Existem muitas diferenças entre empresas de pequeno, médio e grande porte. Mas todas elas têm uma coisa em comum: precisam da produção de conteúdo para escalar os seus resultados no ambiente digital. Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Leia agora! 

De acordo com a última edição da pesquisa Content Trends, realizada pela Rock Content, 67,3% dos negócios adotam a estratégia de marketing de conteúdo no Brasil

E, dentre as empresas que ainda não produzem conteúdo, mais da metade (56,9%) afirma que pretendem iniciar essa produção em breve.  

Ao observar números como esses, é difícil negar o valor que a estratégia tem para as empresas, certo? E isso não é à toa… 

Segundo a mesma pesquisa, empresas que adotam o marketing de conteúdo como estratégia têm 1,3 vezes mais visitas em seus sites e geram 1,4 vezes mais leads. 

Nada mal! 

Mas para chegar a um patamar como esse, você precisa de uma estratégia. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. 

Neste guia, você vai aprender quais os principais tipos de conteúdo e quais ferramentas usar para produzir conteúdos brilhantes.

Além disso, também vamos falar dos benefícios dessa estratégia e compartilhar dicas de produção de conteúdo.

Acompanhe o texto junto com a gente… 

O que é produção de conteúdo? 

Produção de conteúdo é o nome dado a um conjunto de estratégias que envolvem o planejamento, a criação e a distribuição de materiais em diferentes formatos para um público específico. E toda produção de conteúdo precisa ter um objetivo específico. 

Na prática, a produção de conteúdo é um dos pilares do marketing digital

Dentro de uma estratégia de conteúdo, uma empresa pode criar comunicações em diferentes formatos, como vídeo, imagens, áudio e texto. Cada formato pode ser usado de maneiras específicas. 

Por exemplo, um conteúdo em texto pode ser tanto uma postagem de blog, quanto um e-book. Um vídeo pode ser publicado no YouTube, no Instagram ou em uma plataforma de cursos online. 

Um dos elementos que ajudam a definir os formatos mais vantajosos é a persona da empresa. Se você tem uma audiência que se interessa mais por conteúdos em vídeo, por exemplo, pode ser uma boa ideia explorar esse formato em todos os seus canais. 

Apesar disso, também é necessário levar em consideração os objetivos de cada conteúdo criado. Usualmente, empresas que focam na produção de conteúdo têm como objetivo tornarem-se autoridades em seus nichos de mercado.

A produção de conteúdo também pode servir propósitos mais urgentes, como a atração de leads para uma campanha, aumento do tráfego no site, melhorar as vendas de um produto e por aí vai… 

No final das contas, o que realmente importa é que o conteúdo produzido entregue um real valor para o cliente, seja tirando dúvidas, expandindo o seu conhecimento sobre um assunto ou quebrando suas objeções de compra

Leia também: UGC: Entenda a estratégia de conteúdo que ajuda na quebra de objeção.

Quais os principais tipos de conteúdo que existem? 

Muitas empresas ainda não aplicam a estratégia de produção de conteúdo porque não conhecem todas as possibilidades que existem dentro dessa ferramenta. 

Por isso, agora, queremos tomar essa oportunidade para te apresentar alguns dos principais tipos de conteúdo que a sua empresa pode produzir. 

Temos certeza de que, depois de ler essa lista, você vai ter inspiração para criar uma estratégia de conteúdo de grande impacto

Veja só: 

1. E-books

Os e-books são ferramentas poderosas para geração de leads. Nós sabemos disso porque também usamos aqui no Ecommerce na Prática.

Esses são conteúdos mais longos e completos que uma postagem de blog. Eles são redigidos com muito cuidado, de maneira didática e, usualmente, abordam tópicos mais complexos. 

Outra grande diferença do e-book está em sua diagramação. O material deve ser organizado de forma visualmente atraente. Nele é possível usar elementos visuais como tabelas e gráficos. 

Para divulgação do e-book também é necessária a criação de uma landing page, onde o leitor vai deixar suas informações em troca do download. 

2. Postagens de blog

As postagens de blog – também chamadas de blog posts – são parte essencial de uma estratégia de produção de conteúdo. 

Neles, é possível detalhar assuntos com profundidade e eficiência, entregando valor aos seus leitores enquanto estabelece sua marca como uma referência no assunto. Como você já deve ter percebido, essa também é uma estratégia que usamos com frequência! 

As postagens de blog também permitem que você posicione o seu site nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Mas, para isso, é preciso que o conteúdo esteja otimizado para SEO

Falaremos mais sobre isso ainda neste artigo, continue acompanhando… 

3. Postagens em rede social 

As postagens em rede social podem parecer uma forma de produção de conteúdo um pouco óbvia, mas muitas empresas a negligenciam. Esse é, como você pode imaginar, um grande erro. 

Instagram, Facebook, LinkedIn – todas essas são plataformas com muito potencial para produção de conteúdo. 

Nesses espaços, a sua empresa tem acesso a uma audiência bem segmentada, que está não apenas disponível, mas suscetível ao consumo de conteúdo. Isso é muito valioso! 

Para aproveitar, no entanto, é preciso que a sua empresa saiba adaptar a linguagem para cada uma dessas redes e entenda quais são as necessidades que o público tem. 

4. Infográficos 

Os infográficos são materiais ricos que utilizam texto e imagem para passar informações. Esses são tipos de conteúdo muito valorizados, já que trazem uma boa dose de conhecimento para os leitores. 

Assim como os e-books, os infográficos são criados em um esforço conjunto entre o time que escreve o material e o que faz a diagramação. 

Vale lembrar que, para criar um infográfico realmente útil, você deve organizar as informações por ordem de prioridade e ser conciso na hora de explicar o que cada um daqueles dados significa.

5. Fotos e imagens

E quem disse que fotos e imagens não podem ser conteúdos? Os recursos visuais estão entre os mais poderosos da produção de conteúdo e geram altos níveis de engajamento. 

Esse é um recurso especialmente útil para empresas de segmentos mais visuais, como Moda e Decoração, mas também pode ser implementado por empresas de outros segmentos, como o alimentício. 

As imagens vão estar presentes, por exemplo, em suas postagens em rede social, nos banners para loja virtual e mais. 

6. Vídeos

Não é preciso ser um especialista em produção de conteúdo para perceber que os vídeos ganharam muita força nos últimos anos, não é mesmo? 

De acordo com o estudo Inside Video, produzido e publicado pelo Kantar IBOPE Media, o Brasil é um dos países com o maior consumo de vídeos: 80% dos brasileiros assistem vídeos online gratuitos, enquanto a média global é de 65%

Os vídeos são formatos versáteis e que podem ser usados em diversos posicionamentos. 

Por exemplo, nas redes sociais é possível criar conteúdos curtos em vídeo para o Instagram, por meio do Reels ou dos Stories. Já no YouTube é possível a criação de vídeos maiores e mais aprofundados. 

Os vídeos também podem ser usados em estratégias mais complexas, como os webinários e cursos online. Enfim… as possibilidades são muitas. 

Os 5 benefícios de investir em uma estratégia de produção de conteúdo 

Investir na produção de conteúdo é uma decisão muito sábia para empresas de todos os portes e tipos. Essa é uma estratégia que gera muitos resultados e, por isso, está entre as mais populares do marketing digital. 

Mas, se você ainda está na dúvida se a produção de conteúdo é realmente vantajosa para sua empresa, vamos te mostrar os 5 principais benefícios desse recurso a seguir. Continue acompanhando o artigo! 

1. Aumenta o alcance da sua marca 

A produção de conteúdo é uma das formas mais efetivas de aumentar o alcance da sua marca. Isso é especialmente verdade quando consideramos estratégias como a produção de postagens de blog e vídeos para o YouTube.

Isso porque, nesses formatos, o conteúdo fica disponível para pessoas que buscam por termos relacionados ao tema no Google ou no próprio YouTube, que é um dos maiores buscadores de conteúdo em vídeo da atualidade. 

E tudo isso de maneira orgânica, ou seja, sem que você precise investir em anúncios. 

2. Gera valor para o seu público 

A chave para produzir um conteúdo de sucesso é entender como aquele material pode ajudar o seu cliente. Esse conteúdo é divertido? Responde alguma dúvida? Aprofunda os conhecimentos sobre determinado assunto? 

Se a sua audiência enxergar o valor daquele conteúdo, ela vai passar a enxergar a sua empresa como referência, confiando nela e cultivando um relacionamento duradouro. O cenário dos sonhos de qualquer empreendedor.

3. É fácil de mensurar resultados 

Quando falamos na produção de conteúdo digital, temos que levar em consideração que tudo é mensurável. Isso porque existem diversas ferramentas que monitoram o desempenho desses materiais, te ajudando a tomar decisões com base em dados. 

