O passo a passo de como vender serviços é mais simples do que se imagina. Basta conhecer o público, usar uma boa plataforma de vendas, investir em marketing de conteúdo, dentre outras ações. Quer entender isso de forma mais aprofundada? Este artigo vai te ajudar!

Você sabia que é possível divulgar e vender serviços na internet, independentemente da sua área de atuação? Muitos empreendedores acreditam que as vendas online abrangem só a comercialização de produtos físicos e digitais, mas este é um grande engano.

Hoje, é totalmente possível estruturar e alavancar um Ecommerce de serviços no ambiente online. É preciso apenas ter atenção a alguns pontos-chave, que vamos explicar ao longo deste artigo.

Boa leitura!

Por que vender serviços pela internet?

Vender serviços na internet é indispensável para quem quer ter um negócio de sucesso, seja ele originário do varejo físico ou digital. 

Segundo pesquisa realizada pela GWI, startup especializada em pesquisa de público, 72,8% dos brasileiros usuários de internet pesquisam informações sobre a marca antes de comprar algo. Isso é mais de 20 pontos percentuais acima da média geral, que é de 51,1%.

Além disso, dados da pesquisa também colocam o País na liderança quando o assunto é busca de informações por serviços online nas redes sociais e nos motores de busca. Nada mal, não é verdade?

Esses dados, na verdade, só reforçam o que já sabemos há um bom tempo: o Ecommerce não é só um lugar próspero para quem quer vender produtos, mas serviços também!

Qual a diferença entre produto e serviço?

Pode parecer óbvio, mas vale uma explicação detalhada. A diferença básica entre produto e serviço está na natureza do que está sendo oferecido e na forma como é entregue ao consumidor. 

Um produto é algo tangível e, por muitas vezes, físico, podendo ser visto, tocado e/ou armazenado. Isso pode incluir uma vasta gama de itens, desde objetos físicos como roupas, eletrônicos e móveis até produtos digitais como softwares, ebooks e música.

Por outro lado, um serviço é intangível e não físico, envolvendo a prestação de trabalho, habilidades, conhecimento ou experiência para satisfazer as necessidades do cliente. Exemplos comuns de serviços incluem consultoria, treinamento, cuidados de saúde, reparos, transporte, etc.

Outra diferença significativa entre produto e serviço está na forma como são entregues ao cliente. Um produto é entregue pronto para uso após a compra, enquanto um serviço envolve uma interação direta entre o provedor do serviço e o cliente, em que o serviço é realizado ou fornecido de acordo com suas necessidades.

Como vender serviços? 15 dicas essenciais 

Um serviço pode ser vendido pela internet da mesma forma que um produto – com algumas ressalvas, é claro. O importante é contar com canais de vendas eficientes e ter uma boa estratégia para divulgar seus serviços. 

Em termos simples, os passos de como vender serviços pela internet são os seguintes: 

1. Identifique o seu público;

2. Escolha sua plataforma de vendas;

3. Defina sua marca;

4. Identifique e ressalte os diferenciais do seu serviço;

5. Demonstre autoridade;

6. Construa uma reputação positiva;

7. Invista em marketing de conteúdo; 

8. Esteja presente nas redes sociais;

9. Divulgue seus serviços com marketing digital;

10. Ofereça uma “amostra grátis”; 

11. Precifique adequadamente;

12. Mostre cases de sucesso;

13. Facilite seu orçamento;

14. Use estratégias de vendas assertivas.

Confira os detalhes de cada um desses itens a seguir…

1. Identifique o seu público

A identificação do público é o ponto de partida para qualquer estratégia de venda de serviços. Só que, quando falamos em “público”, não nos referimos ao conceito de público-alvo em específico, mas sim o de persona

Vamos explicar…

O público-alvo se refere ao grupo geral de pessoas que um negócio quer alcançar, definido por características demográficas como idade, gênero e localização. 

Já a persona é uma representação mais detalhada de um cliente ideal. Ela é baseada em dados demográficos, comportamentais e psicográficos, ajudando a personalizar as estratégias de marketing.

Tal conceito envolve uma compreensão mais ampla do consumidor, focando em seus os comportamentos de compra, interesses e necessidades específicas. Para te dar uma ajuda nesse processo, aí vai uma dica:

💡 Baixe gratuitamente o Mapa da Empatia do Ecommerce na Prática. Essa ferramenta vai te ajudar a descobrir o perfil do seu cliente ideal e alavancar o seu negócio!

2. Escolha sua plataforma de vendas

Onde e como vender serviços online? A resposta é fácil: por meio de uma boa plataforma de vendas. As duas principais opções são:

2.1 Loja virtual

Uma loja virtual nada mais é do que um site de vendas próprio. Ela oferece uma interface em que os clientes podem navegar pelas opções de serviços, tirar dúvidas e fazer compras de forma prática e segura. 

Um ponto de destaque é que as lojas virtuais possibilitam uma maior autonomia para os empreendedores, uma vez que eles ficam responsáveis por toda a operação. No caso de serviços, esta se torna uma opção ainda mais interessante, pois não há a necessidade de ter estoque ou envio de produtos. 

