O chatbot é um recurso valioso para aumentar as vendas de uma empresa. Ele agiliza a comunicação, melhora a fidelização de clientes e contribui para o aumento das vendas do negócio. Quer entender tudo sobre chatbot de marketing? Leia este artigo na íntegra!



Em meio ao crescimento do mercado de Ecommerce, os empreendedores precisam fazer uso das mais diversas tecnologias para obter bons resultados no setor. Quanto mais auxílio eles tiverem, maior será o reconhecimento da marca, o engajamento dos clientes, o volume de vendas, etc.

Um dos maiores exemplos nesse contexto são os chatbots para marketing. Já ouviu falar deles?

Esses recursos são ótimos para potencializar as ações de marketing, aproximando cada vez mais a empresa dos clientes, fortalecendo a relação com os já fidelizados e alcançando novos.

Ao longo deste artigo, vamos explicar como funciona o chatbot, qual a sua importância para o setor de marketing e como implementá-lo na sua loja. Confira!

O que é um chatbot?

Chatbot é um software que usa inteligência artificial e processamento de linguagem natural para compreender e responder a perguntas ou comandos de forma automática. Seu objetivo é facilitar as estratégias de marketing, atendimento, vendas, etc.

Os chatbots podem ser integrados a websites, aplicativos de mensagens (como o WhatsApp), redes sociais (como Instagram e Facebook) e outras plataformas digitais

Além disso, dependendo de sua complexidade, eles podem variar desde sistemas simples até modelos mais avançados. Isto é, chatbots que gram scripts e regras pré-definidas, a chatbot que utilizam machine learning para aprender com as interações e melhorar suas respostas. 

Como funciona o chatbot?

O chatbot funciona por etapas, desde a recepção da mensagem até a apresentação da resposta ao usuário. Confira cada uma em detalhes: 

  • Recepção da mensagem: o processo começa quando o chatbot recebe uma mensagem do usuário;
  • Identificação da intenção do usuário: com base na análise do Processamento de Linguagem Natural, o chatbot identifica a intenção do usuário. Por exemplo, se é pergunta sobre um produto, solicitação por suporte técnico ou busca por informações diversas; 
  • Geração da resposta: a ferramenta gera uma resposta para a consulta de acordo com a sua questão;
  • Apresentação da resposta: isso pode ser feito em forma de texto, imagens, links ou até mesmo elementos interativos, dependendo da plataforma em que o chatbot está sendo utilizado;
  • Feedback e aprendizado: durante todo o processo, o chatbot pode solicitar feedback do usuário para avaliar a eficácia de suas respostas e melhorar seu desempenho futuro. 

🤖 Leia também: Ferramentas de inteligência artificial: 18 opções para empreendedores.

Chatbot x e-mail marketing: qual é melhor?

Depende dos objetivos do negócios, pois tanto o chatbot quanto o e-mail marketing são ferramentas poderosas no Ecommerce

Os chatbots são ideais para interações instantâneas e personalizadas. Eles têm a capacidade de responder de maneira instantânea às consultas dos usuários e oferecer assistência personalizada, o que contribui para o aumento das vendas.

Por outro lado, o e-mail marketing permite uma comunicação mais detalhada e direcionada para um grande grupo de pessoas. É bastante útil para nutrir leads, educar os clientes sobre produtos ou serviços, e manter uma relação contínua com o público. 

Dessa forma, não se trata de qual ferramenta é melhor de forma absoluta, mas sim de como cada uma pode ser utilizada para complementar a outra. 

Quais são os benefícios dos chatbots?

Sem dúvida, os chatbots podem ser valiosos para quem vende online, principalmente no que diz respeito ao marketing. Vamos mergulhar mais fundo nos benefícios que essas ferramentas oferecem:

Auxilia na prospecção de novos clientes

Imagine que um potencial cliente está navegando pela sua loja virtual, interessado em um produto que você oferece. Com um chatbot estrategicamente posicionado, esse visitante pode entrar em contato para tirar dúvidas e receber respostas imediatas, facilitando a sua decisão de compra.

