Como vender serviços na internet do jeito certo? Já vale falar que o Ecommerce não serve apenas para vender produtos… Se você oferece algum tipo de serviço, a internet pode e deve ser o seu canal de expansão. 

Por isso, nós separamos alguns pontos essenciais que realmente funcionam e trazem resultados relevantes para o seu trabalho. 

Então, leia este artigo até o final e anote TODAS as nossas dicas! 

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, ensina como vender serviços na internet. Assista:

1- Você é o seu Produto

É muito importante que você entenda isso e trabalhe muito bem a sua marca pessoal. Por exemplo, vamos supor que você seja um(a) nutricionista e queira anunciar os seus atendimentos nas redes sociais. 

Para isso, é importante que você crie conteúdos voltados para a nutrição, trazendo novidades, curiosidades, verdades e mentiras sobre a alimentação… Enfim, tudo que possa agregar valor ao seu serviço. 

E isso pode ser feito por meio de posts escritos ou de vídeos. O ideal é que você dê a cara a tapa e realmente apareça nos stories, no IGTV, nos vídeos no Youtube… Isso vai depender de qual canal você utiliza. 

Os mais comuns são Instagram e Facebook, então essa pode ser uma opção para você gerar valor ao seu serviço por meio da sua imagem como profissional. 

Ou seja, trabalhe a sua autoridade para vender uma solução! E isso nos leva para o próximo ponto...

2- Você vende uma solução

Apesar de enfatizarmos a importância da sua marca pessoal, é importante entender que você vende uma solução que é o seu serviço.

Seguindo o exemplo anterior, as nutricionistas não vendem apenas um atendimento, elas vendem reeducação alimentar, bem-estar, saúde, acompanhamento e direcionamento nutricional de acordo com as particularidades e necessidades de cada paciente… 

Esses argumentos fazem parte do seu serviço, que nada mais são do que as soluções que você vai trazer para os seus clientes por meio do seu trabalho.

E esses argumentos são ótimos para utilizar nas suas ofertas e também nos seus conteúdos, como forma de agregar valor ao serviço prestado.

3- Pessoas compram de pessoas

Estamos vivendo uma nova era de consumo, no qual os consumidores confiam mais em pessoas do que em uma empresa representada por uma logomarca. 

Por isso, é muito interessante que você apareça e se torne uma autoridade (viu a importância da marca pessoal?).

“Ah, mas eu tenho vergonha de aparecer nas redes sociais”. 

Tudo bem, nós entendemos. Mas é interessante que você tente algumas vezes e, aos poucos, vá se acostumando com a ideia. 

Não precisa fazer APENAS vídeos, pois há vários formatos de conteúdo que você pode explorar. Só não exclua totalmente essa possibilidade, já que ela traz bastante resultados para quem quer vender serviços na internet.

4- Crie conteúdo

A criação de conteúdo serve tanto para agregar valor ao seu serviço, quanto para alcançar mais pessoas de uma maneira mais assertiva. 

Quanto mais pessoas gostam do seu conteúdo, mais elas engajam e compartilham, alcançando novos públicos com alto potencial de compra do seu serviço.

O ideal é que você seja consistente nas suas publicações, seja criativo, não copie os posts dos colegas e utilize as redes sociais para divulgar os conteúdos.

5- Defina o seu público-alvo

Tendo um público definido, fica mais fácil de criar conteúdo com a comunicação adequada, utilizando argumentos assertivos e convincentes. 

Afinal, não adianta querer abraçar o mundo e vender para todos… A ideia é realmente você segmentar a sua audiência para gerar valor para sua marca! Esse será o seu diferencial. 

Para definir o seu público, é importante que crie uma persona (a representação fictícia do seu cliente). Caso ainda não tenha, vamos deixar um artigo completo para te ajudar: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo.

6- Seus Contatos são Oportunidades

Todos os comentários, curtidas, amigos e até mesmo os seus familiares são oportunidades que você pode oferecer o seus serviços para manter a sua agenda cheia. 

Então, fique atento a cada uma dessas oportunidades, ok?

7 - Facilite o seu Orçamento

Quanto mais fácil for o orçamento do seu serviço, melhor. Deixando tudo pré programado, faz com que você quebre objeções de venda.

Uma ideia é criar uma página com todas as opções que você possui. Por exemplo, vamos supor que você seja fotógrafo… 

O ideal é criar alguns pacotes de fotografia, detalhando todos os benefícios de cada plano, como preço, quantidade de fotos, troca de roupas, locação, edição, entre outros.

Isso pode te fazer poupar tempo, ainda mais tendo uma página com todos esses orçamentos. Se o cliente gostar de algum deles, vai selecionar, pagar pelo serviço e depois entrar em contato com você para ajustar os últimos detalhes. 

Somente em alguns casos que o cliente pode não gostar, mas você pode fazer um atendimento personalizado.

Dica BÔNUS: Alguns dos seus serviços podem ser recorrentes? 

Se a resposta for sim, ofereça para o seu cliente os serviços com recorrência e use esse argumento na comunicação da sua empresa.

Caso você ainda não saiba qual serviço oferecer, mas sabe muito sobre o mundo do Ecommerce e Empreendedorismo, que tal se tornar um Consultor de Ecommerce?

O Programa Intensivo de Formação de Consultores foi desenvolvido para capacitar e pessoas que têm interesse em ganhar dinheiro direcionando e acompanhando negócios digitais.

Com o Método Exclusivo de Consultoria do Ecommerce na Prática, você vai aprender como Faturar até 24 mil reais por mês com consultorias 100% online!

Saiba mais sobre o Programa de Formação de Consultores AQUI: