Como VENDER PELA INTERNET sem ter Loja Virtual?


Se você quer começar um negócio na internet e ainda não deu o primeiro passo, eu sou capaz de adivinhar que a falta de dinheiro talvez seja a sua desculpa número um

É impressionante a quantidade de gente que me procura querendo montar um ecommerce e, mesmo tendo força de vontade, acaba parando na questão do capital.

Estou falando sobre isso porque sei bem como é… Se você já conhece um pouco da minha história, sabe que, quando comecei, o meu problema era justamente esse: a falta de dinheiro para formar um bom estoque e começar a vender os meus produtos.

Eu tinha um sonho, tinha energia de sobra para trabalhar, mas me faltavam os recursos financeiros.

Nesse caso, é preciso ser criativo, simplificar as coisas.

vender pela internet

Se você está aqui, pesquisando sobre como vender pela internet sem nem mesmo precisar ter uma loja virtual, provavelmente é justamente isso que está buscando: simplificação.

Como dar o primeiro passo? Como construir uma operação de vendas que seja eficiente e de baixo custo? Será que é possível?

Sim, e é disso que vamos falar a partir de agora. Pegue papel e caneta antes de continuar a leitura, vem conteúdo denso por aí!

Como Montar um Ecommerce do Zero? O Caminho Mais Simples

vender pela internet

1º Passo: Você Precisa de um Mini-planejamento

Para montar um ecommerce, você não precisa sentar na frente do notebook e escrever um plano de negócios de 20 páginas… Você só precisa de uma rota. Vamos chamar essa rota de mini-planejamento.

Nesse mini-planejamento é onde o empreendedor precisa se fazer as seguintes perguntas:

1 – O que vou vender? (Produtos/Mercado)
2 – Para quem vou vender? (Clientes/Persona)
3 – De quem vou comprar? (Fornecedores)

Perceba que não tem muita enrolação… Sem responder isso você simplesmente não consegue seguir em frente com o negócio.

Da primeira à terceira questão, respectivamente, estamos falando sobre seus produtos, sua persona e seus fornecedores:

Produtos

Se você ainda não faz ideia do que quer vender, aqui está o nosso primeiro problema. Hora de sentar para resolvê-lo.

Sendo bem direto, existem basicamente 2 caminhos na hora de definir um bom nicho de mercado:

1 – Partir de um hobbie, como musculação ou gastronomia, e transformar essa atividade em um negócio. Nesse caso, a vantagem é clara: você conhece tudo sobre os produtos e clientes daquele mercado…

2 – Estudar um panorama mais “frio” de mercado e entender onde estão as melhores oportunidades. Aqui você pode até não dominar o segmento ainda, mas com certeza terá um leque mais expressivo e interessante de opções.

Percorra algum desses 2 caminhos e encontre um mercado para trabalhar. Depois disso, liste 10 produtos com os quais você quer entrar no mercado…

Veja alguns artigos que também podem ajudar:

Os 10 maiores mercados do ecommerce no Brasil
50 Ideias de ecommerce para montar ainda este ano
Nicho de Mercado: como encontrar o seu?

Persona (audiência)

Saber para quem você vai vender é fundamental para qualquer ecommerce que almeje atingir o sucesso daqui a algum tempo.

Quem é o seu cliente? Enquanto você não conseguir responder essa pergunta detalhadamente, não passe para a próxima etapa.

Se estiver precisando de ajuda, leia um outro artigo aqui do blog onde falo sobre como definir a persona do seu negócio.

vender pela internet

Fornecedores

Com a sua lista de produtos em mãos, chegou a hora de procurar os parceiros que vão fornecer essas peças pra você… Nesse caso, não existe segredo, é abrir o Google e pesquisar!

Relacione o seu mercado com termos como “fornecedores”, “fabricantes”, confecções”, “distribuidores” etc. Por exemplo:

  • Sandálias masculinas fabricantes
  • Sandálias masculinas distribuidores
  • Fornecedores de sandálias masculinas

Estude os preços e condições de pagamento, anote os contatos das melhores empresas encontradas e depois entre em contato com cada uma.

Nessa hora é importante falar de igual para igual com o fornecedor… Esses caras lidam com muitos empresários o ano inteiro, então é importante que você se valorize e mostre que, apesar de estar começando pequeno, é profissional e vai crescer no mercado.

Aprenda um pouco mais sobre negociação com fornecedores lendo esse artigo aqui.

2º Passo: Criando a Sua Estrutura

Se você conseguiu terminar seu mini-planejamento, tenha a consciência de que já chegou mais longe que a maioria das pessoas que um dia sonharam em ter um ecommerce…

Com a sua rota em mãos, está na hora de começar a dar vida ao projeto criando uma estrutura.

vender pela internet

Como estamos trabalhando com um negócio enxuto, essa estrutura será a mínima possível. Nessa etapa você vai formalizar-se através do MEI (Microempreendedor Individual), criar uma marca e estruturar canais de audiência/venda.

Formalização – MEI

Depois do Programa Microempreendedor Individual, mais conhecido como MEI, ficou muito fácil ter acesso a um CNPJ — além de pouca burocracia, seus custos com a formalização serão irrisórios… É muito barato mesmo!

Acesse o Portal do Empreendedor para tornar-se um participante do programa.

Criando uma Marca

E é claro que, se você vai ser dono de uma empresa, precisa se preocupar com a criação de uma marca e tudo o que ela vai transmitir para o mercado.

Nessa etapa, você tem a opção de contratar um profissional freelancer, por exemplo, ou tentar fazer tudo sozinho… Depois de escolher um nome para a sua marca, você vai precisar, no mínimo, de um logotipo e uma identidade visual alinhada para redes sociais, banners no Mercado Livre etc.

Canais de Audiência/Vendas

Os 3 canais em que você necessariamente precisa estar são Facebook, Instagram e Mercado Livre.

Através de uma postura ativa em redes sociais como Facebook e Instagram, você com certeza começará a atrair um público interessado por aquilo que você fala e, consequentemente, por aquilo que você vende.

Por outro lado, na hora de finalizar a venda é necessário que o seu produto esteja à disposição em algum lugar de fácil acesso ao consumidor… Como você ainda não possui uma loja virtual, é aqui que entra o Mercado Livre.

Lembre-se: estrutura enxuta. Nesse começo de trabalho você não precisa de ferramentas, integrações e nem nada mirabolante…

Facebook e Instagram gerando audiência > Mercado Livre convertendo… É assim que deve funcionar (os pagamentos serão recebidos via Mercado Pago/Mercado Envio).

Template Icon

Apresentação Gratuita: Como Montar seu Ecommerce do Zero

Temos uma Sessão Começando em: min seg

Você vai aprender um método passo a passo que já ajudou Mais de 1500 empreendedores a Começar seus Negócios e VENDER MUITO todos os dias. Assista Abaixo:


3º PASSO: Criando uma Audiência

Ok, agora você já começou a colocar a mão na massa e precisa se esforçar para atrair um público qualificado que esteja interessado em comprar seus produtos…

Como fazer isso?

vender pela internet

Na internet, existe uma máxima que diz que “o conteúdo é rei”. Acredite: isso é muito verdadeiro!

Quando um cliente procura a sua marca, no fundo ele não quer comprar de você, o que ele quer é resolver algum problema que está incomodando…

Esse problema pode ser resolvido com produtos ou com informação, então, além de vender, você também pode começar a criar conteúdos que interessem de verdade à sua persona.

Tem um ecommerce de moda masculina? Comece a fazer posts no Facebook explicando sobre as “20 peças de roupas que mais incomodam as mulheres” ou “10 Formas de se vestir bem sem gastar muito” ou ainda “5 Peças que todo homem deveria ter em seu guarda-roupas”…

Seu cliente vai se interessar muito por esses conteúdos… É assim que vai acontecer o contato inicial persona/marca, decisivo para fazer com que esse cara continue acompanhando o seu trabalho e comece a confiar em você.

A mesma lógica de criação de conteúdos serve para os outros segmentos… Esteja você vendendo artigos para pets ou suplementação para atletas, sempre existe conteúdo relevante a ser criado.

Quais são os problemas mais urgentes e intensos do meu público? Pense sobre isso e crie conteúdos para resolver ou minimizar essas “dores”.

4º PASSO: O Caminho das Vendas

vender pela internet

Como qualquer empresa, seu ecommerce precisa dar lucro. Sendo assim, antes de continuar a sua operação é preciso encontrar o que chamo de “caminho das vendas”…

Lembra que falamos sobre uma lista que você teria que montar com os 10 produtos de entrada no mercado? Pois é, você saberá que encontrou o caminho das vendas quando estiver vendendo pelo menos um de seus produtos recorrentemente.

Isso é importante porque, além de dar mais segurança, mostra que os clientes realmente precisam daquilo que você está oferecendo… O mercado está reagindo bem à sua presença. Siga em frente!

* Se você anda com dificuldades para conseguir solidez nas vendas de um ou mais produtos, é hora de revisar planejamento, preços, qualidade, variedade… Enfim, o problema está em algum desses fatores.

5º PASSO: Pensando no Atendimento

vender pela internet

Tenha em mente que, aqui, você já faz vendas diárias.

Dito isso, é importante ter consciência de que uma quantidade cada vez maior de contatos começará a chegar, seja via redes sociais, email, Mercado Livre, Whats App…

Para estar pronto para lidar com toda essa demanda, invista novamente na simplicidade, concentrando sua atenção em 4 canais de atendimento:

  • Messenger do Facebook (e perguntas no Facebook em geral)
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Mercado Livre (comentários de clientes e interessados)

Acesse esses canais diversas vezes por dia e o mais importante: dê MUITA atenção para cada cliente… Você vai se surpreender com os frutos de um bom atendimento.

6º PASSO: Alavanque o seu Negócio

vender pela internet

Se você chegou até aqui, já percebeu que sua empresa está montada e que, portanto, é sim possível vender pela internet sem ter uma loja virtual.

Sua marca está criada, os produtos estão saindo, o atendimento está sendo feito… Qual o próximo passo então?

Multiplicar seus resultados!

Para fazer isso, é preciso sentar e tentar enxergar nitidamente para onde o seu ecommerce está indo… Agora, já com alguma experiência em business e dinheiro em caixa, talvez seja a hora de algumas otimizações e mudanças, como a contratação de um ajudante, investimentos mais pesados em campanhas de marketing, contratação de uma plataforma…

O segredo está no ciclo: testar, estudar os resultados, repetir o que deu certo.

Você vai acertar muito, errar muito, ter dias muito produtivos, outros nem tanto… Mas tenha certeza de uma coisa: nada compra a satisfação de estar investindo seu tempo e energia em algo seu, um negócio que vai render frutos para o resto da sua vida.

Comece o seu Ecommerce com um Método [100% Testado e Comprovado]

Como eu já disse no início desse texto, sei bem como as coisas podem ser difíceis no começo… Quando você não tem um método a seguir, as estratégias ficam nebulosas, você erra demais e acaba perdendo muito dinheiro testando coisas que simplesmente não funcionam.

Depois de tanto receber emails de leitores pedindo que eu traçasse um caminho simplificado para o sucesso no ecommerce, resolvi criar justamente essa metodologia que acabei de explicar para você… O Ecommerce do Zero!

Faz bem pouco tempo que abrimos a primeira turma e já são mais de 730 alunos na comunidade! E o melhor: muitos casos de sucesso… Casos de pessoas que começaram com um sonho, pouco dinheiro no bolso, mas com muita energia.

O seu Próximo Passo

Eu vou ser bastante sincero com você… Depois de ler um artigo tão completo como esse aqui, é possível sim que você consiga sentar na frente de um computador e fazer tudo sozinho… Sem acompanhamento algum.

Por outro lado, ao fazer isso você com certeza vai precisar gastar bastante dinheiro testando diversas alternativas e errando por conta própria… Estou falando isso porque foi o que aconteceu comigo… Ou você acha que em 2000 existiam muitos cursos online de qualidade me dizendo o que fazer? =)

vender pela internet

Ao ser um aluno do treinamento Ecommerce do Zero, você não ganha acesso somente a aulas que te mostram detalhadamente o que fazer… Você também ganha acesso ao suporte da nossa equipe e mais do que isso: você ganha acesso à nossa comunidade no Facebook, com centenas de empreendedores que estão trabalhando duro e aprendendo todos os dias…

Imagine quanto NETWORKING e APRENDIZADO ACELERADO isso não proporciona?

***

Quer saber mais sobre esse treinamento? Clique aqui para assistir ao vídeo de introdução…

Espero que você entre para o nosso time, tenho certeza que sua empresa vai SAIR DO PAPEL com a ajuda desse método =)

***

Se você gostou do artigo de hoje, se inscreva na minha Lista Vip para receber os melhores conteúdos sobre ecommerce sempre em primeira mão (é grátis)!

Caso queira trocar mais algumas ideiais, também estou no Facebook e no Youtube… Fique à vontade para me seguir por esses canais.

Por hoje é isso, espero ter te ajudado MUITO com esse texto… A gente se vê por aí!

Um forte abraço,

Bruno de Oliveira

Comentários

  1. diz

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado :)

  2. Luciane Santos Garcia diz

    Olá Bruno vc realmente clareou mais minhas idéias, e o artigo tem tudo haver comigo, não tenho nada ainda mas vou seguir passo passo, sinto um certo medo, mas vou seguir em frente.Quero isso pra minha vida, me dedicar muito pra colher frutos. Obrigada