As redes sociais se tornaram valiosos canais de vendas para muitas empresas. Afinal, elas são plataformas gratuitas com muitos usuários e ferramentas que auxiliam todo o processo de compra e venda. Porém, saber como vender nas redes sociais vai muito além de apenas postar imagens do seu produto. 

Hoje em dia, saber como vender pelas redes sociais virou o foco dos empreendedores e isso não é à toa… Todos os dias, milhões de pessoas acessam esses canais para pesquisar e comprar produtos. 

E para você também aproveitar isso da melhor maneira possível, nós criamos este artigo com tudo sobre a venda nas redes sociais. 

Aqui, você vai aprender a usar o Instagram e o Facebook da maneira correta a fim de transformá-los em fortes canais de vendas. 

Antes, confira o vídeo em que Bruno de Oliveira, fundador do EnP, dá dicas sobre uma nova estratégia para vender muito nas redes sociais:

O poder das redes sociais

como vender nas redes sociais

Há algum tempo, acreditava-se que redes sociais eram a porta de entrada para o Ecommerce. Isso continua sendo verdade… Mas, o potencial delas é tão grande, que um empreendedor pode vender apenas nesses canais e faturar muito. 

Na verdade, as redes sociais são as melhores opções visto que:

  • Têm bases de usuários enormes;
  • São gratuitas;
  • Têm ferramentas para ajudar;
  • Servem para validar o seu negócio.

Se você já tem um negócio físico, não tem razão para ficar de fora. Todo mundo está conectado na internet. Melhor aproveitar essa oportunidade e usar essas redes sociais para criar relacionamento com os seus clientes, produzir conteúdo e interagir sempre que possível.

Uma vez que a sua marca está nesses canais, mais pessoas vão conhecê-la e, consequentemente, novos clientes surgirão.

Como aumentar sua audiência nas Redes Sociais

vender nas redes sociais

Mais do que um canal de venda, as redes sociais são canais de aquisição. Por isso, se você quer vender bem, não pode apenas postar sobre os seus produtos, precisa ter uma boa estratégia de produção de conteúdo

Digamos que você tenha uma loja virtual de moda fitness e queira começar a vender também pelo Instagram.

O ideal é postar conteúdo que a sua persona vai se identificar: pode ser sobre exercícios físicos, receitas saudáveis, notícias sobre esporte… Ao fazer isso, você está trabalhando um dos gatilhos mentais mais interessantes para sua audiência: a autoridade.

Seus clientes vão te ver como um expert no assunto fitness. Dessa forma, como tem oferecido tantos conteúdos relevantes, eles se sentirão mais propensos a comprar da sua loja do que de outra pessoa.

Isso também faz parte da estratégia de reconhecimento da sua marca, fazendo com que as pessoas falem mais sobre você online.

Falando sobre conteúdo, aqui vão algumas ideias do que pode fazer…

Como vender nas Redes Sociais

Alguns dos primeiros passos que você deve dar ao saber como vender nas redes sociais é criar autoridade no assunto do seu nicho e estabelecer uma audiência que confia no seu negócio. A ideia é esvaziar o seu estoque de vez e realizar vendas.

Mas existem outros pontos importantes para começar a vender nas redes sociais. Confira aqui quais são as dicas que vão fazer o seu negócio ser um sucesso:

1 – Saiba com quem está falando

vender nas redes sociais

Para criar conteúdo, é essencial conhecer a sua persona.

Sem ter ela definida, não tem como saber se o seu negócio vai gerar impacto nas pessoas que te seguem, muito menos se elas vão ficar engajadas.

Pense no exemplo da loja fitness no Instagram. Faria algum sentido, em vez de fazer postagens sobre o estilo de vida saudável, falar sobre filmes? A resposta correta é: apenas se a sua audiência se conectar com isso.

Por isso, conhecer o seu público e saber sobre exatamente o que ele gosta é necessário para criar conteúdos que tragam resultados.

2 – Gere conteúdos compartilháveis

Quando um cliente compartilha uma postagem sua na timeline dele, seus amigos vão ver esse conteúdo e passar a te conhecer.

Quanto mais compartilhamento sua postagem tiver, mais pessoas vão ter acesso ao seu negócio. Por isso, trabalhe para que o seu conteúdo possa chegar nas mãos de muitas pessoas.

Leia mais: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas]

3 – Faça sorteio

vender nas redes sociais

Sorteios são ótimos para aumentar o alcance da marca, já que os seus seguidores devem marcar outras pessoas no post. Assim, novos usuários podem entrar em contato com o seu perfil e, gostando do que tem a oferecer, podem se tornar seus clientes.

É importante lembrar que, depois do sorteio, não deve deixar a sua conta largada. É possível ganhar vários seguidores com essa estratégia facilmente, mas perder é tão fácil quanto.

O sorteio mais comum é o que, para participar, você deve curtir o post, marcar 3 amigos e seguir a página.

