A inteligência artificial é uma tecnologia que possibilita sistemas e máquinas aprenderem, por meio da experiência, a realizar as tarefas de forma semelhante aos humanos. Câmeras com reconhecimento facial e painéis digitais de publicidade são alguns dos principais exemplos de inteligência artificial.

Não há quem negue que inteligência artificial é um dos principais componentes tecnológicos disponíveis no mercado hoje. E com o crescimento e as constantes mudanças no Ecommerce, os donos de empresas precisam estar sempre atualizados para atingir os melhores resultados frente aos seus concorrentes. 

Apesar de muitas pessoas ainda acharem que inteligência artificial diz respeito a robôs e máquinas mirabolantes, essa tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e, consequentemente, também nos negócios

Ao longo deste artigo, nós vamos apresentar os principais exemplos de inteligência artificial… mas, antes, que tal começarmos pelo básico? Boa leitura! 

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial, ou IIA, é uma tecnologia que existe por meio de sistemas de software que têm o objetivo de imitar o funcionamento da mente humana. Basicamente, ela permite a interação entre diferentes algoritmos, fazendo com que o sistema aprenda através dessa experiência.

Há algumas décadas, a inteligência artificial era vista como algo futurístico, que envolvia robôs e a tomada de espaço das máquinas sobre a atuação humana… mas este cenário mudou muito com o passar do tempo. 

Hoje, podemos encontrar a inteligência artificial em diversos espaços no dia a dia. No mundo das vendas online, por exemplo, essa tecnologia se faz presente no gerenciamento de estoque, atendimento ao consumidor e mais. 

Na prática, os sistemas são programados e treinados para realizar diversas tarefas, desde as genéricas às mais específicas. E tudo isso acontece graças ao amplo processamento de grandes quantidades de dados. 

Quer conhecer alguns exemplos de inteligência artificial? Fique atento aos próximos tópicos.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Antes de apresentarmos os principais exemplos de inteligência artificial, precisamos mostrar quais são os tipos existentes hoje no mercado. Confira a seguir:

Machine learning

O Machine learning ou aprendizado de máquina, é uma área da inteligência artificial que tem como objetivo a criação de algoritmos para ensinar máquinas a desempenhar tarefas da mesma maneira que humanos fariam. É, basicamente, fazer com que elas consigam modificar seu comportamento de maneira autônoma, a partir da própria experiência.

Deep learning

O deep learning, ou aprendizado profundo, ocorre de maneira um pouco mais profunda que o machine learning, como o próprio termo já indica. Isso porque ele consegue aprender padrões bem mais complexos, sendo capazes de fazer o processamento de um número muito maior de dados – e em um período menor de tempo. 

Processamento de linguagem natural (PLN)

O processamento de linguagem natural,  ou PLN, é direcionado para o entendimento e a simulação da linguagem humana. É um tipo de inteligência artificial que formula frases – por texto ou voz – a partir da interação com humanos. Chatbots e assistentes virtuais são alguns exemplos.  

Visão computacional

Diferentemente do processamento de linguagem natural, a visão computacional tem o foco em informações visuais. Na verdade, ela não tenta imitar a visão humana, mas sim interpretar as imagens, dando às máquinas a capacidade de, a partir disso, executar determinados comandos. Um grande exemplo de visão computacional é o reconhecimento facial.

13 exemplos de inteligência artificial

Agora que você já sabe o que é inteligência artificial, podemos avançar para o tópico central deste artigo… A seguir, vamos apresentar os principais exemplos de inteligência artificial disponíveis hoje em dia. 

Não duvidamos que você já tenha ouvido falar de alguns deles e, até mesmo, já tenha implementado no seu negócio. Confira a lista a seguir!

1. Controle de estoque de produtos nas empresas

O controle de estoque – também chamado de gestão de estoque – é um processo que permite o monitoramento e gerenciamento de todos os itens armazenados no estoque de uma empresa. 