Você pode personalizar sua loja da maneira como desejar. Para isso, entretanto, é preciso contar com uma boa plataforma de Ecommerce, como a Nuvemshop, por exemplo, em que você pode começar gratuitamente ou a partir de um plano pago. 

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

2.2 Redes sociais

As redes sociais também são excelentes para se vender produtos pela internet. Elas são uma oportunidade única de produzir conteúdo relevante, engajar a audiência e, por fim, fazer vendas

Você deve estar presente na maioria delas ou, pelo menos, nas que fizer sentido para o seu Ecommerce de serviços. Para obter bons resultados nessas plataformas, é preciso fazer um bom trabalho focado em marketing de conteúdo – vamos falar mais sobre isso mais adiante neste artigo… Continue a leitura.

3. Defina sua marca

Outro passo importante de como vender serviços é definir a marca da sua empresa. Na prática, isso significa criar uma identidade única para ela, incluindo elementos como valores, missão, visão e personalidade

Pense sempre que uma marca bem definida comunica claramente o que a empresa representa, seus produtos ou serviços, e o valor que oferece aos consumidores. É a partir disso, inclusive, que você irá estruturar suas ações de marketing e vendas. 

📌 Leia também: Posicionamento de marca: o que é e como criar um para destacar sua empresa?

4. Identifique e ressalte os diferenciais do seu serviço

Quais são os diferenciais dos seus serviços e como eles se destacam dos demais oferecidos no mercado? 

Para entender isso, reflita sobre o que torna seu serviço único, como sua abordagem inovadora, experiência especializada, qualidade excepcional, atendimento ao cliente personalizado, entre outros. 

Depois, comunique esses diferenciais de forma clara e convincente em suas iniciativas de marketing, site e outras para atrair e conquistar clientes. Fazer uma boa pesquisa de mercado e ter um plano de negócios bem definido pode te ajudar durante esse processo. 

5. Demonstre autoridade

Demonstrar autoridade no seu setor ou nicho ajuda a estabelecer sua credibilidade e expertise aos olhos dos clientes. Mas como fazer isso?

Você pode começar por meio de conteúdo educativo e informativo, como blogs, vídeos, webinars e podcasts, nos quais você compartilha seus conhecimentos e insights sobre temas relevantes para o seu público-alvo. 

Além disso, também pode participar de eventos do setor, palestras e entrevistas para  ajudar a reforçar sua posição como uma autoridade no seu campo. 

💡 O importante é você se posicionar como quem entende do assunto que está tratando, mas nunca – jamais mesmo! – falar o que não sabe ou fazer falsas promessas. Estude e adquira experiência para se tornar uma autoridade no assunto.

6. Construa uma reputação positiva

Uma reputação positiva é um ativo valioso para qualquer negócio de serviços. Por isso, concentre-se em oferecer um serviço de qualidade acima da média, superando as expectativas do consumidor sempre que possível. 

Outra boa dica é responder rapidamente às solicitações e preocupações dos clientes, resolvendo quaisquer problemas de forma eficiente e profissional. Incentive o feedback deles e use avaliações positivas e depoimentos para construir sua reputação online.

7. Invista em marketing de conteúdo

Como mencionamos anteriormente, o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para educar, engajar e atrair clientes em potencial. Ele fornece conteúdo relevante e não pode ficar de fora das estratégias para vender seus serviços!

Diante disso, foque em criar uma estratégia de conteúdo que aborde os interesses, necessidades e desafios dos seus consumidores e distribua esse conteúdo em diversos canais, como blogs, redes sociais, e-mail marketing e vídeos. 

Além de aumentar a conscientização da marca, o marketing de conteúdo pode posicionar sua empresa como uma autoridade no seu setor e gerar leads qualificados ao longo do tempo.

🌟 Se quiser uma ajuda para isso, vale a pena conhecer o nosso curso de Marketing de Conteúdo para Negócios, ministrado por Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais. Clique no banner abaixo para saber mais:

marketing de conteudo

8. Esteja presente nas redes sociais

Já falamos um pouco sobre isso, mas não custa reforçar… Ao vender serviços pela internet, você precisa estar presente nas redes sociais. 

Esteja presente nas principais plataformas, como Instagram, Facebook e YouTube, em nas que o seu público está ativo. Além disso, engaje regularmente por meio de postagens, interação com seguidores, compartilhamento de conteúdo e participação em conversas. 

A ideia é você usar as redes sociais para promover seus serviços e construir relacionamentos, receber feedback e, claro, fazer mais vendas.

9. Divulgue seus serviços com marketing digital

O marketing digital engloba uma variedade de estratégias e táticas para promover seus serviços online e alcançar seu público de maneira eficiente. Em termos práticos ele pode ser aplicado por meio de:

  • Otimização de mecanismos de busca (SEO) para melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa;
  • Anúncios (como Google Ads e Facebook Ads) para alcançar um público mais amplo
  • E-mail marketing para nutrir relacionamentos com clientes existentes e potenciais
  • Marketing de afiliados para expandir seu alcance por meio de parcerias estratégicas;
  • Dentre outros.

