A biblioteca de anúncios do Facebook (agora Meta) é uma ferramenta disponível para qualquer usuário encontrar os anúncios que são veiculados nas empresas do grupo Meta. Por lá, é possível ver anúncios do Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.

Confira neste artigo como usar a biblioteca de anúncios do Facebook, de que forma as buscas funcionam e como você pode utilizá-la para otimizar suas campanhas.

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios do Facebook (Meta) é uma ferramenta gratuita na qual qualquer usuário pode pesquisar os anúncios que estão ativos ou desativados nas redes da Meta, como o Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

Ela foi criada para trazer mais transparência às publicidades feitas nas plataformas, além de ser uma valiosa fonte de insights para quem utiliza os anúncios para vender seu produto ou serviço no ambiente online. Por meio dela, por exemplo, você consegue fazer pesquisas personalizadas para descobrir como seus concorrentes anunciam e assim ter mais ideias para criar anúncios que realmente convertam.

Na biblioteca de anúncios, você consegue ver:

  • Qual página criou o anúncio;
  • Quando as campanhas começaram;
  • Como são as copys utilizadas;
  • Quais são os formatos mais utilizados de mídia;
  • Quais são as redes em que os anúncios são vinculados.

Ou seja, por meio da biblioteca de anúncios do Facebook você consegue ter uma ideia melhor de como os outros usuários fazem campanhas. A partir disso, pode se inspirar para suas próprias campanhas e criar estratégias de anúncios nas redes sociais que te permitam competir ou se proteger de seus principais concorrentes.

Curiosidade sobre a Biblioteca de Anúncios

A biblioteca de anúncios foi pensada inicialmente para fazer análise de marketing digital na época de eleições. Isso porque a plataforma pode ser usada pelo público para buscar qualquer campanha envolvendo política que tenha sido criada, inclusive o valor gasto em campanhas políticas.

Depois de um tempo, a ferramenta passou a ser utilizada também para permitir usuários comuns acompanharem todo tipo de campanha criadas por empresas.

Como funciona a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Entender como funciona a Biblioteca de Anúncios do Facebook (agora Meta) é simples. Como o Meta possui vários rastreadores, é possível identificar uma série de informações tanto sobre anúncios de empresas comuns que usam plataformas do grupo, quanto sobre políticos e campanhas de eleições.

Essas informações variam dependendo do tipo de anúncio que quer visualizar, mas podem apresentar dados desde valor gasto na campanha (como é o caso de campanhas políticas) até criativos, período de veiculação e redes sociais onde o anúncio foi publicado.

E, a fim de oferecer maior transparência aos usuários, hoje, qualquer pessoa pode acessar a Biblioteca de Anúncios - o chamado "Ad Library"- para acessar essas informações.

Para isso, basta acessar o site oficial da ferramenta e preencher filtrar pelas informações que deseja na área de Pesquisa, bem como indicar o perfil ou palavra-chave que quer buscar. A partir disso, vai abrir uma nova página com as informações de anúncios ativos - ou não - relacionados ao perfil ou palavra-chave que indicou.

No entanto, tenha em mente que o sistema pode desconsiderar anúncios feitos por meio aplicativos terceiros e pode haver discrepância de dados.

Categorias de Pesquisa na Biblioteca de Anúncios

A biblioteca de anúncios do Facebook é subdivida em duas grandes categorias:

  • Temas Sociais, Eleições e Política;
  • Geral (todos os outros tipos de anúncios).

A principal diferença entre as duas categorias é o nível de informação. No primeiro caso, você tem acesso a mais informações sobre os anúncios, sobre a página e até sobre os investimentos realizados naquela conta. Além disso, é possível visualizar anúncios inativos nos últimos 7 anos.

Já no segundo caso, que são os anúncios de empresas, é possível acessar ainda outras informações, como data, tipo de mídia, plataformas e idiomas em que os anúncios foram feitos, além das informações de todos os anúncios feitos baseado na palavra-chave ou anunciante pesquisado.

Na biblioteca, você pode encontrar informações de:

  • Facebook (versão do navegador e aparelhos móveis);
  • Meta View;
  • Instagram;
  • Messenger;
  • Dispositivos de marca do Portal;
  • Produtos do Meta Quest;
  • Audience Network da Meta;
  • Aplicativos NPE Team;
  • Ferramentas da Meta para Empresas;
  • Spark AR;
  • Lojas.