Por exemplo, uma postagem de blog ou uma landing page de e-book podem ter o seu desempenho acompanhado pelo Google Analytics

Enquanto isso, um vídeo no YouTube é acompanhado por diversos relatórios de desempenho. Eles mostram o número de visualizações e até mesmo o tempo médio que os espectadores passaram assistindo ao conteúdo.

O seu papel é analisar esses números e interpretar essas informações, fazendo otimizações em sua estratégia conforme for necessário.

4. Gera mais resultados, com menos custo 

De acordo com o site Demand Metric, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads. Esse é um dado difícil de ignorar, principalmente quando consideramos que o controle de gastos é uma prioridade para a maioria das empresas. 

Sendo assim, investir na produção de conteúdo é uma estratégia interessante não só do ponto de vista de performance, mas também do ponto de vista financeiro.

Aproveite para ler também: Marketing Tradicional vs Marketing Digital: qual usar no seu negócio?

5. Potencializa outras estratégias de marketing 

Como você já percebeu, a produção de conteúdo é uma estratégia muito versátil e pode ser utilizada para alavancar outros esforços de marketing. 

Por exemplo, artigos de blog podem ser enviados em uma newsletter. Enquanto isso, vídeos podem ser usados em campanhas no Google Ads ou Facebook Ads. As possibilidades são realmente variadas! 

6 ferramentas para produção de conteúdo

Agora que você já sabe a importância da produção de conteúdo para sua empresa, é hora de entender quais as ferramentas que vão te ajudar a colocar essa estratégia em prática. 

Você não pensou que iria fazer tudo por conta própria, não é? 

A verdade é que existem muitas opções de ferramentas para te ajudar nessa jornada. A seguir, vamos focar naquelas que podem te ajudar nas fases de planejamento e produção de fato. 

Veja a lista que preparamos… 

1. Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que mostra tendências de busca em todo o mundo. Você pode filtrar os resultados de acordo com a sua localização geográfica, período de tempo e outros fatores.

Essa é uma boa ferramenta para entender os tópicos mais relevantes do momento e planejar as melhores estratégias. Para ter acesso aos dados de pesquisa, basta selecionar os assuntos digitando uma palavra-chave e escolher as localidades desejadas. 

O Google Trends é gratuito e muito fácil de usar. 

2. Clarice.ai 

A Clarice.ai é uma assistente de escrita baseada em inteligência artificial. Seu intuito é ajudar o usuário a escrever melhor por meio de dicas de estilo e revisão ortográfica e gramatical.

O serviço é pago, mas você pode usar a versão gratuita. Ela funciona muito bem apesar das limitações. 

Com a Clarice.ai, você é capaz de revisar grandes blocos de texto e checar se o conteúdo oferece uma boa experiência de leitura. Vale muito a pena! 

3. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é o planejador de palavras-chave oficial do Google. A ferramenta é muito usada por pessoas que estão fazendo campanhas no Google Ads, por exemplo, mas suas funcionalidades vão muito além. 

Ao pesquisar as palavras-chave, analisando o seu volume e dificuldade, você também é capaz de traçar estratégias para o conteúdo orgânico, principalmente para formatos como o blog e vídeo no YouTube 

Usar o Google Keyword Planner é gratuito e oferece uma grande precisão aos dados. Se você ainda não testou essa ferramenta, a hora é agora! 

4. Canva 

Essa é uma ferramenta essencial para criação de conteúdos visuais. O Canva é muito completo, permitindo que até mesmo pessoas sem experiência em design criem peças gráficas de alta qualidade e em poucos minutos. 

A plataforma funciona no modelo freemium, ou seja, algumas das suas funcionalidades estão disponíveis de forma gratuita, mas a maior parte delas fica reservada para assinantes. 

Nós criamos um passo a passo completo para usar o Canva. Você pode conferir aqui: Como usar o Canva [TUTORIAL]

5. Yoast SEO 

O Yoast SEO é um plugin de WordPress que permite a otimização de artigos em tempo real, levando em consideração os fatores mais valorizados por mecanismos de busca. 

Ele analisa a densidade da palavra-chave, dá dicas de escrita e cria um checklist com os principais pontos que o seu texto precisa ter para performar bem no orgânico. O plugin é gratuito e pode ser usado em todos os blogs WordPress. 

6. Answer the Public 

A Answer the Public é a ferramenta ideal para te dar ideias na produção de conteúdo. Ela sugere palavras-chave baseadas em termos pesquisados, usando como base os principais buscadores, como o Google e o Bing. 

Você pode filtrar os resultados por região e língua, obtendo resultados em diferentes formatos. Essa é uma ferramenta e tanto! 

10 dicas para produzir conteúdo de qualidade 

Ainda que as ferramentas sejam importantes para a produção de conteúdo… elas são apenas uma parte do todo. 

Para fazer conteúdos que engajam seus usuários, destacam a sua marca e realmente entregam valor, você precisa de uma estratégia. E é sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos.  

1. Tenha organização 

Tenha um calendário pré-definido que mostre quais são os conteúdos que precisam ser criados, quando eles devem ser criados e qual o cronograma para sua divulgação. 

Se criar conteúdo para sua empresa é uma prioridade, se organizar é a melhor forma de garantir que essas tarefas vão ser concluídas dentro do prazo. 

Use planilhas, aplicativos e até mesmo agendas, se elas te ajudam a manter a organização em dia. O que não vale é deixar que seus planos se percam no mar de tarefas que você tem para completar todos os dias. 

2. Conheça bem a sua audiência  

Nós já falamos um pouco sobre persona neste artigo, mas esse é um assunto tão importante, que vale a pena olharmos com mais profundidade.

Quando você conhece o seu interlocutor, a comunicação sempre flui melhor, certo? Pense bem… você se sente mais confortável falando com um amigo ou com uma pessoa que acabou de conhecer. Para a maioria das pessoas, a primeira opção é a ideal. 

O mesmo acontece com a sua empresa e o seu público. Se você não sabe quem são essas pessoas, o que elas desejam ouvir e como elas se comunicam, é possível que os seus conteúdos não tenham tanto impacto. 

Por isso, invista um tempo para entender quem é a sua audiência e foque em criar conteúdos personalizados de acordo com as  suas características. Neste artigo, falamos sobre como criar personas, veja: 14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona.

3. Tenha noções básicas de SEO 

Lembra sobre como falamos sobre SEO no início deste artigo? Bom, esse é um elemento essencial, especialmente se você focar em conteúdos que podem ser indexados em buscadores, como postagens de blog e vídeos no YouTube. 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Esse nada mais é do que um conjunto de boas práticas que faz com que o Google, o Bing e outros buscadores entendam que o seu conteúdo é relevante para o usuário.

E o que eles fazem com os conteúdos que são relevantes? Levam ao topo dos resultados de pesquisa, gratuitamente. 

Isso quer dizer que a sua página pode estar no topo do Google sem que você pague por isso, como seria necessário com os anúncios. 

Por isso, é essencial que você entenda o que é SEO e se atualize de forma constante, já que o algoritmo está sempre passando por mudanças. Neste artigo nós falamos mais sobre o assunto, leia: 9 Dicas de SEO para Ecommerce

4. Não se apegue à perfeição, mas tenha cuidado com a qualidade 

O apego à perfeição está entre um dos principais fatores que impedem a produção de conteúdo. Muitos empreendedores têm medo de não criar a imagem ou o texto perfeito e ter a sua marca julgada por isso. O resultado disso é a procrastinação. 

Mas, quando o assunto é produzir conteúdo, é preciso entender que não existe a perfeição. A ideia é que o seu conteúdo cresça e se aperfeiçoe com o tempo – e isso só é possível se você começar já!

Isso não quer dizer, no entanto, que você pode publicar “qualquer coisa” e esperar bons resultados. Seus clientes vão saber a diferença entre um conteúdo que pode melhorar e um conteúdo realmente ruim. 

Na verdade, o feedback e a recepção dos conteúdos por parte do público é uma fonte valiosa de ideias de melhoria. Por isso, dê o seu melhor, mas não tenha medo de criar conteúdos que não são perfeitos. A melhoria é um processo!

5. Acompanhe o desempenho de cada material 

Quais conteúdos trazem mais leads? Quais são mais compartilhados? Quais geram mais vendas? Saber essas informações é importante não só para ajustar e melhorar estratégias atuais, mas também para planejar os seus próximos passos. 

Aprenda o que cada métrica significa, defina indicadores-chave para cada material e acompanhe cada um deles periodicamente. Aos poucos, você vai perceber que essa análise fica cada vez mais intuitiva! 

6. Produza conteúdo com regularidade 

Produzir conteúdos com frequência é quase tão importante quanto produzir conteúdos de qualidade. Diversos estudos mostram que a regularidade de postagens – seja em um blog, um canal do YouTube ou em suas redes sociais – é benéfica para a performance geral da sua estratégia de conteúdo. 

De acordo com uma pesquisa da Orbit Media, blogs que com maior frequência de postagem têm mais chances de reportar resultados melhores. Os dados mostram que uma frequência semanal de 2 a 6 postagens pode melhorar o desempenho em até 32%. 

