A experiência imersiva é uma forma que varejistas encontraram para atrair e encantar consumidores, criando um ambiente inédito com a ajuda de tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e projeções. 

Se, em outros tempos, ter um produto de qualidade e um preço justo eram o suficiente para obter clientes, hoje essa realidade é bem diferente. Com a crescente concorrência no varejo – digital e físico – é preciso que as empresas usem recursos diferenciados para chamar a atenção do público. 

E as experiências imersivas são parte desse processo. 

Como o próprio nome já sugere, essas experiências buscam proporcionar ao cliente uma visão nova e inesperada sobre o negócio. Neste artigo, vamos falar em detalhes sobre o que é uma experiência imersiva dentro do varejo e como a sua empresa pode utilizar este recurso. 

Temos certeza de que este conteúdo vai ser muito útil para você. Por isso, vamos começar… 

Banner - Consultoria

O que é experiência imersiva?

A experiência imersiva é representada por qualquer ação de marca que tenha como objetivo criar um espaço lúdico para o cliente. O intuito é misturar o mundo real e o mundo virtual para oferecer um contato diferenciado entre cliente e produto ou empresa.

Usualmente, iniciativas de experiência imersiva usam tecnologias como a realidade virtual, realidade aumentada e projeções para atingir este objetivo. Além disso, também é comum que esse tipo de ação brinque com os 5 sentidos humanos, criando uma experiência que engloba não só a visão e a audição, mas também o paladar, o tato e o olfato. 

A criação de experiências imersivas é uma resposta a tendências importantes que aconteceram no varejo, sobretudo nos últimos anos. Com o aumento da competitividade e o avanço da tecnologia, essa se tornou uma forma eficiente – ainda que sofisticada – de atrair, engajar e reter clientes

Vale lembrar que, ainda que as experiências imersivas que conhecemos hoje sejam possíveis apenas com o uso da tecnologia, o ato de surpreender o cliente através dos sentidos não é novo. 

Quem nunca provou amostras grátis no mercado? Ou visitou uma loja apenas para testar determinado produto? Esses são dois exemplos simples, mas que mostram como os princípios da experiência imersiva estão no DNA do varejo

Como funciona uma experiência imersiva?

O papel da experiência imersiva é trazer ao cliente uma nova perspectiva sobre a marca, seus produtos ou serviços. Em outras palavras, seu papel é mostrar uma vivência prática, que saia do cotidiano. 

A ideia é encantar o cliente e gerar uma espécie de conexão e diferenciar a proposta da sua companhia da que é oferecida por concorrentes. Como você pode imaginar, essa não é uma tarefa das mais simples… 

Felizmente, existem muitas tecnologias que ajudam nesse processo. Vamos falar sobre algumas delas agora.

Realidade Virtual (RV)

A realidade virtual é um ambiente digital criado para imersão completa dos sentidos. Ele é possível graças à criação de ferramentas como os óculos VR. 

Em experiências de realidade virtual, a ideia é que a pessoa esteja completamente imersa em um outro mundo, enxergando apenas o que está sendo mostrado dentro do óculos. Essa é uma tecnologia que já é bastante popular, sobretudo no mundo dos games. 

No varejo ou no mercado de serviços, esse é um recurso que pode ser aplicado de inúmeras formas diferentes. Por exemplo, é possível transportar o cliente para uma versão virtual da sua loja, ou mostrar como os seus produtos são produzidos na fábrica, etc. 

Você também pode gostar deste artigo: Comércio virtual: o que é, para que serve e qual o seu crescimento [GUIA] 

Realidade Aumentada (RA) 

A realidade aumentada funciona de forma parecida, mas em vez de transportar o cliente para um novo espaço, ela usa o próprio ambiente no qual a pessoa se encontra

A ideia aqui é inserir elementos virtuais e criar uma experiência visual diferenciada.  Essa é uma tecnologia bastante acessível, já que pode ser aplicada por meio de dispositivos que já estão na rotina da maioria das pessoas: os smartphones. 

Quer um exemplo de como a realidade aumentada já impacta o seu dia a dia? 

Os filtros usados nas redes sociais são feitos a partir de tecnologias RA. Esse é um prato cheio para empresas do ramo de beleza, por exemplo, já que permite mostrar produtos como batons, maquiagens, tinturas para cabelo e até mesmo itens cosméticos. 

Empresas focadas em decoração também têm um mar de possibilidades ao seu dispor com a realidade aumentada. Muitas delas investem em filtros que mostram como os móveis ficarão no cômodo, ou como as paredes seriam se fossem de uma cor diferente. 

Nem precisamos dizer como esse é um recurso que impacta o processo de decisão de compra, não é mesmo? 

Projeção

As projeções podem até não representar uma novidade para muita gente, afinal, projetores existem desde os primórdios do cinema. No entanto, eles caracterizam uma experiência imersiva – e são muito mais acessíveis. 

