Uma única sacada pode ser o que separa a sua empresa dos negócios lucrativos que vê explodirem na internet. Talvez você saiba disso, mas a verdade é que muitas empresas têm fechado as portas pela dificuldade em olhar o ambiente e entender o que precisa ser ajustado ou modificado.

Basta observar o mercado para perceber que diversos empresários estão muito focados em manter o negócio funcionando da mesma maneira que anos atrás. Assim, não conseguem enxergar como um ajuste ou uma ação fora da caixa poderia aumentar o faturamento e lucro da empresa.

Neste artigo, vou mostrar a importância do direcionamento estratégico para negócios lucrativos. Além disso, vou te apresentar 4 empreendedores de sucesso que conseguiram superar desafios e escalar as vendas com pequenos ajustes.

Importância do Direcionamento Estratégico

De acordo com o IBGE, 80% das novas empresas quebram antes de completarem o segundo ano de vida. E, perceba, esses dados são referentes apenas àquelas empresas recém-abertas.

Se levássemos em conta as empresas físicas que não se adaptaram ao mundo digital ou outras que dependiam de uma estratégia ultrapassada, o quadro poderia ser pior.

E sabe qual é a principal causa da falência no Brasil?

Falta de gestão.

Grande parte dos diretores e donos de empresas não fazem ideia do quanto faturam nem do quanto investem. Pior, muitos acabam se perdendo em cálculos equivocados.

E, às vezes, o problema nem é no cálculo. É simplesmente em uma estratégia mal direcionada e implementada no momento errado, ou a definição errada do público.

É sério, isso acontece com muita frequência.

Por isso é importante manter um olhar “fresco” do seu negócio sempre e pensar fora da caixa.

Pensa no seguinte: as coisas que você fazia há 10 anos já não fazem parte do seu dia a dia hoje, certo? E o mundo tem mudado cada vez mais rápido, assim como as pessoas, desejos e ambições.

Dessa forma, a estratégia que você usava há 1 ano para vender talvez não seja mais adequada para o momento. E, por isso, talvez você esteja gastando demais em uma ação que já não te dá um resultado satisfatório.

Portanto, a partir de agora você deve acompanhar todos as métricas e resultados da empresa. Olhe para cada um de forma fria, tentando entender O QUÊ está errado e precisa ser ajustado.

Você é a pessoa que pode dar um direcionamento estratégico para a sua equipe e para o seu negócio. Mas, se não conseguir fazer isso, se não puder encontrar os pontos de ajustes necessários e não conseguir ver resultados, aí é hora de buscar esse direcionamento fora.

Fuja da Miopia

Theodore Levitt, em seu premiado artigo Miopia em Marketing, mostra que provavelmente o maior problema de empresas e empresários que param de crescer é que elas não conseguem entender o que precisa ser ajustado para alavancar o negócio.

A diferença entre as que conseguem superar esta “miopia” e as que afundam é muito básica:

Os que superam foram atrás de “óculos”.

Ou seja: buscaram pela pessoa certa, alguém capaz de olhar de fora e apontar o que precisava ser feito para as engrenagens funcionarem da forma correta e o negócio crescer de maneira exponencial.

Cases de Sucesso: como eles superaram desafios e deram a volta por cima

Nos últimos 4 anos, o Ecommerce na Prática teve a oportunidade de ajudar mais de 100 empresários no programa de mentoria com Bruno de Oliveira.

O que percebemos foi que o direcionamento concedido, além de outros fatores - como dedicação e foco dos empresários -, foi imprescindível para a evolução dessas empresas.

Algumas chegaram a evoluir o equivalente a 6 anos em apenas 6 meses com esse acompanhamento, como a Cleide Pacheco.

1- Zambeze: Segmento de Moda e Acessórios

Assista ao vídeo para conhecer a história de sucesso da Cleide:

A Cleide estava com problemas para vender seus sapatos na loja física e viu no Ecommerce uma oportunidade de aumentar o lucro.

Na Mentoria, ela e o Bruno moldaram as estratégias necessárias para alavancar o negócio digital.

O resultado foi o seguinte: em seis meses de Ecommerce, a Cleide já tinha maior lucro mensal do que em 15 anos de loja física.

2- Mandala de Luz: Produtos Esotéricos

Vanessa e o Kenedy são donos de um Ecommerce de produtos esotéricos. Apesar de terem um faturamento razoável, eles estavam sempre “empatando” o dinheiro.

Por isso, buscaram um direcionamento para tornar o negócio realmente lucrativo, de modo que pudessem crescer.

Foi necessário refazer cálculos e identificar pontos de melhoria para chegar ao resultado esperado. Junto com o Bruno, eles entraram de cabeça no negócio para saber tudo o que estava errado e como poderiam tirar o máximo de proveito da empresa.

Feito isso, montaram um plano para ajustar os pontos identificados. A estrutura do negócio foi refeita, o que permitiu que eles contratassem o dobro de funcionários e aumentassem o faturamento em 5x.

Em números, eles saíram de um momento em que vendiam 30 mil todo mês -sem conseguir reter quase nada - , para 150 mil mensais, com custos calculados e com um caixa equilibrado.

Assim, conseguem retirar pró-labore, vivem com conforto e ainda reinvestem para que o negócio continue a crescer exponencialmente.