Nos últimos anos, principalmente em meio à ascensão do Ecommerce, os avanços tecnológicos baseados em inteligência artificial têm ajudado os empreendedores a realizar o controle de estoque de produtos de forma mais prática e eficiente. 

Em lojas virtuais, por exemplo, esse tipo de ferramenta possibilita o monitoramento de todas as entradas e saídas de mercadorias, a fim de evitar excesso ou ausência de produtos armazenados. 

Nas lojas físicas, por sua vez, sensores inteligentes permitem identificar os espaços vazios nas prateleiras, além de todo acompanhamento automático dos itens disponíveis ou não na unidade. 

2. Aplicativos de rotas

Os aplicativos de rotas são outro bom exemplo de inteligência artificial. Quem trabalha com vendas sabe a importância de entregar os pedidos dentro do prazo e, por isso, utilizam esse tipo de recurso para traçar os melhores caminhos até o endereço do consumidor final.

Mas como os aplicativos de rota funcionam na prática? 

Eles fazem uso de uma ampla rede de conexão de dispositivos móveis e análise de satélites para coletar e interpretar dados de trânsito em tempo real. Isso faz com que os entregadores consigam evitar regiões com trânsito mais intenso, otimizando os prazos de entregas. 

Entre os principais aplicativos de rotas que podemos citar estão o Google Maps e o Waze. Mas vale ressaltar que aplicativos de transporte também funcionam a partir de inteligência artificial, como Uber e 99, por exemplo. 

3. Assistentes virtuais

Você já ouviu falar em assistentes virtuais? Elas estão cada vez mais populares entre as pessoas e são grandes exemplos de inteligência artificial. 

Os assistentes virtuais nada mais são do que softwares que respondem a comandos de voz para diversas finalidades, inclusive para a compra de produtos e serviços. Com apenas poucas frases ditas em voz alta, os consumidores conseguem pesquisar e concluir a compra de itens em sites – um processo que chamamos de voice commerce

Muito interessante, não é verdade?

Entre as principais assistentes virtuais disponíveis no mercado hoje, há a Siri (Apple HomePod), a Alexa (Amazon Echo) e o Google Assistente (Google Nest).

4. Atendimento ao usuário via chatbots

O atendimento ao usuário ganhou um novo contexto nos últimos anos e isso aconteceu muito por causa da inteligência artificial. Hoje, as empresas podem contar facilmente com sistemas de chatbots para atender as demandas dos usuários

Caso você não saiba, o chatbot é um software criado para interagir e conversar com pessoas de maneira automatizada. Ele funciona a partir de comandos pré-definidos e pode analisar dados comportamentais do consumidor, a fim de deixar toda a experiência de atendimento ainda mais personalizada. 

É claro que o chatbot não substitui 100% o atendimento humano, mas é inegável quanto ele facilita todo o processo. Ele pode ser especialmente útil fora do horário comercial, em que não há atendentes disponíveis. 

Você já utiliza chatbots no seu negócio? Caso queira entender mais sobre o tema, leia o artigo: Chatbot para vendas: vale a pena investir?

5. Reconhecimento facial

A ideia de acessar dispositivos ou softwares a partir do reconhecimento facial pode parecer algo muito futurístico, mas já é uma realidade atualmente graças ao avanço das aplicações da inteligência artificial. 

O reconhecimento facial foi pensado para aumentar a comodidade e segurança das pessoas, podendo ser usado para o acesso a dispositivos móveis, aberturas de portas e até check-ins em aeroportos.

Para isso, o sistema escaneia o rosto do usuário utilizando diversos pontos como marcadores para auxiliar no reconhecimento dos ângulos da face. Assim, cada pessoa tem o seu reconhecimento individual, que pode ser feito em meio a locais e iluminações diferentes. 

Um excelente exemplo de inteligência artificial na prática, não concorda?