Além disso, é muito importante fazer o sorteio de forma legalizada. Não vale a pena arriscar perder a sua conta e ter que começar do zero. Para saber mais sobre como fazer isso, acesse aqui.

Leia mais: Conta do Instagram desativada? Veja como proceder

4 – Crie vídeos no Youtube

Com um canal próprio e postar sempre conteúdo de valor sobre o seu nicho, aos poucos as pessoas irão te reconhecer como autoridade no assunto. Assim, terão mais confiança para comprar de você.

Além disso, o formato de vídeo é a vitrine perfeita para os seus produtos. Com ele, é possível mostrar mais detalhes do que uma foto mostraria. A percepção do cliente fica muito melhor e ele se sente mais confiante para realizar a compra.

Aproveite para ler: Como criar um canal no Youtube em 2022 e ganhar dinheiro

5 - Mantenha contato

vender nas redes sociais

Se o objetivo é criar uma audiência para vender em seguida, faz mais do que sentido dar atenção a ela e manter contato. 

Comentários no Instagram, Facebook, Youtube, mensagens diretas, e-mails, ligações…  responda tudo.

Ao criar um relacionamento com os clientes, todos vão se sentir fidelizados. Afinal, você está demonstrando que se preocupa com a experiência de compra deles.

Por isso, mantenha um atendimento de excelência e responda a todos. Pode até curtir, comentar, seguir de volta… tudo vale.

6 - Realize Lives

As Lives são ótimas ideias de conteúdo que geram engajamento. O Instagram manda uma notificação para todos os seus seguidores quando você está fazendo um vídeo ao vivo, chamando a atenção deles mesmo que não estejam no seu perfil.

Dessa forma, você pode alcançar uma audiência maior. Por isso, use com sabedoria!

Faça um webinário, mostre um evento, filme as novidades de produto… é sua escolha.

7 - Hashtags

vender nas redes sociais

E claro, as hashtags não podem ficar de fora. 

Ao usar uma hashtag, você deixa o seu post mais próximo de um público que se interessa pelo seu conteúdo. 

Explicando melhor, ao usar #vestido, por exemplo, os usuários que pesquisarem essa hashtag vão ser direcionados a uma pasta com imagens que tem essa palavra-chave.

8 - Use ferramentas de gestão

Administrar as redes sociais pode se tornar uma dor de cabeça. Afinal, são várias postagens, mensagens para responder, montar relatórios… em várias plataformas diferentes.

E não tem como negligenciar nenhuma etapa. Se você quer ter uma conta que traga resultados, tudo tem que estar funcionando em harmonia.

Se uma das etapas não funcionar, o seu negócio não vai ser o modelo perfeito.

Mas é justamente para solucionar esse problema que as ferramentas de gestão chegaram. Com elas, você pode deixar todas as suas postagens agendadas, responder os comentários com mensagens automáticas e analisar relatórios que chegam prontos.

No nosso artigo Top 10 ferramentas para gerenciar as redes sociais, você pode conhecer essas plataformas e escolher qual é a melhor para o seu negócio.

9 - Aposte no Instagram Shopping

vender nas redes sociais

Com o Instagram Shopping, é possível marcar os seus produtos com links da página de pagamento no Feed e nos Stories.

Considerando que o único lugar possível para colocar link clicável, até então, era na Bio, esse recurso facilitou muito a vida de todo mundo.

Catalogando os seus produtos na sua loja do Facebook, é possível fazer a marcação e deixar o seu cliente apenas 1 clique para realizar uma compra.

Montamos um artigo para te ensinar passo a passo como configurar seu Instagram Shopping: Passo a Passo para usar o Instagram Shopping no seu Negócio

10 - Use o Facebook Insights

O Facebook Insights precisa ser o seu melhor amigo. Ele que vai falar absolutamente tudo sobre o seu negócio, desde onde você precisa melhorar até dados da sua persona.

Ele funciona igual o Google Analytics, só que com foco na rede social. É possível acompanhar métricas e usá-las como um direcionamento para o sucesso.

Por exemplo: você está em dúvida se deve investir mais em anúncios segmentados por regiões ou pelo Brasil inteiro. Analisando o Facebook Insights, é possível ver em qual região os seus consumidores mais se encontram. Assim, você já sabe onde deve impulsionar anúncios.

11 - Invista no Facebook Ads

vender nas redes sociais

Não tem como falar de vender nas redes sociais sem lembrar do Facebook Ads.

Você já viu um anúncio no Facebook? Os com maior potencial são aqueles que aparecem no feed do seu perfil, no meio de postagens de amigos. Talvez você já tenha visto, talvez não…

Mas o importante é saber que pode fazer esses anúncios de forma barata para impulsionar suas vendas.

A plataforma permite que você segmente o seu público e faça anúncios mais assertivos. O Facebook coleta várias informações pessoais dos usuários e você pode usar isso para atingir um público ideal.