A grande inovação para este setor nos últimos anos foi a criação de projeções tridimensionais, que parecem saltar da tela e surpreendem quem assiste ao conteúdo. Esse pode ser um recurso interessante, sobretudo para campanhas de mídia out of home – ou seja, outdoors. 

Quem é que não ficou impressionado com o uso que a Nike fez de uma projeção tridimensional para divulgar novos modelos do Air Max? Você pode assistir ao vídeo aqui.

O que uma experiência imersiva precisa ter?

As características de uma experiência imersiva podem variar de acordo com nicho de mercado da empresa, mas a regra é uma só: ela precisa colocar o usuário em um local único, tirá-lo de sua zona de conforto. 

Isso pode ser feito usando tecnologias de realidade aumentada, virtual, ou até mesmo projeções. Tudo precisa ser feito com criatividade e muito cuidado, afinal, a ideia é representar a identidade da sua marca e gerar identificação.  

Leia também: Conheça 17 técnicas de persuasão para vender mais.

Quando usar uma experiência imersiva no meu negócio? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é uma experiência imersiva e quais as tecnologias que ela usa, é hora de entender como – ou melhor, quando – usá-la em seu negócio. 

Vale lembrar que não existe uma regra para determinar o melhor momento para investir em uma iniciativa como essa

Como a pessoa que gerencia a sua empresa, o que você deve fazer é analisar o seu momento de mercado e entender se a iniciativa é compatível com a sua empresa.

Lembre-se que nenhuma iniciativa de marketing deve ser feita às custas da estabilidade financeira do seu negócio. 

Dito isso, vamos compartilhar algumas das ideias que temos sobre o assunto… 

1. Eventos corporativos

Os eventos presenciais voltados para o público corporativo são excelentes oportunidades para investir em experiências imersivas. Esse é um momento no qual as pessoas esperam algo a mais da sua empresa – é importante não decepcionar. 

Leia também: Ecommerce B2B: o que é, como funciona e melhores plataformas 

2. Estande de vendas

O stand de vendas nada mais é do que um ponto de vendas de uma marca, localizado em lugares de grande tráfego de pessoas. Nós podemos observar estandes de vendas temporários em eventos como feiras e convenções. 

Também existem os estandes de vendas mais fixos, como os que vemos em shoppings e outros centros comerciais. Esses são canais de venda que oferecem o contato rápido com o cliente e, por isso, gerar uma quebra de expectativa com experiências imersivas pode causar um belo impacto. 

Leia também: Ponto de venda (PDV): o que é, como gerenciar e promover.

3. Pop-up store

A pop-up store é uma loja física que fica disponível apenas temporariamente. Ela é inaugurada com uma proposta específica e, usualmente, essa proposta é chamar a atenção do público. 

O grande diferencial dessas lojas é que, por natureza, elas pretendem criar uma experiência imersiva para seus clientes e visitantes. 

Empresas como a Adidas, Louis Vuitton e Heineken já usaram a estratégia, de diferentes maneiras. Mas todas com a mesma ideia: é oferecer uma experiência interativa, que dê uma nova dimensão sobre a marca. 

4. Lançamentos de produto

O lançamento de um novo produto é um momento delicado para qualquer empresa. Mesmo com muita pesquisa e preparação, não é possível prever a recepção do público até que o item esteja realmente disponível. 

Por isso, muitas empresas optam por criar experiências em torno desse momento. Essa é uma maneira de evidenciar as qualidades do item e causar uma boa impressão logo de cara. 

Leia também: Propaganda de produtos: 12 dicas para anunciar de forma criativa

3 exemplos de experiências imersivas no varejo

Depois de passar por todos os conceitos mais importantes das experiências imersivas, vamos mostrar como algumas marcas estão aplicando essa funcionalidade em seus pontos de venda. 

Hora de se inspirar! 

1. Rebecca Minkoff

A marca de acessórios Rebecca Minkoff tem dezenas de lojas físicas ao redor do mundo, além do seu site de vendas. O que a empresa tem feito é integrar as experiências de compra entre o real e o virtual, usando experiências imersivas

Em seus pontos de venda físicos, a empresa instalou espelhos inteligentes que permitem ao usuário navegar por diferentes produtos, escolhendo modelos, cores e tamanhos distintos. O grande diferencial é que o usuário consegue observar os produtos em tempo real.

De acordo com a marca, a estratégia aumentou as vendas em aproximadamente 30%, aumentando também o índice de clientes que compram mais de um produto. Um belo jeito de aumentar o ticket médio e colocar o cross sell em prática, certo?

experiência imersiva

2. Natura e Rock in Rio 

A Natura, empresa brasileira de cosméticos, e o Rock in Rio, festival brasileiro de música, juntaram forças para criar a experiência imersiva Nave, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A ideia era trazer conscientização sobre a importância da Floresta Amazônica e os povos que habitam nela. 