Como fazer pesquisas na biblioteca de anúncios do Facebook [passo a passo]

A biblioteca de anúncios do Facebook funciona como um mecanismo de pesquisa qualquer. Você digita o nome de uma marca ou um termo relacionado a ela para, então, visualizar todos os conteúdos que correspondam ao texto pesquisado.

Confira abaixo os passos para usar a Biblioteca de Anúncios para empresas ou para temas políticos e sociais:

Como pesquisar todos os tipos anúncios

Para  pesquisar os anúncios gerais, você deve seguir os passos abaixo: 

  1. Acessar a biblioteca de anúncios do Facebook;
  2. Escolher o país que deseja visualizar;
  3. Clicar na opção “Todos os Anúncios”, no campo “Categoria de Anúncio”;
  4. Digitar o nome da empresa ou termo a ser pesquisado na biblioteca;
  5. Clicar nos resultados apresentados para ver os anúncios correspondentes.

Como pesquisar anúncios sobre temas sociais, eleições ou política

Os anúncios sobre temas sociais, eleições ou política são um pouco diferentes, sendo agrupados por páginas, palavras-chave ou frases. Para realizar esta pesquisa, você deve seguir os passos abaixo: 

  1. Acessar a biblioteca de anúncios do Facebook;
  2. Escolher o país que deseja visualizar;
  3. Selecionar  no campo “Categoria de anúncio” o “Tema, eleições e política”;
  4. Digitar o termo a ser pesquisado na biblioteca;
  5. Caso esteja pesquisando por página, você verá um menu suspenso com os resultados relacionados ao que foi inserido;
  6. Clicar no resultado para ver os anúncios.

Como visualizar os anúncios ativos de um anunciante

Se você quiser pesquisar os anúncios ativos de um anunciante específico, é possível filtrar as seguintes informações:

  • Quando o anúncio começou a ser veiculado;
  • Em quais canais do grupo Meta o anúncio foi exibido;
  • Outras informações sobre o anúncio. Para isso, o usuário deverá clicar na opção “Ver detalhes do anúncio”, disponível na parte inferior do mesmo. Nesta página, também é possível visualizar informações específicas referentes ao anunciante.

Vale lembrar que as permissões de acesso a informações relacionadas aos países de localização dos administradores de uma página são apenas para páginas com alto número de seguidores, ou páginas que tenham veiculado um ou mais anúncios referentes a temas sociais, eleições ou política.

Outro ponto a ressaltar é que todos os anúncios devem seguir as Políticas de Publicidade do Facebook. Caso um anúncio não siga essa política, ele será precedido por uma mensagem de aviso antes de sua exibição.

Quais as vantagens de consultar a Biblioteca de Anúncios?

Separamos as principais vantagens de consultar a biblioteca de anúncios do Facebook ao começar sua estratégia de tráfego pago. Essas vantagens também incluem informações relacionadas ao planejamento do negócio e visão geral.

1. Fonte de pesquisa

O primeiro ponto relevante é que ela é uma fonte preciosa para realizar pesquisas sobre os seus concorrentes diretos e indiretos

Isso porque por lá você consegue visualizar todos os anúncios que essas empresas veiculam nas redes do grupo Meta atualmente, quais os formatos, criativos e textos usados.

Além disso, a biblioteca de anúncios é uma excelente fonte de referências para suas campanhas

Por lá você consegue conferir os anúncios de outras marcas brasileiras ou estrangeiras, o que pode te ajudar a ter novas ideias e insights de imagens, textos e formatos para suas campanhas online. 

2. Benchmarking

Ter acesso a sua comunicação e ações de marketing digital nestas redes vai te ajudar a traçar estratégias competitivas levando em conta os movimentos da concorrência. Além disso, mais do que focar apenas no seu mercado, você pode usar referências de marcas que não são concorrentes diretas, mas que você admira. 

É incrível pensar que isso não era possível há alguns anos, quando, para acompanhar o trabalho da concorrência de perto, era necessário contratar agências e fazer longas pesquisas - algumas delas utilizando o método de dedução.

3. Planejamento de criação mais refinado

Fazer pesquisas na Biblioteca de Anúncios do Facebook vai te dar melhores condições de propor um planejamento de mídia e até uma criação de peças mais elaboradas

Nesse sentido, à medida que você e os demais players têm mais acesso à informação do que está sendo utilizado, o nível das campanhas sobe e você consegue refinar suas ações de marketing. 

Como otimizar as suas campanhas com a biblioteca do Facebook?

Agora que você já sabe que a Biblioteca de Anúncios do Facebook é um recurso muito simples e fácil de usar, é hora de entender como usar essa ferramenta para otimizar as campanhas. Use a biblioteca de anúncios do Facebook para:

 1. Encontrar inspiração para os seus anúncios

Se você precisa de insights e ideias de como montar as suas campanhas, a Biblioteca de Anúncios do Facebook é um ótimo lugar para isso. Ao fazer uma simples pesquisa, você já consegue saber:

  • Qual formato de mídia é melhor para mostrar seu produto (imagens, vídeos, animações, etc);
  • Ideias de como melhorar suas copys, se é melhor que elas sejam curtas e objetivas ou mais longas, utilizando técnicas de storytelling;
  • Quais CTAs usar nos próximos anúncios para fazer seu público realizar a ação desejada.

Ou seja, acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook pode ser a luz no fim do túnel caso você esteja meio sem ideias ou com um grande bloqueio criativo.

Mas vale lembrar que o objetivo nunca é copiar, mas se inspirar, além de entender o que funciona para o seu público.

2. Aproveitar os filtros a seu favor

Uma outra dica de ouro quando estiver utilizando a biblioteca é explorar os filtros dela. Funciona assim: quando você realiza uma pesquisa, na página de resultados tem um botão chamado “Filtros” que fica no canto superior direito.

Ao clicar nele, você consegue acessar diversos filtros que ajudam a melhorar o resultado de buscas dos anúncios.

Os mais interessantes são o de plataforma e o de formato. Com eles, você consegue filtrar as pesquisas para ver os anúncios que só foram publicados em plataformas específicas da Meta e também os de formatos únicos de mídia, mas vale explorar todos os outros.

3. Estudar os anúncios da concorrência

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma excelente ferramenta para estudar a sua concorrência. Nela você consegue ver como as empresas se posicionam e passa a entender melhor as estratégias que elas utilizam.

Entendendo melhor qual o tom de voz, as imagens, a linguagem e os temas abordados pela concorrência, você vai compreender qual é o posicionamento de mercado dos concorrentes e como cada um deles  deseja ser visto e lembrado pelos clientes.

Esse tipo de pesquisa te ajuda a perceber algumas tendências na sua área que você pode replicar na sua estratégia e assim desenvolver anúncios com uma alta taxa de conversão.

4. Acompanhar as tendências do mercado

A melhor maneira de rastrear quais tendências você deve aproveitar nas suas campanhas é por meio da Biblioteca de Anúncios.

Isso porque novas tendências surgem a todo momento no marketing digital, e quando você analisa os anúncios de outras empresas, consegue entender quais são as mais relevantes para o seu público.

A dica é: se você notar um padrão de anúncios semelhantes entre os seus concorrentes, é possível que seja hora de experimentar a tendência para sua própria marca.

5. Acompanhar as reações do público

Se estiver em dúvida sobre usar uma nova estratégia nas suas campanhas, é possível avaliar na Biblioteca de Anúncios se algum concorrente já usou essa estratégia e qual foi a reação do público.

Isso porque boa parte dos anúncios permite que você veja quantos likes eles receberam e se tiveram um bom retorno. 

Além dos likes, é possível ainda acompanhar os comentários, para entender as reações dos usuários e verificar quais estratégias funcionam melhor com o público que você deseja atingir.

Confira também: Como fazer Anúncio no Facebook

Utilize todo o potencial do Facebook a favor do seu negócio

O Facebook Ads é uma das melhores ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado. A partir dela, você consegue alcançar um público maior dentro das redes sociais e pode direcioná-lo para sua loja…

Mas existem alguns pontos essenciais que você precisa dominar a fim de usar todo o potencial do Facebook Ads a seu favor…

Por isso, nós criamos o Manual Completo de Facebook Ads, para que você conheça todos os passos para criar e impulsionar suas campanhas, melhorando os resultados do seu negócio.

Garanta o Manual Completo de Facebook Ads gratuitamente, clicando no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ferramenta gratuita na qual qualquer usuário pode pesquisar os anúncios que estão ativos ou desativados nas redes da Meta, como o Facebook e o Instagram.

Onde fica a Biblioteca de Anúncios no Facebook?

Para acessar a Biblioteca de Anúncios visite a página: www.facebook.com/ads/library no seu computador ou smartphone.

Quanto tempo leva para um anúncio aparecer na Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Segundo a própria empresa, a partir de 24 horas da primeira impressão do anúncio ele será inserido na Biblioteca de Anúncios. Além disso, toda e qualquer alteração realizada nas peças também serão refletidas em 24 horas na ferramenta.