3- Bonanza: Loja de Brinquedos

Os irmãos Rafael e Evandro têm uma loja física e virtual de brinquedo. Antes do Ecommerce, o movimento da loja física deles estava caindo muito. Inclusive, chegaram a fechar 2 das 3 lojas físicas que a família tinha há décadas.

A ideia de iniciar a vender na internet surgiu, então, para alavancar as vendas.

O grande problema é que, embora o Ecommerce vendesse bem, as contas não batiam no final do mês.

Por isso, perceberam que precisavam de alguém que os ajudasse a estruturar a empresa para que ela crescesse de modo sustentável.

Eles não esperavam que a loja virtual se tornasse o principal canal de negócios, o mais lucrativo, mas foi o que aconteceu. Hoje, o faturamento deles gira em torno de dois milhões, o dobro do que tinham antes da mentoria.

4- Amo Vida Animal: Petshop

Conheça a história da Alessandra:

A Alessandra estava há muitos anos no meio físico com sua loja para pets e clínica veterinária.

Ela vendia muito bem, mas, quando decidiu entrar no digital, percebeu que as regras do jogo eram muito diferentes.

Até tentou vender durante um tempo, mas não conseguiu sucesso e acabou tendo que encerrar as atividades online.

A Alessandra sabia que o negócio tinha potencial, mas não conhecia o caminho ideal para fazer a loja crescer na internet.

No período da Mentoria, recomeçando do zero, ela alcançou o faturamento de 60 mil.

Todos esses empresários de sucesso também não enxergavam um modo de crescer.

A diferença é que eles entenderam que precisavam de uma visão de fora, estratégica, para transformarem seus Ecommerces em negócios lucrativos e de muito sucesso.

Mas como VOCÊ pode fazer isso?

Supere os Desafios e Escale o Negócio

Como garantir que você vá SUPERAR todas as suas metas?

Você pode escolher entre dois caminhos:

O primeiro é tentar por conta própria, errar, acertar, bater cabeça, pesquisar por conta própria, buscar ideias, tentar alternativas. Ou seja: se arriscar e encarar os desafios de empreender no Brasil sozinho.

Pode dar certo, mas vai demorar muito tempo para chegar ao sucesso que deseja. No caminho, ainda vai perder muito tempo e dinheiro.

O que nos leva à segunda opção:

Buscar alguém com experiência, alguém que possa te guiar rumo ao sucesso que você tanto deseja.

Eu te asseguro: tudo é possível quando você está no caminho certo.

Sei que parece difícil manter um sonho de viver do seu negócio, principalmente quando está sem vendas, sem clientes, além de concorrência desleal com um mercado agressivo.

Viver do próprio negócio é uma montanha-russa, especialmente quando caminha no escuro, sem saber se o próximo passo vai dar certo ou não.

Acredito que, quando decidiu começar a empreender, não era bem assim que imaginava o seu dia a dia.

Você, como qualquer empresário, quer criar um negócio do qual tenha orgulho e que te dê lucro diariamente. Algo que te ofereça maior qualidade de vida, não algo que te dê problemas dia e noite...

Você está em busca de uma solução.

Sei disso porque, quando as pessoas chegam ao Ecommerce na Prática, elas sempre perguntam, em primeiro lugar, como fazem para salvar o próprio negócio. Bem assim, "salvar".

A resposta que oferecemos é sempre uma variação de: você precisa olhar sob um novo ângulo e ajustar os pontos soltos. Porque, acredite, o Negócio que ainda não deu certo provavelmente continua desta forma porque tem muitos pontos soltos.

Essa mudança pode ser simples, uma vez que entende qual é o foco do problema. Ou pode ser mais difícil, complicada. Nos dois casos, está em suas mãos decidir se realmente quer construir um Negócio Lucrativo.

Se a sua resposta for SIM, então vá em frente ainda que pareça muito complicado.

Toda empresa passa por situações que fazem parecer que "não tem mais jeito". Os negócios são assim, a vida empreendedora é assim. Só que a diferença entre as empresas de sucesso e as que fracassam é apenas uma: os óculos.

Sim, os óculos que falei mais cedo. A capacidade de olhar sob uma nova perspectiva a fim de entender o que precisa modificar.

Quando decidir colocar seus óculos, vai perceber que um ajuste e uma boa estratégia é tudo o que precisa para trazer os clientes de volta para a sua loja. É o que precisa para escalar de vez as vendas e fazer o negócio voltar - ou começar - a crescer.

Hora de fazer o seu negócio crescer, junto com o Ecommerce na Prática!

Não é qualquer pessoa que vai te ajudar a enxergar, que vai te apoiar e mostrar soluções para os desafios adiante. Portanto, se você não está conseguindo perceber o que precisa melhorar, é importante que busque ajuda.

E a melhor maneira de fazer isso é contando com o conhecimento de especialistas no setor de Ecommerce…

E a boa notícia é que nos podemos te ajudar nisso! Assista a aula gratuita sobre como criar seu Ecommerce e faturar até 30 mil reais em 90 Dias!

A aula é 100% Online, Gratuita e ministrada por Bruno de Oliveira, maior especialista em Ecommerce do Brasil.

Preparado? É só clicar aqui: