A cada dia que passa aumenta a necessidade de inovação no varejo tradicional. Tudo isso com o objetivo de oferecer a melhor experiência aos clientes. Por isso, hoje vamos falar sobre um modelo de logística super inovador: o Ship From Store.

A logística é uma das partes mais complexas das vendas de uma empresa. E levando em conta que o mercado está cada vez mais competitivo, muitas empresas estão focando na diversificação de canais e no Omnichannel como forma de se destacar da concorrência.

No meio dessas estratégias, o Ship From Store tem se destacado como uma forma de integrar as lojas online e físicas, facilitando a entrega e melhorando os resultados das empresas de varejo.

Por isso, hoje vamos te mostrar o que é Ship From Store e como essa estratégia pode te ajudar a vender mais.

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso a treinamentos completos, além de centenas de conteúdos exclusivos!

O que é Ship From Store

O Ship From Store é um modelo de logística que transforma a loja física num pequeno centro de distribuição de todos os canais de venda.

O modelo funciona assim: quando o seu cliente compra um produto na loja online, um sistema identifica qual a loja mais próxima da casa desse cliente tem o produto que ele comprou.

Então, a entrega é feita com o produto da loja e não do centro de distribuição.

Levando em conta a grande competitividade entre os negócios do varejo e a evolução no perfil dos consumidores, toda estratégia com o objetivo de melhorar a experiência do cliente é bem-vinda.

Afinal, qualquer evolução que afete o preço do frete e o tempo de espera conta muitos pontos para que o cliente fique satisfeito.

Ship From Store e o Omnichannel

O Ship From Store se relaciona diretamente com o Omnichannel por se tratar também de uma estratégia de uso simultâneo que liga diferentes canais de uma empresa num só sistema.

O principal objetivo dessas estratégias é estreitar a relação entre as partes online e física da sua marca, trazendo uma série de vantagens para a sua empresa.

Porém, é importante ressaltar a necessidade de utilizar um bom sistema para gerir o estoque da sua empresa. Afinal, o seu cliente fará o pedido pelo site e o sistema precisará identificar qual a loja mais próxima dele.

Como Funciona o Ship From Store?

Para te explicar como o Ship From Store funciona, vamos falar de como acontece a logística tradicionalmente.

Na forma tradicional do varejo, quando o cliente faz uma compra, o registro do pedido é gerado e é direcionado ao centro de distribuição da empresa, que então envia o produto ao consumidor.

Por outro lado, no ship from store, assim que a compra é registrada, o sistema identifica em qual a loja mais próxima do cliente há o produto desejado

Como o  Ship From Store pode Melhorar a Logística da sua empresa?

O Ship From Store pode ajudar a melhorar a logística da sua empresa de várias formas diferentes e interligadas. Entre elas:

Entregas mais rápidas 

Na logística do ship from store, os centros de distribuição não são centralizados. Isto é, ao invés de os produtos saírem de um único local, a entrega parte do local mais próximo do cliente em que o produto esteja disponível.

Assim, as entregas chegam mais rápido, afinal a mercadoria se encontra mais próxima do cliente. 

Existem ainda alguns Ecommerces que oferecem a opção de o cliente buscar o produto na loja, o que torna esse processo mais flexível.

Menos custos com Estoque

A gestão do estoque é uma atividade essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente das que atuam no varejo físico e online. Nesse ponto, a metodologia em análise é muito eficiente.

Ela melhora o controle dos itens em estoque e reduz desperdícios. Isso porque, a empresa consegue comprar conforme o histórico de saída dos produtos, o que evita rupturas e o desabastecimento.

Maior fidelização dos Clientes

Quando você proporciona uma entrega rápida e econômica aos clientes, a possibilidade de que eles voltem a fazer mais compras na sua loja é muito maior. E no fim das contas todo lojista sabe que é mais fácil manter um cliente do que conquistar outro.

Aumento nas Vendas

As marcas que oferecem a possibilidade de retirar o produto na loja ou que fazem a entrega em poucos dias são bem vistas, o que reflete no aumento das vendas.

Outra vantagem que pode refletir nas vendas é que no ship from store, as chances de um produto ficar indisponível são menores, já que é possível aproveitar os produtos no estoque de outras filiais.

Maior Satisfação dos Clientes

No fim das contas o grande benefício do Ship From Store é a satisfação dos clientes. Principalmente quando pensamos no cenário de alta concorrência que é o varejo.

E alguns grandes varejistas como o Magazine Luiza, a Leroy Merlin e o Ponto Frio, já estão apostando nessa estratégia. 

Por isso, vale a pena você avaliar de que forma pode aproveitar essa tendência para fazer o seu negócio crescer e ampliar as possibilidades de venda.

Quer saber como?

Como implementar o Ship From Store no seu Negócio

Antes de implementar o ship from store na sua empresa, é preciso ter em mente duas questões muito importantes: você precisa conhecer muito bem o seu cliente além de ter um controle de estoque minucioso.

Com isso em mente, você vai precisar de um bom sistema de gestão, para ter uma visibilidade completa do seu estoque, além informações em tempo real sobre as movimentações de produtos, atendimento, pedidos e entregas. 

Com esses dados sempre atualizados você vai ter mais segurança para gerenciar suas vendas tanto na loja física quanto na loja online.

Outros pontos importantes para implementar o ship from store são:

Estrutura física do Estoque

Analise o espaço físico dedicado ao estoque da sua loja para saber quanto espaço é necessário para armazenar os produtos dos pedidos on-line.

Observe também as lojas que estão mais próximas do cliente no momento da compra para que a entrega aconteça da maneira mais rápida que for possível.

Logística reversa

Outra questão importante é preparar a sua estrutura física para a logística reversa, afinal, nas vendas online, as  trocas e devoluções são mais comuns que no varejo tradicional.

Picking e entregas

O picking nada mais é do que a parte da separação dos produtos. Essa parte precisa ser rápida e assertiva. 

Os erros na separação devem ser evitados ao máximo. e você ou seus funcionários precisam acompanhar todo o processo com bastante atenção, para fazer ajustes, caso seja necessário.

Treinamento de funcionários

Para trabalhar com o Ship From Store, os seus funcionários precisam ser treinados, afinal eles passarão a atuar de formas diferentes do que apenas na loja física.

Por isso, é importante que eles saibam separar e expedir os pedidos com agilidade e precisão, além de embalar muito bem os produtos.

Métricas e testes

A dica final para ter sucesso com o ship from store é: defina métricas para a sua loja. Essas métricas têm relação com o tempo para expedição e separação dos produtos, a quantidade de pedidos que são atendidos por dia, o prazo de atendimento para as trocas e devoluções e todas as outras questões que envolvem o varejo.

E para terminar, faça testes para avaliar os resultados com o objetivo de melhorar sempre. Afinal, um negócio nunca pode parar de crescer e de se aprimorar.

Assine o Ecommerce na Prática!

Tenha acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados que você nem sabia que precisava… 

Mas agora sabe que precisa!

Por lá, você terá acesso imediato a:

  • + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
  • + 350 horas de conteúdo;
  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
  • Novos conteúdos TODA SEMANA;
  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
  • E MUITO MAIS!

Clique no botão abaixo e faça a sua assinatura!