Digamos que você venda roupas de bebê e quer anunciar um body. É possível divulgar o seu produto apenas para mulheres que têm filhos, curtem páginas sobre maternidade e que tenham 30 anos para cima, por exemplo.

E ele pode aparecer de várias formas diferentes. Pode ser no feed, nos Stories, apenas em celulares, no canto direito da tela…Para aprender como fazer anúncios, confira o nosso passo a passo no artigo Manual de Facebook Ads para Ecommerce.

12 - Use o Linkedin 

O Linkedin é a maior rede social corporativa do mundo. Se você quer fazer negócio, ela é perfeita para você.

Através dela é possível fazer networking, manter contatos importantes para a sua empresa, encontrar fornecedores… 

O interessante é que, se você vende serviços, esta pode ser uma plataforma interessante para divulgar seu trabalho e atrair possíveis consumidores. 

Uma vez que perceba que existe uma boa base para converter lá dentro, faça anúncios direcionados. Isso vai te ajudar a potencializar as vendas na plataforma.

13 - Faça parceria com influenciadores

vender nas redes sociais

Entrar em contato com influenciadores digitais e fechar parcerias pode trazer muitos resultados ao seu negócio. É uma das melhores ideias para vender nas redes sociais.

Para o seu perfil no Instagram, por exemplo, é possível falar com alguns influenciadores e fechar uma colaboração para ele divulgar o seu negócio.

Recentemente, falamos aqui no blog sobre o Caso de Sucesso do Desinchá, o chá número 1 do Brasil. Na época do seu lançamento, as vendas foram um fracasso. Se não fosse pela Gabriela Pugliesi, uma das maiores influenciadoras brasileiras, que fez um elogio ao Desinchá no seu Instagram após receber o produto em casa, seria difícil da marca se recompor.

Existem vários outros casos que as parcerias ajudaram muito. Selecione alguém que seja do nicho do seu produto e entre em contato. Alguns estão começando e podem fazer um preço mais justo para o seu negócio.

14 - Conheça a técnica dos Stories

O Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, tem uma estratégia de vender nas redes sociais que gera um resultado muito alto no Instagram Stories. Confira aqui:

Através do Facebook Ads, você vai realizar Stories impulsionados.

Dentro da plataforma, acesse “públicos”. Lá, crie um público das pessoas que curtiram, comentaram, compartilharam com o seu perfil no Instagram nos últimos 14 dias. 

Pode ser quantos dias quiser, na verdade. Essa quantidade que deu certo para o Ecommerce na Prática, mas no seu negócio pode ser diferente. Faça vários testes até decidir qual é o melhor.

Agora, crie o Story que deseja impulsionar. Salve-o e não poste. Volte ao Facebook Ads e use esse vídeo apenas para o público selecionado. 

Essa está sendo uma estratégia com mínimo custo e ótimos resultados. Para conhecer outras sobre vendas e também de conteúdo, confira o nosso artigo Como vender no Instagram Stories.

15 - Seja persuasivo

Para vender nas redes sociais é muito importante fazer uma boa descrição dos seus produtos. Você pode seguir algumas dicas como:

  • Disponibilizar todas as informações técnicas;
  • Colocar as medidas dos itens;
  • Ter a linguagem da sua persona;
  • Escrever de forma clara e objetiva;
  • Usar SEO e palavra-chaves;

E, claro, ir além do produto usando as técnicas de copywriting.

O Copy é uma estratégia de marketing que convence, através da escrita, as pessoas fazerem uma ação. No caso, comprar.

Vá ainda mais longe!

Agora, você já sabe como administrar uma rede social da maneira certa.

Seguindo essas dicas e todas as outras, vender nas redes sociais será um pouco mais fácil.

Mas seu negócio não pode depender apenas de Instagram e Facebook…  

Para ter um Ecommerce de Sucesso, você deve multiplicar os seus canais e investir em estratégias de venda em canais mais amplos, como marketplaces ou loja virtual. 

E isso não é um bicho de sete cabeças, eu prometo. Inclusive, você vai utilizar as redes sociais como aliadas!

O Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, vai dar uma aula online e grátis sobre como ter um negócio da maneira mais segura, com foco em resultados.

Assista agora e transforme seu Negócio em uma Máquina de Vendas!


Perguntas Frequentes

Como vender seus produtos nas redes sociais?

Para vender produtos nas redes sociais, você precisa conhecer o seu público e gerar conteúdos compartilháveis para ele. Também vale a pena fazer sorteios, lives e criar vídeos no YouTube. Confira as demais dicas no artigo!

O que fazer nas redes sociais para atrair clientes?

Para atrair clientes nas redes sociais, é preciso conhecer muito bem a persona do seu negócio, produzir conteúdo de valor para ela e criar anúncios em plataformas como Facebook Ads.

O que mais vende em redes sociais?

Não existe uma fórmula certa para saber o que vende nas redes sociais. Contudo, é possível vender qualquer produto ou serviço a partir do momento em que você usa a estratégia certa.