6. Teclados inteligentes

Os teclados inteligentes são recursos que funcionam a partir do aprendizado de máquina, um subcampo da inteligência artificial que lida com algoritmos de computação. 

Na prática, eles aprimoram o ato da escrita ao identificar erros de linguagem e sugerir correções textuais. E estão presentes em diversos dispositivos, sendo o mais comum deles os smartphones. 

Isso facilita bastante a vida dos usuários em diversas situações do cotidiano, o que inclui também as compras online. Uma pessoa pode buscar em um site de vendas um termo errado, não encontrar nenhum resultado válido e desistir da compra…

Com o teclado inteligente, a palavra em questão é automaticamente corrigida, aumentando as chances do indivíduo achar o item que deseja e a loja não perder a oportunidade de venda. 

Muitas vezes, o teclado inteligente também sugere emojis no lugar de palavras. Apesar de interessante, este artifício está mais voltado para as mensagens de texto, não para as compras em si. 

Leia também: ChatGPT: o que é e como funciona esse robô de inteligência artificial

7. Mecanismos de busca

Os mecanismos de buscas são outros exemplos de inteligência artificial. Para você ter uma ideia, o Google reconhece sinônimos, semelhança nos sons das letras, temas relacionados e mais. 

Isso faz com que a plataforma funcione de maneira cada vez mais inteligente e fluida para o usuário. Na verdade, quanto mais as pessoas realizam buscam no Google, mais ele consegue entender a intenção de busca dos usuários e os principais termos utilizados nas pesquisas

Tudo isso se tornou valioso para as empresas, principalmente quando falamos de otimização para os mecanismos de busca por meio de técnicas de SEO. Com elas, é possível fazer com que conteúdos apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, o que aumenta a autoridade, o tráfego orgânico e as vendas dos sites. 

Assim, a partir da inteligência artificial, o Google sugere sites, vídeos, perguntas e respostas, além de outros conteúdos que possam ser interessantes de acordo com o que o usuário busca. Demais, não é?

8. Plataformas de streaming

Você já notou que as plataformas de streaming oferecem diversas sugestões de conteúdos de acordo com os seus gostos e interesses? Isso acontece graças à inteligência artificial. 

Essa personalização acontece por meio de análises de navegação do usuário. Por exemplo, se você assistiu a um filme de ação com um determinado ator, a plataforma vai sugerir outros longa-metragens do gênero ou que contenham tal artista no elenco. 

As principais plataformas de streaming do mercado variam de acordo com o segmento, mas podemos destacar: Netflix e Amazon Prime – para filmes e séries –, Spotify e Deezer – para músicas –, Ecommerce na Prática – para educação empreendedora. 

Caso queira complementar seu conhecimento sobre o assunto, temos um artigo que vai te ajudar: Plataformas digitais: o que são e quais são as vantagens para a sua empresa. Leia quando puder!

9. Publicidade em painéis digitais

Outros exemplos de inteligência artificial que não poderíamos deixar de citar são os painéis digitais voltados para publicidade.

Eles nada mais são do que uma forma de publicidade conhecida como OOH, ou mídia out of home (mídia fora de casa, em tradução livre), que exibe vídeos de propaganda para pessoas que estão passando pelas ruas.

Muitas pessoas não sabem, mas a maioria dos painéis digitais funciona a partir de inteligência artificial, como sensores de movimento, por exemplo. Com o passar dos anos, eles se tornaram cruciais para promover uma experiência mais dinâmica para os indivíduos e aprimorar os resultados das campanhas de marketing.

10. E-mail

Sim, até os e-mails são grandes exemplos de inteligência artificial… mas você sabe por quê? 

Atualmente, a grande maioria dos serviços de e-mail utilizam inteligência artificial para filtrar possíveis mensagens de SPAM, que tendem a lotar desnecessariamente a caixa de entrada dos usuários.