A proposta tem tudo a ver com o posicionamento social da Natura, e ainda trouxe o DNA de inovação que é a proposta do Rock in Rio. Um excelente exemplo do que pode acontecer quando duas grandes empresas trabalham juntas em um único propósito. 

A experiência brincava com os diversos sentidos humanos, trazendo estímulos visuais, sonoros e olfativos para os participantes. 

experiência imersiva

3. NBA e Teams

Durante a pandemia, muitos esportes sofreram com a falta de audiência durante os jogos. Pensando em contornar essa situação e criar uma experiência imersiva, a NBA e o Microsoft Teams juntaram esforços e produziram uma plateia virtual

Assim, torcedores que quisessem participar poderiam se inscrever no site da NBA e aparecer em tempo real durante o jogo. Quem diria que uma ferramenta tão comum quanto o Teams poderia fazer parte de uma iniciativa como essa? 

experiência imersiva

Quais as vantagens de oferecer uma experiência imersiva ao cliente?

Nós vivemos em uma época em que anúncios e comunicações de marca nos cercam por todos os lados, não é mesmo? Isso certamente gera uma certa apatia quanto a essas comunicações. Temos certeza de que você já experimentou algo parecido.

Na prática, o que acontece é que empresas precisam se reinventar a todo momento para continuar relevantes e surpreendentes para o seu público. Isso é ainda mais importante quando consideramos o competitivo cenário em que a maioria das empresas está inserida hoje. 

Por isso, o principal benefício que a experiência imersiva traz para a sua empresa é justamente o lugar de destaque. Mas essas vantagens não param por aí… 

Atrai e conquista novos clientes 

Chamar a atenção do mercado é uma forma eficiente de atrair novos clientes e conquistar aquelas pessoas que já compraram da sua marca. Em um contexto no qual a atração de novos compradores custa muito mais do que a retenção de clientes, esse é um benefício que não pode ser ignorado. 

Aproveite para ler também: Canais de aquisição: o que são e quais usar para vender mais?

Reforça o storytelling e o branding marca 

Mais do que preço ou comodidade, podemos dizer que boa parte das compras no varejo é impulsionada pela história. As pessoas amam uma boa narrativa e, por isso, o storytelling se tornou uma ferramenta de vendas tão essencial.

Nesse caso, a experiência imersiva pode ajudar a consolidar os posicionamentos da sua companhia e reforçar os seus elementos de branding. Em alguns casos, experiências como essas podem até mesmo ajudar a posicionar novamente uma empresa que teve a sua imagem prejudicada. 

Esse é um processo que chamamos de rebranding. Nós falamos mais sobre ele neste artigo: Rebranding: o que é e como criar uma nova estratégia para a sua marca?   

Oferece insights sobre o comportamento do cliente

Muitas empresas que oferecem os serviços de experiência imersiva usam tecnologias avançadas para monitorar o comportamento dos clientes e a sua interação com o espaço, criando relatórios e dados muito úteis para o varejista.

Dessa forma é possível ver, por exemplo, quais os produtos que geraram mais interesse durante a iniciativa, quais os espaços que mais tiveram interação, dentre muitos outros insights. 

Esperamos que, depois de ler todas essas dicas sobre experiências imersivas, você esteja pronto para colocar a mão na massa e trazer esse recurso para a sua empresa. Temos certeza de que este será um divisor de águas para o seu negócio. 

Nós sabemos, no entanto, que trazer inovação para uma companhia nem sempre é uma tarefa fácil. Isso é ainda mais complicado quando lidamos com o varejo mais tradicional, no qual o costume é fazer as coisas sempre da mesma maneira. 

Nesse sentido, contar com uma visão externa pode ser um recurso muito bem-vindo. E é exatamente isso que a consultoria do Ecommerce na Prática pode te oferecer. 

No nosso programa de aceleração, você vai contar com a orientação de consultores especializados. Todos eles formados pela metodologia Ecommerce na Prática, a mesma que já ajudou centenas de empresas. 

Conheça mais sobre a nossa consultoria aqui:

Perguntas Frequentes

O que é experiência imersiva?

A experiência imersiva é representada por qualquer ação de marca que tenha como objetivo criar um espaço lúdico para o cliente. O intuito é misturar o mundo real e o mundo virtual para oferecer um contato diferenciado entre cliente e produto ou empresa.

Quando usar uma experiência imersiva no meu negócio?

Não existe uma regra estabelecida para o uso de experiências imersivas, mas alguns dos momentos mais propícios para investir na iniciativa são os eventos corporativos, durante a criação de pop-up stores ou no lançamento de produtos.

O que uma experiência imersiva precisa ter?

As características de uma experiência imersiva podem variar de acordo com nicho de mercado da empresa, mas a regra é uma só: ela precisa colocar o usuário em um local único, tirá-lo de sua zona de conforto.