Essa interação não só aumenta as chances de converter esse indivíduo em um cliente, mas também permite que você colete informações valiosas que podem ser usadas para personalizar ainda mais a experiência desse cliente no futuro.

💻 Leia também: 12 melhores cursos de marketing digital online.

Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana

Um dos principais benefícios dos chatbots é a sua disponibilidade constante, já que podem atender às necessidades dos clientes a qualquer hora do dia ou da noite. 

Por exemplo: se você criou anúncios para o lançamento de um produto, um consumidor impactado pode entrar em contato para esclarecer dúvidas pontuais durante o dia, à noite ou até mesmo de madrugada. O serviço está disponível a todo momento

Aumenta o engajamento com a marca

Quando falamos sobre chatbot de marketing ou qualquer outra área da sua empresa, não podemos deixar de ressaltar o quando esses recursos são capazes de oferecer uma experiência interativa e personalizada para os usuários.

Eles podem iniciar conversas proativas com os clientes, oferecendo recomendações de produtos com base em seus interesses, incentivando a participação em pesquisas de satisfação ou promovendo ofertas exclusivas. 

É um tipo de interação que contribui diretamente para o engajamento do consumidor com a marca, o que, no fim das contas, é excelente para a empresa como um todo. 

💓 Leia também: Aprenda como aumentar o engajamento no Instagram: 10 dicas.

Gera mais leads qualificados

Os chatbots de marketing coletam informações relevantes dos clientes durante as interações, algo excelente para identificar leads qualificados de forma mais eficaz. 

A ferramenta pode segmentar os clientes com base em seus interesses e necessidades específicas, permitindo que a equipe de vendas se concentre nos leads mais promissores e aumentando as chances de conversão.

E falando em conversão… ⬇️

Melhora as taxas de conversão

Ao fornecer assistência em tempo real e personalizada, os chatbots podem remover obstáculos da jornada de compra e ajudar os clientes a tomar decisões mais rápidas e informadas. 

Como explicamos anteriormente, eles podem responder a perguntas sobre produtos, fornecer informações sobre disponibilidade e prazos de entrega (itens ligadas à logística), e até mesmo oferecer descontos ou promoções especiais para incentivar a compra. 

Ou seja, fatores que podem levar a um aumento significativo nas taxas de conversão e no volume de vendas.

Vai dizer que não é uma excelente iniciativa essa de chatbot para marketing? 😏

Aprimora o pós-venda e a fidelização

Você, que é empreendedor, certamente sabe que a experiência do cliente não termina após a conclusão da compra. Por conta disso, os chatbots podem ser bastante úteis nesta etapa e na fidelização dos compradores.

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

Esses recursos servem para continuar oferecendo suporte após a compra, seja depois da aprovação do pagamento ou no recebimento do pedido. 

Isso porque os chatbots fornecem informações sobre o status do pedido, auxiliam com trocas e devoluções e solicitam feedback sobre a experiência de compra.

Como usar chatbot no marketing?

Agora que você já tem uma boa base sobre o uso dos chatbots no Ecommerce, que tal aprofundarmos um pouco mais o tema? 

A seguir, vamos explicar como usar chatbot no marketing. Confira:

1. Defina objetivos claros

Qualquer recurso novo implementado na sua loja precisa de um planejamento e com um chatbot de marketing – vendas ou qualquer outro – não poderia ser diferente.

Esses objetivos podem variar de acordo com as necessidades específicas do seu negócio. Entretanto, eles normalmente incluem aumentar as vendas, gerar leads, melhorar o engajamento do cliente ou fornecer suporte ao cliente 24/7.

Entenda o contexto geral da sua empresa, defina os objetivos para aplicação do chatbot e coloque a mão na massa para utilizar a estratégia. Vamos explicar um pouco mais sobre isso nos próximos tópicos… Continue a leitura!

2. Escolha uma plataforma de chatbot

Existem várias plataformas disponíveis para criar e gerenciar chatbots, cada uma com seus próprios recursos e funcionalidades exclusivas. 

O que você precisa ter em mente, entretanto, é a importância de considerar as necessidades específicas da sua empresa e as funcionalidades da plataforma escolhida

Analise também as integrações com outras ferramentas, sua facilidade de uso e recursos de personalização.