Ao integrar diferentes canais e estratégias de marketing digital, você pode maximizar sua exposição e gerar leads qualificados para seus serviços.

10. Ofereça uma “amostra grátis” 

Oferecer uma amostra grátis ou uma consulta inicial gratuita pode ser interessante para permitir que os potenciais clientes experimentem seu serviço antes de fechar negócio com você.

Essa iniciativa é ótima para reduzir a hesitação do consumidor, demonstrar a qualidade do seu serviço e criar uma oportunidade para construir relacionamentos e conquistar a confiança do cliente. 

Apenas comunique claramente os benefícios e as limitações da oferta, combinado? Isso vai ajudar a estabelecer expectativas realistas para evitar qualquer mal-entendido ou decepção.

11. Precifique adequadamente

A definição de preços adequados é a base para garantir a rentabilidade do seu negócio de serviços. Para isso, considere fatores como custos operacionais, concorrência, valor percebido pelo cliente, demanda, etc

Evite precificar seus serviços muito baixo para não minar a percepção de valor e prejudicar sua lucratividade. Entretanto, também evite preços excessivamente altos, o que pode afastar clientes em potencial. 

Teste diferentes estratégias de preços e esteja aberto a ajustes conforme necessário para otimizar sua estratégia de precificação ao longo do tempo.

12. Mostre cases de sucesso

Mostrar cases de sucesso é uma estratégia valiosa para demonstrar a eficácia e os benefícios dos seus serviços. 

Quando você compartilha histórias reais de clientes que obtiveram bons resultados com o seu serviço, é possível criar uma prova social para inspirar confiança em clientes em potencial.

De maneira geral, isso pode ser feito por meio de estudos de caso, depoimentos, avaliações de clientes e exemplos concretos de como seu serviço resolveu os problemas ou atendeu às necessidades das pessoas.

13. Facilite o seu orçamento

Quanto mais rápido e fácil for o orçamento do seu serviço, melhor para o cliente e o seu negócio. E deixar tudo pré programado faz com que você quebre objeções de venda mais facilmente.

Uma ideia é criar uma página com todas as opções que você possui. Por exemplo, vamos supor que você seja fotógrafo… 

O ideal é criar alguns pacotes de fotografia, detalhando todos os benefícios de cada plano, como preço, quantidade de fotos, troca de roupas, locação, edição, entre outros.

Isso pode te fazer poupar tempo, ainda mais tendo uma página com todos esses orçamentos. Se o cliente gostar de algum deles, vai selecionar, pagar pelo serviço e depois entrar em contato com você para ajustar os últimos detalhes. 

Somente em alguns casos que o cliente pode não gostar, mas você pode fazer um atendimento personalizado.

14. Use estratégias de vendas assertivas

É claro que no início você vai fazer muitos testes – aliás, durante toda a sua jornada empreendedora. Mas utilizar estratégias de vendas comprovadas e eficazes é a melhor pedida.

É isso que vai te ajudar a impulsionar as conversões e aumentar as vendas dos seus serviços. Você pode incluir técnicas como escassez, oferta limitada, prova social, urgência, entre outras. 

Entender as necessidades e desejos do seu público-alvo e adaptar suas estratégias de vendas de acordo pode ajudar a criar um senso de valor percebido e incentivar os clientes a tomar uma decisão de compra mais rápida e assertiva.

Venda serviços com a ajuda do Ecommerce na Prática!

Gostou das dicas de como vender serviços? Esperamos que sim! Temos certeza que elas vão ser inspiradoras na hora de criar e estruturar um negócio no Ecommerce…

Mas e se disséssemos que é possível ir muito mais além dessas dicas, indo realmente em busca de conhecimento para alavancar a sua empresa? 

Nós estamos falando, mais precisamente, da plataforma de educação para empreendedores do Ecommerce na Prática!

Nela, você tem acesso a todos os nossos treinamentos renomados e mais de 350 conteúdos exclusivos feitos por especialistas do mercado, como masterclasses,  análises de negócio e diversas aulas sobre o mundo dos negócios. 

Quer fazer a sua assinatura? Clique aqui:

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre produto e serviço?

Um produto é algo tangível e, por muitas vezes, físico, podendo ser visto, tocado e/ou armazenado. Por outro lado, um serviço é intangível e não físico, envolvendo a prestação de trabalho, habilidades, conhecimento ou experiência para satisfazer as necessidades do cliente.

Como vender serviços?

1. Identifique o seu público; 2. Escolha sua plataforma de vendas; 3. Defina sua marca; 4. Identifique e ressalte os diferenciais do seu serviço; 5. Demonstre autoridade; 6. Construa uma reputação positiva; 7. Invista em marketing de conteúdo; 8. Esteja presente nas redes sociais; dentre outros pontos.