O mesmo vale para o Instagram, por exemplo. Um estudo da Later, ferramenta de programação e postagens, mostra que para contas com até 250 mil seguidores, postar até 20 vezes por semana aumenta o alcance geral da página. 

E para alcançar esse nível de produtividade sem perder a qualidade, apenas criando um plano de conteúdo bem delimitado. Entendeu agora a importância da organização? 

7. Invista tempo na revisão 

Essa é uma dica importante especialmente para empresas que focam na produção de conteúdos escritos. Acredite, um texto não fica pronto quando você termina de escrevê-lo, mas sim quando você termina de revisá-lo. 

É interessante que você releia os seus artigos antes de publicá-los e, se possível, envolva uma outra pessoa nesse processo. Essa pode ser uma oportunidade de enriquecer esse conteúdo e adicionar tópicos que podem ter sido esquecidos em um primeiro momento. 

Uma dica que funciona bem é ler o artigo em voz alta e analisar como ele soa. Se uma frase parece longa demais ou ficou confusa, a melhor opção é reescrevê-la. 

8. Sempre pense em uma call to action (CTA)

As chamadas para ação, ou CTAs, são frases curtas e objetivas, que têm o intuito de informar ao leitor qual ação é esperada dele. Elas ajudam a sua audiência a continuar pelo funil de marketing e a coloca mais próxima da conversão. 

As CTAs podem vir em forma de botão, texto ou até mesmo durante a fala final de um vídeo. O que importa mesmo é que o que está sendo oferecido seja de interesse para o consumidor. 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, leia: O que é CTA: descubra como utilizar Call to Actions no seu Ecommerce

9. Tenha objetivos claros para cada conteúdo produzido 

Quando você sabe exatamente qual seu objetivo com aquele conteúdo, fica mais fácil de controlar a sua produção e acompanhar a sua performance. Você pode dividir esses objetivos em esferas maiores e menores. 

Por exemplo, num contexto mais específico, um vídeo no Instagram pode ter o intuito de gerar compartilhamentos e curtidas. No entanto, numa análise mais macro, o mesmo vídeo pode contribuir para o aumento dos seguidores e o fortalecimento da marca. Interessante, não acha? 

10. Nunca pare de estudar

O conhecimento é base para muitas coisas na vida. E com a produção de conteúdo não é diferente. Estudar sobre o seu segmento é muito importante para manter as ideias atualizadas, dando insights de novos formatos de conteúdo para sua empresa. 

Além disso, estudar para criar conteúdo também é importante para garantir que você não passe informações erradas ou incompletas para seus leitores e espectadores. 

Se você cria um conteúdo embasado, com boas referências e que tenha informações completas, pode apostar que isso faz toda a diferença para quem está do outro lado.

E foi exatamente porque sabemos da importância do estudo que criamos o curso Marketing de Conteúdo para Negócios, um treinamento exclusivo para empreendedores que enxergam a importância e o potencial da produção de conteúdo.

Nas aulas, você vai aprender como planejar suas estratégias de conteúdo, executar essas atividades, impulsionar os seus conteúdos e ainda mensurar os resultados. 

O curso Marketing de Conteúdo para Negócios está disponível com a assinatura Ecommerce na Prática. Para começar a estudar, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é produção de conteúdo?

Produção de conteúdo é um conjunto de estratégias que envolvem o planejamento, a criação e a distribuição de materiais em diferentes formatos para um público específico. E toda produção de conteúdo precisa ter um objetivo específico.

Como fazer produção de conteúdo?

1. Tenha organização; 2. Conheça bem a sua audiência ; 3. Tenha noções básicas de SEO; 4. Não se apegue à perfeição, mas tenha cuidado com a qualidade; 5. Acompanhe o desempenho de cada material; 6. Produza conteúdo com regularidade; 7. Invista tempo na revisão; 8. Sempre pense em uma call to action (CTA); 9. Tenha objetivos claros para cada conteúdo produzido; 10. Nunca pare de estudar.

O que faz o produtor de conteúdo?

O papel do produtor de conteúdo é desenvolver conteúdos para blogs, redes sociais e outras plataformas. Também é sua responsabilidade estar por dentro das tendências do mercado e entender como elas podem ser traduzidas em pautas para a empresa.

Qual a importância da produção de conteúdo?

A produção de conteúdo tem o poder de aumentar o alcance da marca, gerar valor para o público, trazer resultados para a empresa, sem criar mais custos de marketing, além de potencializar outras estratégias.