A JivoChat é uma excelente exemplo de plataforma de chatbot marketing. Ela oferece chat online para sites, redes sociais, aplicativos de mensagens e ligações. Além disso, conta com mais de 200 mil negócios utilizando seus serviços. 

3. Personalize as interações

A personalização é indispensável para o sucesso de um chatbot de marketing. E você sabe por quê?

Porque os clientes esperam interações relevantes e personalizadas que atendam às suas necessidades específicas. Portanto, é preciso garantir que seu chatbot seja capaz de entender e responder às dúvidas de maneira eficiente.

No geral, esse processo pode incluir a utilização de dados do cliente, como histórico de compras e preferências de produto, para oferecer recomendações personalizadas. 

Além disso, você pode personalizar a linguagem e o tom de voz do seu chatbot para refletir a personalidade da sua marca e criar uma experiência coesa para os usuários em todos os pontos de contato.

Outra dica importante é criar fluxos de conversa intuitivos que guiem os clientes pelo processo de compra de maneira natural. Ofereça respostas claras e úteis às suas perguntas e incentive ações como fazer uma compra ou se inscrever em uma lista de e-mail.

4. Integre com outras ferramentas

Como mencionamos algumas vezes anteriormente, para extrair os melhores resultados do chatbot no marketing, é necessário integrá-lo com outras ferramentas e sistemas que você utiliza.

Elas podem incluir seu sistema de CRM, sua plataforma de Ecommerce e as redes sociais. O objetivo é alcançar e engajar seu público da melhor maneira possível em diferentes canais.

Por exemplo, imagine que você tem uma loja virtual de roupas com chatbot. Se um cliente perguntar sobre os produtos disponíveis em uma determinada categoria, como "vestidos de verão", o chatbot pode recomendar alguns itens específicos com base nas preferências do cliente.

5. Analise os resultados e faça ajustes

Após implementar um chatbot no marketing, analise os dados regularmente e faça os ajustes necessários para otimizar seu desempenho. 

Falamos isso porque o monitoramento contínuo permite a identificação de pontos de melhoria, o que vai te ajudar a aproveitar melhor as oportunidades e garantir que o chatbot esteja alinhado com os objetivos de marketing do negócio.

Um ponto importante aqui é definir métricas que façam sentido os objetivos do chatbot e da estratégia de marketing em geral. Isso pode incluir métricas como taxas de engajamento, taxas de conversão, tempo médio de interação, satisfação do cliente e retorno sobre o investimento (ROI).

Por exemplo, se a taxa de engajamento do chatbot estiver baixa, pode ser necessário revisar e otimizar os fluxos de conversa para torná-los mais envolventes e eficazes. 

Se a taxa de conversão estiver aquém das expectativas, pode ser necessário ajustar as estratégias de recomendação de produtos ou simplificar o processo de compra.

Quando usar o chatbot de marketing?

O chatbot de marketing é uma ferramenta que pode estar presente na sua loja virtual a qualquer momento do seu negócio.

Isso porque embora o chatbot tenha sido criado, a princípio, para conversar com os seus clientes, a quantidade de recursos oferecidos permite que ele seja uma ótima ferramenta de marketing

Por isso, essa ferramenta é uma ótima oportunidade para você realizar mudanças no seu negócio, principalmente se você sente que ele está estagnado, ou que é necessário investir em novas estratégias e tecnologias para alcançar o seu público.

Talvez você já tenha uma noção sobre o que estamos dizendo aqui; talvez tudo isso seja novo… Independentemente do seu caso, precisamos reforçar que um Ecommerce lucrativo está diretamente relacionado à sua estruturação. 

🚀 Não à toa, nós criamos o treinamento Ecommerce do Zero, em que ensinamos todas as etapas para você criar, estruturar e alavancar um negócio de sucesso. São elas:

  • Planejamento;
  • Estrutura;
  • Divulgação;
  • Vendas;
  • Impulsão;

Preparado para ter um negócio realmente lucrativo no Ecommerce? Clique no botão abaixo: