O livro “Sonho Grande” é o queridinho de muitos empreendedores e não é à toa que ficou tão conhecido, pois conta uma história inspiradora de 3 empresários brasileiros que triunfaram no mundo dos negócios.

Hoje, diversas empresas seguem algumas lições que o livro passa para o leitor, inclusive o Ecommerce na Prática.

Por isso, resolvemos compartilhar com você as principais lições do livro “Sonho Grande” que serve para QUALQUER empreendedor.

Seja você pequeno ou grande empresário, essas lições vão fazer diferença no seu pensamento estratégico para alavancar a sua empresa.

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, fez um resumo do livro Sonho Grande. Assista: 

Um breve resumo do Livro Sonho Grande 

O livro, escrito por Cristiane Correa, conta a história do trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

O trio carioca é referência em gestão de negócios e já transformou a gestão de diversas marcas no Brasil, como:

  • Ambev;
  • Burger King;
  • Heinz;
  • Budweiser. 

Aos 30 anos, o Jorge Paulo Lemann quis colocar o sonho de empreender em prática depois de anos trabalhando no mercado de ações. 

Para isso, ele convidou Marcel Telles e Beto Sicupira para fazer parte do negócio. 

Eles uniram o trabalho de cada um voltado para gestão, desenvolveram projetos relevantes no mercado e construíram o maior império da história do capitalismo brasileiro.

E o que você pode aprender com a história desses empreendedores brasileiros?

Nós selecionamos 6 lições importantíssimas para você colocar em prática. Confira: 

1- Time Forte

No livro, eles falam sobre um conceito utilizado na gestão de grandes marcas chamado PSD (poor, smart and deep desire to get rich), que em português significa “pobres​, inteligentes e com grande desejo de enriquecer”. 

Apesar de ser um conceito ao pé da letra um tanto insultuoso nos dias de hoje, algumas empresas ainda pensam dessa forma:

Contratar pessoas que querem muito trabalhar, têm sangue nos olhos e realmente querem fazer parte do time e dos objetivos da empresa.

Mas outras características também são levadas em consideração na construção de time como pessoas jovens, inteligentes, ambiciosas e não há necessidade de experiência prévia. 

E por que eles não colocam a experiência como algo fundamental na contratação?

Pois eles gostam de moldar o colaborador de acordo com a cultura e os valores da empresa, ensinando isso durante a rotina de trabalho. 

Então, esse é um grande insight para você lembrar na hora de construir um time forte e consistente. 

2- Copiar o que funciona

Muitos modelos de gestões usados pelo trio não foram criados do zero… Afinal, já existem vários modelos no mercado que funcionam MUITO bem.

Inclusive, no Livro Sonho Grande, mostra que o trio copiou um modelo de gestão baseado em meritocracia chamado 20/70/10.

Ou seja, 20% dos melhores funcionários são extra bonificados, 70% são mantidos e  passam por uma fase de desenvolvimento e 10% são demitidos para dar oportunidade para novas contratações.

Dessa forma, eles mantêm um time forte e continuam em busca de pessoas cada vez mais qualificadas para a equipe. 

E você também não precisa criar um novo modelo de gestão do zero totalmente inovador e fora da curva. 

Neste caso, para economizar tempo e até mesmo dinheiro, você pode utilizar algum modelo de gestão que já funciona no mercado e ajustar de acordo com as metas e objetivos da sua empresa. 

Leia também: Gestão de Ecommerce: entenda TUDO o que precisa para alavancar o seu negócio

3- Simplicidade

Outra lição do livre Sonho Grande é a simplicidade. O trio opta por cortar custos que são considerados desnecessários ou apenas luxo por parte da diretoria da empresa. 

Então, eles preferem seguir na simplicidade, por exemplo, ter carros mais comuns, viajar com passagens não tão caras, entre outros gastos que podem ser reduzidos.

Isso faz parte do modelo de gestão deles. É uma forma de não interferir no modelo de bonificação das empresas do trio, agradando a todos que fazem parte da empresa.

4- Incentivar o risco e não punir

Uma das grandes frases ditas por Jorge Paulo Lemann é “o maior risco é não arriscar”.  E como colocamos essa frase na prática? 

Por exemplo, se algum funcionário da sua empresa tem um projeto, ele é 100% responsável por isso, mas não será punido se algo der errado.

Isso porque os ricos podem gerar grandes resultados, ultrapassando as expectativas da empresa. 

Mas é claro que não é para colocar tudo em risco… É necessário identificar o que pode e o que vale a pena ser arriscado para dar um passo maior. 

5- Crescimento contínuo

 A ideia que o trio utiliza na gestão das empresas é continuar crescendo a partir de um investimento, incorporando outras empresas e aumentando o grupo. 

Então, se você tem algum dinheiro sobrando, por que não investir para ganhar mais dinheiro?

Nós demos o exemplo de comprar outras empresas para ampliar um grupo de negócios, mas você pode investir em outras coisas dentro da sua empresa mesmo, para continuar crescendo.

E isso vai desde investimento na qualificação do time, até na implementação de novas gestões, ferramentas, entre outras coisas que vão te ajudar a manter o crescimento do negócio. 

Leia também: OKR: Conheça a Fórmula da Google para Gestão do Negócio

6- Investir em educação

E por falar em investimento na qualificação do time, o livro Sonho Grande também passa uma lição sobre a importância da educação na vida profissional das pessoas.

Então, dentro das empresas que o trio de empresários lideram, eles apoiam a evolução profissional dos funcionários mais dedicados e que querem continuar se especializando. 

No caso do trio, eles pagavam para que os colaboradores fossem estudar em outros países para capacitação...

Isso faz com que eles mantenham os melhores e mais qualificados profissionais trabalhando nas empresas do grupo.

Então, tanto na sua como empreendedor, quanto na dos seus colaboradores que precisam crescer na mesma velocidade da empresa. 

No seu negócio, é possível fazer isso sem necessidade de enviar pessoas para o exterior, especialmente atualmente, com todos os cursos online de qualidade que existem para estudar em casa.

E um ótimo espaço para começar é o EnP Prime, nossa plataforma de educação continuada…

Aprenda tudo sobre empreendedorismo em um só lugar! Assine o Ecommerce na Prática

Com a quantidade de informações que temos na internet, é difícil priorizar os conteúdos que realmente importam para o seu momento de negócio, certo?

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática. 

Nesse espaço, você terá acesso a centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos sobre precificação, gestão financeira, planejamento de redes sociais, busca de fornecedores e muito mais! 

Para começar a estudar, clique aqui: