão para facilitar a rotina, manter o trabalho organizado e ainda integrar todos os marketplaces em um só lugar. 

E, nesse caso, o Bling ERP pode ajudar… 

Use o cupom de desconto #viverdeecommerce e garanta 4 meses GRÁTIS para utilizar o sistema de gestão Bling ERP.

[GRATUITO] Baixe agora o Mapa dos Marketplaces

Você quer saber como vender no marketplace e lucrar muito com esse canal de vendas? O Mapa dos Marketplaces vai te ajudar. Este é um material completo e gratuito, que conta com uma análise detalhada dos 17 maiores marketplaces do Brasil. 

Neste material, você vai aprender a usar o poder dos gigantes do Ecommerce para vender todos os dias na internet de forma simples e lucrativa. Você vai aprender: 

  • Valor das comissões;
  • Prazos e formas de pagamento;
  • Área de especialidade de cada marketplace;
  • Os tipos de vendedores que são aceitos;
  • E mais! 

Baixe gratuitamente clicando aqui