Isso acontece por meio da identificação e análise de mensagens que possuem palavras ou termos específicos, característicos de mensagens de SPAM. Essa filtragem de mensagens é excelente não só para evitar o acúmulo de mensagens, mas para impedir roubos de informações pessoais e fraudes em cartões de crédito. 

Quem empreende online sabe a dor de cabeça que essas situações podem dar tanto para empresa quanto para os consumidores, não é verdade?

11. Redes sociais

As redes sociais também são fortes exemplos de inteligência artificial. Afinal de contas, elas possuem algoritmos que direcionam conteúdos para os usuários de acordo com seus interesses. 

Na verdade, essas plataformas fazem o monitoramento em tempo real de todas as interações dos usuários durante a navegação e, a partir disso, fazem sugestões mais assertivas de amizades, anúncios e demais conteúdos que o usuário possa gostar. 

Entre as principais redes sociais que utilizam inteligência artificial, estão: Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e mais. 

Aproveite para ler também: Algoritmo do Instagram: o que é e como melhorar a sua loja

12. Câmeras de vigilância

As câmeras de vigilância assumiram um papel que vai além do registro de imagens. Graças a inteligência artificial, essas ferramentas podem identificar reconhecer perfis de indivíduos, por exemplo. 

Elas são utilizadas principalmente no monitoramento de cidades, ajudando autoridades a encontrar determinadas pessoas. Contudo, também podem ser aplicadas em outros ambientes, como dentro de empresas em que é preciso fazer a identificação de funcionários para a entrada de áreas específicas. 

Essas câmeras de vigilância ultra modernas, com tecnologia de inteligência artificial integrada, são excelentes para fazer reconhecimento facial, ajudar na emissão de alertas e mais. 

13. Sistemas bancários

Ao mesmo tempo em que crescem as demandas online, também aumenta a necessidade por recursos que forneçam segurança às transações bancárias nesse ambiente. E a inteligência artificial tem atuação importante nisso, claro. 

Prova disso é que os bancos usam IA. para ler caligrafias, comparando-as com as assinaturas fornecidas pelos indivíduos em suas respectivas agências, antes e usá-las em transações, por exemplo.

Isso ajuda a diminuir o índice de fraudes em compras ou quaisquer outras ações feitas no ambiente digital, além de otimizar o tempo e custos das instituições.

Vale a pena usar inteligência artificial nas empresas?

Sim, vale muito a pena utilizar inteligência artificial nas empresas. Essa tecnologia é capaz de facilitar e otimizar diversos processos dentro de um negócio fazendo com que empreendedores consigam trabalhar de maneira mais competitiva e eficiente.

É preciso apenas que você entenda em quais âmbitos da sua empresa a inteligência artificial pode ajudar. Controle de estoque? Rotas de entrega? As possibilidades são variadas, como vimos ao longo deste artigo.

Contudo, precisamos ressaltar que inteligência artificial é apenas um dos aspectos que você precisa estabelecer para operar no Ecommerce e ter sucesso com as vendas. 

Em nossa plataforma de educação para empreendedores nós te ensinamos tudo sobre logística, vendas, atendimento ao cliente e mais. Assine agora e tenha acesso a todo suporte que você precisa para levar o seu negócio ao sucesso. 

Conheça um pouco mais sobre a plataforma aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial, ou IA, é uma tecnologia que existe por meio de sistemas de software com o objetivo de imitar o funcionamento da mente humana. Basicamente, ela permite a interação entre as partes, fazendo com que o sistema aprenda cada vez mais através dessa experiência.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Os tipos de inteligência artificial são: machine learning, deep learning, processamento de linguagem natural (PLN) e visão computacional.

Quais são os principais exemplos de inteligência artificial?

Entre os principais exemplos de inteligência, estão: controle de estoque de produtos, aplicativos de rotas, assistentes virtuais, atendimento ao usuário via chatbots, reconhecimento facial, teclado inteligente, mecanismos de busca, plataformas de streaming, publicidade em painéis digitais, e-mail, redes sociais e câmeras de vigilância